MENU
duvidabannerca.jpg

Líquito 03

alienid421.jpg

Vídeo: Lula gigante, alien e com cotovelos

24 de novembro de 2008 Comments (30) Views: 3857 Fortianismo

Mistério? Homem acorda em topo de pedra

O programa Fantástico de ontem abordou o caso de Odair Berti, lavrador do Espírito Santo que no começo do mês acordou, para seu desespero, no alto de uma pedra sem ter como descer. Berti não sabe como chegou àquele ponto, e a equipe de resgate dos bombeiros levou pelo menos nove horas para alcançá-lo – utilizando equipamentos de segurança.

Bem ao contrário do lavrador, que vestia uma camiseta, shorts e chinelos. Apesar de abatido e desidratado, não teria “nenhum arranhão”. O mistério provocou todo tipo de especulação.

Confira o segmento acima, onde o televisivo dominical revela o pequeno detalhe que explicaria o caso. “Odair é sonâmbulo. Ele já foi encontrado na rua, de madrugada, sonhando. Desta vez, ele foi dormir por volta das 20h, no barraco erguido no meio da lavoura de feijão. Acordou de madrugada, em um ponto do paredão, a 80 metros do chão. É mais ou menos o equivalente a um prédio de 25 andares. Justo ele, que tem pavor de altura”.

Aliás, além de revelar que Berti sofre de sonambulismo, o programa esclareceu que ele não subiu até o topo do paredão, que teria 300 metros de altura. Subiu a “apenas” 80 metros, o que ainda pode ser difícil de conceber, mas é menos difícil.

Oitenta metros de um paredão íngreme, depois de atravessar uma mata densa e fechada… dormindo? Várias pessoas que assistiram ao segmento já manifestaram incredulidade frente à idéia. Imagino o que pensarão então ao tomar conhecimento do…

Sonambulismo homicida (em inglês, excerto traduzido abaixo):

Ocasionalmente, sonâmbulos matam pessoas, geralmente um membro da família, durante o ato sonâmbulo. Houve alguns casos raros em que o suposto ato homicida ocorreu e o principal suspeito pode ter cometido o crime enquanto permanecia sonâmbulo. Em torno de 68 casos são conhecidos até o momento”.

Inacreditável? O caso ilustrativo é o de Kenneth Parks:

“Na manhã de 23 de maio de 1987, Parks se levantou (mas não acordou) da cama, dirigiu aproximadamente vinte e três quilômetros à casa de seus sogros, arrombou a entrada, atacou seu sogro e esfaqueou sua sogra. Depois de tudo isso, ele conseguiu dirigir para a delegacia. À parte alguns eventos isolados, a única coisa de que conseguia se lembrar era estar na delagacia pedindo por ajuda, dizendo ‘Acho que matei algumas pessoas… minhas mãos’.

A única defesa de Parks foi a de que ele estava dormindo durante todo o incidente e de que não estava consciente do que fazia. Naturalmente, ninguém acreditou na alegação, mesmo especialistas do sono estavam extremamente céticos. No entanto, depois de investigação cuidadosa, os especialistas não puderam encontrar outra explicação. Os EEG (eletroencefalogramas) de Parks eram altamente irregulares mesmo para um parasomníaco. Isto, combinado com os fatos de que não tinha motivos, de que era incrivelmente consistente em suas histórias em mais de sete entrevistas, apesar de tentativas repetidas de pegá-lo em contradição, que a cronologia dos eventos encaixa-se perfeitamente com a explicação proposta, e que não há maneira de manipular resultados de exames EEG, Parks foi inocentado do assassinato de sua sogra e a tentativa de assassinato de seu sogro”.

Isso mesmo. Kenneth Parks dirigiu quilômetros, matou a sogra, disse que estava dormindo e foi inocentado. Parece uma piada mórbida, mas o caso não é isolado e inacreditavelmente, o homicídio sonambúlico parece a explicação menos absurda. Parks pode ter assassinado seus sogros sem nenhum motivo aparente, sem encobrir seus atos e entregando-se à polícia logo depois para tentar a genial defesa de alegar ser sonâmbulo, contando com sua atividade cerebral anômala durante o sono. Ou ele realmente pode ser um exemplo de como os distúrbios do sono podem ser mais bizarros do que imaginamos.

Idealmente, investigação mais cuidadosa poderia ser conduzida no Espírito Santo para averiguar se seria de fato inconcebível ao lavrador escalar o paredão apenas de chinelo, como um bombeiro chega a declarar.

De minha parte, penso que é importante perceber que Odair provavelmente escalou a rocha, mas apenas até onde conseguiu, através de um caminho aleatório que ele, ao acordar, não pôde ver e talvez não pudesse mesmo usar para descer. Grosso modo, Berti pode ter se visto no mesmo dilema dos gatos que sobem em árvores e depois não sabem mais como descer.

O lavrador parece um homem simples, são e genuinamente assustado com a idéia de que o evento possa se repetir. E ele pode não ter tanta sorte da próxima vez. Espero que a cobertura muito boa feita pelo programa dominical, que não explorou o tema gratuitamente, fornecendo uma explicação racional e orientações responsáveis, motivem mesmo ele e outros sonâmbulos a tomar cuidados. Nos casos de sonambulismo homicida, alguns dos envolvidos passaram a dormir em recintos trancados.

Sonâmbulos escalando rochedos e matando sogras parece estranho? Bem, há um outro tipo mais curioso de parasomnia. É a sexosomnia. Sim, o que você está pensando.

Pessoas que fazem sexo. Dormindo. A condição está sendo explorada apenas recentemente na literatura médica, com o primeiro trabalho a respeito sendo publicado em 1996.

Tags: , ,

30 Responses to Mistério? Homem acorda em topo de pedra

  1. Rômulo disse:

    Ainda tem coisa mal explicada nessa história… os exemplos de sonambulismo que foram usados para ilustrar o evento são ações plenamente possíveis de serem feitas quando uma pessoa está acordada. Mas o fato é que subir uma pedra daquela altura sem aparelhagem nenhuma não é algo normal, nem para quem está acordado, quanto mais dormindo… Acho que concluir o fato como um caso de sonambulismo, assim de forma tão irresponsável e apressada, deixando lacunas de inverossimilhança, é tão idiota quanto dizer sem nenhuma prova que o cara foi abduzido. A questão é que a televisão quer dar uma resposta ao povão impressionado, contanto que a maior parte do público engula a explicação, já tá bom demais para esses reguladores da opinião pública…

    vadios!!!!

  2. fernando disse:

    sexosomnia…

    pensei que fosse só comigo! há uns 3 anos aconteceu comigo umas 4 vezes: acordava no meio do ato sexual ou ao final dele. minha esposa disse que sequer percebeu que eu estava dormindo, que havia agido normalmente como quando acordado.

    depois desses incendentes não apresentei mais ataques de sonambulismo tão extremos, como quando levantava e andava pela casa. agora só falo a noite, geralmente uma vez a cada dois meses.

    mas fiquei preocupado foi com o sonambulismo homicida… será que é hora de pensar em me trancar em outro quarto?? rs.

  3. Juliana disse:

    É incrível como vocês céticos descartam facilmente a possibilidade de que ele tenha chegado lá graças a fenômenos paranormais ou abdução alienígena.

    Vem com essas comparações furadas de que talvez ele seja sonâmbulo e fez isso dormindo. Só porque isto é conveniente ao que acreditam como realidade.

    Citar outros casos de sonambulismo não torna este igual.
    Estes casos são raríssimos, e só parecem tão comuns e populares porque foram documentados nas mídias e se espalharam pelo mundo todo.

  4. Paulo Sérgio Garcia disse:

    Esta notícia só está tendo tanto destaque porque ele está vivo.
    Assim como as notícias dos outros sonâmbulos, porque eles continuaram vivos para contar.

    A notícia alternativa seria:

    “HOMEM É ENCONTRADO MORTO
    A polícia suspeita que tenha caído do penhasco.
    Fulano também sofria de sonambulismo”

    Tal notícia não teria destaque algum, pois seria só um homem que morreu ao tentar escalar.
    Agora, todo o planeta Terra está comentando e criando hipóteses do que teria acontecido.
    Um psiquiatra ou neurólogo não deve ter sido consultado, e mesmo que fosse, quem acreditaria em bobagens como sonambulismo? hehehehe

  5. Fabiano disse:

    Paulo Sergio, as pessoas acreditam em coisas que não são bobagem, como fenômenos paranormais ou abdução. ;)
    Não adianta. As pessoas NUNCA se fiam e guiam pela Navalha de Occam.

  6. Anon disse:

    O Fantástico anda me surpreendendo com matérias céticas e científicas. Se bem me recordo, ele nunca mais mostraram matérias sobre pseudo-ciência e ufologia e afins sem estarem criticando ou mostrando o lado verdadeiro (como denunciar “guias” ou curadores que abusam do povo).
    Acho que fazem isso mais por credibility’s sake. Especiais com Dráuzio explicando o corpo humano, ou com cientistas explicando o universo e essas coisas.
    Infelizmente, tudo isso fica no meio de matérias fúteis ou com o sensacionalismo de sempre, e o povo acaba absorvendo nada daquilo. É uma pena.

  7. Anon disse:

    Ah, e gostei do “vocês céticos” da Juliana. Hahaha…

    “Só porque isto é conveniente ao que acreditam como realidade.”

    Ué… E considerar que foi um fenômeno paranormal ou abdução não seria conveniente ao que você acredita como realidade (ou seria insanidade?)

    Bem disse Fabiano, as pessoas nunca se guiam por Occam. Isso que é incrível.

  8. Rafael disse:

    Moro em região próxima ao ocorrido, e por incrível que pareça, antes do caso ser “esclarecido” – entre aspas, pois para algumas “Julianas” isso seria impossível – já estavam julgando o caso como uma “abdução relâmpago”, é mole?
    Ao menos o Fantástico revelou corretamente – muito diferentemente de outros programas e meios de comunicação – que aquele rapaz NÃO SUBIU AO TOPO DA PEDRA, e sim a 80 metros.
    É lógico que a escalada ainda assim é difícil, mas entendo que um sonâmbulo, para atravessar uma mata daquelas e escalar uma pedra ingreme não tem o mesmo problema que uma pessoa tem ao subir em uma sacada alta e olhar para baixo: ao fazer isso, e se dar conta da dificuldade ou perigo, é que a pessoa começa a ter dificuldade e a sentir medo – o que o sonâmbulo não tem como fazer.
    Importante lembrar que o lavrador deste caso cresceu naquele lugar, conhece e anda por lá desde criança. Seu cérebro já possui informação suficiente para ter mapeado tudo por lá, mesmo que inconscientemente. Acredito que é explicação muito mais plausível que uma “abdução relâmpago”…Por Sagan…

  9. Mário César M. de Araújo disse:

    Só vou citar um problema nessa teoria: como alguém conseguiria escalar um paredão vertical, usando chinelos (Havaianas)?

    Não precisa “acreditar” no que eu digo. Perguntem para qualquer alpinista experiente (e responsável). Nenhum deles dirá que isso é possível. Por isso (e por outras), essa história é MUITO inverossímil.

    Seja o que for que tenha acontecido (abdução, brincadeira de mal gosto de alguém, etc), eu duvido que ele tenha chegado lá sozinho.

  10. marcel disse:

    Luzes que não se consegue identificar no Céu? Aliens.

    Construção das pirâmides ? Aliens.

    DNA humano? Manipulação alien.

    Arte antiga ?influência alien.

    Avanços tecnológicos ? Tecnologia alien.

    Pessoas com paralisia do sono ? Aliens bolinando seus corpos.

    Religiões ? Interpretação errada dos povos antigos devido avistamentos aliens.

    Arte criada em plantações ? Aliens se comunicando.

    Ou seja tudo para os ufólatras é alien.

    Eita povo ridículo e depois querem ser levados à sério.

    ri ri ri

  11. marcel disse:

    (Só vou citar um problema nessa teoria: como alguém conseguiria escalar um paredão vertical, usando chinelos (Havaianas)?
    )

    E quem disse que ele escalou o paredão que foi mostrado na reportagem ?

    Pode muito bem ter subido por um lado menos inclinado, afinal niguém viu o cidadão subir.

  12. Gustavo Gomes Narciso disse:

    @Juliana

    Ce tá louca ?
    não é possível que você acredite que o cara foi abduzido …
    Ai Ai Ai, sempre tem um alien-nado pra gente tropeçar.

    Acorda Juliana !!!! ACORDA !!!!

  13. henrique costa disse:

    o cara e de outro mundo

  14. Wanderley Francisco disse:

    Hahaha!!! O legal disso tudo é que todo mundo tenta explicar o ocorrido, mas ninguém pode provar nada do que fala. E eu também não tenho a menor idéia de como o cara subiu aquele morro…

    E se ele realmente subiu o morro com havaianas foi um milagre. Pois não escorregou lá de cima: calçados de alpinismo são bem justos e presos aos pés…,já chinelos havaianas não…

    Assim até Juliana tem um pingo de razão nesta discussão… Afinal de contas como aquele cara subiu aquele morro sem despencar de lá de cima… e sem nenhum arranhão, supostamente andando no meio de espinhos…? Só isso já parece um absurdo… Até a teoria alien acaba sendo relevante neste caso, mesmo que em ultima alternativa!!!

    anjoveloz8

  15. Fabiano disse:

    Navalha de Occam. Nada além.

    Em lugar nenhum foi dito que ele subiu pelo paredão vertical. Não sabemos o que tem atrás do paredão, se um caminho natural mais simples.
    Para assumirmos qualquer teoria sobre paranormalidade ou extraterrestres, teríamos também que provar que elas existem. O que as pessoas fazem, ao tentar explicar o que houve, é falar sobre coisas mais plausíveis ou prováveis. É algo que eu li do Mori estes dias. Muitas coisas que ele estudou e que a solução é banal, quase sempre são ignoradas pelas pessoas.
    Então é mais fácil tentar explicar da maneira mais difícil, absurda e interessante, do que simplesmente explicar com base em algo que existe.

  16. Mário César M. de Araújo disse:

    Fabiano, você viu o vídeo? Você viu a posição em que o cara estava?

    Mesmo assumindo que ele tivesse subido por outro lado, sei lá, ele ainda teria que andar meio paredão (horizontalmente), para chegar até o local. SEM TER CAMINHO EVIDENTE, SEM “TRILHA”.

    Mesmo assumindo isso, o fato é, em si próprio, absurdo. Devido ao fato de estar de chinelo.

    Outro ponto absurdo: como ele passou por aquela mata fechada, sem levar UM tropeção? Sim, porque se ele tivesse tropeçado, ele acordaria. E, como não acordou, logo chega-se à conclusão de que ele não tropeçou. Mas… Como?

    De boa, ele foi levado até o local e deixado ali. Não sei se foi uma brincadeira de mal gosto de alguém, abdução (vai saber!) ou o que. Mas a idéia de que ele chegou ali sozinho é completamente inverossímil. Não há essa possibilidade, portanto não tem como querer usar a Navalha de Occam.

    Sinto muito, mas essa história continua MUITO mal contada.

  17. Rodrigo disse:

    Anon, só uma pena que a série Filosofia para leigos não fez sucesso, ou melhor fez ao contrário: muitos telespectadores chateados de terem que pensar na possibilidade de que Deus não existe ligaram pra emissora pedindo pra tirar o quadro do ar. Imagino que um lobby de uma certa instituição também tenha contribuido para isso.

  18. Elton disse:

    Sociedade hipócrita. Se limita apenas as coisas ditatoriais da televisão Não param para pensar um pouco no certo ou no errado. Como disse o Rodrigo, A série filosofia para leigos não fez sucesso. Prova real da bitolação existente na massa. Mostre algo que pareça real a alguem que tem uma compreensão diminuta que logo ele acredita sem questionar.

    No Nordeste, por exemplo, surgiu uma nova safra de lobisomens e também uma nova de pessoas que juram de pés juntos que o viram. Parece até caso de histeria coletiva. Em conjunto vem a programação local, explorando o assunto de tal maneira, que se utilizam até de cenas de filmes, uivos, entre outras coisas, somente para tentar alavancar ibope.

  19. Patola disse:

    Todo mundo assume que ele SUBIU. Mas a julgar pelos vídeos, eu imagino que algo a se cogitar é que, sonâmbulo, ele tivesse dado a volta na montanha, ido pelo lado menos inclinado até o topo e então descido para o lugar em que ficou – como estava dormindo, não cogitou se conseguiria sair daquele ponto ou não.

    OBS.: Excelente tratamento do fato, Kentaro.

  20. Iuri Lando disse:

    Acredito que umas poucas sessões de hipnose possam elucidar a todas essas especulações.

  21. Elton disse:

    vc hipnotiza?

  22. Felipe Acosta disse:

    Paulo Sérgio Garcia Diz: “HOMEM É
    ENCONTRADO MORTO A polícia suspeita
    que tenha caído do penhasco. Fulano
    também sofria de sonambulismo”

    Foi o que eu pensei. Seria só mais um suicídio ou acidente e nem teria notícia.
    Quantas pessoas por aí caem de paredões e sacadas todos os dias… Não aparece no Fantástico porque TV não mostra suicídio e nem essas mortes simples que alguém escorrega duma janela e cai. Ou fica machucado, quebra as pernas, etc.

    Aqui onde moro outro dia tinha um maluco num prédio tentando se suicidar, bombeiros vieram e tal. Apareceu no jornal?
    Dois meses atrás eu tava no ônibus e tinha uma mulher toda arrebentada debaixo de uma ponte, ela caiu ou se suicidou, apareceu no jornal?
    Uma vez tinha um bêbado andando no parapeito duma escadaria, ele não caiu nem morreu. Talvez devesse receber uma matéria especial sobre sua abdução por alienígenas, como ele acordou no outro dia sem lembrar o que aconteceu… Certamente estavam controlando seu equilíbrio com raios de controle mental… [sic]

    Ah, mas isso aí aconteceu na roça, então tem um monte de caipiras sem noção lá apavorados com este evento extraordinário, pra eles…

  23. Mário César M. de Araújo disse:

    Hipnose? Talvez. Mas só se ele tiver sido abduzido mesmo pra se lembrar, porque se ele tiver chegado lá andando (através de sonambulismo), acho que nem com hipnose ele lembraria.

    Idem à possibilidade de brincadeira de mal gosto: ele não teria como se lembrar.

  24. marcel disse:

    Levem um hipnólogo que acredite em alien-ados e o mesmo terá sido abduzido.

    Levem um hipnólogo sério e aí é outra a história.

  25. Claudio disse:

    Essa história é realmente interessante e realmente desperta a nossa curiosidade. A polêmica é realmente acirrada pois mesmo que se despreze plenamente a possibilidade remota de abudção por seres extraterrestres, a explicação mais ” simples ” ainda sim é de certa forma extraordinária e foge dos padrões. Afinal de contas, um homem se deita para dormir tranqüilamente de noite e acorda em cima de uma pedra a uma altura respeitável depois de atravessar uma grande quantidade de mata sem sequer ser acordado pelos mesmos obstáculos! Se se admitir que se trata de algum tipo extraordinário de sonambulismo estaremos diante das complexidades da mente humana bem como das nossas próprias limitações em entender totalmente diversos aspectos que nos fogem totalmente a compreensão no estado atual da ciência. E sempre será assim: a mente humana a nos surpreender sempre desde os primórdios de sua exploração e nos fornecendo enigmas formidáveis que ao serem solucionados fazem progredir, mesmo que a passos discretos, a marcha dos conhecimentos científicos.

  26. […] diretas de planetas extra-solares, imagens de uma estranha lula gigante, o intrigante caso do homem que acordou no alto de uma pedra e a chegada dos círculos ingleses ao […]

  27. SOUZA disse:

    meus amigos, nem o melhor atleta e mais bem preparado posivel não conseguiria escalar o paredão em questão, sem falar que o cara teria que ter garras para poder escalar uma parede lisa que vai inclinando… isso deveria ou estar sendo investigado secretamente!!!!!!!

  28. Rodrigo disse:

    Eu sou sonambulo, quase toda a noite eu levanto grito converso vivo o sonho rs! várias vezes eu acordei já no inicio de um ato sexual junto com minha esposa, que não sesconfiou que eu estava dormindo, outra eu estava sonhando que estava descendo um toboágua, e quando vi cai da cama arrastando os edredons, lençóis e minha esposa junto rs!!!

  29. Conrado disse:

    Sonambulo não é lagartixa.
    Sem equipamento adequado não tem como super uma pedra daquelas, sem pratica a pele e os musculos não aguentam, sem equipamento voce só vai conseguir um bom escorregão e se machucar.

  30. Fábio disse:

    Incrível como vocês conseguem explicar as coisas sem sequer tirar a bunda da cadeira. Parabéns!

    Agora… por favor, vocês poderiam passar os números da mega-sena? Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *