Maussán em “Missão Impossível”?

Não deveria abrir espaço para Jaime Maussán, mas sua mais recente aventura tem alguns elementos interessantes. É seu “Desafio Crop Circles 2007“, segundo o qual se deve reproduzir um dos três figuras em plantações definidos por ele, em uma só noite. O prazo é do início de setembro até 3 de novembro de 2007, e o prêmio para aqueles que consigam realizar a façanha frente às suas câmeras, produzindo algo que ele julgue aceitável, é de 100.000 pesos mexicanos (algo em torno de 10.000 dólares).

Parece interessante e honesto? Não se notarmos que um dos desenhos que se exige que seja reproduzido em uma noite foi na verdade criado ao longo de dois dias:

Acima, dois estágios da formação de Silbury Hill, como estavam respectivamente em 2 e 3 de agosto de 2004.

Também se deve notar que os circlemakers costumam ganhar muito mais do que alguns milhares de dólares para criar obras comissionadas, e isso na Inglaterra. 10.000 dólares nem cobrem as despesas de viagem. Um desafio de boa fé aceitaria inscritos no país que realmente viu os modelos que ele pede que sejam reproduzidos: a Inglaterra. E não teria um prazo de dois meses!

Se não uma “missão impossível”, é claramente uma jogada para, a partir de novembro, clamar ter uma “prova” de que os círculos são feitos por extraterrestres. Sim, porque se nenhum mexicano se motiva a criar um círculo na metade do tempo em que foi criado por profissionais na Inglaterra, pelo prêmio não-garantido de 10.000 dólares, então é óbvio que os círculos são criados por seres alienígenas de Aldebaran. É mais fácil pensar assim do que apresentar uma única prova de que os círculos são de fato criados por extraterrestres.

E mesmo que alguém vencesse o desafio de Maussán, isso provaria algo novo? Não, porque o fato de que seres humanos conseguem produzir intrincadas obras das plantações é provado ano após ano há mais de duas décadas, de forma documentada, com formações definidas arbitrariamente (da Hello Kitty ao Firefox). Nada disso convence seja aqueles que querem acreditar ou aqueles que querem ganhar dinheiro vendendo um mistério que não existe. Maussán, por exemplo, vende estampas de círculos nas plantações.

PS.: Ao primeiro (ou primeira) que comentar comparando o desafio de Maussán com o de Randi, apenas um detalhe: Randi não promove vídeos de “cavalos voadores”. E seu desafio está claramente identificado, com termos minimamente razoáveis, não se limitando a dois meses por exemplo.

7 comentários sobre “Maussán em “Missão Impossível”?

  1. Realmente, concordo com o amigo qdo questiona tal circulo ter sido feito em 2 dias….nunca vi uma foto de um circulo pela metade…..voce jah viu? tem uma foto pelo menos?

  2. Acompanho com muito interesse o fenomeno ufo. tenho visto algumas materias de jaime maussan em que ele mostra figuras feitas em computação grafica como evidencias de ufos. pelo amor de Deus né? eu não sou cético muito pelo contrario acredito piamente em civilizaçoes extraterrestres pois pra mim é muito pouco provavel que exista apenas a raça humana nesta vastidão com esse previlegio da vida porém, querer enganar a gente assim na base da marra ai fica dificil!!!!! Vamos parar de brinacar e ser mais sérios… acreditar so nao basta é necessario buscar a verdade verdadeira

  3. Parceiro, “Preliminary diagram from aerial picture” –> “Diagramas preliminares DE fotografias aéreas”, sacou? Os DESENHOS foram feitos A PARTIR da formação no solo, o primeiro desenho estava pronto dia 02/08 o segundo desenho foi concretizado no proximo dia. Pra quem é cético a lógica de voces tá meio tonta… heheh..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *