MENU

¡Un pato atrapa, y se come, al ET que...

O Argumento da Banana

28 de maio de 2006 Comments (62) Views: 2925 Ceticismo

Os Métodos de Administração de Jesus

Um colega indica o fantástico livro “Os Métodos de Administração de Jesus”. Afinal, “Com 12 Executivos, Ele Criou a Maior “Empresa” do Mundo”.
Ao que outro responde entusiasmado: “Gostei bastante da idéia, tanto que já comecei a escrever o (espero) próximo sucesso de auto-ajuda: “Como dar à luz e continuar virgem” seguido, naturalmente, do best-seller “Os métodos de controle da natalidade de Herodes”.

Tags: , ,

62 Responses to Os Métodos de Administração de Jesus

  1. Alê Camargo disse:

    Hehe… muito bom! Também aguardo inpacientemente o próximo volume da série: “De carpinteiro à Messias: O Guia de Jesus para a Auto Promoção”.

    • jesa nideck disse:

      O NASCIMENTO E O CORPO DE JESUS
      Num curioso trabalho que nos apresentou, ilustre companheiro de lides-espíritas procura solucionar o problema do nascimento virginal de Jesus e da natureza do seu corpo. Apoia-se nos textos bíblicos e evangélicos, chegando à conclusão de que Jesus foi gerado por influência divina, mas o seu corpo era carnal, de natureza humana. Encontrou assim um meio termo entre o Jesus mitológico dos roustainistas e o Jesus histórico do Espiritismo. Acontece, porém, que os bíblicos, e mesmo os evangélicos (que só artificialmente se incluem na Bíblia) só oferecem segurança, nesse caso, para os cristãos dogmáticos, sujeitos a fé cega e à tradição textolátrica, ou seja, à adoração dos textos.

      O nascimento virginal não é um dogma cristão, mas mitológico. Toda a mitologia grega e romana, que mais influíram na redação dos Evangelhos, bem como as demais mitologias dos povos antigos, estão cheias de homens-deuses que nasceram de virgens ou de mulheres casadas que coabitaram com deuses. A mitologia chinesa é também repleta de nascimentos virginais e miraculosos, a começar de Fo-Hi, o primeiro e lendário imperador da China. Teseu, o rei grego que entrou no Labirinto para matar o Minotauro, era filho de Netuno, e Pitágoras, o filósofo, era filho do deus Apolo.

      Sudodana, rei de Magada, na Índia, casou-se com a jovem Maya Devi. Antes de coabitarem, a virgem concebeu o Buda, sob influência celeste. Os Evangelhos de Mateus e de Lucas oferecem-nos a versão cristã dessa lenda universal, contando o nascimento virginal de Jesus. Mas, o Evangelho de Marcos, que é o primeiro, apesar de estar em segundo lugar no texto canônico, e o Evangelho de João, que é o último, não se referem a esse fato miraculoso. Por outro lado, as cartas de Paulo, anteriores à elaboração dos Evangelhos que conhecemos, não fazem nenhuma referência a respeito.

      Os estudos e as pesquisas de Mitologia e Etnologia, bem como de História das Religiões, provaram exaustivamente a origem agrária do mito do nascimento virginal. Isso levou Arthur Drews a escrever o seu famoso livro: “Jesus Cristo é um Mito”. As civilizações agrárias foram dominadas pelo mito solar. Na Ásia e na Europa o Inverno era considerado uma estação nefasta, pois os campos eram sepultados sobre a neve. Mas, passado o Inverno surgia no céu a constelação da Virgem, que dava nascimento ao Sol, o Messias, ou seja, o que trazia de nôvo as messes, as colheitas, a vida e a fartura. Assim, o Messias nascia da Virgem, que era virge mantes, durante e após o parto.

      Os grandes estudos sobre a origem do Cristianismo, realizados através de sérias pesquisas, desde Renan até hoje, por professores universitários independentes, não filiados a nenhuma Igreja, provaram de sobejo que os Evangelhos sofreram a influência mitológica, dominante na época em que foram redigidos. Veja-se, por exemplo, a obra grandiosa de Charles Guignebert, na França. Isso, porém, não diminui o valor dos Evangelhos, mesmo porque a influência mitológica é facilmente identificada nos textos. Foi por isso que Kardec, ao elaborar “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, dividiu os textos em cinco partes, interessando-se apenas pela que nos apresenta o ensino moral de Jesus.

      O grande milagre dos Evangelhos não está relatado nos textos. É o milagre da unidade, sem contradições, do ensino moral em todos eles. Fora desse campo os Evangelhos se contradizem e favorecem interpretações diversas. A Bíblia coleção de livros hebraicos muito anteriores aos Evangelhos, está ainda mais fortemente influenciada pela Mitologia. Apesar disso, representa valioso acervo de revelações espirituais, constituindo em seu conjunto a primeira revelação do ciclo do Cristianismo. Os espíritas não podem rejeitar a Bíblia, mas devem encára-la no seu verdadeiro sentido e da sua perspectiva histórica, sabendo entendê-la, bem como aos Evangelhos, segundo o espírito, e não segundo a letra.

      A Mitologia não é uma criação imaginária dos homens. “O Livro dos Espíritos” nos mostra que ela se fundava na mediunidade. Mas, os tempos mitológicos eram obscuros e os fatos mediúnicos mal interpretados. Daí as superstições e os absurdos que os marcaram. As religiões posteriores, inclusive as que nasceram do Cristianismo, herdaram essa carga de absurdos. O mito do nascimento virginal infiltrou-se no Cristianismo primitivo e levou com ele o mito do corpo fluídico de Jesus. O Espiritismo vem esclarecer esses problemas e por isso Kardec nos apresentou uma concepção humana de Jesus, desmitificou a Virgem Mãe e lhe deu a grandeza real da maternidade natural, ao mesmo tempo que confirmou a natureza humana de Jesus. O Cristianismo não pertence á Mitologia, mas à História.

      Assim, na Doutrina Espírita o problema do nascimento virginal e do corpo de Jesus já foi solucionado. Basta a leitura atenta d’ “O Livro dos Espíritos”, d’ “Evangelho Segundo o Espiritismo”, do capítulo 15 d’ “O Livro dos Médiuns” e do “Estudo sobre a natureza do Cristo”, em “A Gênese”, para se ver que a Doutrina considera Jesus como um Espírito Sublime que praticou a suprema abnegação de tomar a condição humana na Terra para ajudar a Humanidade. Nenhuma outra explicação poderia honrar o Mestre. A teoria do corpo fluídico é contraditória. (Roustaing refere-se a uma espécie de carne refinada e nesse caso não precisaria falar em corpo fluídico). Além disso, atenta contra a nobreza do Mestre, reduzindo-o a uma espécie de farsante espiritual. A teoria da pseudociese inclui a Virgem Maria na galeria patológica das histéricas. A teoria da fecundação artificial (vinda do plano espiritual) transfere para os espíritos Superiores os preconceitos humanos sobre as funções genésicas. Toda tentativa de negar o que o Cristo afirmou dele mesmo, como filho de Deus e filho do Homem, cai no ridículo.

      Há um pequeno livro de Pierre Saintyves, “As Virgens Mães e os Nascimentos Miraculosos”, traduzido por Gastão Pereira da Silva, que oferece uma visão panorâmica do mito em linguagem popular e devia ser lido por todos os que se interessam pelo problema do nascimento de Jesus, e mesmo pela questão do corpo de Jesus. O autor não é espírita, nem o tradutor. Mas, nos oferecem um resumo dos resultados de pesquisas independentes sobre o tema, que na verdade interessa a todas as religiões, já que o mito da Virgem Mãe é universal. Para os espíritas há o interesse particular da concordância dessas conclusões com a posição doutrinária a respeito.

      Faz-se grande alarde sobre o desaparecimento do corpo de Jesus do túmulo. Mas, não será dois mil anos depois que iremos encontrar a explicação do fato. As condições políticas de Jerusalém no tempo eram bem mais confusas e agitadas do que hoje. Há várias hipóteses perfeitamente plausíveis a respeito, mas todas são apenas hipóteses. O que nos interessa no caso é a lição moral que dele decorre: todos os túmulos estão vazios. Foi a última e decisiva lição que Jesus nos deu através do seu corpo. Outros alegam que as aparições de Jesus após a morte foram todas em corpo carnal. Mas, acaso não sabemos que as materializações podem ter aparência tão concretas que alguns cientistas se desinteressaram da pesquisa por acharem o fenômeno demasiado real? As materializações completas podem falar, comer, respirar como qualquer criatura de carne e osso, como o provaram as experiências de Crookes e Richet, além de outros.

      No momento em que a cultura humana, segundo as previsões dos Espíritos, dá um salto em direção ao Espiritismo, ao invés de cuidarmos dos problemas culturais da Doutrina queremos regredir ao tempo mitológico? Em lugar de examinar os pontos de contato, cada vez mais numerosos, que se estabelecem entre as Ciências da Matéria e as Ciências do Espírito, queremos voltar aos debates teológicos da Idade Média? Os outros avançam e nós recuamos? Já está na hora de deixarmos de especulações estéreis e ilusórias. Temos muita coisa produtiva e séria pela frente, exigindo a nossa atenção. Cuidemos delas, preparando a fusão iminente da Ciência com o Espiritismo, pela qual estamos esperando há um século.

    • jesa nideck disse:

      Talvez depois do seu “FIM” ,sua consciencia demore para encontras o caminho, poderá cair em terríveis pesadelos, ficar preso dentro do caixão vendo o seu próprio corpo sendo devorado pelos germes, ficará preso dentro da matéria (UMBRAL), porque ainda pensa que nãoconhece o Espiritual.
      Ainda bem que DEUS é JUSTO e sabe que seus filhos ainda são ignorantes, e com certeza receberá ajuda de luz dependendo do BEM que voce fez!
      ACORDA AGORA !!! PORQUE DEPOIS , DIFÍCIL VAI SER TE ACORDAR !!!

    • jesa nideck disse:

      Cada um é livre, sem dúvida, em sua crença, em crer em alguma coisa ou de não crer em nada; mas aqueles que procuram fazer prevalecer, no espírito das massas, da juventude sobre tudo, a negação do futuro, apoiando-se na autoridade do seu saber ou do seu enterder, semeiam na sociedade os germes da perturbação e da dissolução, e terão uma grande responsabilidade, e que ninguem passará desta para outra vida, sem conhecer a terrível consequencia a que submeteu sua própria consciencia.
      Por que o genio ao lado da estupidez?
      As mais sublimes virtudes ao lado dos mais destruidores vícios?
      A bondade, a doçura, o amor ao próximo, ao lado da maldade, da crueldade, da barbárie?
      Uma teoria não pode ser aceita como verdadeira ssenão com a condição de satisfazer a razão e de dar conta de todos os fatos, se um só fato vier dar-lhe um desmentido, é que ela não está na verdade absoluta.
      O que é o materialismo?
      O que é o nada?
      Quem é voce? ESPIRITO OU PEDRA?

  2. F.Schüler disse:

    Sem contar que os primeiros cristãos tinham um talento para o fabuloso para o design gráfico. Eles conseguiram criar uma logomarca tão eficiente que permanece inalterada há dois mil anos: a cruz!

  3. Eduardo disse:

    Pois é, tem doido para tudo: para escrever um livro com esse argumento e para comprar um livro com esse argumento. Só falta agora alguém para escrever os outros títulos da série: Jesus, um vendedor divino; Os dez mandamentos do marketing divino; Como vencer as feras em seu caminho, por Daniel; etc…

  4. Chimera disse:

    marcelo, você se esqueceu de um pequeno detalhe, a ciência se baseis em fatos comprovados, evidências conclusivas, e não em crença, a brincadeira pode até ter sido meio ofensiva pra você, mas seu post não consegue atacala, o Big Ban, já foi comprovado por vários meios, como a expansão do universo ou sua radiação eletromagnética que ainda hoje pode ser detectada, a evolução, não só já foi comprovada, como é até observada e estudada, não é algo que os cientistas acreditam, é algo que eles comprovaram, e você se esquece que cientistas sérios não estão preocupados em atacar a crença ou religião de alguém, eles estão preocupados em descobrir como o universo surgiu e como ele funciona, se essas descobertas contrariam suas crenças, ai é uma questão de você se perguntar se está disposto a tentar entender como as coisas funcionam ou, fingir que não existem; como diz um antigo proverbio chinês: O sábio muda de opnião, o tolo nunca o fara.

  5. Ozymandias disse:

    Bem se esse “cara” foi o maior administrador e marketeiro da história vamos ver o que esse cara tem a nos dizer. Se ele não era prodigioso…
    Quem sabe não era mesmo? Então mais temos que prestar atenção nesse cara, vejam onde um simples mortal chegou só com sua “lábia”…
    Se ele foi só um mito, igualmente temos que tirar o chapéu para o autor(es) do personagem pelo menos esse é genial não acham? Definitivamente temos que dar uma olhadinha nesse “best-seller” e ver algum episódio dessa saga.
    Se assim querem, esqueçam a religião ou sei lá como chamam isso, sem culto sem rituais e sem dízimos… levem em conta somente a sua filosofia.
    Sugiro aplicar na prática o que lá diz notarão melhoras na sua empresa , no seu trabalho e na sua vida pessoal.
    Não está comprovado que no mínimo algumas das ações sugeridas nesse manualzinho enriquecem sua vida?
    Sem preconceitos… Sem má vontade… Teste e COMPROVE.

    • jesa nideck disse:

      Verdade x mentira – Bem x mal
      Jesus deixou bem claro a grande diferença que existe entre os dois reinos, afirmando que só um é verdadeiramente justo e verdadeiramente Real e ifinitamente maior e infinitamente glorioso.
      Podemos saber a grande diferença que existe entre as trevas e a Luz, mas quando por algum motivo, pintar uma dúvida… podemos recorrer aos ensinamentos de Jesus, que também está gravado em nossos Espíritos. Nós temos a resposta! Ela está dentro de nós ! Nós temos a verdade! Ela está dentro de nós!
      A ciência também busca a verdade, que é do bem! Em busca dessa ” Verdade”, as vezes estrapola e perde a noção dos ensinamentos mais básicos a favor do bem e da verdade.
      A ignorancia veste a capa da ciência para tentar frear os necessários ensinamentos do Cristo, mas graças a Justiça, a Verdadeira Ciência prevalecerá sempre, porque ela tambem é a verdade e busca a verdade.

  6. Beto disse:

    Nao entendi, a chimera eh cetica ou eh religiosa?

    De qualquer jeito, pras pessoas que dizem que do nada nao pode surgir nada, realmente isso tem logica, e acho que nao existe uma teoria cientifica que explique satisfatoriamente o estado PRE-big bang do universo. No entanto, como os cientistas ja afirmaram milhoes de vezes mas nao adianta, porque os religiosos nunca vao QUERER entender isso, a AUSENCIA DE UMA EXPLICACAO NAO AUTORIZA USAR QUALQUER EXPLICACAO. A explicacao de que o deus cristao criou o universo eh tao razoavel quanto a do Monstro Voador de Espaguete e nao existem evidencias nem de um nem de outro, o que torna a religiao uma opcao puramente pessoal e uma infinitude de possibilidades irrelevantes.

    Mas reconheco que atualmente esculhambar o cristianismo nao tem mais graca: o que me preocupa eh o islamismo, que anda por ai explodindo as pessoas. Va brincar com esse pessoal, va.

  7. daniel disse:

    O que eu presto muita atenção é que quando é algo que interessa a quem está lendo qualquer frase ou palavra serve, agora, quando não interresa qualquer frase ou palavra é motivo de interpelação ou agressão, o que deveríamos fazer é agir mais e falar memos, principalmente no mundo em que vivemos hoje, o que interessa se foi big bem ou Deus criando o planeta, o que importa e que precisamos de mais de Deus nos nossos corações.

  8. Sylvio disse:

    Prezados céticos,

    Voces são agnósticos, gnósticos, cínicos (corrente filosófica) ou seguidores de Kierkegaard?
    A física moderna (sou formado em Matemática e Física) não contradiz a possibilidade de pontos convergentes entre a Ciência e a Fé.
    Já fui ateu, materialista dialético e hoje creio em Jesus Cristo como o Verbo (Logos) de Deus que se fez carne.
    Existem amplas possibilidades de falarmos sobre a fé cristã no contexto da Filosofia e os desdobramentos inclusives existencialistas sartreanos, de Karl Jaspers, ou kantianos, com citações de Penrose ou outros ilustres nomes da Física de Alta Energia.
    O fato é que a ciência tem explicações para um amplo espectro de dúvidas e eu seria um idiota se não pensasse assim.
    Solicito aos senhores céticos, ou seja lá como preferem se denominar, que não ridicularizem os cristãos, ou a fé em geral das pessoas. Sejam consistentes dentro do princípio filosófico do diálogo ou método socrático, e se de fato o querem fazer, concretamente, vamos a um forum: que seja respeitoso e digno de um debate de idéias entre pessoas inteligentes.
    O forum pode ser virtual ou real,eu e outros colegas da área de Exatas e que partilhamos a mesma fé estamos dispostos a nos fazer representar.
    Atenciosamente,

  9. critian disse:

    esse chimera não sabe oque ta falando, de onde surgiu proprio big bang isso a ciencia não pova ,alias eles não provam nada e querem que vc acredite, essa teoria da evolução não tem nada a ver.
    Porque paramos de evoluir e como os outros animais ainda são tão primitivos, é so vc explicar.

  10. ckz disse:

    a evolucao existe, mas so para a ciencia que esta sempre evoluindo. hoje pensa e define de um jeito e amanha muda tudo. ontem o Tiranossauro Rex era o maior carnivoro da historia, hoje é um carniceiro. Ontem acharam um osso que comprovava a existencia de um elo perdido entre o homem e o macaco, hoje descobriram que esse osso era a mandibula de um porco. para cada resposta que a ciencia acha surgem mil novas perguntas. enquanto isso a “teoria” criacionista continua com seus mesmos conceitos. quando a ciencia terá as respostas?? nunca.

  11. alessandro disse:

    Ninguem tem as respostas corretas , a vida é assim um festival de incoerencias…..?? nao sabemos nada ,,,somos manipulados!!!!!

  12. Gus disse:

    Por partes, sou anti clerical mesmo, masvejo em Jesus exemplo de ser humano fantástico.Ele em momento algum criou uma religião. E sinceramente, para mim o que importa é o exemplo que ele deu, “dar a cada um o que é seu” e eu não vejo este grande exemplo do líder máximo nos atuais cristãos.

  13. FLAVIA LIMA disse:

    BOM VOCES ACHAM QUE O MUNDO COMECOU COM O BIG BAN? GENTE QUE FALTA DE FE EM DEUS ISTO CHEGA A SE RIDICULO,ISTO SE CHAMA DISPEITO POIS O HOMEM NAO SE CONFORMA DE TER UM SER SUPERIOR A ELE NO QUAL CRIOU TUDO COM UM ENORME AMOR, PARA ACREDITAR EM DEUS NAO PRECISA DE COMPROVANTE E SO OLHA O CEU A NATUREZA E A VIDA E VER QUE TUDO DE MARAVILHOSO QUE TEMOS E REALMENTE DIVINO,NAO HA COMO CONTESTA SE O HOMEM ERA MACACO PORQUE NAO CONTINUOU? MACACO E ANIMAL E NOS SERES HUMANOS.VEJA JESUS FAZIA MILAGRES , PREGAVA O AMOR AOS INIMIGOS O PERDAO,SE ENTREGOU A MORTE PARA SALVACAO DE MUITOS,SE ACHAM QUE A BIBLIA FOI FEITA POR ALGUEM SEM A VONTADE DE DEUS VEJAM O SANTO SUDARIO DE TURIM UM LENCOL NO QUAL ENROLARAM O CORPO DE JESUS(IESHUAS)NO QUAL JA TENTARAM DESTRUIR MAS POR VONTADE DE DEUS NAO CONSEGUIRAM COLOCARAM FOGO NA CAPELA ONDE ESTAVA O SANTO SUDARIO E ELE FOI A UNICA COISA QUE NAO PEGOU FOGO E MAIS MUITOS CIENTISTAS E ESTUDIOSOS JA VERIFICARAM O SUDARIO E CONSTATARAM QUE O LINHO E MUITO ANTIGO, E ESTA CONSERVADO COMO NOVO COM FORMATO DE UM HOMEM DE 1 METRO E 80 COM APROXIMADAMENTE 78 A 88 QUILOS COM CABELO NO OMBROS E BARBA COM FUROS NAS MAOS E PES A LADOS FERIDOS COMO SE PREGASEM NUMA CRUZ, E O MELHOR O SANGUE QUE CONSTA NO SUDARIO E UM SANGUE JUDEU MUITO CONHECIDO DA QUELA EPOCA, OUTRO MILAGRE DE UMA HOSTIA DE UM MONJE QUE NAO ACREDITAVA REALMENTE EM CRISTO NO ALTA SE TORNOU UM SANGUE E COAGULO , FIZERAM EXAME E CONSTATARAM QUE O VINHO VIROU SANGUE E A HOSTIA VIROU CARNE E E SANGUE JUDEU O MESMO TIPO DO SANTO SUDARIO E O COAGULO DE SANGUE E UM PEDACO HOMEOCARDIO DO CORACAO DE UM SER HUMANO NO QUAL ATE HOJE DEPOIS DE TANTOS E TANTOS ANOS DESTE MILAGRE A CARNE DO CORACAO NAO APODRESE E COMO SE ESTIVESSE DETRO DE UM CORPO HUMANO VIVO,TANTO O SANGUE COMO O PEDACO DO CORACAO , O CIENTISTA QUE ERA ATEU VIROU CRISTAO DEPOIS DE ESTUDAR O MATERIAL, PRA QUE MAIS PROVA DE QUE DEUS NOS CRIOU E CRISTO NOS AMOU , GENTE ESTES MILAGRES ESTAO NA ITALIA E NA FRANCA PESQUISEM SOBRE ISTO E VAO PROCURAR VER GARANTO QUE A VIDA COM DEUS E JESUS E MAIS ALEGRE E FELIZ, VEJAM A MARAVILHA QUE ELE CRIUO A MINHA E A SUA VIDA, ESTE E O MAIOR DE SEUS MILAGRES.

  14. FLAVIA LIMA disse:

    BOM DIA

    GENTE VOCES JA VIRAM FALAR DE 2 MILAGRES QUE JESUS (IESHUAS)NOS DEIXOU O PRIMEIRO O SANTO SUDARIO QUE ESTA EM TURIM NA ITALIA E O PANO QUE ENROLARAM JESUS PARA O COLOCAREM NA SEPULTURA, MUITOS CIENTISTA JA ESTUDARAM ELE E CONSTATARAM QUE SE TRATA DE UM LINHO MUITO ANTIGO DA ERA DE CRISTO E TRATAVASE DE UM HOMEM DE 1,80 COM APROXIMADAMENTE 78 A 80 QUILOS CABELOS NO OMBRO E BARBA COM PERFURACOES NAS MAOS E PES E QUE FOI BASTANTE MACHUCADO O SANGUE QUE CONSTA E UM SANGUE POPULAR JUDEU. TENTARAM COLOCAR FOGO NA CAPELA ONDE ESTAVA O SUDARIO MAS A UNICA COISA QUE RESTOU FOI O SUDARIO DE JESUS ISTO JA E UM MILAGRE, O OUTRO FOI UM MONJE DA FRANCA QUE NAO ACREDITAVA NA CEIA DO SENHOR AI ELE VIU O VINHO VIRA SANGUE E A HOSTIA VIRA UM COAGULO MUITOS ESTUDIOSOS FORAM VER E CONTATARAM QUE O SANGUE E O MESMO DO SANTO SUDARIO E O COAGULO E UM PEDACO HOMEOCARDIO DO CORACAO E O MELHOR ESTE SANGUE E ESTA CARNE JA EXISTE A MAIS DE SECULOS POIS JA FAZ SECULOS QUE ACONTECEU ESTE MILAGRE E O SANGUE A CARNE NAO APODRESE E COMO SE ESTIVESSE DENTRO DE UM SER VIVO GENTE VIVO, OS ESTUDIOSOS NAO ACREDITAVAM NO QUE ESTAVAM VENDO MUITOS NAO ACREDITAVAM EM DEUS E HOJE SAO CRISTAOS.VEJAM SOBRE ISTO NAO E LENDA ESTUDEM, QUE TEM CONDICOES FINANCEIRAS VA EM TURIM VA NA FRANCA VEJAM ISTO PROCUREM INFORMAR-SE ,VEJAM DVDS SOBRE ISTO. PRA QUE MAIS PROVA DE QUE DEUS NOS CRIOU E CRISTO NOS AMOU, SO UM SER DIVINO PODERIA CRIAR TAO BELAS COISAS QUE EXISTEM EM NOSSO MUNDO E A MELHOR CRIACAO DELE FOI A VIDA.

  15. Robson disse:

    Ah, minha filha, pra quê gastar verborragia com essa bobagem? E antes de Deus, existia o quê? Ele sempre existiu? Existiu um “criador” do Criador? Essa história de Deus, Jesus, paraíso, inferno e o raio que o parta não passa de uma história muito bem contada. E o pior é que sempre existem trouxas para acreditar nisso!

  16. Professor disse:

    A verdadeira sabedoria inclui entender a DEUS e seus caminhos; expressa-se através du um modo de vida de acordo com os padrões de retidão.
    A sabedoria não é a simples posse de talentos intelectuais; ela é pratica einclui um bom ralacionamento.
    alguen de vocês ja pensou que pode morrer daui a poucosa instantes? ja estão preparados por que a de vir?
    o mundo ja existe não importa como foi a ciência tenta provar algo mas e dai somos presos neste mundo a qual nem podemos ir mais longe que a lua?
    vamos cair na real e vivermos uma vida mas definida para o bem para termos paz tanto aqui como no outro plano.
    Abraçoes a todos.

  17. O UNIVERSO NÃO VEIO DO BIG BANG, NÃO ADIANTA OS CIEMTISTAS QUEREREM PROVAR PORQUE NO MÁXIMO O BIG BANG EXPANDIU O UNIVERSO, QUEM CRIOU O UNIVERSO FOI DEUS, FOI ELE QUEM CRIOU A POEIRA CÓSMICA E A PROVÁVEL ENERGIA CONCENTRADA QUE ORIGINOU O BIG BANG.NO ENTANTO MAIS IMPORTANTE DO QUE DESCOBRIRMOS O COMEÇO DO UNIVERSO É FALAR DAS MARAVILHOSAS COISAS QUE DEUS FEZ POR NÓS, A MAIS PERCEPTÍVEL DAS MARAVILHAS É A PRÓPRIA VIDA.NÃO SOMOS TROUXAS POIS SABEMOS DA VERDADE,E ELA NOS LIBERTARÁ ESTÁ ESCRITO NA PALAVRA DO SENHOR.

  18. LUIZ disse:

    GOSTARIA DE DEIXAR APENAS 3 PEQUENOS TEXTOS, BÍBLICOS, POR SINAL: Jeremias 31:30 “Pelo contrário, cada um morrerá pela sua própria iniqüidade; de todo homem que comer uvas verdes, é que os dentes se embotarão.” Ezequiel 18:20 “A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho, A justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.” 2 Samuel 12:15 – “Então Natã foi para sua casa. Depois o Senhor feriu a criança que a mulher de Urias dera a Davi, de sorte que adoeceu gravemente.” 18 – “Ao sétimo dia a criança morreu; e temiam os servos de Davi dizer-lhe que a criança tinha morrido;”. TEMOS AQUI CLARAMENTE UMA CONTRADIÇÃO NA INFALÍVEL PALAVRA DE DEUS! SE A BÍBLIA É PRODUTO DE UM DEUS PERFEITO, DEVE ELA SER TAMBÉM PERFEITA, INFALÍVEL. UMA ÚNICA IMPERFEIÇÃO OU CONTRADIÇÃO NESTE LIVRO É SUFICIENTE PARA O INVALIDAR!
    MAS O PROBLEMA MAIOR É FAZER OS FANÁTICOS EVANGÉLICOS VEREM A CLARA CONTRADIÇÃO ACIMA, ONDE UM DEUS PERFEITO COMETE UM ATO DE INJUSTIÇA CONTRA UM INOCENTE MESMO TENDO ELE PRÓPRIO AFIRMADO CLARAMENTE QUE OS FILHOS NÃO RESPONDEM PELOS ERROS DOS PAIS, NEM ESTES PELOS DOS FILHOS. É ESSE TIPO DE GENTE FANÁTICA E PRECONCEITUOSA QUE QUER QUE TODOS NÓS ENGULAMOS AS “VERDADES” DESSE LIVRO MALDITO COMO ELES ENGOLEM, SEM DIGERI-LAS. [email protected]

  19. dsszem disse:

    se deus fez o mundo quem fez deus … então ele foi criado do nada ???

  20. jocax disse:

    O “Nada Jocaxiano”
    Por Jocax, Outubro de 2006
    (Revisão: Junho/2007)

    O “Nada Jocaxiano” (NJ) é o Nada absoluto desprovido não apenas de elementos físicos e de leis físicas mas também de regras de quaisquer tipos.[1]

    O “Nada Jocaxiano” é diferente do Nada que normalmente se pensa. O nada que normalmente se pensa, e que podemos chamar de “Nada Trivial”, para distingui-lo do NJ, é algo no qual dele nada pode acontecer, ou seja, “o Nada Trivial” segue uma regra :”Nada pode acontecer”. Dessa forma o “Nada Trivial”, o nada no qual as pessoas pensam ao falar num “nada”, não é o nada mais simples possível, ele possui uma regra.

    Jocax não definiu o NJ como algo em que não existe nada. Tal definição é dúbia e encerra algumas contradições como:”Se no nada não existe nada então ele mesmo não existe.”. Não, primeiro jocax definiu o que seja existir: “Algo existe quando tem as propriedades que o definem satisfeitas dentro da realidade”. Assim, jocax definiu o NJ como algo que:

    1-Não possui elementos físicos de nenhuma espécie. (Partículas , energia, espaço etc.)
    2-Não possui nenhuma lei.(Principalmente a lei embutida no “Nada Trivial”).

    O “Nada Jocaxiano” é uma construção filosófica que se diferencia do “nada trivial” por não conter a regra “Nada pode acontecer”. Desta forma jocax livra seu NJ de paradoxos semânticos do tipo: “Se ele existe, então ele não existe”. E afirma que este nada é ALGO que pode ter existido. Ou seja o “Nada Jocaxiano” é a estrutura física e lógica mais simples possível. E, como veremos, também a candidata natural possível para a Origem do Universo.

    Não devemos confundir a definição do NJ com regras a serem seguidas. A definição do NJ é seu estado inicial. Se a natureza se encontrar no estado definido pelas condições 1 e 2 acima, dizemos que ela é um “Nada-Jocaxiano”. O estado de um sistema, diferentemente de uma regra, é algo que pode mudar. Uma regra é algo que o sistema deve obedecer sempre, caso contrário não seria uma regra. Assim, por exemplo, o estado de “não possui elementos físicos” é um estado e não uma regra pois, eventualmente, este estado poderá mudar. Se fosse uma regra, jamais poderia mudar.

    Por ser livre de quaisquer elementos o “Nada jocaxiano” não pressupõe a existência de nada e assim, pela “Navalha de Ocam” [2], deve ser o estado mais simples possível da natureza e, portanto, sem necessidade alguma de explicações de sua origem. O “Nada Jocaxiano”, claro, não existe mais, mas pode ter existido num passado longínquo. Ou seja, o NJ seria o próprio universo –definido como o conjunto de tudo o que existe- dessa forma o Universo (como sendo um NJ) sempre existiu.

    O “Nada jocaxiano”, como tudo, deve seguir a tautologia: “Pode ou Não Acontecer”. Essa tautologia -verdade lógica absoluta-, como veremos, tem um valor semântico no “Nada-jocaxiano”: Permite (ou não) que coisas possam acontecer.

    Não podemos afirmar que num nada-jocaxiano coisas necessariamente devam ocorrer. Eventualmente pode não ocontecer nada mesmo, isto é, o NJ poderia continuar indefinidamente sem mudar de seu estado inicial sem que nada acontecesse. Mas existe a possibilidade de que fenômenos possam ocorrer desse nada absoluto. Essa conclusão segue logicamente da análise de um sistema sem premissas: Como o NJ, por definição, não possui leis, isso significa que ele é um sistema SEM PREMISSAS.

    Em um sistema sem premissas, não podemos concluir que algo não possa acontecer. Não existem leis para que possamos tirar esta conclusão. Ou seja: não existe a proibição de que qualquer coisa possa acontecer. Se não existe a proibição de que algo possa acontecer, então, eventualmente algo pode acontecer. Ou seja, as tautologias continuam verdadeiras num sistema sem premissas: “Algo acontece ou não acontece”. Se, eventualmente, algo acontecer, este algo não deve obedecer a leis, e portanto, seria algo totalmente aleatório e imprevisível.

    [Se você, leitor, acha isso totalmente absurdo, talvez por estar preso em seus dogmas religiosos onde não se discute a origem do deus inexistente, posso colocar uma evidência clara de que o NJ não é um absurdo: Procure, primeiramente, num sistema de busca da Internet pelo texto: “Partículas Virtuais” ou no singular: “Partícula Virtual”. As partículas virtuais ocorrem em nosso universo como criação espontânea do vácuo, do nada, de uma partícula e sua anti-partícula. A geração deste par de partículas é considerado pela ciência como um evento sem causas físicas, algo aleatório de fato. Isso é fato científico e pode ser explicado pela mecânica quântica. Agora vamos sair dos fatos e imaginar que cada uma dessas partículas encerra um ultra-micro-pico-universo em miniatura. Você, leitor, poderia provar que dentro destas partículas não existe um micro universo? Pois é. Assim, nesta experiência mental, temos um indício, uma pequena evidência, de que o surgimento de um universo do nada, não esta tão fora de propósito como muitos gostariam de acreditar. Mas continuemos…]

    Jocax chamou as primeiras aleatorizações do NJ de “Esquizo-Criações”. As esquizo-criações, por provirem de algo sem leis, seriam totalmente aleatórias e “malucas”. Claro que com as primeiras aleatorizações o NJ deixa de ser o NJ por possuir algo, ou seja, o NJ se transforma. Como o NJ não é limitado por nenhuma lei, eventualmente o NJ pode gerar também leis, nas quais seus elementos devam obedecer.

    Jocax acredita que a geração aleatória de leis produziu um universo lógico: Suponha que leis sejam geradas aleatoriamente. Se uma lei não entra em conflito com outra lei, ambas podem permanecer incólumes. Entretanto, se surge uma nova lei que entra em conflito com outras leis, a nova lei substitui (mata) as leis anteriores já que por ser uma lei ela deve ser obedecida (até que outra, mais nova, lhe contrarie). Assim, numa verdadeira “seleção natural” de leis, foram sobrando apenas as leis que não fossem incompatíveis umas com as outras e isso responde a uma questão filosófica fundamental de nosso universo: “Por que o Universo segue regras lógicas?”.

    Dessa forma o “Nada-Jocaxiano” é o candidato natural para a Origem do Universo, já que é o estado mais simples possível que a natureza poderia ter. E dele qualquer coisa poderia (ou não) ser aleatorizada. Até mesmo nossas leis físicas e nossas partículas elementares.

    Referência(s):

  21. JoyJoy disse:

    Ei vcs estão esquecendo de uma coisa,a fé, ela é o fundamento das coisas que nao se esperam,prova das coisas que não se vêem. ( o mesmo Deus q falou q criou o universo, falou da fé)Não pensem q Deus vai descer do céu agora e dizer: Hey, eu fiz tudo isso… Então se acredita ótimo, senão… O mesmo Deus q disse que criou o universo, disse também que Todo, mas todo joelho se dobrará, toda a lingua confessará q Ele, Ele é o Senhor de tudo ( todo o universo, acredite se quiser )e muitas coisas q Ele, esse mesmo Deus q disse q criou o universo escreveu, já começaram a se cumprir… É só vcs esperarem pra ver… não se enganem, Jesus também citado por esse Deus, que disse q criou tudo, poderiam ter imediatamente depois de ressuscitado, aparecer a todos, e dizer: _ Ei vcs q não creram em mim, eu disse q iria vencer a morte… mas inacreditavelmente ele não fez isso ( eu e vc faríamos, com certeza, pelo menos eu não perderia essa oportunidade… eu ia rir da cara de “todos que me mataram” (pensaram q me mataram, mas eu me dei a mim mesmo. disse ele ), Ele simplesmente apareceu a algumas pessoas, que criam Nele… Ele realmente não precisa provar nada pra ninguém, porque a perfeita criação do universo já demonstra quem Ele é, por Ele e para Ele são todas as coisas, a Ele a Glória, a Honra, a Força, sabedoria e poder para sempre e sempre e sempre amém……. (desculpe os vicios de linguagem)

  22. Luciano Garcia disse:

    Ora, o que a Ciência faz para o bem que não serve para o mal? por isso ela é conhecida desde o principio como a ciência do bem e do mal, qual é o papel da ciência? não é alterar a ordem natural das coisas? se não é! é o que parece! porque dizem que a Natureza é impefeita! não é isso? a Ciência e seus adoradores falam que nós que acreditamos em Deus, que tudo que não tem explicação atribuimos a Deus, e eles ou quase todos eles não enxergam que uma coisa leva a outra coisa, e ai? no fim vira nada? porque se não acreditam em uma causa primaria de todas as coisas no que eles acreditam? porque se uma coisa leva a outra coisa no que vai dar no final? no acaso? talves quando eles chegarem no acaso eles comecem a pensar em um ser superior!

  23. Ellen disse:

    Jesus, nosso Salvador.

    Os perdoem, eles não sabem oq fazem!

    vcs poderiam procurar algo melhor para fazer, ao invés de sair por ai
    blasfemando e difamando a imagem daqle q veio e nos salvou, JESUS!

  24. Sabedoria e Negócios

    Com 12 executivos, Ele criou a maior “empresa” do mundo

    Este livro estuda situações que ocorrem no dia-a-dia de qualquer pessoa que ocupa posição de liderança, desde a dona-de-casa, que necessita manter as tarefas e a disciplina doméstica em harmonia, até o executivo de uma grande empresa, cujos problemas chegam a sua mesa exigindo solução rápida e eficiente.

    recomendo…

  25. Jairo disse:

    Não pode haver uma causa primária para qualquer coisa porque o tempo não pode ser limitado na eternidade. Ele só pode ser infinito. No tempo infinito não há como inciar ou marcar um momento para criar algo, pois não é possivel encontrar o inicio do tempo para começar a contagem e chegar ao big bang ou a deus.

    Tudo que existe sempre existiu e sempre existirá. Nada pode iniciar ou terminar jamais.

    Num universo infinito tudo só pode ser sempre existente. Pois não é possível se aproximar ou se afastar de qualquer ponto no espaço ou no tempo, pois a distância e o tempo são infinitos em todas as direções.

    • jesa nideck disse:

      A causa primária de todas as coisas nesse universo que conhecemos, estamos sim presos nesse espaço tempo e ele teve sim um começo e terá um fim, é tudo bem mais complicado do que parece. Esse Universo que conhecemos~, não é real e sim criação do real.

  26. Jairo disse:

    A teoria do big bang é uma falácia, assim como deus. E o mesmo tipo de fantasia.

  27. Jairo disse:

    Isto está de acordo com pesquisas recentes que confirmaram que a matéria surge de flutuações no vácuo quântico, ou seja: surge do nada e não tem existência real, algo como ondas estacionárias. E a “partícula de deus” jamais será encontrada porque a matéria seria como uma ilusão.

    Se há uma realidade, ela não é a da ciência e nem a dos crentes. Ainda teremos que descobrí-la.

  28. Jairo disse:

    O nada filosófico se refere a ausencia total de percepção e não a ausência de nada, ao vazio absoluto – ninguém jamais pregou o vazio absoluto. Ou seja: O nada existe e é real, porém não podemos ainda perceber nenhuma de suas propriedades porque ele é mais real do que nossos sentidos ilusórios ou o contrário, tanto faz. O nada é apenas algo desconhecido, assim como matéria escura ou energia escura.

  29. Jairo disse:

    Caro JoyJoy, não se preocupe com os vícios de linguagem, pois esqueceu da própria linguagem. Você não fica com vergonha de escrever isso?

  30. Jairo disse:

    Não deixem de ver este site com análise e críticas sobre livros de auto-ajuda.
    http://bestsellerdavez.blogspot.com/

  31. Alexssandro Duarte disse:

    Comnheço sites criacionistas que simplismente não deixam os que pensam diferente expressarem suas opiniões. Aqui é diferente todos opinam a vontade, inclusive escrevendo extraordinárias besteiras como a velha tese que a Evolução é uma teoria então não é real, aconselho a esses a estudarem um pouquinho o que é teoria para a ciencia, outros já se apegam a fé para contestar o Big Bang, tudp bem, é um direito acreditar no que quiser, mas me pergunto por que Zeus, Alá, Odin, Mitra e companhia não são citados, apenas o Deus cristão, Jesus, etc… ? A fé de voces é a unica verdadeira ???

    • jesa nideck disse:

      Transportando-nos a alguns milhões de séculos somente, verificamos que a nossa terra ainda não existe, que mesmo o nosso sistema solar ainda não começou as evoluções da vida planetária. Entretanto, já esplêndidos sóis iluminam o éter: já planetas habitados dão vida e existência a uma imensidade de seres que nos precederam na carreira humana, que as produções opulentas de uma natureza desconhecida e os maravilhosos fenômenos dos céus desdobram, sob outros olhares, os quadros imensos da criação. Que digo! já deixaram de existir esplendores que muito antes fizeram palpitar o coração de outros ( mortais ), sob o pensamento da potência infinita! E nós, pobres seres pequeninos, que viemos após uma eternidade de vida, nós nos cremos contemporâneos da Criação !
      Ainda uma vez, compreendamos melhor a Natureza. Saibamos que atrás de nás, como a nossa frente, está a eternidade, que o espaço é teatro de inimaginávelsucessão e simultaneidade de criações. Tais nebulosas, que mal percebemos nos mais longinquos pontos do céu, são aglomerações de sois em vias de formação; outras são Vias Lacteas de mundos habitados; outras, ainda são sedes de catástrofes e de perecimento. Saibamos que, asim como estamos colocados no meio de uma infinidade de mundos, tambem estamos no meio de uma dupla infinidade de durações, anteriores e ulteriores; que a criação universal não se acha restrita a nós, e que, portanto, não podemos aplicar essa expressão à formação isolada do nosso pequenino globo>

      Deus cria para evoluir!

    • jesa nideck disse:

      Outro absurdo! Que homem de bom senso pode considerar o acaso um ser inteligente? E, demais, que é o acaso? Nada.” A harmonia existente no mecanismo do Universo patenteia combinações e desígnios determinados e, por isso mesmo, revela um poder inteligente. Atribuir a formação primária ao acaso é insensatez, pois que o acaso é cego e não pode produzir os efeitos que a inteligência produz. Um acaso inteligente já não seria acaso.

  32. Alexssandro Duarte disse:

    A ideia que Deus criou o universo pois nada pode surgir do nada é absolutamente banal, é desmontada com a pergunta : E Deus (seja lá qual for) surgiu do nada ?

    O fato de desconhecermos o que existia antes do Big Bang não qualifica a explicação da intervenção divina como a mais provavel.

    • jesa nideck disse:

      Nossa mente ainda não está preparada para entender Deus. Vivemos limitado e presos nesse universo que não é tão real como imaginamos. Começo, fim, tamanho, distancia, velocidade, espaço, tire tudo isso da sua cabeça e começará entender Deus!

  33. Jocax disse:

    F.A.Q. do “Nada Jocaxiano”
    (Perguntas mais freqüentes sobre o Nada-Jocaxiano “NJ”)
    Jocax, Fev/2009

    1- O que é o Nada-Jocaxiano (NJ)?

    R: O NJ, diferente do inexistente, é algo (ser) que apresenta as seguintes propriedades:
    P1-Não existem elementos físicos de nenhum tipo (matéria, espaço, ou energia).
    P2-Não existem leis de nenhum tipo.

    2- O NJ existe?

    R: Podemos dizer que o NJ existe se existir algo que tenha as propriedades de um NJ (P1 e P2 acima). Atualmente o NJ não existe mais, mas pode ter existido num passado remoto, antes do “Big-Bang”.

    3-O NJ é “ser”?

    R: Sim. Uma vez que ele possui propriedades ele deveria existir para ser receptor destas propriedades.

    4-A característica do “Nada-Jocaxiano” não possuir regras ou leis não seria, ela própria, uma regra?

    R: Não. Uma regra estabelece alguma forma de restrição. Por exemplo: “meu carro precisa ser vermelho” é uma regra, mas “meu carro é vermelho” não é uma regra e sim um ESTADO do carro. Eventualmente o carro pode ser pintado de azul e mudar de cor. Estabelecer que o estado da natureza no qual não existam regras é definido como sendo o “Nada-Jocaxiano” também não é uma regra a ser seguida e sim um possível estado da natureza, que poderia (ou não) mudar.

    5-Dizer que tudo pode acontecer não seria uma regra? Uma imposição ao “Nada-Jocaxiano”?

    R: Seria. Mas se observarmos ao texto eu friso que do nada Jocaxiano tudo pode OU NÃO acontecer. E isso não é uma regra, mas sim uma TAUTOLOGIA lógica-, uma verdade absoluta em quaisquer circunstâncias ou cenários. Isso implica que o “Nada-Jocaxiano”, como tudo, segue uma tautologia (uma verdade absoluta) e não uma regra.

    6-O “Nada-Jocaxiano” não possui elementos físicos nem leis, mas ele possui alguma POTÊNCIA, ou não?

    R: Se chamarmos de “potência” como sendo a possibilidade de se transformar, a resposta é sim. Porém, devemos lembrar que possibilidade não é certeza, e eventualmente ele jamais se transformaria ou geraria alguma ou qualquer outra coisa.

    7-O Nada-Trivial, onde nada pode acontecer, não seria algo mais provável que o “NJ”?

    R: Não! O nada que as pessoas normalmente imaginam, e que eu chamei de “nada trivial” (NT), é infinitamente mais improvável de acontecer como origem do universo do que o NJ. Isso porque o “nada-trivial” possuiria, embutidas nele, INFINITAS regras a serem seguidas, por exemplo: ele não poderia gerar campos, não poderia gerar espaço, não pode gerar uma cadeira; não pode gerar leis físicas; ele não pode gerar deus; ele não pode gerar um Big-Bang; ele não pode gerar vida; ele não pode gerar partículas, etc.

    8-O “Nada Inexistente” não é mais “puro” que o NJ?

    R: O “Nada Inexistente” (NI) é um “nada” onde nada existe, nem ele mesmo!
    Ele é, portanto, intrinsecamente contraditório, pois se ele mesmo não existe, ele não poderia ter propriedades, mas se ele possui a propriedade de não conter nada, ele deveria existir. Assim, se o “NI” existe, ele não pode ser inexistente, e se ele for inexistente, ele não pode existir. É algo contraditório, e por isso não foi utilizado como gerador do cosmo.

    9- Qual a diferença de “Universo” e “Cosmo”?

    R: Universo é o conjunto de tudo o que existe. Assim cada possível “Universo bolha” ou “Multi-Universo” são, na verdade, partes do mesmo Universo. Por isso é mais correto denominar cada “Universo bolha” de “Cosmo-bolha”. Um Cosmo, portanto, seria uma região do universo regido por suas próprias leis físicas, isolado e sem interconexão com outros cosmos.

    10-O NJ é o Universo ou deu origem ao Universo?

    R: A rigor, pela definição de Universo, como sendo o conjunto de tudo o que existe, o NJ seria o próprio universo. Seria o universo em seu estado “minimal”, o estado mais simples possível. Portanto, o NJ não poderia originar o universo, pois ele seria o próprio universo, onde o tempo não existiria. Posteriormente ele poderia ter aleatorizado um ou mais cosmos.

    11- O NJ não estaria limitado à nossa lógica? Ele poderia ser ilógico?

    R: Devemos perceber que existem dois conceitos sobre o Nada Jocaxiano que estão inter-relacionados: O Objeto Nada-Jocaxiano (NJ-Objeto), e a Teoria sobre este NJ-Objeto (NJ-Teoria). O NJ-Objeto é definido como algo que possui as propriedades referentes ao NJ (P1 e P2) descrito acima. A teoria sobre o NJ (NJ-Teoria) é uma teoria baseada na lógica, que explica como o NJ-Objeto poderia aleatorizar nosso cosmo. Pode-se argumentar que se o NJ-Objeto não possui leis então também não precisaria obedecer à lógica, e isso, de fato, é correto. Entretanto, ao analisarmos o NJ-Objeto com a nossa lógica clássica, não estaremos incluindo novas possibilidades ao NJ-Objeto, mas, sim o oposto: poderemos estar, na verdade, limitando as possibilidades do NJ-Objeto, o que significa, talvez, que ele possa ser ainda mais “toti-potente” do que possamos imaginar.

    12- O NJ, ao aleatorizar algo, deixa de ser um NJ, e perderia assim a capacidade de aleatorização?

    R: As aleatorizações do NJ são chamadas de “esquizo-criações”. O Universo estava na forma de um NJ. A primeira esquizo-criação do NJ faz com que o NJ deixe de ser um NJ, pois agora o universo tem, ao menos, um elemento: sua primeira esquizo-criação. Se esta primeira esquizo-criação não for uma lei que o impeça de aleatorizar outras coisas, como por exemplo, uma lei que o torne um “nada-trivial”, então esta esquizo-criação, que é o NJ evoluído (NJE), poderia, eventualmente, continuar gerando suas esquizo-criações. Apenas a geração de leis que restrinjam a própria geração de leis poderia impedir novas esquizo-criações.

    13- Poderíamos isolar uma porção do cosmo e torná-lo um NJ?

    R: Dificilmente. Uma vez que o nosso cosmo já está “banhado” por leis físicas, para criarmos um NJ teríamos que retirar todas as leis físicas daquela região. Ninguém ainda sabe se isso é possível e muito menos como isto poderia ser feito.

    14-Para haver seleção natural de leis, as leis não teriam que ser ordenadas temporalmente, isto é, o tempo já não teria que ser pré-requisito?

    R: Se for necessário que haja alguma “lei do tempo” ou o próprio “tempo” para que possamos ordenar as leis que são aleatorizadas pelo NJ então isso não seria um grande problema. Bastaria “esperar” que uma das “esquizo-criações” fosse uma lei temporal. A partir de então as novas leis estariam ordenadas e sofreriam “seleção natural”.

    15-Quais as evidências que o nosso cosmo veio de um NJ?

    R: As evidências seriam um universo lógico, onde não haveria contradições físicas entre os elementos deste universo.

    Referências:
    [1] O Nada Jocaxiano
    http://stoa.usp.br/jocax/files/1208/7309/O+Nada-Jocaxiano.html

  34. Inderson disse:

    Amigos,

    Fui cristão por 03 anos e hoje me considero um Ateu, Por quê?
    Surgiram várias dúvidas sobre a bíblia, a 1ª são as mortes, tantas mortes e todas com ciência de deus ou a maioria da vezes com o seu mandar, mas a questão é: – Como surgiu o mundo?
    Foi Deus ou um Big Bang? Como de Adão e Eva o mundo foi todo popularizado e pior teve dilúvio e varreu tudo só ficou Noé e sua família e mais uma vez popularizaram todo mundo. Como assim, e as Américas que são isoladas pelo Oceano, “ah mais houve separação de terras com o passar do tempo”, como assim? ninguém viu? se foi antes de Adão como existia índios do outro “lado do mundo”? quem levou a raça humana pra lá? e se foi depois alguém acompanhou? alguém viu? não é possível, aonde esta escrito? Respondam. Abraços.

    • jesa nideck disse:

      A verdadeira vida é Espiritual, somos Espíritos imortais habitando temporariamente a matéria, estamos na verdade presos aqui nesse planeta, estamos pagando nossas dívidas.

    • jesa nideck disse:

      Emmanuel, em seu livro A Caminho da Luz, nos dá informações valiosas a respeito da chamada raça adâmica, assunto que foi tratado igualmente por Kardec em A Gênese. Nesta obra, o Codificador, depois de aludir à questão das emigrações e imigrações coletivas de Espíritos de um mundo para outro, faz clara referência à raça adâmica no cap. XI, item 38: “De acordo com o ensino dos Espíritos, foi uma dessas grandes imigrações, ou se quiserem, uma dessas Colônias de Espíritos, vinda de outra esfera, que deu origem à raça simbolizada na pessoa de Adão e, por essa razão mesma, chamada raça adâmica. Quando ela aqui chegou, a Terra já estava povoada desde tempos imemoriais, como a América, quando aí chegaram os europeus”.

    • jesa nideck disse:

      Que significa a expressão raça adâmica? R.: De acordo com o ensino dos Espíritos, foi uma dessas grandes imigrações de Espíritos, vindos de outra esfera, que deu origem à raça simbolizada na pessoa de Adão e, por essa razão mesma, chamada raça adâmica. Quando ela aqui chegou, a Terra já estava povoada desde tempos imemoriais, como a América, quando aí chegaram os europeus. Mais adiantada do que os povos que a tinham precedido neste planeta, a raça adâmica foi, com efeito, a mais inteligente e a que impeliu ao progresso todas as outras. O Gênesis no-la mostra, desde os seus primórdios, industriosa, apta às artes e às ciências, o que mostra que ela não passou na Terra pela infância espiritual, diferentemente do que ocorreu com os demais povos que habitavam, então, o planeta.

  35. Arx disse:

    Adão e eva tiveram caim, abel e sete entre outros filhos. leia gênesis com mais atenção (gênesis 5:4). Sobre as outras dúvidas, Noé construiu a arca, os seus descendentes não podiam construir nada parecido para se deslocar entre as Américas? Claro que sim! não é tão difícil quanto parece, mas nem tudo está registrado na bíblia, pois é um livro físico com limite de tamanho e etc. Pra que muitos acreditassem na bíblia seria necessário que ela descrevesse o bóson de higgs e etc, porém ela não foi escita para isso, o foco da bíblia não pe ensinar ciências e nem provar que é um super livro perfeito, quem acredita beleza e quem não acredita problema.

    • jesa nideck disse:

      Adão e Eva viveram na Terra no período neolítico

      10. Mais adiantada do que as que a tinham precedido neste planeta, a raça adâmica foi, com efeito, a mais inteligente e a que impeliu ao progresso todas as outras. O Gênesis no-la mostra, desde os seus primórdios, industriosa, apta às artes e às ciências, o que mostra que ela não passou na Terra pela infância espiritual, diferentemente do que ocorreu com os demais povos que habitavam, então, o planeta.

      11. Tudo leva a crer que a chamada raça adâmica não é antiga na Terra e nada se opõe a que seja considerada como habitando este globo desde apenas alguns milhares de anos, o que não estaria em contradição com os fatos geológicos, nem com as observações antropológicas, antes tenderia a confirmá-las. Caim e Abel tinham habilidades desconhecidas dos homens primitivos, como o uso da terra para plantio e o pastoreio. Caim conhecia também a arte da construção de casas e cidades, uma conquista do período neolítico, porque antes dele os homens da Terra viviam em cavernas.

      12. Chama-se período neolítico ao período da época holocena em que os vestígios culturais do homem pré-histórico se caracterizavam pela presença de artefatos de pedra polida (ainda não era utilizado o bronze) e pelo aparecimento da agricultura. A época holocena, iniciada há cerca de 12.000 anos, é aquela em que as geleiras se restringiram às regiões polares e ocorreram o desenvolvimento e a expansão da civilização humana.

      13. O Espiritismo nos ensina que a espécie humana não começou por um único homem e que aquele a quem chamamos Adão não foi o primeiro nem o único a povoar a Terra. Kardec indagou aos Espíritos Superiores: “Em que época viveu Adão?” Eles responderam: “Mais ou menos na que lhe assinais: cerca de 4.000 anos antes do Cristo” (L.E., item 51). De fato, a narrativa contida no cap. 4 do Gênesis nos leva ao mesmo entendimento, porque somente no período neolítico – entre os anos 5.000 a.C. e 2.500 a.C. – é que surgiu na Terra o pastoreio, seguido do cultivo da terra, e o homem passou de caçador a pastor. Ora, Caim cultivava o solo e seu irmão Abel era pastor, o que prova que a data indicada pelos Espíritos a respeito da época em que viveu Adão é perfeitamente compatível com os registros históricos. Como o povoamento da Terra se iniciou em épocas bem mais recuadas, é evidente que não descendemos dos pais de Abel e Caim, mas de outros ancestrais que teriam vivido muito antes.

  36. Arx disse:

    A teoria di Bigi Bang é penas uma possibilidade, logo não temos comprovações suficientes para comprová-la. Considerando que a teoria seja verdadeira qual o problema? A bíblia diz que DEUS criou o mundo e não diz como certo? A única inconsistência é falar que “do nada tudo surgiu”. Não foi do nada, foi de DEUS, só que em geral a comunidade científica não acredita em DEUS então postula-se “do nada”. A ciência não é anticristã quanto se desenvolve com o intuito de desenvolver conhecimento, pois se pararmos para pensar, seus descobridores é que postulam suas teorias de forma a desconsiderar DEUS, o que não torna a descoberta “demoníaca”, só torna mal anunciada, em resumo o problema entre ciência e cristianismo está no anúncio, e não no conteúdo.

  37. EMS disse:

    Marcelo, parabens pela competencia com q abordou a existencia de uma PESSOA Criadora de TUDO o q sabemos (e saberemos) q existe, como tb das OUTRAS q nem sabemos. Essa estoria de descartar um Autor, um Criador, uma Inteligencia Suprema, seria aceitavel para qualquer ser, menos para uma Pessoa. Isso no mínimo é um estado de insanidade ou de “burrice” mesmo.
    A vocês q estao entrando nesse forum agora, recomendo q leiam pelo menos até esta postagem do Marcelo: “marcelo Diz:
    julho 5th, 2006 at 12:39 am
    cadê a verborragia cética de vcs?”

    O q constatamos é q boa parte desses Ateus são apenas “papagaios”, repetindo chavões, frases prontas…ou seja, pessoas q se “mediocrizam” diante de assuntos q exigem profundidade.

  38. EMS disse:

    INDERSON, permita-me procurar esclarecer algo sobre o q vc comenta sobre Adão, Eva, Noé e outros Personagens da Biblia: é q os mesmos nao são necessariamente “uma pessoa” mas um Povo, uma Sociedade, uma Humanidade. A Eva seria um “grupo” desse Coletivo…daí ficar mais compreensivel a “populaçao” ou a “repopulação” tb.
    O Mundo e Tudo q existe surgiram de uma “Vontade de Deus” é como se fosse uma Necessidade dEle, ou algo “natural” da Sua Natureza Criadora.
    Qto às mortes, as matanças isso fica por conta de uma mentalidade primitiva corrente nas épocas…
    Amigo, saiba q ninguem tem resposta para tudo, mas algumas. Mas isso nao invalida o esforço “Judaico-Cristão” de explicar a Existencia do Criador.
    Paz

    • jesa nideck disse:

      Os conhecimentos que os povos da antiguidade tinham em relaçao aos astros, vem da própria mediunidade ou recordações de encarnações anteriores em outro orbe mais adiantado do a terra.

      poriço que em todas as religiões em todos os tempos existem grandiosas verdades, hora escondida nos símbolos, nas parábolas, na filosofia,na profecia etc etc etc Na verdade os astronautas somos nós, é claro que existem outros planetas habitados neste universo quadridimensional,Como sabemos, as distancias medidas em anos luz não serão derrotadas com um monte de latas e parafusos.Talvez não haja vida inteligente no nosso sistema solar,então eles teriam que vir de muito longe, e se conseguirem chegar aqui seriam altamente evoluidos, isso se eles morarem numa estrela vizinha.

      Eles nos visitam sim, mais não em disco voadores, sempre nos visitaram e sempre estiveram com agente, através da reencarnação. Todos esses “genios” e “santos”que passaram pela terra vieram de civilizações que estão muito na nossa frente.

      Quando a bíblia diz que Adão e Eva Foram decaidos do Paraiso e vieram pra terra comer o pão que o diabo amassou, trouceram com eles tambem os conhecimentos adquiridos na cosciência espiritual, e com isso adiantaram a raça humana. Adão e Eva são só simbolos corretos como tantos outros milhares que a humanidade teve sempre em mãos e que até os ciêntistas, os ditos letrados e intelectuais só manifestam completa ignorancia no assunto. Quando Jesus (et) disse que a verdade está dentro de nós é porque nós somos a verdade. A matéria se transforma e as informações não se perdem.
      E SE NÂO EVOLUIR MOS TAMBEM VAMOS SER RETIRADOS EM ESPÌRITOS DO PLANETA TERRA E VAMOS ENCARNAR EM UM PLANETA EM PIORES CONDIÇÕES AFIM DE AJUDAR NA EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE.
      Só OS JUSTOS HERDARÃO A TERRA.

  39. camila disse:

    bom eu estou fazendo catequesi e falamos sobre uma hostia que virou carne do coraçao de jesua e desde entao comecei a procurar sobre esse assunto que me deixou arrepiada e com certeza com esperança de um dia encontras jesus!

  40. Paulo disse:

    Poderia se criar o livro: Polemica e Dinheiro, como criar polemica na internet para que crentes idiotas gerem conteudo gratis para um blog!

    O problema é que chega cada figura … gente afirmando que a evolução acabou …

  41. [email protected] disse:

    A matéria é criação da consciência superior,para nós ela é como percebemos e compreendemos, nossa compreenção ainda é limitada, o mundo real ou espiritual é o responsável por tudo que existe nessa dimensão tempo espaço tempo.
    A verdadeira vida é espiritual como anunciou Jesus, ele veio trazer grandes verdades,que não foram compreendidas.
    A humanidade ainda é como formigas que não sabem que estão sendo observadas, e sois como minhocas que só acreditam naquilo que comem.

  42. Jesa Nideck disse:

    O intercambio com o mundo espiritual,é um movimento sagrado, em função restauradora do verdadeiro e puro ceistianismo: que ninguem todavia, se descuide das necessidades próprias, no lugar que ocupa pela vontade do senhor.
    A maior surpresa da morte carnal é de nos colocar face a face com a própria consciência, onde edificamos o céu, estacionamos no purgatório ou nos precipitamos no abismo infernal da própria consciencia; vem lembrar que a terra é oficina sagrada, e que ninguem a menosprezará, sem conhecer o preço do terrível engano a que submeteu o coração.
    Nossa consciencia diz bem alto, que não basta à criatura apegar-se à existencia humana, mais precisa saber aproveitá-la dignamente:que os passos do verdadeiro cristão, em qualquer escola religiosa, devem dirigir-se verdadeiramente ao Cristo, e que, em nosso campo doutrinário, precizamos, em verdade, do espiritismo, e do espiritualismo, mas, muitomais, de espiritualidade.

  43. Jesa Nideck disse:

    O intercambio com o mundo espiritual, é um movimento sagrado, em função restauradora do verdadeiro e puro CRISTIANISMO.

  44. Fernando disse:

    ei Robson e os demais que não creem q Deus tudo criou, desculpem amados , mais de onde vcs acharam q surgiram? do macaco? Só ha apenas um que pode trazer a existencia , o que não existe..Jesus.
    talvez alguns não creiam, mas um dia talvez, vc precisará, e vc vai clamar,
    e vai lembrar de tudo que crÊ, e não será atendido, ai vc lembrará q um dia algum louco, algum retardado rs, como eu , ( a cruz é loucura para os que perecem) falaram de Jesus , e qdo vc clamar Ele dirá fala meu filho, o que queres q eu t faça? ei Jesus te ama , sempre te amou, ei fale com Ele, Deus anseia ouvir os seus, amado, amada não demore , pode ser tarde,

    a mudança que queremos começa por nós mesmos…

    Fernando Jesus

  45. jesa nideck disse:

    Um cético tem a mente limitada, só vai aonde a matéria pode ir, é como colocar um limite na própria consciência. Pensando dessa forma, nunca conseguirão entender Jesus.

  46. jesa nideck disse:

    Antigamente o Homem com conhecimentos limitados,achavam que a TERRA era o centro do universo.
    Hoje na era da tecnologia, e o Homem com conhecimentos adiantados, parece que ainda pensa assim. BIZARRO !
    Acham que podem desvendar todos os MISTÉRIOS baseados neste pontinho azul no universo infinito!

  47. jesa nideck disse:

    Misturam tudo, devemos cuidar da nossa casa,nosso planeta. O nosso planeta esta em risco sim, os céticos deviam contestar os próprios materialistas que colocam em risco toda e pouca evolução espiritual conquistada até agora, colocam em risco toda caridade, amor e missericórdia que se produzem em nome do mestre Jesus. .Acreditar que somos tão somente um bolo de carne e que tudo aconteceu por acaso,acham que todos os conhecimentos do universo material estão com os ciêntistas da terra. Acho até bom que vocês fiquem oculpados com nibiruzinhos e etezinhos pelo menos assim vocês tem mais chances de estarem com a razão, já no que se diz respeito a JESUS, já vi que voces não tem força, porque ele é uma verdade incontestável que está em nosso alcance.Viver num mundo materialista deve ser terrível, viver num mundo onde a injustiça tem que ser aceita, onde crianças e inocentes morrem todos os dias nas mãos de verdadeiros monstros e esses monstros muitas vezes usufruem da riqueza e do poder, onde as coisas o dinheiro vira Deus, onde a consciência,o pensamento a espiritualidade o amor são coisas da matéria.um mundo onde só cabe o que os céticos sabem,seria um suicídio coletivo uma verdadeira destruição.Todos poderiam praticar todos os tipos de maldade e injustiças visto que a vida é uma só e nada a além da morte carnal. Graças ao nosso Bom Jesus, nem todos são materialistas,a esperança ainda vive nos corações de quem realmente é justo e está do lado do bem e da verdade divina que ainda está longe da nossa compreenção. ser materialista é não pensar além da matéria é regredir até virar pedra.acho que os céticos deveriam realmente se entreter com essas coisas de fotos de fantasmas, planeta nibirus, ets, comandantes espaciais e deixar Jesus em paz,já que não o compreendem, porque ele é real, sério e verdadeiro.
    mais tarde enviarei o espírito de verdade para ensinar o que agora não podem entender, e dois mil anos se passaram e muita gente ainda não entende a espiritualidade.

    Suponhamos que, por uma circunstância qualquer, toda a população da terra adquirisse a certeza de que, em uma semana seremos totalmente aniquilados, que nenhum indivíduo sobreviverá, que não restará marca nenhuma de si mesmo depois da morte e que esta é a única vida , que não há alma nem espérito nenhum;
    que fará durante esse tempo?
    Trabalhará pelo seu melhoramento, pela sua instrução?
    Se entregará ao trabalho para sobreviver?
    Respeitará os direitos, os bens, a vida de seus semelhantes?
    Submeter-se á às leis de uma autoridade, qualquer que seja?
    Terá para si um dever qualquer? Fará o bem? Salvará alguma vida?
    Pois bem! .Se as consequencias disso não são tão desastrosas quanto poderiam ser, é primeiro porque, entre a maioria dos incrédulos ou materialistas, há mais que fanfarrice do que de verdadeira incredulidade, mais dúvidas do que convicção, e porque tem mais medo do nada do que procuram aparentar; o título de espírito forte lisonjeia-lhes o amor próprio; em segundo lugar, porque os incrédulos absolutos não existem ou são uma infinita minoria da burrice.E se a incredulidade absoluta se tornar um dia a opinião da maioria,seríamos verdadeiros psicopátas e tudo, exatamente tudo poderia deixar de existir. NÓS PRECISAMOS DE JESUS !

  48. jesa nideck disse:

    Quando fazemos alguma coisa errada, pinta uma certa angustia, um incômodo,um arrependimento que parece que nos leva a confrontar nosso próprio Espírito , que não foi feito para não consertar o que esta errado
    Exista uma força muito maior que comanda tudo, que atrravessa o espasso tempo instanteneamente e altera qualquer resultado, essa força não reside aqui mas se manifesta atraveis de informações
    Quando agente faz o bem pra alguem, nos conectamos com essa força e nosso corpo fica mais leve, tudo fica mais fácil… Até as dificuldades.
    Essa força não reside na matéria, ela não cabe e nem combina , não está sujeita as leis que regem a matéria ao do começo e nem a do fim, a distancia então pra ela nem existe, só atraveis do Espírito ela pode acontecer! É facil imaginar de que força estamos falando; Não é?

  49. jesa nideck disse:

    espaço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *