MENU

Brinquedo confunde ufólogos

Ventilador transformista: os cabelos, que diferença!

11 de junho de 2007 Comments (43) Views: 2908 Ceticismo

“Asteróide Pallas poderá se chocar com a Terra em 2007” (ou: Compre um carro novo)

Astrônomos amadores descobriram que o asteróide 2-Pallas teve sua órbita alterada e segundo os últimos cálculos está em rota de colisão com a Terra. Os principais centros espaciais do mundo ainda não se pronunciaram, mas já existe uma grande mobilização na comunidade científica e militar.
O impacto poderá trazer grandes conseqüências, levando em conta a extensão do asteróide, considerada a segunda maior do cinturão que vai de Marte a Júpiter.
O 2-Pallas mede 558x526x532 km e caso a informação seja confirmada trará mudanças sem precedentes na existência humana na Terra. A colisão deverá acontecer na primeira quinzena de julho de 2007. Logo, deveremos ter novas notícias das autoridades competentes, que por enquanto evitam comentar o fato para não gerar um descontrole generalizado na população mundial.
[Observatório de asteróides]

Curiosamente, se você tentar acessar qualquer outra página do site do “Observatório de asteróides”, não encontrará nada. Tão ou mais curioso, se procurar por qualquer notícia independente sobre o 2-Pallas, que é em verdade o terceiro maior asteróide do cinturão, não encontrará nada. O que pode encontrar é que em julho deste ano, a Citroen lançará o Pallas.
Se parece inacreditável que uma campanha de marketing seria feita desta forma, veja como os gênios publicitários compararam espaço na página inicial do Estadão e moldaram seu anúncio como uma notícia:

O e-code tem a notícia completa.
[via GEOcomunidade]

Tags: , ,

43 Responses to “Asteróide Pallas poderá se chocar com a Terra em 2007” (ou: Compre um carro novo)

  1. Victor disse:

    E ja’ ate’ virou noticia em seccoes de ‘Ciencia e
    Tecnologia’.

    http://www.iparaiba.com.br/plantao.php?noticia=90072&categoria=8

    sera’ que ninguem ve que o Pallas e’ tao grande que
    a possibilidade de vir a se chocar com a terra e’ menor
    que a lua cair…

  2. Emily disse:

    Infelizes esses publicitários!!! Estou completamente indignada e arrasada com tal tipo de peça publicitária que causou mto aflito em minha família! =S Devem ser punidos!

  3. […] o site Ceticismo Aberto também fez uma artigo sobre a campanha e incluiu uma foto da chamada no […]

  4. nilo disse:

    auhAHUAHUAUHuAuhAUHAUHA
    tao me zuanDo
    aff
    pensei q ia morrer -.-

  5. Dorival Santos Scaliante disse:

    Sugiro escrevermos reclamando no http://www.conar.org.br

    Peça publicitária ridícula e antiética, ainda mais nesta época de tanta bandalheira e de todo mundo fazendo o que bem entende.
    Dorival

  6. Fred - SJC - SP disse:

    Trabalho na Embraer e de manhã minha irmã me ligou, depois que li achei estranho, depois outras pessoas me falaram que não tinha nada a ver, ele esta muito longe e não é um asteróide que sequer tenha perigo de aproximação…

    O idiota que bolou isso aí, talvez tivesse em mente algo do tipo “impacto” , um carro que será uma estrela… só que no anúnico o imbecil, citou até que a humanidade corria risco, pelo jeito quem corre risco agora é o emprego dessa turma de otários, que conseguiram causar aflição em várias pessoas.

    Que tenham prejuízo astronômico a Citroen e os marketeiros infelizes.

  7. Gil Guilherme disse:

    Concordo com o Fred…
    Comentário anterior.

    Publicitário ruim tem que morrer pela boca.
    A “palavra” é seu principal instrumento profissional, no entanto também seu próprio veneno!

  8. João Carlos disse:

    O objetivo é passar a mensagem:aproveitem seus últimos momentos com um Pallas novinho, gastem o que têm enquanto podem porque o fim está próximo. Imbecil será quem cair nesse papo e se desfizer das suas economias para comprar um carro novo!

  9. angela oshiro disse:

    acho que as autoridades deveriam tomar alguma atitude contra esse tipo de publicidade.não podemos admitir que essas empresas brinquem com a saúde psíquica das pessoas.essa brincadeira é muito perigosa e poder levar muitas pessoas a situações desisperadoras.

  10. Angela Oshiro disse:

    Retificando mensagem anterior,essa brincadeira levam pessoas a impulso deseperadores e até a tentaiva de homicídio dependendo da saúde psíquica.
    Abaixo publicidade barata!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  11. mery costa disse:

    essa notícia causa desespero!!!!!!!!!!!!!!!pode levar muita gente ao suicídio, homicídio etc…

  12. Silvio disse:

    Isso foi uma golpe publicitário de mau gosto, sinceramente as pessoas envolvidas deveriam ser punidas.

  13. Marco Antonio disse:

    Acabei de enviar uma reclamação ao conar (www.conar.org.br)acho que todos deveriam fazer o mesmo.

  14. Angel Crazy disse:

    Isso é uma coisa muito séria!!!Então não deve se tratar apenas como uma propaganda, existem certas pessoas que não vê suas atitudes e as consequencias que isso pode causar.Em que mundo estamos?Aonde iremos parar?O que as pessoas são capazes de fazer por causa de dinheiro?Isso requer punição!!!:X…Atitude sem a menor noçaõ de perigo…

  15. Felipe disse:

    Vcs não perceberam q eles estão mostrando um lado muito positivo…de q não podemos acreditar em qq coisa q vemos…q o mundo é cheio de mentiras…e q apenas pessoas tolas passam a pensar nisso de forma negativa…o tempo todo estava escrito q era publicidade…c em algum momento vcs acreditaram q era verdade… parabens, vcs acabam de ser pegos por milhões de noticias falsas sobre politica, economia, esportes…ou qq coisa q vcs tenham lido…mais uma vez o povo brasileiro percebe sua estupidez e prefere ficar bravo com os outros ao invés de olhar pra si mesmo e pensar nas suas próprias crenças do q é real ou não.

  16. johnnye disse:

    …sem cometários… e o pior é que eles ganharam uma puta grana pra criar isso….

  17. NOSSA MAIS NÓS PODEREMOS MORRER POR CAUSA DESSE ASTERÓIDE ELE É MUITI,MUITO PERIGOSO????????????

  18. Zé Geraldo disse:

    Ai pessoal! já que brincarão, en causar aflição nas pessoas:também poderemos brincar en boicotar essa sucata velha deles: q tal vamos passar essa ideia a fente, tipo uma corrente legal ne. bando de “OTARIOS” ABAIXO A “”CITROEN'”

  19. Ennio - S.Negra-SP disse:

    O autor da peça publicitária foi extremamente infeliz, ao querer plagiar Orson Welles, o cineasta e ator americano, que em 1938 narrou, em programa de rádio ao vivo, uma falsa invasão alienígena, inspirada em “A Guerra dos Mundos” de H.G.Wells e que provocou um tremendo pânico entre os ouvintes.
    Técnicamente errada (os asteróides têm órbita elíptica e nunca fazem um desvio de quase 90º, como mostra a ilustração que acompanhou a matéria) e de conseqüencias imprevisiveis se a “notícia” chegasse às camadas mais despreparadas da população, incapaz de entender os seus reais objetivos (lançamento do novo modelo do carro Citröen).
    Uma tremenda apelação publicitária, perigosa e que infelizmente encontrou veículos que lhe deram guarida. Deveria ter morrido no nascedouro.

  20. alex henrique disse:

    brincadeira de muito mal gosto desses publicitários,pode parecer uma tremenda bobagem mais tem gente q pode realmente acreditar que essa noticia é verdadeira,deveriam processar o fabricante do carro e a agencia que fez o comercial,como eu disse,bricadeira de muito mal gosto…

  21. jose a n silva disse:

    O cidadão comum não tem acesso a informações de domínio de especialistas para tirar determinadas conclusões.

    O que importa mesmo é que se o UOL e outras consagradas empresas se vendem por 30 dinheiros, o problema é deles.

    Acreditar neles, esse passou a ser o problema de todos nós, depois de transformados em pobres trouxas.

  22. Rubens disse:

    Acho que, ao contrário de muitos comentários acima, essa equipe de publicitários atingiu seu objetivo e não vejo nenhuma falta de ética; explico porque: em primeiro lugar, deveríamos, antes de dar atenção a “astrônomos amadores”, termos mais confiança nos astrônomos profissionais e não o contrário e isso acontece no Brasilzinho véio de guerra desde o tempo do Império, ou seja, a fofoca é a base da sociedade. Em segundo lugar, ao lermos tal anúncio e, depois, sabermos que não foi um golpe e sim uma campanha publicitária, não cabe a nós julgar quem está certo ou não em consumir a marca, afinal, vivemos uma democracia e livre concorrência de mercado, onde compra quem pode ou quem quer, ou os dois. Em terceiro lugar, estamos aqui, como em outros debates virtuais, dando audiência à tal campanha que a maioria acha de mal gosto, o que não é o meu caso porque costumo filtrar e pesquisar tudo o que ouço ou leio, antes de simplesmente espalhar boatos ou mesmo disseminar pânico. Essa é a minha humilde opinião e, antes que surjam comentários nesse sentido, deixo bem claro que não sou publicitário nem coisa que o valha, não sou consumidor da marca e nem trabalho para ela, portanto, não estou sendo parcial e nem legislando em causa própria. Grato.

  23. katia disse:

    Se não é verdade , porque a mídia não desmente para que a população se tranquilize?
    Porquê uma marca grande e consolidada como a citroen, faria isso? Pois acredito que ela perderia muitos consumidores.
    Eu fiquei chocada com a notícia, e na verdade ainda não sei se acredito ou não.
    Vamos esperar as informações das próximas(os) horas/dias.
    Afinal o que poderemos fazer?

  24. Robson disse:

    Rubens, você tem o direito de escrever o que escreveu, claro, sem por isso nos levar a pensar que você seja publicitário ou coisa que o valha. Mas cá pra nós, o que você falou é completamente fora de realidade. Se você der uma olhada nos comentários presente neste site mesmo, verá o quanto existe gente ingenua na internet. Esta campanha publicitária hogou sujo sim, porque usou da ingenuidade das pessoas. Muito bonito você mostrar o quanto é esperto em não confiar em “astrônomos amadores” e denunciar o que “acontece no brasilzinho beio de guerra desde o tempo do Império” como se fossme grandes façanhas intelectuais da sua parte; mas você tem que considerar que nem todo mundo tem o tempo disponível para checar as informações vistas num site como o UOL (por mais que essas informações estivessem na parte destinada à publicidade).
    Sua tentativa de pedantismo e sua necessidade de se mostrar “o bonitão” longe da “fofoquinha” presente no “brasilzinho” só mostra mesmo uma coisa, cara: esse seu comentário é uma puta duma babaquice mesmo.

  25. bruno do mar disse:

    nossa que brincadeira de mal gosto.
    todos da minha sala ficaram em chok, pois uma colega disse
    que um professor do FEMA de assis disse que o asteroide
    iria coledir com a terra na segunda semana de julho.
    obrigado por ter esclarecido essa mentira terrivel.
    temos que abrir um processo contra esse puplicitario.

  26. Cassiano disse:

    hsuashuasuasuasuausua

    coitada das mulher que eu peguei ontem
    flei que o mundo ia acabar, e pra elas
    pararem de regula… =/

    shuasuahsuaa

  27. […] notícia de que o asteróide Pallas iria colidir em alguns meses é apenas um detalhe (e uma reedição) das notícias do mundo, ou Weekly […]

  28. Sergio disse:

    Estava trabalhando no computador nas primeiras horas de 11/06 e cliquei no Jornal para ver noticias, meio sonolento. Fiquei meio preocupado no início, mas percebi que havia algo errado quando não vi em nenhum site de noticias algo similar. Acontece que a Empresa Jornalistica tambem errou em não estabelecer critério para publicar tamanha besteira. Sem dúvida pode gerar pânico em pessoas suscetíveis, atingindo o sistema cardiovascular e cerebral.
    Posso falar com propriedade pois trabalho na área médica.
    Na minha opinião a Citroen é irresponsável e um Jornal tão sério não poderia liberar tal matéria publicitária ou não. Eu já não gostava, agora DETESTO OS CARROS DA CITROEN!

  29. Rubens disse:

    Robson!
    Vc poderia pelo menos mostrar um pouco de coerência no teu comentário pq a minha opinião me pertence e eu não queis ofender ninguém. Ao mesmo tempo que vc diz o óbvio, ou seja, que é direito meu escrever o que eu bem entenda, vc me chama de pedante. Acho que vc deveria analisar o fato em si e não o comentário das pessoas. Eu, qdo me referi aos comentários acima, só o fiz para demonstrar que minha opinião não vai de encontro a eles. O Sérgio sim, faz uma análise fria da situação: ele critica os meios de comunicação, que por dinheiro publicam qualquer coisa e até fromam opiniões elegendo presidentes e tmb demonstra o seu gosto por carros, ou seja, ele simplesmente abomina os carros da marca.
    Quanto a tempo para filtrar informações, babaquice, como vc mesmo se refere ao meu comentário, é perder tempo batendo papo em MSN ou orkut, aposto que para isso todo mundo tem tempo, é ou não é? Me adimira o site que tem um moderador, deixar publicar um comentário teu tentando me ofender qdo vc deveria se ater à tua opinião sobre o fato. Cada um tem direito de se expressar, mas de julgar, ninguém. Leia um pouco mais, por exemplo, O Retrato do Brasil e vc entenderá o que eu quis dizer sobre o tempo do Império. Procure não emitir opiniões sem fundamento sobre pessoas que vc nem mesmo conhece, pq isso sim, é pedantismo e babaquice. Não considero filtro e pesquisa , façanhas intelectuais e sim obrigação e é por falta disso que o país já teve gente que confiscou poupança e amarga escândalos atrás de escândalos. Continuo dizendo: não sou publicitário, não trabalho para a marca, não faço de um carro a razão da minha vida e nem meu sonho de consumo, se eu fosse comprar um carro hoje, nem de perto seria um desses, mas respeito quem assim o faz ou pensa. País que dá audiência a BBB e perde dinheiro em favor de coisas assim, só pode mesmo levar a pensar que adora fofoca e depois se incomoda com uma matéria comum como essa. Vc se acha simples e eu pedante? Então eu te pergunto: vc acha que a grande e esmagadora população do Brasil soube do acontecido? É claro que não pq não tem o acesso que vc tem. A verdade é uma só: quem não sabe dançar, coloca a culpa na orquestra. Ao invés de tecer comentários sobre outros comentários e dar uma de paladino da justiça em defesa dos ingênuos e sem tempo da internet, que por vezes passam horas de seu dia reencaminhando e-mails com piadinhas, correntes, vídeos pornô e muito mais, seria mais louvável da tua parte situar-se na realidade, que vc mesmo cita, e admitir que vc faz parte de uma população privilegiada no acesso a informações, porém não aplica imparcialidade no que comenta. Sem mais, peço ao site que reveja seus critérios de publicação dos comentários pq em nenhum momento eu ofendi a quem quer que seja e digo que pensamentos como a desse senhor é que faz com que sejamos progressistas. Grato.

  30. Humbertoco disse:

    Acontece que é verdade. Eu vi em um sonho. O cometa vai bater na Terra e o choque ocorrerá justamente na maior fábrica da Citroen, daí a história furada do lançamento do carro Pallas. Puro diversionismo da elite mundial que planeja eliminar dois terços da humanidade. Quando todos estiverem satisfeitos com a explicação do carro-alívio, BUM.
    Acabou-se.

  31. […] Mas vamos ao que interessa pois odeio posts longos: Fiquei espantado com tudo o que li e resolvi fazer uma pesquisa mais detalhada. Em dois segundos encontrei dois sites (esse e esse outro) que esclarecem tudo. O que eu fiquei imaginando é como isso pode virar uma daquelas noticias que caem na rede rapidinho e que só servem pra entupir nossa caixa postal de mensagens com arquivos power point chatérrimos. É impressionante como as pessoas se escandalizam mais com essas teorias de conspiração absurdas do que com as notícias reais… acreditam mais nessas mensagens spam do que em fontes de informação “oficiais”.  Basta pensar só um pouco: alguém já viu algum gatinho engarrafado na vida real? Ou, pelo menos, em algum site tipo UOL, TERRA, CNN como sendo uma notícia verdadeira? Foi exatamente isso o que aconteceu essa semana com o tal asteróide pallas… […]

  32. Lucas Metal disse:

    rubens e robson….muito doida essa discursão suas…porfavor continuem…não se importem com a minha injenua presensa….rsrsrsrskkkkk….
    e como dizia o velho e bom rubens : Grato.rsrs

  33. Eu ri um bocado quando soube. Rsrsrrssrsrsrsrs

    Mas deixo o meu manifesto, por defender a fragilidade humana.

    Loucos, antiéticos, alienados, descuidados, mentecapto-medievais, lunáticos, inconseqüentes, desumanos, infantis, débeis, ignorantes, forçosos, estupradores de mentes, não-criativos, farsistas, hereges!!! E por favor, aqueles que concordam comigo queiram arrumar um pouco mais de adjetivos pra esses caras de que tiveram a essa estratégia de Marketing, eu não quero e nem vou saber, como funciona esse carro de moribundos da citroen, Já dirigi o C3, foi uma das piores experiência da minha vida, (“com direito a empeno do eixo de cabeçote”), coisa que eu nunca vi em minha vida. O Saara Picasso, uma Kombi de abonados, muito curta e péssima distancia dos pedais para o banco do motorista. Salvando-se o C4 que foi o único que eu gostei, por causa do comercial “de carro transformista”, e um dos melhores desempenhos pelo preço que eu já vi, Fora isso detesto a Citroen, e agora mais ainda.

  34. Álvaro disse:

    De primeira já percebi que era uma notícia falsa… Só os muito impressionáveis caíram nessa, rsrsrsrs.

  35. Line disse:

    Num fundo preto em letras brancas aparece a palavra Publicidade, nem precisava abrir a matéria para ver que se tratava de uma estratégia me marketing.

    Já viram o carro? Eu achei 10

  36. Djalma disse:

    Se considerarmos que o asteróide está entre as órbitas de Marte e Júpiter, no chamado cinturão de asteróides) a 2.774 UA do Sol e que estaria na aproximação máxima com a Terra em 1.774 UA (Unidade Astronômica = 150.000.000 Km) e se sofresse tal desvio orbital (considerada sua velocidade de aproximadamente 18Km/s), então levaria, pelo menos 5,7 meses para chegar a Terra. Fica uma pergunta: depois de 5 meses é que descobriram tal alteração de trajetória. Só um tonto bem idiota para publicar algo tão desprovido de veracidade científica. Existe um programa de observação de corpos celeste com mais de 1km de diâmetro e que são vigiados constantemente. Imaginem um asteróide (quase planetóide) com 500km de diâmetro. Só na cabeça de gente estúpida mesmo!

    Obrigado!

  37. […] o site Ceticismo Aberto também fez uma artigo sobre a campanha e incluiu uma foto da chamada no […]

  38. Lucas disse:

    Acho que vcs não deviam ficar criticando os astrônomos, porque um impacto com um asteróide é assustador, e quem sabe na hora que vcs virem uma luminosa bola-de-fogo vindo em sua direção vão ficar de braços cruzados e criticando os astronômos!!
    Muitas consequências podem acontecer, pode vir uma enorme onda gigante de 30m, ou uma onda de terra e poeira engolindo tudo, etc,etc,etc…
    Acho que um asteróide é a pior catástrofe natural que já existiu, e espero que isso aconteça só depois que eu morrer!!!
    Só que uma coisa eu não entendi: eu estou enviando esta mensagem em outubro de 2007, e como é que eles falaram que “o asteróide vai se chocar com a Terra em Julho de 2007”, se eu ainda estou vivinho da vida!!

  39. […] É impressionante como o Terra pode publicar uma notícia com um primeiro parágrafo assim e não provocar pânico entre seus leitores. Que a inclusão digital e a alfabetização não tenham atingido a maior parte da população tem seu lado positivo, porque aqui está um sinal claro de que mesmo um dos principais portais da internet no Brasil é capaz de deslizes quase imperdoáveis (Pallas à parte). […]

  40. Suelly disse:

    Isso é tudo mentira,só Deus sabe quando ira acabar o mundo,isso é mentira nao existe previsoes de quando um cometa ira cair na Terra ou quando ira acabar o mundo,os astronomos precisam mais de estudos , nosso mundo um dia vai acabar sim e esse dia ja está chegando sabe porque ,porque na biblia esta escrito que quando holver brigas,desmatamento,pais matando filhos,filhos matando pai ai sim o nosso mundo ira acabar e é o que esta acontecendo agora…Todo mundo faz campanha para acabar com o desmatamento mas nw adianta nosso mundo esta perdido…

  41. diego disse:

    eu comcordo com emily

  42. Renata disse:

    Li todos comentários e concordo com a maioria deles.Coisinha mais besta tentar vender um carro desta forma,não tem outra idéia para se vender um carro não,hein?Não me assustei nem um pouquinho pois já estamos em 16 de setembro de 2008,mas se fosse antes…
    Não é possível que uma pessoa vendo que o fim está proximo(como diz o anúncio) fique achando que com 100% isso não irá acontecer
    (Sem ofensas heim Rubens,rsrs)Acho que deveria cair mesmo um asteroide na cabeça de quem fez esse anúncio,quem sabe não daria um pouco de criatividade a essa criatura,rsrsrsrsrsrs!!!!!!!!kkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!bye,bye

  43. leticia disse:

    bom eu acredito sim que issu seja a mais pura verdade
    eu li isso tambem em outras fontes sem ser esta aki eesta ,uito bem explicado que pode ocorrer isto mesmo porem os cientista estam programando a bomba h que é bem mais que a bomba que distruiu iroxima !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *