Ciência

Published on janeiro 31st, 2006 | by Kentaro Mori

0

A Famosa Equação está Certa

e=mc2 ciencia Cientistas do NIST e do MIT provaram que a famosa equação de Einstein, E=mc2, está correcta com uma percentagem de erro de 0,0000004. A avaliação directa dos cientistas foi 55 vezes mais precisa do que as efectuadas em testes anteriores.
Na equação de Einstein, a Energia (E) é igual à massa (m) vezes a velocidade da luz (c) ao quadrado. Como a velocidade da luz é uma constante, os cientistas tiveram de fazer medições precisas para confirmar a equação. Uma vez que o comprimento de onda de uma radiação corresponde a uma determinada energia, os cientistas do NIST mediram o comprimento de onda de raios gama emitidos por núcleos de silício e enxofre para encontrarem o E.
Assim que um núcleo captura um neutrão, liberta raios gama. Cristais quase perfeitos foram colocados próximo das fontes de radiação, para que assim que cada raio gama passasse pelos cristais visse a sua trajectória alterada. A equipa do NIST mediu depois os respectivos desvios e calculou o comprimento de onda dos raios gama.
A equipa do MIT, mediu a massa dos núcleos antes e depois de estes emitirem raios gama. Infelizmente, é impossível colocar uma fita métrica ou uma balança e medir variações de valores tão ínfimos. Em vez disso, colocaram dois átomos (um com um neutrão a mais, outro sem ele) numa armadilha electromagnética e deixaram-nos voltear. Medindo o número de voltas que cada átomo dava, foi possível calcular as suas massas e encontrar a diferença entre os dois.
Ao comparar a informação, a colaboração entre o NIST e o MIT confirmou experimentalmente a equação de Einstein. Os resultados aparecem na edição de 22 de Dezembro de 2005 da revista Nature.
[fonte: Odisséia Espacial]

[via Alexandre Camargo, na lista CA. Como ele escreve, “É fácil criticar a ciência. Difícil é encontrar alternativa tão eficiente“.]

Tags: , , ,


About the Author

+



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑