MENU

Construindo Stonehenge — sozinho

Uma Vênus dançante

17 de outubro de 2007 Comments (5) Views: 1171 Ceticismo

Vozes do Além (da Imaginação)

Um grupo nova-iorquino de auto-intitulados “Caça-Fantasmas” — sim, como no filme, mas sem armas de raios — foi a um hotel supostamente mal-assombrado conduzir sua “investigação”. Equipados com um gravador para capturar vozes do além, em fenômenos de TCI (ou EVP), conseguiram capturar o áudio que você escuta no clipe acima. Como eles mesmos descrevem, é talvez “a mais intensa e assustadora TCI já gravada”.

Como não se pode entender muito do som, eles ajudam:

– Havia dois investigadores e um membro da família presentes na gravação;
– Você pode ouvir três mulhares falando. Ouvirá uma mulher — [viva] membro da família — dizer “Hello, Baby?” e outra conversa. Essas são todas vozes humanas. Mas o que soa como uma briga ou ataque também pode ser ouvido;
– O homem que você escuta não estava presente no hotel. Você ouvirá um relógio cuco (que não estava lá), o tique-taque de um relógio de sala (que está lá), ouvirá sons do microfone sendo movido (que não foi tocado) e então o som fica claro. Você ouvirá a porta rangendo e batendo, o que é real. Então ouvirá uma mulher dizer “Get off me” (Me largue!) e o que parece uma mulher sendo atacada. A luta continua durante algum tempo, e durante o EVP você pode ouvir alguns dos investigadores conversando.

O pequeno detalhe é que o áudio foi “filtrado” e amplificado para tornar tudo “mais claro”, mas ainda assim admitem que é muito difícil entender o que os espíritos supostamente dizem. A maior parte do aspecto fantasmagórico de tais sons, incluindo vozes distorcidas e metalizadas — vindas dos próprios investigadores e da família, vivos! — vem deste processo de filtragem e amplificação. Que pelo visto ou foi feito com uma gravação de qualidade praticamente nula, ou de forma totalmente descontrolada, impedindo que se entenda sequer o que os vivos andam dizendo.

Mas isso, ao mesmo tempo, também facilita que se ouçam o além… da imaginação. Filtrando e amplificando sons de forma a torná-los irreconhecíveis também deve criar uma série de sons desconexos, que podem ser entendidos como vozes de espíritos, mas seriam apenas simulacros. Como ver desenhos em nuvens, mas neste caso, em sons. Não tão diferente de Rivaldo, sai desse lago — em que entendemos uma língua alienígena como palavras e frases curtas sem muito sentido em nossa própria língua.

Tags: ,

5 Responses to Vozes do Além (da Imaginação)

  1. Tina Santos disse:

    olá. entrei neste blog, porque ontem a noite enquanto gravava um jingle, captei um som etranho, comos e alguem estivesse comigo. mas estava sozinha eram mais de meia noite.
    quero saber pra onde mando pra ser feito um estudo. fiquei cuiosa.

  2. angelina disse:

    eu só acredito “vendo” nem filmando nem gravando hoje em dia existe varias formas de fotochop e outras coisas tem muita jente negativa nesse mundo DEUS deixou a biblia melhor seguir a ele doque dar credito a essas porcarias jesus falou q vai vir e o juiso final chegara falou também sobre os falsos profetas que ja estão quase todos ai ñ sabemos quando o mundo vai terminar então o tempo q nos resta ñ vamos desperdiçar nessas coisas … tenham fé q nada acontace pegue o tempo para perdoar amar e ser feliz……

  3. mariana disse:

    putz!
    escreve certo primeiro minha filha!!
    ‘jente’?? ‘doque’??
    separar palavras tbm serve,e vigulas existem…
    mas ter fé em Deus e muito importante.
    Deus e único e maravilhos, mas espiritos ruins tbm existem…
    acredite no que vê, mas naum desdenhe do que não conhece…

  4. mariana disse:

    caramba!! até perece quem um cachorro atacando a mulher!!

  5. J disse:

    Bom. Eu sou técnico eletrônico, ha 40 anos, sou inventor com uma patent no European Ofice Patents, estudo as obras de Allan Kardec, ha mais de 30 anos, e gravo diálogos com os Espíritos dos mortos, estudo EVP, ha o redor 30 anos. Eu disse diálogos. Veja no youtube: Diálogos com os mortos. Técnico eletrônico,inventor, radialista profissional, compositor e cantor regional RS,pesquisador de tudo que normalmente não percebemos pelos sentidos comuns. Visite minha pagina internacional multi língua: Diálogos com o lado de la. http://dialogoscomoladodela.blogspot.com/2011/11/fantasmas-em-ventilador-ou-cientista.html

    Observe que são alguns anos de pesquisas e estudos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *