Ceticismo

Published on julho 22nd, 2009 | by Kentaro Mori

59

Os “poderes da mente” existem?

mindflex paranormal destaques ceticismo

por Kentaro Mori, publicado na revista Sexto Sentido nº 103

Os chamados “poderes da mente” não existem. É o que mais de um século de investigações demonstram: de seus primórdios no século 19 associados ao espiritualismo e a metapsíquica, até sua versão moderna reconhecida mesmo pela AAAS, a prestigiada Associação Americana para o Avanço da Ciência que publicada nada menos que o periódico “Science”, a parapsicologia falhou em demonstrar inequivocamente que seu próprio objeto de estudo de fato exista.

Durante todo este tempo, os verdadeiros e já mais do que fabulosos poderes da mente, como o intelecto e a criatividade, descobriram, comprovaram, compreenderam e exploraram um sem número de fenômenos que a nossos antepassados pareceriam mágicos. É assim que com sensores eletromagnéticos podemos perscrutar a atividade cerebral e, através de ondas de rádio, transmiti-la a grande distância, concretizando a mágica “telepatia”. É assim que a mesma companhia de brinquedos que criou a boneca Barbie anuncia para breve um jogo em que crianças poderão manipular objetos com a “força da mente”, em uma espécie de telecinese tecnológica. E real. E é assim que podemos prever com enorme precisão todos os eclipses solares que ocorrerão nos próximos milênios. É a precognição que a ciência pode demonstrar prontamente.

Apologistas do paranormal que reconheçam a falta de resultados práticos em sua área podem argumentar que eles não são nulos. Haveria indicações, mesmo evidências, de fenômenos ou anomalias tênues. Alguns poderiam ser mesmo reproduzidos. Mais pesquisas, com maior controle, poderiam demonstrá-los de forma mais clara. Os “poderes da mente”, aqueles aparentemente mágicos, seriam concretos. Apenas fugazes, imprevisíveis e assim talvez por definição elusivos. Só seriam reconhecidos como anomalias estatísticas em uma grande série de experimentos.

Muito bem. A força da gravidade também é uma força tênue. A influência gravitacional do gigantesco Júpiter é menor do que a de uma pessoa a seu lado. Pular de um prédio demonstra ainda assim que mesmo forças tênues podem produzir efeitos muito claros e consistentes. E é nisto que a parapsicologia sem dúvida falhou em mais de um século de busca.

Quando algum “psíquico” ou “vidente” alega ser capaz de prever o futuro, a pergunta popular de por que não aposta – e ganha – na loteria é mais do que apropriada. Aqui também, o desafio paranormal do cético norte-americano James Randi é mais do que relevante. Qualquer um que diga poder dobrar talheres com a força da mente pode demonstrá-lo e ganhar 1 milhão de dólares de Randi. O desafio não se aplica apenas a dobrar talheres, claro, e sim a todo tipo de feito paranormal. Nenhum dos mais famosos paranormais do mundo jamais sequer tentou. Ninguém jamais passou nos testes preliminares do desafio de Randi.

Um ou mesmo dois séculos de esforços não devem produzir respostas definitivas, é bem verdade. Somos humanos e é possível que o paranormal exija um esforço de muitos séculos até ser reconhecido inequivocamente. Por outro lado, se tais poderes não existem, uma eternidade de pesquisas continuará falhando em demonstrá-los.

Jamais poderemos provar a negativa, isto é, que o paranormal simplesmente não existe. Mas cada ano que passa sem que ele seja provado é mais um ano a demonstrar que não é nada insensato presumir que tais tipos de “poderes da mente” simplesmente não existem.

- – -

Tags: , , , ,


About the Author

+



59 Responses to Os “poderes da mente” existem?

  1. Maximus says:

    Quanto a não ser possível provar que os fenômenos paranormais não existem, eu discordo. Um assunto que desperte tanto interesse, por tanto tempo, e que nunca produziu uma única evidência inequívoca só pode levar, por exclusão e bom senso, à conclusão negativa.
    Abaixo o link do texto que foi apresentado por um de seus colegas do ScienceBlogs Brasil:

    “THINKING TOOLS: YOU CAN PROVE A NEGATIVE. Steven D. Hales”
    http://departments.bloomu.edu/philosophy/pages/content/hales/articlepdf/proveanegative.pdf

  2. Jesa Nideck says:

    Os poderes reais da mente existem sim, mas a maior parte não passam de charlatarismo puro. As vezes pensamos em alguem e não demora muito essa pessoa nos liga ou aparece de surpresa.
    As vezes uma mãe consegue sentir quando o filho passa por dificuldades ou perigos, sentindo uma enorme angustia.Sonhamos com coisas e as vezes acontecem.
    Se você pensar muito em alguem, mesmo que esse alguem esteje do outro lado do planeta, esse alguem com toda certeza pensará em você tambem.
    A consciencia humana é culpada por tudo que existe em nossa dimensão, nós criamos a realidade que conhecemos.
    A física quantica está chegando bem perto de desvendar, pelo menos uma pequena parte dos mistérios da consciência.Não estamos aqui por acaso, e estamos todos interligados. UM cachorro não pode acompahar uma novela nem muito menos entede-la, mais tambem pode sentir se seu dono está por perto e até receber seus pensamentos.UM cachorro não pode compreender a ciência, assim como o homem ainda não é evoluido o suficientemente para compreender os mistérios da mente, e fazem julgamentos preciptados e irracionais daquilo que ainda não dominam. È triste, mas a ignorancia humana só será vencida com a própria evolução da mente, os passos são lentos, mais o imprecionante é que pessoas sem estudo nenhum ,conseguem perceber aquilo que diplomados nem se quer tem uma leve percepção, isto não é regra porque a mediunidade conhecida em todos os tempos, pode se manifestar em qualquer um.A mediunidade nada mais é do que a transmisão de pensamentos do mundo espiritual para o mundo material e vice verso.O materialismo não é real, é atrazado como o cachorro é diante da ciência humana.
    A verdade está próxima e nesses dias de esclarecimentos, não sobrarão céticos nem para quebrar pedra na própria cabeça.
    Seja inteligente não seja céticos em tudo.

  3. gabriel says:

    Cara Jesa Nideck, como diria minha vó, atrasado é quem escreve atrasado com Z. Mas deixando de lado seus recorrentes erros de português, lembre-se q tudo q vc citou acima nunca foi provado. Quando for, se for, será uma coisa tão fantástica q mudará os rumos da humanidade.

  4. Marcelo says:

    Nunca ganharam esse milhão do Randi porque simplesmente se a pessoa que possui esses poderes tenta demonstrá-lo para fins pouco louváveis , como obter lucro, automaticamente o poder que possui vai embora e aí o sujeito fica sem dinheiro e sem poder nenhum já que a energia amorosinha que permeia sua alma medial quântica fofuxa é destruída pelo poder do ego-egocêntrico nivelador.

  5. Jesa Nideck says:

    Marcelo
    Eu não tenho estudo o suficiente, nem para escrever o portugues correto, mas tenho consciência o suficiente para entender coisas que você nem mesmo suspeita.
    Cultura é uma coisa, inteligencia é outra totalmente diferente, as maiores monstruosidades foram cometidas pelos homens de grande cultura, é até hoje é assim.
    Lembré-se da segunda guerra mundial e o que fizeram com os Judeus, um homem analfabeto que cultiva a terra para colocar comida na tua boca sábia, não mata milhões de pessoas.
    Você não precisa ter diploma universitário para ter percepção espiritual ou para fazer o certo, o justo e bom.
    Quem acha que sabe muito simplismente porque conhece as palavras,peca em ignorancia espiritual.
    Pois eu te digo que no nível de consciencia em que se encontra,até o macaco sabe mais que voce sobre a espiritualida. Se perguntar para um macaco se Deus existe se há espírito, com certeza ele responderia que sim.
    Seja inteligente, não seja cético em relação à espiritualidade.Abaixo ao pré-conceito.

  6. Jesa Nideck says:

    Foi mal gabriel desc.

    O espiritismo não aceita todos os fatos considerados maravilhosos, ou sobrenaturais. Longe disso,demonstra a impossibilidade de grande número deles e o ridículo de certas crenças, que constituem a supertição propriamente dita.È exato que, no que ele admite, há coisas que, para os incrédulos, são puramente do domínio do maravilhoso, ou por outra, da supertição. Seja. Mas, ao menos, discuti apenas esses pontos, porquanto, com relação ao demais, nada há que dizer e pregais em vão.
    ATENTO-VOS ao que ele próprio refuta, provais ignorar o assunto e os vossos argumentos erram o alvo.
    Só com o tempo e o estudo sério de todas as ciências, se adquire o verdadeiro conhecimento.

    INTÉ

  7. marcelo says:

    Jesa Nideck

    “Eu não tenho estudo o suficiente, nem para escrever o portugues correto, mas tenho consciência o suficiente para entender coisas que você nem mesmo suspeita.”

    Primeiro você teria que definir consciência ,definir o que são “coisas” e por fim provar que eu não suspeito essas coisas.

    Claro se estiver falando das idiotias espiritistas eu realmente não tenho consciência disso já que isso não passa de uma espécie de folclore para imbecis perderem tempo.

  8. Jesa Nideck says:

    O intercâmbio com os espiritos é um movimento sagrado, em função restauradora do verdadeiro e puro Cristianismo; que ninguém, todavia, se descuide das necessidades próprias, no lugar que ocupa pela vontade do senhor.
    A maior surpresa da morte carnal é a de nos colocar face a face com a própria CONSCIÊNCIA, onde edificamos o céu, estacionamos no purgatório ou nos preciptamos no abismo infernal; vem lembrar que a terra é oficina sagrada, e que ninguem a menosprezará, sem conhecer o preço do terrível engano a que submeteu o próprio coração.
    Nossa CONSCIÊNCIA diz bem alto que não basta à criatura apegar-se à existência humana e puramente material, mas precisa saber aproveitá-la dignamente; que os passos do Cristão, em qualquer escola religiosa, devem dirigir-se verdadeiramente ao cristo, e que, em nosso campo doutrinário, precisamos ainda, em verdade, do ESPIRITISMO e do ESPIRITUALISMO, mas, muito mais, de ESPIRITUALIDADE.

  9. Jesa Nideck says:

    A ESPIRITUALIDADE existe desde de que o mundo é mundo, e existe muito bem antes do nosso mundo e do próprio universo material.A espiritualidade não é algo que se compre ou que se aprenda, ela tem que ser conquistada e sentida.
    NESTE PLANETA O NÌVEL MAIS BAIXO DA RAÇA HUMANA È MANIFESTADA ATRAVÉIS DO INSTINTO ANIMAL, E O NÌVEL MAIS ALTO É MANIFESTADO ATRAVÉIS DA PERCEPÇÂO ESPIRITUAL.
    O verdadeiro idiota é aquele que nega Deus e a Própria criatura espiritual que somos, e se apega ao materialismo que está longe da verdadeira realidade.

  10. Jesa Nideck says:

    Marcelo
    Quanto tempo faz que não olha para o céu?

  11. Jesa Nideck says:

    Marcelo
    Suponhamos que,por uma circunstância qualquer, toda a população do nosso planeta adquirisse a certeza de que em uma semana todos serão aniquilados, e que nenhum indivíduo sobreviverá, que não restará marca nenhuma depois da morte, só escuridão.
    Que fará durante esse tempo?
    Trabalhará pelo seu melhoramento, pela sua instrução?
    Se entregará ao trabalho para poder sobreviver?
    Respeitará os direitos, os bens, a vida de seus semelhantes?
    Obedecerá alguma autoridade?
    Terá para si um dever qualquer?
    Pois bem , o que não se alcalça em massa, a espiritualidade realiza cada dia cada instante em defesa da verdade.

    Se as consequencias da falta de espiritualidade não são tão desastrosas quanto poderiam ser, é primeiro porque, entre a maioria dos incrédulos e materialistas, há mais fanfarrice do que verdadeira incredulidade, mais dúvidas do que convicção, e porque tem mais medo do nada do que procuram aparentar;o título de espírito forte e eterno, lisonjeia-lhes o amor- próprio e poe em dúvidas seus conhecimentos limitados a sua percepção.
    Em segundo lugar, porque os incrédulos absolutos são uma infinita minoria; sentem, malgrado eles, ascendência da opinião contrária e são mantidos por uma força material; mas se a incredulidade e o materialismo absoluto se tornar um dia a opinião da maioria, mergulharemos na destruição e no suicídio coletivo.
    Marcelo
    Acorde para a verdadeira vida que é a espiritual, e não durma na hora da sua morte porque depois difícil vai ser te acordar.

  12. jesa nideck says:

    A mente é o espírito, ou pelo menos parte dele, o cérebro é instrumento do espírito ou receptor.
    Nossa mente material ou máquina mental, grava tudo a cada segundo de nossa vida, as informações não se perdem jamais, elas são transportadas.

  13. caesar2013 says:

    Olha se não é o meu velho amigo J.Nideck…
    Caramba, esse menino é forte mesmo!
    Mas não se preocupe. Não vou afrontá-lo com minhas idéias primitivas.
    Apenas passei para olhar o material postado, já que comungo com a idéia de que fenômenos da espécie aqui tratada têm estreita relação com as demais alucinações das massas.
    Assuntos que encantam o raciocínio das ovelhas. Mas que não passam no crivo mais elementar. Veja o caso do rapaz que oferece uma soma razoável em dinheiro, e ninguém consegue mexer uma agulha sem usar as mãos.
    Ah, quase esquecendo…Reforço aqui o que escrevi noutras postagens: Faz uns cursinhos básicos de comunicação e expressão. Ajuda deveras na coordenação das idéias e clareza do argumento.
    Abraço.

  14. Jesa Nideck says:

    Dai a Cezar o que é de Cezar e a DEUS o que é de DEUS.
    Não é possivel entender coisas espirituais com mente limitada e já auto programada para entender somente fatos materiais.
    Não é possivel amarrar as verdades quanticas com laços da ignorancia material.
    Não é possível comprar a espiritualidade, ela tem que ser conquistada.
    não é possível prender nossos pensamentos em uma grf. e levar como prova.Assim como não é possível comprar o amor.
    As coisas espirituais não são e nunca serão do domínio da moeda ou do ouro.
    Peça que esse tal cara estude fisica quantica e ali mesmo verá provas incontestáveis da nossa divindade espiritual, e aproveite e peça pra ele desvendar mistérios que nem Einsten com sua relatividade, e nem os mais poderosos físicos da Terra conseguem entender.
    Voces céticos erram o alvo, e esquecem ou não compreendem seu princípio, acham que já está tudo desvendado,coitados e limitados.

  15. caesar2013 says:

    Bom dia, srs…
    Olhem só o que faz uma ovelha desesperada, acuada em sua certezas, as quais, uma a uma, caem por terra…
    Outrora, antes da compreensão formular a mecânica celeste (com todas as suas limitações, concordo), as ovelhas olhavam a abóboda e viam durante o dia, a luz do pastor; durante a noite as luzinhas do firmamento…e pastavam felizes no redil.
    Com o advento da conclusão de que este planetinha é somente um redil, dentro o infindável do cosmo, voltam-se as ovelhinhas para um assunto (quantum) que etá engatinhando e o afirmam como a solução para todas as suas alucinações…
    Interessante o paradoxo, minha querida ovelha, é que você desdenha o raciocínio lógico (elemento visivelmente carente em vc), e, após as pessoas sérias, que estudam um pouco pelo menos, comprovarem suas experiências, o Sr. sorrateiramente se apropria das conclusões e as usa ao bel prazer, para incutir suposições do além…
    Caso seu querido mundo puramente espiritual fosse o ideal paraas criaturas como eu e você, me diz o que você está fazendo aqui??
    Se a resposta for: tentar nos doutrinar, por favor, faz os cursinhos que lhe sugeri, do contrário, converterá somente ovelhas analfabetas e desprovidas do mínimo de bom senso.
    Sei que abundam pelo redil, mas se o alvo de suas considerações são esses desgraçados seres, vá fazer minha segunda sugestão: constitua uma igrejinha qualquer e vá viver comodamente do sangue/dízimo daqueles que ainda suspiram por essas linhas que você candidamente posta.
    Viu, só, meu amigo…esta mente limitada consegue abstrair e muito bem, SEM tentar doutrinar…
    O que nos difere, basicamente, é que minhas convicções me acalmam a mente para que eu possa continuar a pensar, ao contrário, suas considerações são um auto-mutilamento racional, o que lhe deprime a esperança. E o sinal claro é a série de considerações/ataques a toda e qualquer forma de objeção quanto ao seu estimado mundinho espiritual.
    Claro que não concordarás comigo, mas psicologicamente faz sentido o que lhe falo. (Ah esqueci, Psicologia é assunto mundano, você não precisa disso, também.).
    Abraço, meu amigo
    (continua me devendo o endereço, aquele)

  16. Jesa Nideck says:

    A doutrina de Jesus ensina, em todos os seus pontos , a obediência e a resignação, duas virtudes companheiras da doçura e muito ativas, se bem que os homens erradamente as confundam com a negação do sentimento e da vontade. A obediência é o consentimento da razão; a resignação é o consentimento do coração, forças ativas ambas, porquanto carregam o fardo das provações que a revolta insensata deixa cair.
    O pusilânime não pode ser resignado, do mesmo modo que o orgulhoso e o egoista não podem ser obedientes. Jesus foi a encarnação dessas virtudes que a antiquidade material desprezava. Ele veio em um momento em que a sociedade romana perecia nos desfalecimentos da corrupção. Veio fazer que no seio da Humanidade deprimida, brilhassem os triunfos do sacrifício e da renúncia carnal.
    Cada época é marcada, assim, com o cunho da virtude ou do vício que a tem de salvar ou perder.
    A virtude da vossa geração é a ATIVIDADE INTELECTUAL; seu vício é a INDIFERENÇA MORAL. Digo, apenas, atividade, porque o gênio se eleva de repente e descobre, por si só, horizontes que a multidão somente mais tarde verá, enquanto que a atividade é a reunião dos esforços de todos para atingir um fim menos brilhante, mas que prova a elevação intelectual de uma época.
    Submetei-vos à impulsão que vimos dar aos vossos espíritos; obedecei à grande lei do progresso, que é a palavra da vossa geração. Ai do espírito preguiçoso, ai daquele que cerra o seu entendimento! Ai dele!

    Toda resistência orgulhosa terá de , cedo ou tarde, ser vencida.

  17. Mecanico says:

    Jesa Nideck

    Me explica por que as pessoas ficam atribuindo poderes magicos ou sobre natural a fatos cientificos, como a Mecanica quantica. Não há nada de extraordinario ou fantastico na mecanica quantica. Acho que a grande maioria das pessoas não conseguem entender que a observação de um fenomeno no nivel de particula atomica pode alterar o fenomemo já que para ve-lo ter que ser iluminado de alguma forma. Dai a dizer como fazem o espiritas que ela fala de universoso paralelos ou dimensões desconhecidas chega a ser hilario

    • Jesa Nideck says:

      No livro dos espíritos que foi escrito a quase 200 anos, e sem entrar em detalhes, o livro diz que o átomo está longe de ser a menor coisa do universo e diz que é infinitamente divizivel, e até bem pouco tempo atras ainda era ensinado nas escolas que o átomo era a menor coisa que existia, quem estava certo?

  18. Daniel says:

    Não se pode provar que a paranormalidade não existe, assim como não se pode provar que deus não existe e nem que o dragão invisível na minha garagem não existe.

  19. Jesa Nideck says:

    Se um desses seres no fundo das tenebrosas regiões do oceano recebesse de repente o dom da inteligência, a faculdade de estudar o seu mundo e de basear suas apreciações num raciocínio, que idéia faria da natureza viva que se desenvolve no meio por ele habitado e do mundo terrestre que escapa ao campo de suas observações ?
    Se, agora, por maravilhoso efeito do poder da sua nova faculdade, esse mesmo ser chegasse a elevar-se a superfície do mar, não distante das margens de uma ilha com esplendida vegetação e banhada pelo sol fecundante, que juizo faria ele das suas antecipadas teorias sobre a criação do universo?
    Não as baniria, de pronto, substituindo-as por uma apreciação mais ampla, relativamente tão incompleta quanto a primeira?
    Tal é o Homem, a imagem da vossa ciência toda especulativa.

  20. Jesa Nideck says:

    Os poderes da mente existem e não são sobre naturais ou maravilhosos nem muito menos mágicos.As quatro forças que comandam a natureza existem e apesar de parecer mágico, obedecem a uma lei.De onde veio essa lei? A ciencia com todo seu avanço ainda não consegue entender a força da gravidade,comportamento das partículas, o salto quantico, matéria escura etc etc..
    Negam a principal força atuante em nossa localidade, a força do pensamento que é real e que cria, modifica, descobre e força a evolução.

  21. Jesa Nideck says:

    O sobrenatural não existe, o que existe é puramente natural.

  22. Jesa Nideck says:

    Ninguem poderá ver o reino de Deus se não nascer de novo.

  23. Jesa Nideck says:

    O que é nascido da carne é carne e o que é nascido do Espírito é Espírito.
    Jesus estabelece ai uma distinção positiva entre o espírito e o corpo. O que é nascido da carne é carne indica claramente que só o corpo procede do corpo e que o Espírito independe deste.

  24. Jesa Nideck says:

    Se a crença nos Espíritos e nas suas manifestações representasse uma concepção singular, fosse produto de um sistema, poderia, com visos dde razão, merecer a suspeita de ilusória. Digam-nos, porém, por que com ela deparamos tão vivaz entre todos os povos, antigos e modernos, e nos livros santos de todas as religiões conhecidas? É, respondem os céticos, porque, desde todos os tempos, o homem teve o gosto do maravilhoso.
    _ Mas, que entendeis por maravilhoso? O que é sobrenatural? Que entendeis por sobrenatural?
    O que é contrário as leis da natureza. Conheceis por ventura, tão bem essas leis, que possais marcar limite ao poder de Deus ? Pois bem! Provai então que a existência dos Espíritos e suas manifestações são contrárias às leis da natureza; que não é, nem pode ser uma destas leis. Acompanhai a Doutrina Espírita e vede se todos os elos, ligados uniformimente à cadeia, não representam todos os caracteres de uma lei admirável.
    O PENSAMENTO é um dos atributos do Espírito; a possibilidade, que eles têm, de atuar sobre a matéria, de nos impressionar os sentidos e, por conseguinte, de nos transmitir seus pensamentos, resulta, se assim nos podemos exprimir, da constituição fisiológica que lhes é própria. Logo nada há de sobrenatural, nem de maravilhoso. Tornar um homem a viver depois de morto e bem morto, reunirem-se seus membros dispersos para lhe formarem de novo o corpo , sim, seria maravilhoso, sobrenatural, fantástico. Haveria ai uma verdadeira derrogação da lei, o que somente por um milagre poderia Deus praticar.

  25. Jesa Nideck says:

    Quem costroi Cidades e Paises, quem avança nas Ciências e nas tecnologias, quem tenta desvendar os místérios do macro e do micro. É o homem carne ou o homem Espírito e mente?
    Olhem ao seu redor e se possível no seu interior e veja se os poderes da mente existem ou não existem?
    O verdadeiro cego é aquele que não quer ver!

  26. D.C.S says:

    ACREDITA EM PODERES DA MENTE? SE NÃO ACREDITA,NEM LEIA,SERÁ PERDA DE TEMPO.

    Tolos são aqueles que são induzidos ao ´´normal da vida“,aqueles que seguem o mesmo caminho do resto da humanidade,seguem um caminho criado antes mesmo de nascerem,Jesa Nideck esta certo,em todos os seus argumentos,pois para os que não acreditam nos poderes da mente,sinto muito pois não sabem o que estão perdendo.
    Para os que acreditam,aconselho a desenvolve-los a um nivel maior,assim como fiz,para poder utilizalos mais facilmente,para alguns o que vou dizer agora pode parecer ridiculo,impossivel,porém,poderes como: telesinése,MD,e controle dos elementos,assim como os mais conhecidos,como,leitura da mente e controle da mente,EXISTEM.Podendo ser controlados com muito treino e esforço,aconselho vocês a lerem em sites ou livros textos que falam do assunto.Eu treino a cerca de 7 anos,e controlo parcialmente a MD,e a telesinese.

    NAO ACREDITA? caso nao acredite,que pena,você nunca controlará os poderes de sua mente.

  27. kat says:

    eu acredito e muito mas,gostaria de saber se qualquer pessoa pode usar os poderes da mente e como se faz

  28. Maximus Gambiarra says:

    Cara Kat,
    Os verdadeiros poderes da mente são o conhecimento, o discernimento e a inteligência. Você pode começar a usá-los agora: comece a refletir sobre as causas das coisas em que você acredita. Ademais, abra um bom livro de ciências, e veja como o mundo é infinitamente mais belo pelas explicações simples, que pelas vias tortuosas do misticismo.

    • jesa Nideck says:

      O sobrenatural é que não existe, o que existe é puramente natural. O que é natural para o sapo pode ser sobrenatural para o mosquito, o que é natural para o homem pode ser sobrenatural para o macaco, e o que é natural para o espírito, pode ser sobrenatural para o homem( encarnado).

  29. tabata says:

    por encrivel que paresa eu acredito em poderes sobrenaturais.
    as veses eu achava que tinha poderes e já tive muitas duvidas más já provei que de algum jeito isso existe só ñ sei como más existe e cada dia que passa eu acredito cada vez mais e ainda continuo achando que posso usar isso pra fazer o bem as pessoas!!!
    acredito que nesse mundo tudo pode acontecer.

  30. Natty says:

    Eu tenho poderes e ñ sei como tenho nem d onde vierão tenho o poder d saber quando as pessoas estão mentindo ou falando a verdade tenho o poder s saber quando alguma coisa ruim vai acontecer com alguem msmo q ñ conheça ele e a maioria dos meus sonhos s realizão com esses poderes já ajudei muita gente msmo sem eles saberem q siquer eu existo e se existo tenho esses poderes as vezes me pergunto s realmente existo ou essa vida é apenas um sonho!

  31. carlos says:

    Só sei de uma coisa: esse negócio de chifre é bobagem que colocaram na cabeça do homem. Alías, o próprio chifre em si é coisa de homem e boi (gado) usa de atrevido.

  32. José Adriano says:

    eu consigo sonhar com o q vai acontecer ,isso é bizarro,teve até um dia q eu sonhei q um amigo meu estava conversando comigo e ai eu acrdei e o encontrei ja sabia o q ele ia falar e até terminei a frase dele ,foi muito estranho,e isso esta acontecendo com mais frequencia ,eu ja concegui até acertar algumas questões de uma prova q eu fiz depois de ter sonhado ,alem disso algumas coisas q eu falo acontece ,,muito estranho ,se alguem puder me ajudar eu agradesso:msn:[email protected]

    • Ulysses says:

      Eu posso lhe ajudar: agradeço é com Ç, e não com SS. O seu dom nas provas é um velho conhecido e se chama “dom do chute”.

  33. carlos says:

    os poderes da mente existe eu acredito.

  34. shirley says:

    eu acredito q essiste como por um lado tenho,as veses oq eu qro acontece,meu olho fas as coisas aumentarem e diminuirem,tenho mtos dijavus(sonhos q acontecem) e as veses consigo levita algumas coisas.vcs podem achar mentira mas eh purra verdade e minha familia temuma decendencia disso.

  35. Jacson says:

    atenção galera eu sou conciderado uma pessoa de sorte tenho poderes de ver energia das pessoas(exemplo: chacra)morri mais de 21 vezes me curei de cancer, tumores, problemas cardiacos, da coluna, e de fala, conheci o julgamento final e voltei, minha misão era encontrar uma certa pessoa para treina-la e foi traido por ele tenho outros poderes como de modificação de casos , dejavu acordado entre outras, se acreditão beleza e se não pouco me importo vcs todos vão morrer igual a mim

  36. Robertinho says:

    Eu tb presenciei muitos dijavus. E começei a tentar compreender essas coisas, e cosegui uma certa evolução, as vezes prevejo o que vai ocorrer e ja ajudei muitas pessoas com isso.
    Mas com muita pesquiza acabei descobrindo e ja testei não somente comigo mas com meus amigos que na realidade essas coisas que ocorrem conosco, são cargas eletromagneticas mandadas pelo cerebro, ou seja quando vc focaliza sua mente em uma unica coisa, como conseguir fazer algo, um 10 em alguma prova, passar em um vestibular. Vc consegue, basta vc focalizar nestas coisas, eu tb ja li uma reportagem que nossas palvras tb tem poderes, apartir da hora que vc se reune com um grupo de amigos e pensam em uma coisa e focalizam nisso ou ate mesmo falam vc podem ate mesmo matar um ser vivo, como uma arvore por exemplo.
    Bom espero terajudado vc’s
    Xau t+

  37. Leo says:

    Eu acredito em poderes mentais até mesmo porque eu tenho poderes paranormais. Tenho dejavus, algumas vezes sinto as emoções das pessoas, as vezes também consigo saber o que as pessoas estão pensando e consigo ( algumas vezes)  ”controlar o acaso”, por exemplo, consigo parar portas quando elas estão se fechando e desviar o curso de objetos que estão em movimento, mas não tenho muito controle sobre estas ‘habilidades”, estou pesquisando textos e pessoas que possam me ajudar a desenvolver ainda mais minhas “habilidades”, mas, para aqueles que estão sem nenhuma noção do que podem fazer eu deixo um conselho:
    “Acreditem que vocês podem desenvolver suas habilidades, e tentem aprimorá-las assim como eu estou tentando”

    Para os que não acreditam, eu respeito sua escolha, mas espero que um dia vocês possam desfrutar de suas capacidades.

  38. Eu says:

    Cara, a pessoa que escreveu esse texto colocou tantas informações e ainda sim é um ignorânte. É claro que nada é magia, a telepatia nao é magia, a paranormalidade não é magia, a cura energética não é magia. Absolutamente nada que o homem faz é magia. É ciência. Porque a natureza tem suas leis concretas e abstratas, mas tudo participa da lei da natureza. É algo que existe, assim como as moléculas de água no ar que não podemos ver, mas que em outros estados formam rios e chuvas. Não adianta querer colocar normas ao que ainda não foi claramente entendido. É como querer resolver uma fórmula de Bhaskara apenas com o conhecimento de que existem os números 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0, Alegando assim, que a simbologia dela não possui significado algum e não faz sentido. Mas realmente, como a ciência está evoluindo é só questão de tempo.

  39. Vivaldo Simão says:

    Pergunta pro grupinho de X-men que pintou por aqui. Alguém aí tá disposto a provar alguma coisa? Eu e um grupo de amigos estamos nos dispostos a ter nossas mentes lidas ou servirmos de testemunhas de qualquer manifestação de vosso extraordinário poder da mente.
    [email protected]

    Se o problema com o teste do James Randi é dinheiro (e não se pode usar o “poder” para coisas não nobres) faremos sem prêmio mesmo. E tenho propostas para o uso dessas maravilhosas forças para o bem da humanidade.

    Conto com vocês, X-men.

  40. haissa says:

    eu gostei muito e muito legal.

  41. manoele says:

    náo acredito nisso

  42. Eudes says:

    Senhores comentaristas deste sitio:
    Percebe-se que essas manifestações revelam a ansiedade que toma conta de todos nós, que fundamentalmente QUEREMOS que a vida continue, depois do decesso do corpo físico.
    Tal situação, porém, está com os dias contados, porque o avanço das revelações e descobertas no campo do espírito está a atingir o limiar das possibilidades humanas, penetrando o o portal do mundo invisível que nos cerca.
    Já estamos convivendo com um mundo virtual e com possibilidades que há poucos anos nem supunhamos.
    Agora, o véu de Isis está a ser levantado.
    Tudo tem seu tempo certo, porque a mente do homem precisa estar preparada para receber o impacto das revelações que haverão de provocar uma transformação radical em todos os meandros da vida humana.
    Não se trata mais de acreditar. Estamos partindo para ter certeza e vasculhar o Universo sob uma ótica diferente. Aí, então estaremos diante do Poliverso, porque a outra face da Vida estará à mostra.
    Então, compreenderemos que todas as suposições fantasiosas de religiões tomarão forma de modo diferente, de modo parecido com os deuses da antiguidade, do Olimpo, que representavam forças naturais que hoje a ciência desvendou, compreende e encara de forma natural.
    Do mesmo modo, a separação entre “Mundo Espiritual” desvinculado do “Mundo Material ou Físico”.
    Depois de tudo desvendado, o Ser Humano estará diante de uma realidade tão Eloquente, Grande, com possibilidades tão imensas, que passaremos a encarar a Vida como partícipes do grande concerto universal, como filhos e herdeiros da Criação, pois estaremos conscientes, definitivamente, da presença inconteste da Suprema Inteligência do Universo, “Causa primária de todas as coisas”.

  43. Aires Alberto Muniz says:

    Acho que quando o Homem passar a entender a vontade de Deus, aí Ele Deus, dará todas as esplicações, pelas quais estamos famintos. Fome de conhecimento, de respeito, de inteligência.Que impede o entendimento de que só Ele Deus tem as respostas para tudo. Portanto, é melhor não mexer com os Mistérios que ainda não nos foi dado. Acho que é a melhor mensagem para o momento… …Que Deus continue nos iluminado também no sentido, para primeiro comprendermos nossos irmãos. Daí, virá o resto que pretendemos,

  44. joão says:

    Bom, todas as pessoas dizem que poderes da mente não existem , bom mais existem só que muitas poucas pessoas tem , só pessoas especiais tem esse tipo de poder , Por exemplo: um garoto consegue estourar um balão olhando para ele , entenderão , poderes da mente existem sim , só que esses poderes não é tipo : solta fogo pela mão , ficar invísivel , não é isso , existem poderes da mente e tambem existem poderes paranormais tipo : eu tenho um poder paranormal , eu consigo ficar quantas horas você quiser de baixo d’ água , a tambem existe , poder sobrenatural , que é o contínuo do poder paranormal , eu ja disse que eu respiro de baixo d’ água , né , então o poder sobrenatural é o meu contínuo , eu respiro de baixo d’ água , o meu contínuo é , DEUS DOS MARES , entenderão então é tudo assim.

  45. anonimo says:

    bom,eu acredito em poderes da mente pois minha mae tem esses poderes e eu tenho um pouko tb eu meio q prevejo o futuro,os pensamentos veem derepente e quando eu falo eles acontecem e eu ñ estou brinkando,vcs podem achar q eu sou sou louca mais eu ñ sou,bem vou-lhes contar uma história q aconteceu quando eu tinha 7 anos,meu vizinho chegou com o vidro do carro ja estragado ai ele começou a correr e tinha uma rua onde era preferencial para o lado oposto dele e ele passou com tudo e ñ tinha carro moto nada vindo do outro lado ate q do nada eu falei :ele vai causar um acidente ainda,e quando eu terminei de dizer isso do nada uma moto voou toda estilhaçada mais o cara da moto tava bem mais por incrivel q pareça era impossivel uma moto ali nakele instante se ñ tinha nada vindo foi bem estranho!

  46. jesa nideck says:

    comecem estudando a grandula pineal, que é natural

  47. jesa nideck says:

    ► 10:01► 10:01

    http://www.youtube.com/watch?v=4walu-hO9fQ

    Glandula Pineal pelo Dr Sergio Felipe de Oliveira … Ativaçaõ da Glândula Pineal by …

  48. Nick says:

    O ser humano usa apenas 10% ou 15% do cérebro. Se já existe pessoas muito inteligentes com esse grau de porcentagem, se tivéssemos capacidade se usas 100% , há uma chance: teríamos poderes mentais.

  49. Vexpa says:

    Bom eu só queria dizer pra vocês oque houve comigo e meu amigo uma vez…

    A gente estava voltando de uma festa, andando na rua a gente viu um gato preto(não que eu seja supersticioso com isso), quando chegamos perto aonde o gato tinha passado meu amigo falou:
    -Velho to ficando todo arrepiado !
    E me olhou com uma cara de medo…em seguida veio um carro virando a curva e batei no meio do poste.
    Tenho certeza que ele sentiu que algo ruim ia acontecer, ele não acredita nessas coisas…mas depois daquele dia eu vi que é muito possível sentir coisas que estão para acontecer.

  50. gabriel J. says:

    viva a sua vida……..

    sabe fazer coisas espirituais? guarde pra vc e pra sua familia e amigos….

    nao acredita em poderes especiais e espiritualidade? continui na sua vidinha de senpre…….

    vc escreve bem, sem erros de portugues? bom continue assim e nao seja grosero……..

    !DESAFIO TODOS vcs a este enigma¡

    •sem folha nao ha beleza…
    •sem tronco nao ha sustento…
    •sem raiz nao ha vida…………
    •feche seus olhos e veja, pare de ver e abra os olhos.

    desafio vc! ser pensante……

  51. Jose carlos says:

    Gente, pensem, nosso meios de comunicação são melhores que o do passado, se me mostrarem um video mostrando esse tipo de coisa chamarei tecnicos de filmagem para tentar definir se é uma montagem ou não, pois a ciencia liberta, mas pode cegar as pessoas com dogmas tanto quanto a religião.

  52. patrick says:

    se nao existe como é que eu e minha amiga controlamos o vento e a irma dela controla a agua

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑