MENU

Darwin te Ama

Atualizações em “Obras Psicografadas”

16 de fevereiro de 2009 Comments (24) Views: 2482 Ceticismo

Menino filma “fantasma” com celular?

O vídeo acima já foi visto por centenas de milhares de pessoas, apesar de não ser especialmente intrigante e ter sido divulgado pelo tablóide britânico “The Sun”, conhecido por seu sensacionalismo.

Capturado por Reece Pitman, de 12 anos, conta a história que ele:

“estava usando um telefone celular para filmar sua própria casa, em Birmingham (Inglaterra) quando o que seria um "fantasma" aparece no meio do vídeo. O menino interrompe a narração com um sonoro e aterrorizado "Oh my god!". Depois, o "espírito" simplesmente desaparece pela parede.  A casa da família Pitman parece estar "amaldiçoada". Nove dias antes da "aparição fantasmagórica", a irmã de 9 anos de Reece disse que um quebra-cabeça com quem brincava foi finalizado misteriosamente durante a noite enquanto ela dormia. "Tenho vivido tempos difíceis depois que o meu marido me deixou. Não acredito em fantasmas, mas estou pensando no espectro como meu anjo da guarda", disse Tonia, mãe do meninos. Julian Banks, da Sociedade Paranormal Britânica, disse que são "potencialmente as melhores imagens de fantasmas em anos"”.

Fonte: Menino filma com celular ‘fantasma’ passando dentro de casa

Em verdade, o vídeo apresenta algumas anomalias acompanhando o “fantasma” que sugerem que ele seria uma fraude simples. O aspecto desfocado pode ser obtido por qualquer objeto muito próximo da lente.

O sinal mais evidente de algo suspeito aqui, todavia, são os reflexos que subitamente surgem pouco antes e durante a aparição fantasmagórica.

No vídeo abaixo, reproduzimos o vídeo fantasma de Pitman através de dois métodos: utilizando uma placa transparente de plástico com o desenho de uma figura, e então simplesmente balançando um pedaço de fio em frente à lente.

A reprodução está longe de ser perfeita, mas deve demonstrar os efeitos aqui, especialmente os reflexos que surgem quando uma placa de plástico transparente é usada sem muito cuidado. O desenho do “fantasma” deveria ter sido mais esbelto, ou mesmo semitransparente, para que o resultado final se aproximasse mais do vídeo original. Não me dei ao trabalho de tal.

Um britânico, também utilizando uma placa de plástico transparente, conseguiu melhores resultados. Atente para a voz adulterada eletronicamente.

Reproduzir o vídeo original (se é que o leitor entenderá estas como reproduções) não prova que o mesmo foi uma fraude. É, no entanto, um exercício e um contexto informativo que deve ajudar a considerar a evidência.

Afinal, por que um fantasma de verdade deveria apresentar reflexos das luzes acima, exatamente como uma placa de vídeo transparente? Acredite… se quiser.

Tags: , ,

24 Responses to Menino filma “fantasma” com celular?

  1. Maira disse:

    Desde a publicação desse vídeo no The Sun tenho aguardado anciosamente pela sua “explicação racional” das imagens.
    Obrigada!!!! :)

  2. Andarilho das tervas disse:

    Claro que o fantasma é falso. Fantasmas não são borrados, semi-transparentes e desformes. Aprendi como eles são nos filmes. Nunca vi um.

  3. fernando disse:

    não vi nada de mais neste vídeo.

  4. L. Marcelo disse:

    Heheh, imaginava algo assim, mas antes ler uma explicação de quem manja, do que criar próprias conclusões.

  5. julian disse:

    hueuhehuehue essa foi bem engracada valewys…

  6. ary pires disse:

    na verdade o kentaro errou não existe truncagem aqui, o que acontece nada mais é do que a sombra de alguem passando na frente de uma fonte de luz intensa, note que no início do video essa fonte reflete na janela à esquerda, ela está atrás da câmera e uma pessoa passou na frente dela e atrás da máquina gerando uma simples sombra, perceba que a sombra se insinua na parede da esquerda , depois aumenta na parede do fundo – já que está mais distante – e torna a diminuir na parede da direita – que está mais próxima ; a própria forma muda quando passa pelas vária paredes…….não há nada de mais nessas imagens

  7. Claudio disse:

    Acho muito importante a observação que foi colocada pelo autor de que reproduzir um vídeo parecido através de truque não indica que o mesmo seja uma fraude. É preciso analisar mais detalhadamente todo o filme e todas as circuntâncias do caso para se ter um parecer que possa indicar a possibilidade de fraude. Outro ponto importante a se colocar: quando um vídeo desse tipo é divulgado na net, a maioria das pessoas logo pensa que o mesmo quer mostrar um espírito de um morto vagando pela casa… No entanto existem outras explicações parapsicológicas, como por exemplo a possibilidade de o próprio autor do filme ter filmado alguma espécie de energia produzida por si mesmo ou outra pessoa mesmo que de forma inconsciente. Portanto, é preciso analisar detalhadamente as imagens e não fazer juízos precipitados sobre tudo isso.

  8. J disse:

    esse aqui foi bastante comentado aqui na cidade http://www.youtube.com/watch?v=xUqciHlMAGo
    é bem interessante,tem ate bastante a haver com o post, da uma conferida.

  9. J disse:

    esse aqui é melhor, é o mesmo video só q bem mais curto
    http://www.youtube.com/watch?v=EQFXhjYTu74&feature=related

  10. dudu disse:

    cara……. se fantasma existisse ninguem dormia de noite!

  11. MARCELO disse:

    Eita explicação meia-boca.A explicação simples é que se trata de uma sombra e nada mais.Os céticos sempre imaginam que as pessoas agem de má fé e fraudam vídeos por diversão. O moleque pode simplesmente ter se equivocado quanto ao real objeto filmado ( sombra ) confundindo o mesmo com um “fantasma”. Em tempo a Bíblia diz que aos mortos não é permitido que venham se comunicar com os vivos, como bem ensina Jesus na parábola do pobre lázaro e do rico.Qualquer manifestação de seres sobrenaturais é obra de Satanás o difícil e que essas manifestações ocorram com você para que se dê credibilidade às mesmas .Se o autor da filmagem tivesse certeza absoluta de que não havia mais ninguém no momento da filmagem e a sombra não pertencesse a ele ou qualquer outro objeto então ele poderia dizer que a “sombra” era a manifestação de algum demônio. Para mim o caso não passa de uma sombra e só isso.

  12. Nicolas disse:

    Saiu uma pérola recentemente:
    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI29351-15224,00-FERRAMENTA+DO+GOOGLE+PODE+TER+ENCONTRADO+ATLANTIDA.html
    Merece uma debunkagem eim!
    Abraços

  13. Claudio disse:

    Desculpe mas não houve razão nenhuma para o comentário bíblico do Sr. Marcelo: a filmagem demonstra que não houve comunicação de mortos com os vivos. Mesmo se fosse um espírito de uma pessoa falecida, provavelmente a última coisa que ele quis foi se comunicar com o cinegrafista… O caso em si pode constituir no máximo um tipo de manifestação que poderia ser classificada de parapsicológica, nada relacionada com espíritos dos mortos. O comentarista começou bem informando que a pessoa poderia ter registrado apenas uma sombra, mas depois acaba caindo no erro de justificar sua hipótese com comentários religiosos. Erro porque misturou uma explicação científica com uma religiosa. A primeira totalmente aceitável e bem fundamentada, a segunda carente de comprovação e apenas dogmática.

  14. MARCELO disse:

    Não errei em nada. Dei minha opinião sobre o que acredito ser a sombra no vídeo e depois acrescentei um comentário sobre o que seria essa sombra caso não fosse uma sombra mundana e comum.Para mim seria a manifestação de um demônio já que somente seres intelectuais ( Anjos e demônios ) podem se manifestar dessa maneira.

  15. beatriz disse:

    não tem o que cometar. é um fantasma e pronto !

  16. Claudio disse:

    Respeito profundamente a sua opinião, Sr. Marcelo. Mas se um demônio ou anjo: qual seria a evidência de que seja tal manifestação? e porque um anjo se manifestaria daquela forma? A mente humana é profundamente criativa e pode exteriorizar justamente idéias como essa através de uma energia física plasmando fantasmas, anjos, demônios………… Abraços a todos os amigos desse site, que se empenham na busca da verdade.

  17. ary pires disse:

    marcelo dê uma olhada em minha explicação acima e veja se voce concorda com a explicação
    um abraçõ a todos

  18. MARCELO disse:

    Claudio e ary pires respectivamente. Eu respeito sua opinião sobre o poder da mente humana poder plasmar sombras, etc mas sua teoria é semelhante a minha. Não posso provar fisicamente que Anjos e Demônios existem em contrapartida você também não pode provar que a mente humana é capaz de criar objetos ou plasmar imagens em filmes quanto a motivação desses seres intelectuais realmente não tenho como responder sei que Anjos não ficam de zoação por aí e as missões que cumprem são importantes já os anjos caídos esses são uns palhaços. Quanto a explicação do ary é a mais lógica e simples e acho que é a correta

  19. Claudio disse:

    Concordo plenamente que a Navalha de Occam deve ser utilizada de forma equilibrada em se tratando de supostos acontecimentos paranormais. Nesse caso em especial, não posso argumentar com mais profundidade pois é necessário uma análise aprofundada da gravação. Antes de qualquer análise aprofundada como disse, nem a explicação aparentemente mais simples deve ser evocada. Corremos o risco de ignorar por simples preconceitos um tipo de diferenciado e que mereceria mais atenção da ciência. Portanto, o ato de visualizar esse filme várias vezes não garante uma explicação condizente com a verdade. Ao contrário, podemos incutir mentalmente a explicação que nos seja mais atraente devido a ambiguidade do registro. E a verdadeira pesquisa fica de fora. A minha sugestão tem eco dentro das pesquisas parapsicológicas sérias que já foram realizadas desde muito tempo por cientistas de diversas áreas. Portanto, eu posso provar que o fenômeno existe em muitos casos. De fato não posso garantir que seja esse o caso aqui apresentado, mas outras filmagens que mais evidenciam um tipo de fenômeno paranormal estão disponíveis e não deixam em desabono minha teoria.

  20. Nathan disse:

    NA minha opinião não tem nada haver o video que foi a “resposta” do video do garoto. Tem muitas coisas que podem ser parecidas se “imitadas” que nem foi feito, mas a tentativa de explicar para mim passou longe. SE o video do garoto foi uma farsa deram de mil a zero contra o outro video. Bem mais original.

    Tem muita coisa que pode ser reproduzida. Mas nao se comparou ao real.

  21. Sergio disse:

    Uma dúvida: O caso do vulto da lagoa, que ocorreu este ano no Brasil, teria uma explicação parecida com este caso?

  22. nosfetatus disse:

    Não acredito

  23. Semps disse:

    Para os que não acreditam nas manifestações dos espíritos , vejam esse link e tirem suas dúvidas.. O maior cego é aquele que ver , mais não quer acreditar..
    http://blog3.opovo.com.br/conexaoespirita/espirito-aparece-em-foto-tirada-de-celular/

  24. Balaio Variado disse:

    Olá

    Gostaria de divulgar meu blog “Balaio Variado”. Tem matérias bem legais e
    uma imagem muito curiosa, que percebi, ao rever um filme da minha infância.
    Parabéns ao pessoal do “ceticismo aberto”.

    http://balaiovariado.blogspot.com/

    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *