MENU

É um pássaro? É um avião? Não! É…

Erramos: Ventilador Transformista e cores “web-safe”

23 de setembro de 2007 Comments (6) Views: 2687 Ceticismo, Fortianismo

Vídeo de fantasma na Colômbia?

Fabuloso! Assustador! Veja como o telejornal colombiano apresenta o vídeo com trilha sonora de filme de terror, e consulta um bispo que, como nosso padre jesuíta Oscar Quevedo, opina ser “um fenômeno parapsicológico”! Depois consultam uma espírita que conta como a menina “não se deu conta de que morreu”. No dia seguinte o jornal continuou explorando e promovendo o tema e a comoção popular:

Mas o que seria a temida menina fantasma de Cucutá? O vídeo capturado pelo telefone celular é, sem dúvida, apenas um reflexo das lentes, um flare, da luz do poste:

Já a imagem mais detalhada da menina “de 12 anos”… É preciso muito ceticismo ao verificá-la. A princípio parece improvável que se conseguisse uma boa resolução e enquadramento como se vê com o mesmo telefone celular que capturou o vídeo. A imagem da menina poderia tanto ter sido gerada através da “filtragem” do vídeo original, escolhendo e processando um borrão que se parecesse com uma menina; como pode também ter sido completamente forjado. O noticiário RCN seguramente parece ter muito interesse em vender fantasmas que não existem.

Mas como poderíamos esperar, um telejornal concorrente apresentou estas mesmas objeções, desinflando o fantasma de Cucutá:

Atualização: Como exposto no vídeo acima, além do vídeo ser de um reflexo nas lentes, a imagem estática com mais detalhes do fantasma foi criada por computador a partir da fotografia de uma garota fantasiada:

Tags: , , , , , ,

6 Responses to Vídeo de fantasma na Colômbia?

  1. José Victor disse:

    Nem fantasma.
    Nem fenômeno parapsicológico.

    Estas coisas não existem.
    São invenções de pessoas como Quevedo.

    Servem para uma coisa: sensacionalismo e para alimentar a crendice de ignorantes.

    Victor

    • Francislaine disse:

      As pessoas tem medo de saber a verdadeira realidade sobre a vida e a morte…por isso preferem opiniões como a sua…só posso ter pena de vc!

  2. Camillo disse:

    Aquela bola azul flutuando, pode ser facilmende explicada como sendo um fenomeno físico (uma bola de energia), muitas vezes ja mostrado em canais como discovery channel e NatGeo.

  3. Diego Silva disse:

    Não devemos acreditar em tudo, porém; não devemos duvidar de nada.
    Citando uma frase de William Shakespeare:
    “Há mais coisa entre o céu e a terra, Horácio, que propõe a tua vã filosofia”.

  4. amanda e giovanna disse:

    nos achamos uma farsa pois esses videos sao idiotas,mas nos adoramos fantasmas ate apresentamos na escola espiritos,fantasmas e vultosl.este e o nosso ramo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *