MENU
chupachups32hyjk.jpg

A Volta do “Chupa-Chupa”?

duvidabannerca.jpg

Líquito 03

20 de novembro de 2008 Comments (34) Views: 5540 Ceticismo, Fortianismo

A Melhor Pareidolia de Todos os Tempos

unexplained-face

Já viu Jesus hoje? Bem, a fotografia logo acima é uma boa chance, aproveite. Enviada por Jessica Lundgren, da Suécia, ao sítio paranormal.about.com, há o claro e inequívoco perfil de um homem barbado, de olhos cerrados e um cabelo ondulado. Muito parecido com representações cristãs. Mas como explicar a cabeça gigante de Jesus flutuando na fotografia do início do século XX? Lundgren conta que “a criança morreu pouco depois que a foto foi tomada”.

Criança?

Sim, se você der uma segunda olhada na foto, poderá com algum esforço perceber que há uma criança sentada no colo do homem. E então perceberá que a criança é Jesus. Ou melhor: seu chapéu branco cobrindo quase toda sua cabeça é a testa de Jesus. A manga de sua roupa é o nariz, e seu pequeno braço direito compõe a parte superior das barbas do Messias. Apenas os cabelos ondulados do Senhor não são a criança: são parte da vegetação ao fundo.

É um exemplo notável de pareidolia e também da ambigüidade de imagens. Surpreendentemente, a primeira interpretação que a maior parte das pessoas tem não é da criança que, depois de indicada, se torna óbvia, e sim uma cabeça gigante, caricata e deformada – ela é estreita demais – que não se encaixa no contexto da imagem.

Provavelmente um “bug” de nosso cérebro, que dedica mais neurônios a reconhecer faces do que crianças com capuz sentadas sobre o colo de homens vitorianos em imagens borradas de mais de um século. Convenhamos, é muito mais útil reconhecer faces de pronto.

Aqui em CeticismoAberto você confere outros exemplos de pareidolia, indo de Marte a fantasmas, e das imagens de supostos espíritos, há um outro exemplo fabuloso:

fogobalcaoq34hjk 
É uma foto famosa tomada durante um incêndio, e nosso “Mesto” sugeriu que poderia ser uma fraude. Ainda não atualizei a página, mas o caso é um pouco mais complexo: os negativos foram analisados, e principalmente, eu pude ver uma versão em alta resolução da fotografia (infelizmente, não pude escaneá-la).

A imagem do que parece uma garota é… mais pareidolia. É uma conjunção de fumaça e da sobreexposição das labaredas dentro da casa.

A princípio pode ser difícil de engolir, mas espero que o capuz-testa-de-Jesus sirva como demonstração de que não devemos subestimar apofenias. [via Medusa’s Ladder]

Atualização: Mais detalhes sobre a fotografia acima, a fantasma da Wem Town Hall na Inglaterra, na versão em inglês deste post (incluindo fotos com melhor resolução). Atualizaremos a página da seção de fotos de fantasmas com tais informações em breve.

Tags: , , , ,

34 Responses to A Melhor Pareidolia de Todos os Tempos

  1. Patola disse:

    Incrível, duplamente incrível. Mesmo depois de ler que havia uma criança no colo do sujeito na foto, eu tive dificuldades de enxergá-la; e uma vez que consegui vê-la uma vez, consegui ver com facilidade depois. O nosso cérebro realmente nos prega peças.

  2. Gerson disse:

    Esse tal “a criança morreu pouco depois que a foto foi tomada” também é bastante vago, porque não explica se há uma relação entre os dois fatos, a distância de tempo entre os eventos, e nem se sua morte não estava relacionada a alta mortalidade infantil. Podendo mesmo que esta foto tenha sido tirada com este propósito: uma lembrança de seu filho moribundo. Considerando até que este “Jesus” seja uma alteração proposital do fotógrafo para homenagear a criança.

    Claro, entre se empenhar para considerar todas hipóteses e buscar os fatos que as comprovem, ou simplesmente acreditar que é Jesus, tem gente que escolhe o caminho mais fácil…

  3. Marcos disse:

    Nossa! A cabeça de Jesus dá para perceber que é um caso de Pareidolia, mas e a segunda foto? Sinceramente, acho que até vocês do CeticismoAberto estão se perguntando como que a fumaça formou um rosto tão perfeito. Mas é claro que deve ter uma explicação, não é mesmo?

  4. henrique costa disse:

    realmente e uma foto boa , inacreditavel

  5. […] mais um exemplo espetacular de pareidolia em CeticismoAberto, com a imagem em alta resolução na versão em inglês desta nota. A versão inglesa do que […]

  6. lordtux disse:

    Realmente, muito curioso, principalmente a ultima fotografia

  7. Eduardo Vianna disse:

    Alô, rapaziada. Se vocês me dão licença par chover um bocado no molhado, estou tendo a grata felicidade e o refinado prazer de reler a obra O mundo assombrado pelos demônios, de nosso amigo russo-americano. Vocês, que também adimiram o autor, vão gostar de saber que tenho encontrado razões para lembrar-me desse livro em praticamente todas as coisas que ouço e vejo. É inacreditável, realmente a maioria das pessoas se ente mais à vontade para acreditar em mocinhas do outro mundo materializadas num incêndio que em efeitos visuais ocasionados por fumaça e fogo. É impressionante.

  8. Marcel disse:

    É o que eu digo o ser humano se deixa enganar pelo que vê. A existência de discos voadores foi tão insistentemente bombardadeada nesses últimos 60 anos que ninguém pode ver nada que não entenda no céu que já sai gritando “aliens”.

    Parabéns maçons o plano de condicionamento de vocês deu certo.

    ri ri ri

  9. Elton disse:

    Mori, sou fã do seu site. Gostaria muito de saber que fim levou o mesto. Vc poderia me responder?

  10. Mori disse:

    Olá Elton, obrigado!
    Eu tentei entrar em contato com o “Mesto” há tempos, mas não recebi resposta. A seção de fotos fantasmas com os comentários dele é seguramente uma das que mais fazem sucesso por aqui, e queria premiá-lo.
    Ele havia autorizado a reprodução, tranqüilamente, mas depois parece ter se afastado, ou pelo menos, não respondeu mais aos emails.
    É uma pena! Mesto, se você ler isto, por favor, entre em contato! Devemos muito a você.

  11. Elton disse:

    Muito Obrigado, espero que ele retorne as atividades, já que alem de ter uma seção de grande sucesso no seu site, foi o criador de uma das páginas mais conhecidas da internet, a Casa Fantasma.

    Pena que tenha abandonado o seu trabalho, mais continue com o seu, pois está muito bom!

    Ansioso por atualização!

  12. Claudio disse:

    Sem dúvidas a foto em que aparece o ” rosto de Jesus ” é um dos mais impressionantes casos de pareidolia que já vi! Em todo caso é preciso distinguir entre pareidolia e o que em parapsicologia chama-se comumente de escotografia, quando a mente projeta uma imagem, ainda que de forma inconsciente, de qualquer tipo de imagem significativa na foto. Um bom exemplo é o caso do paranormal Ted Serios que tinha essa incrível capacidade de projetar imagens no filme fotográfico, isso na época que não existiam câmeras digitais…

  13. sepol disse:

    O que vejo, na foto do hoj=mem, é um homem, segurando uma menina, com capuz…
    o que mnonta o rosto de cristo é o ambiente.
    Que pode ser por acaso, ou muito bem montado por alquem
    mas, dai para ser uma foto paranormal, tem que viajar muito na maionese, ou ser muito distraido

  14. […] A pareidolia pode ser surpreendente. Nos casos aqui, é no mínimo curiosa. A Virgem Maria no exame do cérebro de uma norte-americana é um tanto mais fácil de discutir em uma mesa de jantar do que alienígenas e santos impressos em imagens das partes baixas, que acabam inevitavelmente envolvendo intestinos, bexigas, gases e afins. […]

  15. Leonardo Garzedim disse:

    Pergunta:
    Porque as pessoas costumam matar as crianças ou o fotógrafo enlouquecido para tentar deixar o fato verídico?

  16. […] A pareidolia pode ser surpreendente. Nos casos aqui, é no mínimo curiosa. A Virgem Maria no exame do cérebro de uma norte-americana é um tanto mais fácil de discutir em uma mesa de jantar do que alienígenas e santos impressos em imagens das partes baixas, que acabam inevitavelmente envolvendo intestinos, bexigas, gases e afins. […]

  17. […] você pensa que se acostumou com todos os exemplos notáveis de pareidolia, se depara então com uma estranha palavra denotando um tipo ainda mais curioso de apofenia. […]

  18. […] O CollegeHumor brinca com a famosa imagem ambígua da velha/moça. Como vocês devem se lembrar, imagens ambíguas também são responsáveis pela melhor pareidolia de todos os tempos. […]

  19. fim do mundo disse:

    a menina da 2º pic até é bonitinha. até com ela casava se houvesse vacina p´ra doenças do sexo.

  20. CARLOS disse:

    A FOTO DA MENINA SENTADA NO COLO DO PAI É INCRIVEL…DEMOREI UNS CINCO MINUTOS PARA VE-LA.UMA COISA QUE ME INCOMODA QUE QDO APARECE UM CARA DE CABELO COMPRIDO E BARBA LONGA ALGUNS ACHAM QUE É JESUS ( POR SINAL NÓRDICO) ..PÔ PODERIA SER TAMBÉM TIRADENTES RSRSRRS..SOBRE A SEGUNDA FOTO NÃO É FANTASMA E NEM FUMAÇA…É UMA CRIANÇA VIVA MESMO.

    • Rafael disse:

      Pois é, eu vi a explicação do fantástico sobre o tema, mas o nosso amigo editor do blog afirmou que o caso é mais complicado do que parece, aliás, você tem informação sobre de quem é essa foto? O nome do fotógrafo?

  21. […] a face pareça bem detalhada, sugerimos que seja uma coincidência, um simulacro, uma pareidolia. Aparentemente uma área clara de concreto, reboco ou gesso exposta dentro da sala, acima de uma […]

  22. Carlos Henrique disse:

    No caso da primeira foto deve-se considerar que a figura dessa cabeça nao é obra do acaso (seria demais achar que o acaso desenharia uma cabeça tao bem), ou seja, deve existir uma inteligencia por tras disso, uma mao por traz disso:Deus. Acho que é um sinal de Deus. Mas só um desenho e mais nada, nem acho que a cabeça seja de Jesus.

  23. […] Outros sugeriram que a figura não é de fato um rosto. Seria uma camiseta, um simulacro de rosto, uma pareidolia. […]

  24. Ivan Tadeu disse:

    Nossa, comigo foi o contrário, só depois que você falou da cabeça que eu consegui ver, e ainda assim, demorou pra eu conseguir ver uma cabeça em vez de uma criança.

  25. Arlei disse:

    Em primeiro lugar, parabéns pelo trabalho em “ceticismo” e “forgetomori”… e quanto ao “fantasma” de Wem Town, hoje encontrei este link:

    http://www.dailymail.co.uk/news/article-1279329/Wem-ghost-picture-mystery-resolved-eagled-eyed-pensioner.html

    A mim parece incontestável…

    Arlei, Santa Maria, RS

  26. Rafael disse:

    Cara sobre o rosto na foto tudo bem, mas sobre a menina, acho que o impossível aqui se converte em possível, que é mais fácil que seja a foto de algum espectro do que pura pareidolia, pois a imagem é tão perfeita que é quase impossível que seja pareidolia. O contorno da roupa, o rosto, os cabelos, enfim… Além disso já viu no youtube o fantasma do cachorro que foi tirado em uma foto de casamento? Busca lá, é hilário e interessante!!!

  27. bene disse:

    ha um segundo rosto no colo do homem

  28. Bugu disse:

    Primeiro quero deixar claro de que sou deísta e cristão, por isso mesmo, me é evidente que Deus não iria manifestar a face de Jesus em uma foto fortuita, não faz o menor sentido.
    O desgaste numa foto pode facilmente gerar imagens aleatórias e este me parece o caso, afinal, quantas fotos desgastadas NÃO geraram a foto do salvador? Aposto que muitas geraram imagens de outras figuras religiosas.
    Não tem como ver a imagem e não ver o tal rosto, e mesmo se indicando é difícil ver a tal criança. Mesmo dentro do campo da parapsicologia, é ridículo pensar um fantasma brincalhão “mostrando a cara” numa foto.
    Simplesmente é A Melhor Pareidolia de Todos os Tempos, ponto.

  29. Anônimo disse:

    Sim, a própria ICAR reconhece que o manto foi repintado várias vezes.

  30. JPedroso disse:

    Bom.Isso prova, que o inverso também é verdadeiro, ou seja:Aonde para alguns,parece não haver nada, ha a menina, verdadeiramente no exemplo.Aonde alguns, não percebem algo real,pode estar ali.esta foto da menina prova isso.Ve sê, apenas o rosto de um homem, que nos lembra Jesus Cristo, mas não é a realidade ali, o real ali, no exemplo, é mesmo a menina, que muitos não percebem, e que mesmo sendo real, alguem que persebeu, tem que explicar, detáles, para que outros consigam notar, que realmente é a menina na foto, e não o rosto grande. Isso demonstra, que realmente, existem coisas,m que a primeira vista podemos não ver,perceber, mas mesmo existindo,não percebemos, até que outros nos guiem.

  31. Anônimo disse:

    Ainda não consegui ver a criança no colo :S

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *