Ciência

Published on maio 31st, 2008 | by Kentaro Mori

0

Borrado Ponto Branco

phoenixchute hirise cut21dsacds ciencia

Olhem para o ponto branco. É ali. É Marte. É a Phoenix Mars Lander. Somos nós pousando em Marte. Naquele ponto se encontra o resultado de todo um sem número de ciências e tecnologias. Todos os cientistas, de Galileu a Einstein e além, contribuíram para aquele borrado ponto branco a centenas de milhões de quilômetros, pousando em frente à cratera Heimdall. E isto tudo fotografado pela Mars Reconnaissance Orbiter, que estava a 760 quilômetros de distância da sonda recém-chegada, riscando o céu e liberando seu pára-quedas. Tudo isto a centenas de milhões de quilômetros, naquele ponto vermelho que podemos ver às vezes no céu. Tudo isto resumido naquele pequeno ponto branco.

São todos objetos muito, muito pequenos em uma imensa arena cósmica, como diria um certo astrônomo gringo. E se a imagem do Pálido Ponto Azul talvez seja “a melhor comprovação da loucura das vaidades humanas”, esse Borrado Ponto Branco é uma das comprovações da sanidade de nossa razão.

(Perdoem a exploração barata do trabalho de Sagan, mas ninguém quer me ver quase chorar como o Bad Astronomer.)

Tags: , , ,


About the Author

+



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑