MENU

O fim das florestas em Marte

Novo vídeo “OVNI” na Costa Rica + “Alien” no...

13 de dezembro de 2007 Comments (30) Views: 3664 Ceticismo

“O Segredo”… da mediunidade

Sempre me espantou como as mensagens psicografadas de vários médiuns atuantes em Uberaba – o falecido Chico Xavier, os ainda vivos e ativos Celso de Almeida Afonso e Carlos Baccelli, por exemplo – vinham com tantas informações sobre o falecido. No livro “Por Trás do Véu de Ísis”, de Marcel Souto Maior, encontrei uma possível resposta para esta pergunta. E a resposta é… o médium simplesmente pergunta tudo para a família do morto, obtendo todas as informações necessárias. Eis um trecho de um capítulo do livro que esclarece a questão, referente ao médium Carlos Baccelli.

Continue lendo: Carlos Baccelli e suas psicografias

Tags: , , , , , ,

30 Responses to “O Segredo”… da mediunidade

  1. Elias disse:

    E a resposta é… o médium simplesmente pergunta tudo para a família do morto…

    Por favor… É muito simplista esta análise! Que o autor investigue mais a fundo.

  2. Juliana disse:

    E VERDADE ELIAS!!!

  3. Rodrigo disse:

    Não só isso, um bom médium tem toda uma equipe de investigação a trabalho dele recolhendo detalhes nas famílias, lugares que a pessoa frequentava, objetos pessoais, etc.

    Essa quadrilha farsante são os mesmos de grupos de reuniões de desobsessão e tratamento. Dentro do centro, estão todos entre amigos. A cumplicidade da farsa é compartilhada somente entre os mais velhos e experientes enquanto os mais novos apenas dão vazão aos seus transtornos psíquicos alimentando a ilusão chamada de “fé”.

    Mori, se vc investir um pouco de tempo num Centro Espírita poderá comprovar tudo isso como eu comprovei e fui perseguido pessoalmente por postar minha teoria num blog. Descobriram meu telefone, endereco e ficavam passando trotes e me ameaçando. Tive que trocar de linha de telefone e pedir a não publicação em lista telefônica para continuar vivendo em paz e instalei câmeras de segurança em minha casa, enquanto eu não me mudo pra um apartamento.

    Isso é só um esboço de onde o fanatismo religioso e orgulho podem ir.

  4. João disse:

    Meu Deus!!!!!
    Aonde o fanatismo e o orgulho podem levar as pessoas!!!
    Quanto tempo você “investiu” no centro até descobrir toda essa trama???
    E se for verdade você simplesmente generaliza para os milhares de centros espíritas que existem no país? Muito científico!!!!
    Você conseguiu bolar e acreditar, e ainda publicar uma história em cuja trama os farsantes não obtém nada, absolutamente NADA em troca do que fazem!!!!
    Não são eles que afirmam a fiéis que precisam ter carros importados porque são “representantes de Deus”, afinal, eles não os têm… às vezes nem sequer carros… Enquanto isso, religiosos se afirmam donos da verdade, representantes de uma religião única de Deus, e fazem farra e mansões com o dinheiro dos fiéis.
    Me explique melhor essa lógica.
    Me repasse o conteúdo do seu blog.
    Mas saiba que é necessário bem mais conhecimento, organização lógica de raciocínio para falar dessas coisas que você está falando. Estude o espiritismo para poder falar.

  5. Murilo disse:

    Os médiuns (aqui incluo: mães e pais de santo, kardecista, umbandistas, etc…) trabalham em última análise em benefício próprio. E NADA além disso.

    O que eles visão é a perpetuação da superstição que atribuem a eles algum poder. Basta ter o mínimo de inteligência e honestidade intelectual para detectar como esses “médiuns” manipulam as pessoas, geralmente vulneráveis pelo luto, doença, ou outro tipo de tragédia.

    O “médium” nada mais faz do que dar a resposta que o infeliz que o procura quer ouvir.

  6. Armando disse:

    Putz, é o primeiro post inútil que eu leio aqui no ceticismo aberto.
    Mediún pergunta tudo da família ….. no mínimo a pessoa não leu e não sabe nada sobre Chico Xavier nem de nada sobre ( pelo menos ) a metodologia da pscicografia.

    Mais detalhes por favor……

  7. Arnaldo Ferreira de Paiva disse:

    Estes comentários sobre o assunto mediunidade, me levam a crer que não estão sendo feitos por Céticos, mas por pessoas que ou estão agindo de má fé, ou por ignorância no sentido de não ter conhecimento do que estão falando, ou por preconceito, portanto, sem nenhum valor por faltar seriedade nestas críticas.

    Abraço fraterno

    Arnaldo Paiva

  8. Maridásio Martins disse:

    Apenas nada a comentar, diante de tantas asneiras, provenientes de pessoas ignorantes e, pior, intencionalmente ignorantes! Enquanto isso a Doutrina Espírita avaça no seu desiderato de Amor, porque embasa-se nos preceitos morais do Cristo.

  9. Cristiano disse:

    Tudo relacionado à Ciência e cientistas é quase que análogo a religião e instituição religiosa. Enquanto a religião é impulsinada única e exclusivamente pela fé das pessoas, as instituições são formadas por homens. E homens acertam e falham. A natureza ainda tem muito a nos oferecer em termos de descobertas, porém, infelizmente, ainda existem pessoas que se apegam a visões “científicas” ortodoxas e muitas vezes ultrapassadas. Um verdadeiro cientista é um ser de visão sem preconceitos, de mente aberta para as diversas possibilidades que o ambiente ao nosso redor, visível ou não, nos oferece.
    Portanto, chegar à simples conclusão de que todos os espíritas são farsantes é a mesma de qualquer fanático religioso quando afirma, em seu momento de total devaneio, que a “sua verdade” é a verdadeira.
    Por isso, façam suas mentes trabalharem mais que suas línguas, procurando mais evidências e dizendo menos asneiras.

  10. Cyberjunior disse:

    Nossa essa é d+, não colocaria uma matéria dessas, pois nada tem a ver com a verdade. Imaginem se começamos a julgar todas as pessoas pelo que uma ou algumas fizeram ou fazem, é mesmo que dizer que nenhum homem presta. Não vamos ser radicais, já fui espírita atuante e sei muito bem que jamais poderia ser as famílias seriam as primeiras pessoas a dizer que foi porque o médium tinha feito uma verdadeira investigação policial antes da reunião.

    E quando as pessoas que presentes são de lugares distantes e desconhecidos do médium como era no caso de Chico Xavier que recebiam mensagens dos entes queridos destas que muitas vezes até a letra era igual. É ridículo ler algo desse tipo, incrível imaginar que ainda nos dias de hoje é colocado um artigo desse como se fosse uma verdade absoluta.

  11. camily disse:

    Eu creio em mensagens psicografadas.Acho que vcs não deveriam comentar certas coisa….é falta de respeito.

  12. Candido rios disse:

    É realmente impressionante a falta de conhecimento e leviandade de alguns comentários. É verdade porém que o orgulho leva o homem a querer mais e mais poder e resolver os problemas dos outros é uma forma de elevar o ego, mas em todas as religiões como em todas as profissões existem bons e maus, religiosos e profissionais. Falar Mal de Chico Xavier é uma total falta de conhecimento e ignorância, típica de quem não estuda, pesquisa, isso sem citar o Bezerra de Menezes, que foi um dos maiores e melhores seres que a terra já viu. Não radicalizem. E mais a diferença entre espíritas, umbandistas e candomblecistas é simples: espírita são os que seguem a doutrina de Allan Kardec, que assim a denominou, umbandistas são os que praticam a umbanda, criada em Neves, São Gonçalo e assim por diante. Uma coisa é até admirável, ter a coragem de postar com tanta ignorância.

  13. RICARDO RJ disse:

    QUEM SE PROPÕE A DISSERTAR SOBRE A MEDIUNIDADE PARA NEGÁ-LA E RIDICULARIZÁ-LA COMO MUITOS AQUI NO BLOG,DEVERIA FAZER UMA ANÁLISE SÓCIO ANTROPOLÓGICA DA MESMA.LEIAM E ESTUDEM O LIVRO O ESPÍRITO E O TEMPO DE J HERCULANO PIRES(EDITORA PAIDÉIA),LEIAM E ESTUDEM O LIVRO DOS MÉDIUNS DE ALLAN KARDEC(EDIÇÃO LAKE OU CELD).APÓS ISSO,SE AINDA ESTIVEREM TÃO CÉTICOS E DESTRUTIVOS,VENHAM FAZER SEUS COMENTÁRIOS MAL INTENCIONADOS.ESSE CETICISMO VISTO AQUI NO BLOG PARECE DIRECIONADO CONTRA O ESPIRITISMO,E NÃO COISA DE LIVRE PENSADOR.

  14. Hoje vou contar uma passagem, mas antes devo dizer que não sou espírita. Uma jovem senhora perdeu o marido e tempos depois, me chamou para ir com ela a um centro espirita, onde deveria receber uma carta psicografada, entramos numa sala pequena onde já estavam umas dez pessoas, entrou uma assistente e pegou somente os nomes dos que estavam presentes.Uma hora se passou e volta a assistente com algumas cartas envelopadas e chamou algumas pessoas, não todas, a minha amiga estava entre as chamadas. Notem que não houve perguntas,entrevistas, nada, e ela jamais estivera naquele local, foi indicada. Saimos, fomos embora e dentro do carro ela não conteve e começou a ler, tive que parar o carro para acalma-la porque chorava muito, após algum tempo e demorou bastante, ela leu para mim, eu que embora conhecesse o falecido, nada entendi, porque era para ela e não para mim, mas a carta contava particularidades dêles, coisas que ninguém sabia, ela guarda até hoje, apesar de não ser espírita, respeito de verdade essas outras verdades que não a minha, mas não tive a menor dúvida de que a carta era pura verdade.Agora estranho o levantamento feito no sentido de descobrir se eram falsas ou verdadeiras as cartas, é simples, inclusive eu mesmo já tive a coragem de fazer em outra ocasião, era só contar o inverso, qualquer repórter faria isso, eu não sou e fiz, só que quando eu fiz, nada adiantou, o espírita me disse a verdade, sai de lá estarrecido, mas como sou teimoso ainda não me converti ao espiritismo de Kardec.

  15. Gilson disse:

    Os comentários só mostram como as pessoas são cegas em relação ao espiristismo, cega e fanáticas, não admitem que se fale contra, o espiritismo é uma das grandes farsas e engana trouxas do mundo.

  16. felipe disse:

    Interessante esse site. Eu sou sempre cético em relação as coisas, até porque as pessoas são cheias de vaidade, em um centro espírita há uma espécie de competição pelo poder, quem é o melhor médium e etc…Tem até uma postura arrogante. Acho em primeira hipótese que o Chico Xavier era esquizofrênico e como vários deles, tinha uma inteligência e capacidade de absorver informações além do normal. Isso se dá pela forte atuação das vias dopaminérgicas cerebrais que através do neurotransmissor dopamina, faz o cérebro captar e armazenar muitos padrões. Deixo claro que não tenho nada contra ninguém, até gostaria de acreditar no espiritismo, mas a própria doutrina é racista, cheia de fundamentos errôneos quando assume características para certos tipos de pessoa. Além do mais todo religioso faz de tudo para que sua religião não seja desmascarada. Parecem militantes do PT..rs. Será que Chico Xavier tinha algo como uma espécie de telepatia tb?Pode ser, mas até hj nada foi comprovado, ele não seria o único. Infelizmente, ou felizmente, só nos resta a lógica para poder enfrentar nossos problemas cotidianos, é assim que descobrimos a cura para a tuberculose, tratamentos para depressão, diabetes e etc. Se Deus existe, ele parece não se importar muito, muitas desgraças acontecem com pessoas de muito bom coração. As pessoas têm o que tem. A natureza é assim, aleatória, complexa, dinâmica. Enquanto isso, prefiro me guiar pela lógica e agir pela insistência e persistência, talvez esse seja nosso livre arbítrio.

  17. felipe disse:

    Aliás, será que o globo repóter foi totalmente fiel ao fenômeno chico xavier quando aquela família judia o procurou?Será que a mulher entrou na sala, nunca tinha falado com ninguém dali nem nunca tivera nenhum contato com ninguém ligado a equipe?Alguém que pelo menos pergunte o nome do ente querido e qual foi a causa da morte?Seria interessante fazer um experimento controlado desse tipo, se eu fôr em algum centro espírita e só disser que eu espero informações de entes que já se foram, será que vou conseguir uma informação fiel, avassaladora ou mensagens vagas?Não há nada de errado em questionar isso, se eu chegar pra qualquer um aqui e falar que eu leio pensamentos irão acreditar?Não vão querer demonstrações?Eu não tenho vergonha de falar, mas só acredito vendo.

  18. Ivana Borges disse:

    Nossa…
    So posso dizer que…
    Somente alguém como eu..
    Mèdium… Sabe o que sente.. O que se passa..
    O que aconteceu de verdade…
    Impressionante certos comentarios aqui…
    Fique chocada…
    Mas é por isso que nem todas as pessoas consguem desenvolver sua mediunidade..
    Pq sao assim…E nao foram escolhidas por Deus.
    Inclusive hoje..
    Pisografei uma frase de meu falecido avo…
    Que nem cheguei conhece-lo.
    E sinto muito por essas pessoas que nao aceitam e acreditam na mediunidade e no Espiristismo,nao poderem sentir a paz,amor e felicidade que sinto!!!
    Que todo médium sente…

  19. Marcílio Dias disse:

    Ridículo o comentário da Ivana, se achando “escolhida por Deus” – assim como os judeus, os muçulmanos, os bispos evangélicos e até o papa. Eu frequento um Centro Espírita e sei que as mensagens psicografadas são frutos da imaginação dos “médiuns” e colocadas de acordo com suas conveniências. Assim como algumas “inspirações” que os médiuns se utilizam para justificarem seus atos. Francamente, eu acho que o espiritismo vai desaparecer, não porque as pessoas deixarão de ser igonorantes, mas porque existem outras seitas muito mais atraentes hoje em dia, com o mesmo apelo e já adaptadas para os tempos atuais. As baboseiras “científicas” (erros grosseiros mesmo) de Kardec e André Luiz continuam em voga e ai de você se questiona-las. Não existe fé raciocinada, porque fé e razão são incompatíveis.

  20. […] têm de acreditar (e divulgar!) em qualquer coisa. Falo de discos voadores, fantasmas em fotos, mediunidade, pessoas que levitam, Nefelins Gigantes, códigos em pinturas, monstros, Chico Xavier, hominídeos, […]

  21. carlos edvanilson da silva disse:

    Olha não sei como pessoas tem coragem de duvidar do xico pois uma pessoa que levou tanto conforto e paz aos seus semelhantes que muito amou aos outros sempedir nada em troca. e questinado dessa forma espiritismo e rencarnção hoje já e fato consumado pela ciencia e so voçês procurarem estudos sobre rencarnação, mediunidade o que não dear e para ser cetico e irredutivel a coisas que são verdade pois existem muitos mediuns serios querealizão seus trabalhos espiritas
    sem pedir nada em troca !

  22. Isabele disse:

    Realmente é uma pena que algumas pessoas não acreditem na fé e bondade de Chico Xavier.É a primeira vez que visito o site e estou triste com o que li.Com muito orgulho afirmo que sou espírita e não vou julgar os que são contra a doutrina, só peço que tenham um pouco respeito para com a crença alheia e digo que se realmente conhecessem o espiritismo,não fariam essas afirmações absurdas.

  23. Drika disse:

    Fiquei triste com a opinião do Marcilio Dias de que fé e razão são imcompatíveis.
    Para uma pessoa que tem a mente aberta nada é imcompatível.
    Sou católica,pretendo ser cientista e acredito fielmente na mediunidade.
    Chico Xavier foi um grande ser e sempre será lembrado por sua filantropia.
    A raça humana está acostumada a ter ”pré-conceitos” e é justamente isso o que atrasa a evolução da humanidade.

  24. Danilo Brito disse:

    “o médium simplesmente pergunta tudo para a família do morto”
    Depois então me explica como ele sabia de um filho não vingado de um conhecido meu que nem os irmãos dele sabia…
    Ahh… As unicas pessoas que sabiam eram o pai e a mãe, o pai morreu e a mãe nunca chegou perto do Chico.

  25. Renato disse:

    mediunidade, espiritismo e coisas do além são a maior tontice possivel ! inacreditavel como a cabeça das pessoas é fraca e propensa a dar credito a um absurdo ridiculo como esse. Adultos sem discernimento, dando moral a um peruquento maluco que era explorado pelos que o cercavam e o faziam de atracao de circo.

    o que a fraqueza e a dor nao fazem com o bom senso.

  26. Carlos disse:

    Oi Renato tente se aprofundar no espiritismo. Se você ver alguma coisa de erado não é espiritismo mas assim uma pessoa querendo tirar aproveito da dor das outras mas isso tem em todos religiões sem tirar nenhuma…

    Carlos 

  27. ida disse:

    Não existem informações suficientes para se ter credito sobre as argumentações. É claro que existem muitos farsantes que tentam explorar a fé alheia, contudo como ex cética e hoje espirita posso dizer que a investigação profunda me fez entender essa doutrina… Existem estdudiosos que dedicam suas vidas a pesquisas sobre mediunidade e na maioria das veses questões ficam sem respostas na forma como um cetico quer. Particularmente hoje sou mais feliz e lamento por aqueles que veem a morte como o “the end”.. Sem a minima chance de um dia rever aqueles que amou.

  28. emerson disse:

    Parabéns por lutar contra essa seita fajuta, que prega a mentira de que que vamos renascer eternamente nesse mundo condenado pelo efeito estufa, ESTAMOS COM VOCÊS!!!, não tenham medo das ameaças dos hipócritas espiritas e sua mafia.

  29. emerson disse:

    Não tem a opção compartilhar no Facebook, se puderem consertar isso, um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *