MENU
porao_olhos.jpg

Sei que pouco sei

chicoxavier_3.jpg

Psicografia de Chico Xavier colocada à prova

25 de dezembro de 2010 Comments (19) Views: 3702 Ciência, Destaques

Feliz Natal!

Enquanto celebramos uma data repleta de diversos significados a NASA divulga este belíssimo vídeo de um pôr-do-sol um tanto diferente.

É um pôr-do-sol marciano, capturado pelas lentes de nossa valente sonda robótica Opportunity.

Em nosso planeta o céu é azul e o Sol ao fim do dia toma tons avermelhados, porém em Marte ocorre exatamente o oposto. O Sol é o mesmo, e do espaço seu tom é branco, o que muda é a atmosfera. No planeta azul ela absorve e então irradia tons azulados, e no planeta vermelho… tons avermelhados. Ao vermos o Sol próximo do horizonte, os raios de luz passam por um caminho mais longo através da atmosfera e esse efeito se intensifica. Seu tom aparente será o do espectro de cores complementares àquelas absorvidas pelo próprio céu: vermelho na Terra, azul em Marte.

Luke-Skywalker-on-Tatooine

Motivo pelo qual Luke Skywalker vendo dois sóis se ponto em Tatooine pode parecer muito bacana, mas uma pequena sonda robótica bem real e mais próxima de R2D2 já assiste a um Sol poente ainda mais interessante.

Com a ciência, comemorar solstícios e o nascimento ininterrupto do Sol pode ir muito além. Feliz Natal!

Tags: , ,

19 Responses to Feliz Natal!

  1. Arlei disse:

    Um pôr de sol azul em Marte… isso me maravilha tanto ou mais que histórias de continentes perdidos, de espectros, de monstros lacustres ou de autópsias alienígenas; e é de perceber tal coisa que eu me pergunto o quanto o homem, que persegue o fascínio do mistério e do incomum, parece-se com um cego que mata a sede em uma poça suja tendo um lago cristalino à sua frente.

    • Salvador Barrosos dodô disse:

      Não quero comentar coisas inconcretas; se o que se vê, já é dificil a gente solu-
      cionar,agóra imagine o que se desconhece!!
      Devemos observar melhor o nósso meio ambiente, dar melhor atenção ao nósso PLANETA; pois até agora é o único em que o ser humano pode viver em harmonia.
      A ciência não está levando isso muito à sério, acham que vão encotrar um outro
      igual a TERRA. Vai não. O UNIVERSO tem organização; Isso tem dono.Ás vezes
      chego a pensar que eles estão procurando a CASA DE DEUS!.

  2. Gustavo disse:

    Belissimo video, e me faz pensar:

    Um dia esse por-do-sol se tornara uma visão comum e o humano se encantará por um novo por-do-sol, e então ele se acostumará com ele tambem, e se encantará por um novo…

    Mas enquanto isso, marte já nos proporciona uma beleza nova e diferente, talvez que pouca gente soubesse ou imaginasse.

    Um feliz Natal pra todos, e que a busca por um novo “por-do-sol” seja sempre o que nos motiva a ir em frente

    2011 que nos aguarde!

  3. Fabrício L. disse:

    Feliz Natal à todos nós! Que mais tempos de sabedoria venham a surgir. Que o mundo venha a se tornar menos ignorante, e, que a ciência venha mais vezes a nos surpreender com suas descobertas emocionantes acerca desse maravilho e enigmático lugar, chamado cosmos.

  4. Raimundo disse:

    Um mundo menos ignorante, sob a batuta da ciência… FRANCAMENTE, tu vives em Marte!?

  5. Borba disse:

    Estranho e arrepiante.

  6. Julio da Silva disse:

    Feliz natal… de um cético e ateu?

    Prefiro ficar sem o seu “feliz natal” …

  7. Thiago disse:

    Lindo, o acaso cria essas imagens.

  8. Alvaro Rexs disse:

    Feliz Natal amigos céticos!!!

    Ou Feliz Solstício de verão!!!

  9. Edu Bueno disse:

    Pois bem,
    Que o garoto propaganda de um famosa marca de refrigerantes traga um belo presente, e que as decorações (vindas da tradição Yule)tragam prosperidade e paz à todos !

  10. sarthorius disse:

    feliz data escolhida sem minha aprovação!

  11. Gere disse:

    Que o ano de 2011 traga muitos casos bizarros para serem analisados no Ceticismo Aberto.

  12. […] Neste fim de ano, buscamos lembrar a inspiração científica em “O Navio de Teseu e a Impermanência do Carbono-14”, comentamos o “Mistério do Míssil Fantasma solucionado: Uma lição de história”, duvidamos de uma “Criatura assustadora em pântano da Louisiana”, vimos uma “Psicografia de Chico Xavier colocada à prova” e desejamos “Feliz Natal!”. […]

  13. Cesar Reis disse:

    Mori:

    Onde está Osame Kinouchi que sumiu de circulação?

  14. Vanderlei disse:

    Ué, não farão a análise sobre a veracidade do vídeo? Sem querer defender aqueles que acreditam em discos voadores, pois eu tenho certeza que isto é puro sensacionalismo embora ache possível alguns fenômenos ditos extraordinários ou paranormais, mas se este vídeo fosse de um ufólogo e este ufólogo falasse que o vídeo lhe foi entregue por um marciano querendo maravilhar a humanidade com o por do Sol do seu planeta natal, garanto que não faltaria estudos e teorias e analistas para provar que o vídeo é falso. Tenho visto muito dos trabalhos deste site, a maioria muito bem embasada, alguns (poucos ou raros) um tanto forçados e parciais a favor dos céticos. Estou fazendo este comentário apenas para que se atente para o seguinte: acompanhando ambos os lados, visitando vários sites (vide o, um pouco fantasioso, site realidade oculta entre outros, sem querer fazer marketing nem ofender quem o criou) quando vejo algo intrigante relacionado a assuntos extraordinários, seja num filme, na TV, na internet ou jornais, para me orientar a respeito,colhendo informações de pessoas que estejam diretamente ligadas ao assunto, acabo indo além do que procurava e passeio por diversos artigos, cheguei a um ponto bastante incômodo. É um tanto paradoxal que os céticos que repugnam idéias de alienígenas invadindo a terra, discos voadores, abduções e etc., se esforcem tanto para provar que o homem realmente pisou na lua, o que seria uma presença alienígena naquele astro, devidamente documentada e aceitam com tanta passividade fotos e vídeos da NASA sem a menor contestação, em contrapartida temos os crentes que chegaram a criar a chamada ciência da “ufologia”, que se apegam a fatos, sejam eles passíveis de credulidade ou mesmo absurdos, Imagens intrigantes e outras claramente forjadas, para dar créditos as suas crenças, se posicionam em uma linha oposta neste assunto apoiando teorias conspiracionistas que desmentem aquela fantástica (ou não) viajem da NASA em 1969.
    Não estou dando uma opinião sobre o tema, nem querendo levantar a discussão diretamente sobre o assunto, pois sei que não seria neste artigo o local correto para isso, estou é aproveitado o fato deste vídeo que seria facilmente forjado ter sido aprovado com tanta facilidade e curiosamente não vi nos comentários nenhum ufólogo ou teórico conspiraciosnista alegando uma farsa o que não seria de se estranhar.
    Espero de verdade não ter ofendido a nenhum dos lados, apenas, repito, me senti incomodado com este assunto em especial, onde céticos apóiam veementemente o alienígena humanos e seus opositores só crêem no alienígena invasor da terra.
    Muito obrigado, peço desculpas se, em algum momento da explanação, houve ofensa a quem quer que seja, sinceramente, não é este o objetivo.

    • Tiago disse:

      Conhecemos nossa tecnologia e sabemos que somos capazes de grandiosidades. não há o que contestar. Mas não podemos acreditar em uma coisa que nunca foi provada a existência. Fico impressionado quando vejo pessoas que não acreditam que homem foi a lua mas acreditam que extr-terrestres podem chegar aqui na terra, não acreditam no que os olhos podem ver, mais acreditam numa coisa que nunca viram, é completamente irracional. As pessoas subestimam a própria raça dando poderes para seres que nunca foi provado a existência. Acredito que exista vida em outros planetas, mas acho impossivel chegar até aqui. Se um dia chegarem com certeza farão contato e toda a humanidade saberá.

  15. Nihil disse:

    Vou testar escrita com risco no meio.

  16. Marcelo disse:

    Tudo que a NASA divulga os céticos apoiam como a verdade suprema, até as pisadas de bola na LUA.

    O homem nunca chegou a pisar na Lua aquelas imagens nada provam, pelo contrário elas são a prova de que nunca um ser humano pisou naquele solo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *