MENU

Boa notícia: Semciência de novo

Imaginando a décima dimensão (?)

12 de fevereiro de 2007 Comments (19) Views: 2245 Ciência

Imagem do Universo via Hubble

Esta imagem do telescópio espacial Hubble da NASA mostra uma coleção diversa de galáxias no agrupamento Abell S0740 a mais de 450 milhões de anos-luz de distância na direação da constelação de Centauro. A gigante elíptica ESO 325-G004 figura no centro do agrupamento. A galáxia é tão maciça quanto 100 bilhões de vezes nosso Sol. O Hubble mostra milhares de agrupamentos estelares globulares orbitando a ESO 325-G004. Agrupamentos globulares são grupos compactos de centenas de milhares de estrelas que estão unidas gravitacionalmente. à distância da galáxia, eles parecem pequenos pontos de luz contidos no halo difuso. Outras galáxias elípticas tênues aparecem na imagem. Algumas mostram sinais de uma estrutura em disco ou anel que lhes confere a forma de uma gravata borboleta. Várias galáxias espirais também estão presentes. A luz estelar destas galáxias é primariamente contida em um disco e segue os braços espirais. Esta imagem foi criada combinando observações científicas do Hubble tomadas em janeiro de 2005 com as observações Hubble Heritage tomadas um ano depois para formar um comspoto de três cores. Os filtors que isolam a luz azul, vermelha e infravermelha foram usadas com a ACS a bordo do Hubble – [release da NASA].

Mais explicações, em inglês, no Bad Astronomy blog. Infelizmente, a Advanced Camera for Surveys (ACS) usada para capturar a imagem acima e um dos principais instrumentos do Hubble acaba de se tornar inoperante. O telescópio espacial Hubble continua firme, contudo, e mal podemos esperar as visões numinosas do Universo que seu sucessor deverá revelar.

Tags: ,

19 Responses to Imagem do Universo via Hubble

  1. Valter Leal disse:

    Fantastico!

    Desculpe talvez minha ignorancia, mas eu fico me perguntando:

    Se o telecóspio hubble consegue captar imagens a milhões de anos luz por quê não consegue nos informar se existe vida intelegente ou então qual e a topografia do solo do planeta Urano ou particularidades existentes neste, sendo que este está dentro de nosso sistema planetário a uns poucos bilhões de quilometros?

    Valter Ribeiro Leal

    • Leandro Granha disse:

      O telescópio Hubble foi desenvolvido para ampliar imagens muito distantes, como no caso da imagem exibida na matéria. Mas não possui a capacidade de enxergar através de atmosferas de planetas que no caso de Urano é muito densa. Abraço.

  2. hotemrimy disse:

    sonho em ser um astronomo,como consigo essas iformações?
    tenho projetos, mas não tenho como realiza-los.

  3. hotemrimy disse:

    será que podem me ajudar?

  4. hotemraimy disse:

    oi,meu nome é Hotemraimy moro em Buriticupu-Ma.
    eu tenho um foco em minha vida,ser um grande astronomo e fazer grandes descobertas e mostrar que a astronomia é tão inportãnte quanto as outras materias.
    Tenho projetos mais não tenho apoios e nem condições de realiza-los.

    pretendo vencer,pois uma batalha sem luta não tem vitoria.
    Quero que voces nos de mais iformações do Universo,pois só assim vivo no mundo da lua de tanta informações.
    podem me chamar de Astroraimy
    obrigado!!!!!!!!!!!!!

  5. Antônio César de Marins Freire disse:

    Avisem os amigos que jamais haverá telescópio que capte vida extraterrestre, pois somente no planeta Terra há vida física; os céus estão repletos de vida espiritual, invisível a nossos olhos e às lentes dos telescópios. Haverá um tempo em que seres da dimensão espiritual receberão permissão para se manifestarem nesse mundo, com o propósito de provar o coração dos homens. Querem entender o mundo das galáxias? Consultem o manual do Criador, a Bíblia.

  6. Armaggedon disse:

    Apenas para informação.

    Esta foto é considerada por muitos cientistas e astronomos do mundo inteiro como a mais importante do século, inclusive pela Nasa.

    Nota destacada alguns dias após sua exibição em vários jornais americanos.

    Fonte: CNN, CBN. FOX NEWS…..

  7. carmenfrosi disse:

    Muito obrigada pela imagem, somo sou professora utilizo algumas imagens como ilustração para mostrar às crianças como é o espaço,os planetas e nosso Universo.
    Carmen.

  8. Thobias disse:

    respondendo a perguntas; esses telescópios não nos dizem se há ou não vida inteligente extraterrestre pois toda a imagem que eles(telescópios, nada de ELES= ETs) conseguem capturar está a X anos-luz de nós, ou seja, a imagem acima é de como era esse agrupamento galático a 450 milhões de anos atrás (pq tudo que a gente vê é luz refletida ou emitida). Vida extraterrestre? talvez exista, mas com a distância entre astros e a relação tempo-luz seria quase impossível que a raça humana consiga detectá-la antes que ela seja extinta, assim como seremos em um futuro remoto

  9. Larissa disse:

    Achei muito boa a imagem deste site.É muito intéresante. Parabens pelo belo trabalho. Gostei muito. Sou uma fã da cência e seus segredos. Obrigada.

  10. joaosqa disse:

    estas imagens podem ser vistas no documentario expetacular da national geografic ”ate os confins do universo”,no documentario tem evidencias que cada dia que se passa menos chances de ter vida em outra galacia, so em um unico planeta em todo universo existe vida humana. mostra ai a evidencia de um criador inteligente e organizado em fazer e colocar no devido lugar estes planetas colosais como o de saturno, plutao. obg

  11. ILDEBRAN disse:

    vejam o primeiro céu é este que vemos a olho nu,o segundo é quando estamos em órbita são os astros da nossa via lácta,pós via lácta, a espansão pós espansão o homem ainda não conseguiu visualizar.Se o universo tem limites oque o detém uma parede,um vácuo,um bureco negro sem limites?ou uma camada de elementos qoe envolve todo este cosmo que conhecemos,como uma protenção semelhante a uma casca do ovo será que tem mesmo fim?

    • O limite esta no nosso tempo de vida, na incerteza da continuidade da existência da raça humana, e no limite físico – que creio que seja superado – o conhecimento científico e, sobre tudo, naves espaciais e tração.

  12. Leandro S.Rodrigues disse:

    Maravilhosa esta foto!!! A galáxia é realmente algo sobrenatural. Obra do Criador. Eu particularmente acredito que Deus o nosso Pai Celestial não criaria uma imensidão de planetas para que existisse vida somente na Terra. Seria um desperdício. Esta escrito lá em Deuteronômio 29,29 Que as coisas encobertas pertencem a Deus e as reveladas aos Homens nós os filhos para sempre. E se Deus quiser cumpre aquilo que está em 2ª Pedro 3,8 Um dia para Deus é como mil anos e mil anos como um dia. E nos revelar um pouquinho mais da Galáxia. Um abraço a todos e que Deus lhes abençõe.

  13. wiliam aparecido dos santos disse:

    ola boa noite, amigos apreciadores do universo, o universo e maravilhoso celestial eu adoraria conheçelo atravez dos mais modernos telescopios do mundo c alguen q tem o poder ller essa mensagen achar q eu sou digno e quiser me dar a oportunidade eu prometo ñ fazer muitas perguntas,e serei eternamente grato a quem realizar meu sonho, mas me perdoe pela intromissão mas o universo é joia dos pés de Deus, agora vc ´s imaginan o tamanho de nosso pai criador Deus ñ reside no universo e sim no seu proprio mundo e tempo. c eu estiver errado me perdoen mas essa reflexão é espiritual,ate logo e q Deus ilumine suas mentes.

  14. Maria Júlia disse:

    Oi meu nome é Maria Júlia e quando eu crece vou ser astronauta para ver o Planeta Terra da estação espaccial internacional passa 8 dias

  15. […] Imagem Via CeticismoAberto.com Posted in Artigos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *