Fortianismo emanpareidolia.jpg

Published on abril 12th, 2009 | by Kentaro Mori

6

Pareidolia “Robocop”

emanpareidolia fortianismo

robocop l fortianismo Recebi esta imagem de Carlos Santos, de Ponta Delgada, Açores, Portugal. “Tirei esta foto três casas abaixo da minha por brincadeira com a máquina nova que tenho, estava apenas a experimentar, entretanto reparei depois no rosto que aparece ao fazer zoom.. não encontro uma explicação válida, não fiz nada na foto, está como foi tirada. Será que alguém tem uma opinião sobre esta foto?”, perguntou Santos.

Ele enviou o arquivo de imagem original, que além de ser uma imagem fascinante e um tanto arrepiante, realmente não mostra evidência de manipulação até onde pude ver.

E até onde se poder ver, o “rosto” dentro da janela se parece muito com o personagem Alex Murphy, mais conhecido como… Robocop.

Continue lendo para uma explicação sugerida (bem, está no título, mas de toda forma).

roompareidolia fortianismo

Embora a face pareça bem detalhada, sugerimos que seja uma coincidência, um simulacro, uma pareidolia. Aparentemente uma área clara de concreto, reboco ou gesso exposta dentro da sala, acima de uma porta, tem manchas e sombras que compuseram esta face.

Perguntei a Santos se ele teria outras fotografias do mesmo local mas de ângulos ligeiramente diferentes, e ele gentilmente me enviou outra imagem, “tomada cinco minutos depois da primeira”. Abaixo, uma versão destacada da segunda imagem:

dsc 0050 thumb fortianismo

Dentro do círculo (clique para ampliar) está a área exposta mais clara que penso que teria criado a ilusão de uma face.

Uma ilusão muito curiosa, é preciso notar. Notaram que a face também lembra o rosto da Lua de George Meliés, a expressividade de Klaus Kinski, Edward Mãos de Tesoura e mesmo o Homem Elefante.elephantmanpareidolia fortianismo

Pelo menos não se parece com Jesus, para variar. [Com muitos agradecimentos a Carlos Santos e Maracuja]

Tags: , , , ,


About the Author

+



6 Responses to Pareidolia “Robocop”

  1. Um detalhe me chamou a atenção na imagem são “os olhos” da figura, que aparentam estarem olhando para ” o lado direito e para cima”. Seria uma pareidolia ou um reflexo de álguém em frente ao prédio fotografado? Não seria uma pessoa embaixo, junto ao fotógrafo, olhando para o andar fotografado: Ela estaria olhando para cima e esquerda, já que o reflexo deve ser reverso.

  2. Fátima says:

    ‘….Pelo menos não se parece com Jesus, para variar….’ ==>>> vc que não viu corretamente: é ele sim, nosso Senhor Salvador, basta que tenha fé e verás! [/joke]

  3. Diogo Botelho says:

    Nao meu caro jose, o que voce diz esta mal, porque eu tirei a foto, com a maquina do meu amigo carlos santos em que quem estava comigo estava ja muito ah frente de mim, e na casa da frente da varanda estava tudo apagado, e nao tinha ninguem ah frente da varanda, porque confirmei se nao era ninguem que estava na frente da casa, e pelos vistos a casa da frente nao vive ninguem, dias depois eu entrei na casa de forma legal, e nao tinha la nada na varanda, estranho mas agora fica na imaginaçao e fé de cada um.

    Com os meus comprimentos a todos.

  4. Eduardo Vianna says:

    Mas é Che Guevara disfarçado para entrar clandestinamente na Bolívia! Esse pessoal que não manja nada da indústria do entretenimento é fogo…

  5. Claranice says:

    Há algo ali, sim! Na foto tirada 5 minutos depois não há coisa alguma, mesmo porque o círculo focado não mostra o mesmo lugar e sim centímetros abaixo e à esquerda. Pode não ser um fantasma, mas que guarda bastante semelhança, não há dúvida.

  6. Pois é amigo Carlos, muitas veses isso acontece qdo as veses a parede está suja ou com alguma infiltração, que coincidentemente aparece estas imagens que chegam a imprescionar de verdade. Ja fotografei determinadas coisas que de perto eu via uma coisa e a distancia eu via várias coisas que chegava a imprssinar e me fazer retornar ao local, e descobri a real verdade,pois descobria minha dúvida inprecionista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑