MENU

Caça romeno se choca com OVNIs

setieh432jk.jpg

O SETI é uma Busca

19 de junho de 2008 Comments (5) Views: 2114 Fortianismo

Pi decodificado em círculo inglês

Barbury-Castle22A2008dsa 

O mais recente círculo inglês compensou a falta de complexidade em sua construção com uma mensagem: o círculo codifica o valor do Pi em até dez casas decimais. O que soa impressionante a princípio, mas na prática não é nada de outro mundo.

article-1027178-01A5E91800000578-409_468x570

O astrofísico Michael Reed foi o responsável pela “decodificação”, que você confere em seu diagrama acima. “Decodifique” o círculo em sentido horário. Dividido em dez segmentos radiais, conte inicialmente três e descobrirá uma barra (e aqui, mesmo um ponto decimal). Depois disso, verá um segmento, depois 4, 1, 5, 9… Ao final, terá 3,141592654. A famosa constante matemática.

Mensagens codificadas em círculos ingleses não são novidade, e o exemplo mais notório – e mesmo mais complexo que o recente Pi – é o disco alien de 2002:

aliendiscoascii21

A formação é talvez a mais inovadora em toda a história, por integrar não só um disco com uma longa mensagem codificada (em ASCII binário!), como pela forma como o rosto alien foi construído, com linhas de varredura. Era a primeira vez que algo assim era visto.

Por uma coincidência cósmica, dias depois os circlemakers criaram obras publicitárias com a mesma técnica, em duas campanhas, de uma empresa de telefonia e um show de TV.

big_rich_judy_02dw2

A formação recente deve alimentar novamente as imaginações de muitos (“uma constante matemática com dez casas decimais de precisão!”), transformando um círculo relativamente simples em uma das obras marcantes entre as centenas criadas nestas três décadas de cereais amassados.

Arte funciona assim mesmo.

Tags:

5 Responses to Pi decodificado em círculo inglês

  1. Otto disse:

    Ah, pode não ser mais complexo visualmente, mas foi uma sacada e tanto!

  2. Igor Santos disse:

    Entendi muito bem não, mas a nona casa decimal de PI é 3, não 4.
    E aí só aparecem nove, não dez…

    • Anderson disse:

      Igor, vc está correto no que diz a respeito da nona casa decimal de pi é 3 e não quatro, porém a regra de aproximação nos diz que quando o algarismo a ser aproximado for o 5 deve-se verificar o seu antecessor, se for ímpar deve-se aumentar em uma unidade o valor dele, se for par deve ser conservado. Como o valor de pi é 3,1415926535897932 (fonte wikipédia) verifica-se que o décimo algarismo decimal é o número 5, como o seu antecessor é ímpar, para aproximar com nove decimais não é correto colocar 3,141592653 seguindo a regra citada o correto é aumentar em um sendo então 3,141592654. FANTÁSTICO! até a regra de aproximação foi levada em consideração.

  3. […] ao eclipse lunar, seguindo a tendência recente de representar eventos astronômicos e afins, como o pi, em […]

  4. […] o verão na Inglaterra chega a temporada de círculos ingleses de 2008, iniciada com um bem bolado desenho representando a constante matemática pi. Mas seria algo alienígena? Exploramos como nossos sinais de rádio podem ter um alcance muito […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *