Ceticismo acupuntura.jpg

Published on maio 21st, 2009 | by Kentaro Mori

61

Acupuntura: palitos de dente servem

acupuntura fortianismo ceticismo  

Não se assuste, não é preciso fincar os palitos pele adentro. De fato os palitos nem são necessários, porque a acupuntura realmente não funciona. Mas antes de todos estes detalhes, vejamos como o mais recente estudo a respeito foi noticiado:

“Um estudo que avaliou a eficácia da acupuntura para tratamento de dor nas costas concluiu que ela não consegue ser melhor do que uma forma falsa desse tratamento, na qual as pessoas são submetidas apenas a picadas superficiais em pontos aleatórios do corpo. O trabalho, porém, trouxe uma revelação surpreendente: as duas formas de acupuntura, a verdadeira e a simulada, parecem ser mais eficazes do que o "atendimento usual" que pacientes de lombalgia costumam receber.
[Folha Online: Acupuntura "falsa" supera medicina comum em teste]

Epa. Acupuntura supera medicina comum? Como, se acabamos de dizer que ela não funciona?

Mais tratamento, melhor resultado

Simples, a notícia está errada, a acupuntura não supera a medicina comum. Os pacientes que receberam tratamento com acupuntura também receberam o “atendimento usual” da “medicina comum”, incluindo todos os anti-inflamatórios receitados pelos médicos. A acupuntura foi um tratamento complementar, uma atenção adicional que parte dos pacientes recebeu. E como tal mostraram uma melhora mais rápida de sua dor.

Para que a acupuntura realmente superasse a medicina comum, seria necessário comparar grupos de pessoas com todos os tipos de dores nas costas, metade das quais receberia anti-inflamatórios e outros tratamentos “convencionais”, enquanto a outra metade receberia apenas agulhadas.

Você pode imaginar quais seriam os resultados, principalmente quando os próprios acupunturistas reconhecem que suas práticas são apenas “complementares” e “alternativas”, não devendo jamais substituir o devido tratamento médico “comum”. Alguns exemplos:

“os acupunturistas são procurados depois das falhas dos tratamentos convencionais. É como se fosse o último dos recursos disponíveis” [Centro de Estudos de Acupuntura e Terapias Alternativas]

“não conseguem um alívio com tratamentos convencionais” [Associação Médica Brasileira de Acupuntura]

Se a acupuntura por si só não é melhor que a medicina comum, sendo apenas um tratamento “alternativo”, “complementar”, ao menos o estudo recente demonstrou que, como tal, ela funciona, certo?

Errado.

“Falso” = “Verdadeiro”

O estudo demonstrou justamente que a acupuntura como praticada por profissionais diplomados, realizada com base em anos de estudo da medicina tradicional chinesa, com meridianos e “qi”, em um atendimento individualizado que envolveu até 64 pontos distintos em centenas de pacientes…

Não foi mais efetiva que uma acupuntura “padronizada”, realizada sem consideração às características de cada paciente, e baseada apenas em oito pontos padrão de acupuntura relacionados à dor nas costas.

Só essa constatação já lhe aconselharia a procurar o acupunturista mais em conta, mas o que é realmente surpreendente, no entanto, é que nenhuma dessas práticas foi mais eficiente que a acupuntura “falsa”, envolvendo palitos de dente aplicados em pontos deliberadamente distantes daqueles estabelecidos pela medicina tradicional chinesa. Um acupunturistas falso com palitos de dente pode ser ainda mais barato, e não terá riscos. Voltaremos a isto.

Como o estudo conclui, “personalizar os pontos de aplicação de agulhas a cada paciente, bem como a penetração da pele não parece importar com relação aos benefícios terapêuticos. Estes achados levantam dúvidas sobre o suposto mecanismo de ação da acupuntura”.

E como levantam, até porque este não é o primeiro nem de longe o maior estudo sobre a eficácia de acupuntura. Em um estudo com 215 pacientes no ano passado, a acupuntura “falsa” se saiu tão bem quanto a “verdadeira”. Dois estudos publicados no início do ano envolvendo mais de 6.000 pacientes já haviam indicado que “tratamentos falsos não foram menos efetivos” que a acupuntura “real”.

Alguns estudos já chegaram a resultados ainda mais interessantes, como os de que a acupuntura “falsa” pode ser mais eficaz que a acupuntura “verdadeira”. Publicada no ano passado, a pesquisa envolveu 370 pacientes que receberam acupuntura “real” e “falsa” no dia em que receberam inseminação artificial. 55.1% das atendidas com acupuntura “falsa” engravidaram, contra 43.8% da acupuntura “real”. A diferença é estatisticamente significante, embora seja apenas uma anomalia estatística, a acupuntura “falsa” realmente não difere da “verdadeira”.

O que significa realmente que a acupuntura não funciona.

Seja fazendo referência ao conceito milenar e supersticioso de “qi” chinês, seja transpondo tais idéias para uma explicação mais palatável, envolvendo estimulação do sistema nervoso e liberação de neurotransmissores, inúmeros estudos vêm repetidamente demonstrando que realmente não importa se a pele é penetrada ou não, ou mesmo aonde a pele é cutucada.

A acupuntura só funciona como atenção adicional dedicada ao paciente, e isso não se chama acupuntura.

Que mal faz?

Se a acupuntura não funciona como acupuntura, e sim como placebo, apologistas da medicina complementar podem argumentar como último recurso que ainda assim haveria algum valor na prática. O placebo poderia ser institucionalizado, como de fato já o é na prática.

O problema é que também há vários riscos. O sítio “What’s the harm?” (“que mal faz?”) menciona pelo menos 1.184 casos de pessoas prejudicadas ou mesmo mortas em decorrência da má aplicação acupuntura. Incluem-se desde falsos diagnósticos, passando por infecções e contaminação, chegando a casos bizarros como agulhas rompendo corações.

E se os acupunturistas usarem apenas palitos de dente, ou melhor, como alguns de fato fazem, se valerem do simples toque, lasers ou outros métodos completamente inofensivos? Que mal haveria?

Ainda haveria a promoção de práticas comprovadamente ineficazes, de um pensamento mágico que só alimenta o surgimento de crenças e curandeiros espúrios.

Médicos devem dar mais atenção a pacientes, enquanto cidadãos comuns podem se dedicar a formas de oferecer apoio e atenção àqueles convalescentes, sem a necessidade de promover práticas comprovadamente inócuas por si mesmas, eficazes apenas como placebo, mas perigosas como curandeirismo e superstição.

Parafraseando um bom cético, se a medicina alternativa funciona, deixa de ser alternativa. É medicina. Advogar um bizarro sistema de saúde onde a medicina “comum” é vista como necessária e naturalmente limitada e impessoal, precisando ser “complementada” por práticas sem comprovação mas que seriam mais “humanas”, é advogar por um remendo de complementaridade aonde o pior dos de dois mundos se une para cobrar duas vezes do mesmo paciente.

- – -

Fontes e referências
- Another acupuncture study misinterpreted
- Acupuncture Does Not Work for Back Pain
- Acupuncture Just As Effective Without Needle Puncture, Study Shows

[Com agradecimentos a Roberto Moschen pela dica]

Tags: , , , , ,


About the Author

+



61 Responses to Acupuntura: palitos de dente servem

  1. Fernando says:

    Acabou de jogar estacas na cruz…la vem o tiroteio…rs.

  2. Felipe Viana Camargo says:

    Cadê o Carlos Magno pra dizer que os ‘céticos de negação’ não consideraram tudo envolvido no tratamento, como energia positiva do curandeiro e auxiliares astrais?

  3. Carlos Magno says:

    Fala sério Mori.

    Se você apresentar pesquisas realizadas pela Organização Mundial da Saúde sobre a falibilidade da acupuntura, poderemos ter um parâmetro oficialmente verdadeiro e não esse publicado pela Folha de São Paulo que o amiguinho lhe enviou:

    “Os resultados do teste clínico estão na edição de ontem da revista “Archives of Internal Medicine”, da Associação Médica Americana. Com 638 voluntários, é um dos maiores ensaios já feitos para testar se a acupuntura funciona para valer.”

    É mais do que sabido que os grandes laboratórios americanos não desejam perder suas gordíssimas fatias do mercado mundial na fabricação de medicamentos alopáticos, e que as pesquisas americanas são normalmente locais e tele-guiadas.

    Qualquer pessoa ou entidade pode fazer pesquisas e obter resultados que lhe interessem, não importando quem seja. O engraçado é que essa pesquisa contraria as muitas outras feitas no mundo inteiro, inclusive no Brasil, que dão percentuais muito altos de aceitação e eficiência da medicina chinesa. Estranho, não?

    Mas como o povo é idiota, e só valem mesmo as opiniões dos doutos acadêmicos ortodoxos e dos interessados em varrer de cena os alternativos tão eficientes na população, essa efêmera festa hoje é dos céticos.

    Mori, você nunca se curou de uma dor na coluna ou torcicolo com agulhas, ao invés de tomar fortíssimos medicamentos que podem provocar sérios problemas colaterais? E nem tem um único parente ou amigo que já se curou com isso? Ah, duvido!

    À pedidos, e somente para ilustrar:
    “Por muito tempo a medicina ocidental rejeitou a acupuntura sem que tivesse realizado quaisquer estudos para verificar a sua eficiência e os princípios em que se apóia, limitando-se a descrição como algo exótico do desconhecido oriente. Atualmente, a pesquisa científica sobre os resultados do tratamento com esta técnica tradicional se ampliam por todo o mundo, trazendo cada vez mais dados sobre tratamentos bem sucedidos para comprovar a sua eficácia. Além do alívio da dor que proporciona, aceito já pela maioria dos profissionais de medicina, a OMS lista mais de 68 doenças para as quais a acupuntura é indicada.”
    Fonte: Wikipédia.

    Se a acupuntura falsa com palitos for realmente danosa precisa ser abortada, tem que sofrer intervenções oficiais, mas duvido que a coisa seja exatamente como se propala.

  4. marcelo says:

    Qualquer um que já tocou uma região do corpo numa pequena área e sentiu o o reflexo em outra parte do corpo sabe que a acupuntura produz sim efeitos.

    Mas é claro os fanáticos da “ciência” só aceitam a lavagem cerebral que maçons impõem através de seus meios de comunicação.

  5. marcelo says:

    Não que essas técnicas de pagãos chineses sejam realmente melhores que a escolha de pontos aleatórios no corpo.

    Seja com agulhas ou palitos de dente acupuntura funciona e não é preciso que se gaste com “especialistas” use sua namorada para fazer isso com palitos de dentes, o resultado é o mesmo.

  6. Felipe Viana Camargo says:

    Ah, os maçons! Malditos Illuminatis! Ainda bem que Dan Brown abriu a mente do povo para essa seita do mal…

    [tô rindo muito aqui...]

    Citar Wikipedia é covardia. Que refutação pode competir com os fortes argumentos do Wikipedia em português?

    [raciocínio crítico foi pro saco, tsc tsc...]

  7. Igor Santos says:

    “…envolvendo palitos de dente aplicados em pontos deliberadamente distantes daqueles estabelecidos pela medicina tradicional chinesa.”

    Esse dado é totalmente irrelevante, já que nem entre os praticantes existe consenso de onde estariam esses pontos, que vão de vinte e poucos até 365.

    “Medicina Alternativa” que funciona = Medicina.
    Acupuntura é piada.

    • Rubens says:

      Caro amigo, onde está embasado, a teoria de que acupuntura não funciona?

      Sou acupunturista a 6 anos e fisioterapeuta, tenho resultatos muito bons, bem melhores que a fisioterapia.

      A acupuntura está cientificamente comprovada atraves de estudos.

      PArem de falar Asneiras…

      at.

    • Victor says:

      O Rubens tem 6 anos de acupuntura, e pra adicionar ao que ele falou um dado totalmente irrelevante é que a Medicina Ocidental está tentando se apropriar da acupuntura como atividade exclusiva de médicos! O que vcs céticos dizem a respeito? Creio que vcs são pessoas que desistem de um tratamento só pq a ciência oficial condenou!! Esta ciência que é tão nova e já errou mais do que a acupuntura milenar!! A ciÊncia que está constantemente mudando de paradigmas e sempre tentando ficar menos errada, mas sempre sustentada, patrocinada e comprada pelas grandes corporações como Bayer, Basf, Monsanto, etc. Comprada pra dizer o que estas corporações querem!! Transgênicos não fazem mal!! Agrotóxico!! Não!! Isto é defensivo!! Se é Bayer é bom!! Bom para o câncer, para a infecção, para as patologias causadas pelo agrotóxico que a Bayer fabricou!! Antes de sair por aí escrevendo “asneiras” como disse o Rubens, tratem de estudar e de “sacar” como funciona a sociedade mundial!! Não só a seu pequeno mundo da “ciência maravilha”

  8. Igor Santos says:

    Ops, fiz a comparação antes de ler que você já tinha dito exatamente a mesma coisa.
    Querendo, pode editar.
    =¦¤þ

  9. Carlos Magno says:

    O engraçado é que a Wikipédia serve para argumentos a favor, mas para alguns não serve contra.

    Ademais, a Wikipédia somente veiculou uma resolução que já exisitia e comentou sobre o que todas as pessoas criteriosas sabiam. Nenhuma novidade. Outras fontes reconhecidas também citam, é só acompanhar.

  10. Poxa e agora ? Tantas variáveis… o que fazer mando minha mãe fazer ? Mando ela parar ? Digerir a ideia de que acumpultura pode ser prejudicial não cola pra mim. Se como efeito colateral deixar os olhos puxados e nos fazer falar chinês ou japonês e nos tornar uma superpotência vou aderir ao tratamento.

  11. curupira says:

    citem então! Carlos Magno, se vc criticou o Mori por ter citado uma reportagem na FSP, não deveria ter citado a Wikipedia. Autocrítia é bom de vez em quando.
    Citem os artigos originais pra gente ficar mais feliz.

  12. Heron says:

    Ah tá. Para provar a “falibilidade da acupuntura”, você só aceita “pesquisas realizadas pela Organização Mundial da Saúde”, mas cita a Wikipédia quando lhe convém. Pff.

  13. Carlos Magno says:

    Acho que a turma aqui desaprendeu a ler e interpretar.

    Mas entrando nos argumentos díspares: vocês se baseiam de forma total e completa somente nessa enquete de uma organização local de um país completamente comprometido em detrimento da Organização Mundial da Saúde? Quanta pobreza!!!

    A Wikípédia tem nada a ver com a situação, ela somente cita corretamente a OMS, e uma resolução oficial para âmbito mundial, como tantas outras fontes fazem e que servem a vocês, teimosos críticos, quando buscam afanosamente por subsídios e argumentos.

    A OMS é bem diferente de uma só organização nos USA que fez uma enquete doméstica com 638 voluntários, – sabe-se lá de onde convocados e por quem realmente atendidos na acupuntura (se foram) – e supostos exames criteriosos – notícia também veiculada num matutino brasileiro, e daí?.

    Vou repetir o que coloquei lá em cima, que parece não terem lido:

    “Qualquer pessoa ou entidade pode fazer pesquisas e obter resultados que lhe interessem, não importando quem seja. O engraçado é que essa pesquisa contraria as muitas outras feitas no mundo inteiro, inclusive no Brasil, que dão percentuais muito altos de aceitação e eficiência da medicina chinesa. Estranho, não?” E quem desejar comparar pesquise e argumente com dados e não com falácias.

    Dá para entender agora ou desejam ainda que eu desenhe?

  14. Martinho says:

    Gostaria de enumerar algumas coisas, fora de ordem é claro! :D

    1 – Existe um tom de tentativa de descrédito no texto, principalmente na parte onde se fala de infecções e coisas do gênero, inclusive da perfuração no coração (essa eu queria fontes, me parece extraordinário!). Existe uma probabilidade extremamente alta de um paciete recem saido de procedimento cirurgico de contrati uma infecção de “superbactérias” resistentes a antibióticos de 5 gração e de amplo espectro, então não me venham com churumelas.

    2 – Efeito placebo é observado até em farmacos “loureados” pela comunidade científica, onde existem indícios de melhora antes da difusão real do medicamento.

    3 – Estamos falando de um teste, com um universo pequeno, por uma instituição que sequer fora citada.

    Enfim, não me venham com churumelas²

  15. Robespierre says:

    Bem, então falta uma pesquisa incluindo médicos que não dão atenção ao pacientes, os que dão atenção, os acuputuristas verdadeiros e os acupunturistas “fake”.

    Talvez gere a manchete: “Estudo aponta que Doutores da Alegria são melhores que agulhadas”… :)

  16. Rafael says:

    A Organização Mundial da Saúde envolvida em Teorias de Conspiração nas idéias de adeptos da Superologia não é novidade…
    Mas essa discussão é desnecessária. Diferentemente de defender que OVNI’s são naves extraterrestres – podemos apenas falar sobre hipóteses – no caso da acupuntura basta SUBMETER-SE a algumas sessões, como uma amiga minha fez certa vez.
    Há alguns anos, esta amiga encontrava-se em dificuldades para se recuperar de um problema no joelho esquerdo, e eu “apostei” neste tratamento para ela, pois ela também estava passando por dificuldades financeiras…
    Lembro-me dela ter perguntado ao “médico”, na primeira sessão em que a levei:
    “- Preciso acreditar nesse tratamento para funcionar?”
    E ele, claro, respondeu:
    “- Non!”, com forte sotaque chinês.
    Pois é, ela devia ter acreditado… após dez sessões, me custando “módicos” 40 reais cada – na época, era o “profissional” mais caro na minha cidade, eu quis levá-la ao “melhor” – de nada adiantou, inclusive o problema dela se agravou um pouco. Provavelmente ela não se permitiu ao efeito placebo…
    Assim sendo, os Conspiracionistas podem retrucar a vontade: para mim, acupuntura nada mais é que efeito placebo, MESMO, e senti isso no bolso, como um bom brasileiro “mané”… Mas pelo menos aprendi!

  17. Alexssandro Duarte says:

    A acupuntura assim como a astrologia tem a curiosa caracteristica de não ter uma metodologia clara, cada “ramo” escolhe qual vai seguir.

    Acho que mais pesquisas devem ser feitas, mas que ela tem toda a pinta de ser uma fantasia lá isto tem.

    Agora o mais engraçado é o sistema de anúncios do Google jogar um banner de uma clinica de acupuntura junto a um texto critico dela, rsss,

  18. glenn says:

    por essa lógica como se explica a eficácia de tratamento de acupuntura em animais de zoológico?

    • Mori says:

      No estudo com animais, veja se o estudo foi realmente cego e contou com controles adequados. Nos com humanos, assim que os devidos controles são introduzidos se vê que a acupuntura é apenas placebo.

      • Victor says:

        Bem, sou um estudioso de Acupuntura, digo que nenhum dos comentaristas aqui sabe um mínimo de Medicina Tradicional Chinesa, para emitir tais opiniões. Pra começar a conversa, será que a medicina “comum” como vcs chamam dá mesmo conta do recado? Pense e leia os jornais. A medicina ocidental cura? ou também é só paliativa? Os remédios contra a hipertensão evitam os milhares de enfartos?
        Sobre a acupuntura com palitos… novidade ela já foi feita até com pedras!!!
        Sobre os pontos distantes dos mapeados por alguns mapas de acupuntura. Existem pontos mapeados com funções definidas, mas nos fundamentos da acupuntura existem os pontos colaterais, os pontos axis (pontos de dor ou estagnação de energia), e algumas outras questões que vcs não estudaram e que os estudos empreendidos muitas vezes (todas) não levam em consideração.
        Sobre estes devidos controles. Quais seriam os controles devidos? quantas vezes a ciência mudou seus paradigmas? qual lógica será a certa? pergunte aos pacientes que se curam das dores se não funciona!!
        Céticos são só pessoas com outros interesses!!! Os que acreditam na ciência estão só acreditando em uma coisa que se parece muito com religião! Vcs acreditam em uma medicina que dá drogas as pessoas para estancar a dor, o que gera dependência desta droga, que pode acontecer do paciente ficar resistente à droga e então troca-se a droga ou aumenta-se a dose. Se um órgão dá problema arranca-se o órgão fora, colocando outra coisa no lugar ou mesmo outro órgão e então esta pessoa tem que tomar um remédio para o resto da vida, para que seu corpo não rejeite este órgão. Pessoas céticas são pessoas que acreditam que são superiores. Novidade: não são!

  19. Alexssandro Duarte says:

    Como descrito no artigo, o tratamento utilizando a acupuntura é sempre “auxiliar”, acredito que o mesmo se dá com animais.

    Que zoológico serio vai deixar seus preciosos especimes apenas com um tratamento de eficácia duvidosa, outra coisa, os polêmicos pontos nos quais devem ser introduzidas as agulhas não seriam completamente diferentes conforme a espécie de animal ? Se com os humanos os especialistas já não chegam em um acordo, imagino as variações infinitas que devem ocorrer nos animais.

  20. L says:

    Alguém por favor bana esse Carlos Magno dos comentários. Além de arrogante, se vale de falácias pútridas pra “argumentar”. Os conselhos de medicina aceitam a acupuntura porque ela entrou há muitos anos, quando não se sabia nada sobre acupuntura, exceto que “funcionava às vezes”. Aí viram o que já desconfiavam: era placebo. Puro e simples. Só que agora pra tirar essa especialização do “payroll” é complicado, e como o próprio ingênuo e confuso Carlos Magno já disse, rola muita grana. E também, quando não há provas de que algo não funciona, salientam isso. Quando há, dizem que “qualquer um pode fazer provas que resultem em algo do seu interesse”. Mas quando alguma autoridade faz isso e “”"”confirma”"”" as crenças do bitolado anticético, aí tudo bem. Triste…

  21. Carlos Magno says:

    L (?????}

    “Além de arrogante, se vale de falácias pútridas pra “argumentar”.

    O que é isso, companheiro(a)… E eu é que sou arrogante?

    “Os conselhos de medicina aceitam a acupuntura porque ela entrou há muitos anos, quando não se sabia nada sobre acupuntura, exceto que “funcionava às vezes”

    Quais conselhos o amigo(a) se refere? Olhe, gostaria de saber mais a respeito dessa inoperância que você diz. Informe-nos, por favor, onde exatamente eles se dizem incompetentes, é bom a gente saber detalhes. Mas não emita mais sábias opiniões, demonstre fatos, mostre relatos, pronunciamentos: enfim, nos dê provas. E não se esqueça de citar nomes com procedências técnicas que você desabona. Somente para tirar o seu da reta. Bom conselho.

    Não sei se observou que você mesmo desmerece e arrasa com as associações ao dizer que aceitaram acupuntura que “funciona às vezes”. Isso quer dizer que o Ministério da Saúde também entrou pelo cano, endossando a medicina oriental sem que houvesse nenhuma metodologia de apuração, nenhum respaldo técnico, nenhuma higiene, nada – tudo feito na perna simplesmente às cegas? Que coisa complicada heim? E eu é que sou confuso….

    É, talvez não tenha atentado para essas sutilezas, são finas demais para serem percebidas!

    Somente um lembrete: não falei de nenhum conselho de medicina, disse da Organização Mundial da Saúde, que como diz o próprio nome….é autoridade Mundial! E não otoridade…

    Também não disse que rola grana, mesmo porque, repito, nem citei conselhos de medicina. Exemplifiquei sim, da preocupação dos atacadistas em não perder a faixa gorda do mercado, e isso pode resultar em estratégias e golpes baixos, não necessariamente rolar grana.

    E por último, qual é mesmo o seu trauma?

  22. L says:

    Sim, você que é arrogante. Claro que, agora que respondi agressivamente, você recua pra se fazer de “vítima educada”. Clássico. Ah, e por obséquio, não me chame de “amigo”. Não preciso de cinismo para debater.
    O Conselho Federal de Medicina adota acupuntura e outra pseudociência, homeopatia. As inoperâncias já foram devidamente provadas em inúmeros estudos, como esse recente mostrado por Mori. Mas quando o estudo vai contra tua crença, aí é “tendencioso”. Quando é a favor, aí tudo bem. Que engraçado. Você tenta desmerecer todos os estudos, e fazer parecer como se algo tão importante quando medicina fosse passível de ser aceita “por quem quer”. Se nenhum estudo é confiável, como saber se funciona? Bom, porque os conselhos do mundo aceitaram há décadas! Hahaha, aí está mais uma falácia tua.
    Apresente você, estudos comprovadamente imparciais, atualizados (nada antes de 2007), que não vou perder tempo para te responder com muitos mais desmerecendo suas “medicinas alternativas” vagas. Se me apresentar um estudo que mostra que acupuntura NÃO É efeito placebo, comprovadamente, aí poderemos conversar direito.
    Como você mesmo disse: “E quem desejar comparar pesquise e argumente com dados e não com falácias.”
    E até agora, nada fez. Só citou um estudozinho irrelevante. Mas se você for “mente aberta” como acusa os céticos de não serem, pesquise por si mesmo os atuais estudos a favor e contra acupuntura. Verá como os últimos são muito mais numerosos. Você não irá ver nenhum estudo atual argumentando a favor da acupuntura em NENHUMA revista médica de respeito, como a NEJM. Falo isso porque sou do ramo.
    Sim, estou falando que o MS comete erros. Ou por acaso você acha que nosso governo é perfeito e não precisa de ajustes? Está usando o clássico apelo à autoridade. Só porque “conselhos aceitaram”, não quer dizer que seja factual.
    Você SABE que a OMS não é a única autoridade médica no mundo, certo? Parece que se perdeu nisso. É muito cômodo. Vai desmerecer qualquer opinião de qualquer autoridade (“otoridade” pra você), até que a única da qual você fala, faça algo. Como sabe que isso não aconteceu ainda, tapa os ouvidos para quaisquer outros argumentos que desmontem tua crença subjetiva. E mesmo se isso acontecer, de certo arranjará alguma desculpa esfarrapada pra continuar crendo no que crê. Já vi muitos como você. São os anticéticos, pessoas que acham que usam raciocínio lógico para defender coisas absurdas.
    Você citou que rola grana nas coisas, e eu mostrei pra você que rola por trás da acupuntura também. Ou quando se trata de algo “alternativo” todo mundo é honesto? hahaha
    Meu trauma é ver burrice estragando o mundo. E pior do que isso, é ver gente burra se travestindo de alguém estudado. Não vou perder tempo com educaçãozinha e modos para com você, Carlos Magno. Pode se ater ao seu sarcasminho barato e sua formalidade boba, pois isso não me interessa.

  23. L says:

    Continuando…
    Cedo ou tarde, Carlos Magno, o dinheiro que rola por trás não será suficiente pra calar os estudos que mostram o que até uma criança sabe: que enfiar agulhas no corpo de alguém baseados em ENERGIAS que nunca foram provadas existentes, que são acreditadas (ou foram inventadas) por um povo há milênios, quando a medicina praticamente não existia e só havia coisas assim, não funciona. Aí os conselhos e “otoridades” médicas serão obrigados a retirar a acupuntura da sua lista de “práticas reconhecidas”, e você perderá o teu último pseudoargumento. Até lá, pode continuar se enganando e enrolando em comentários de blogs céticos. Pra quê crer em numerosos estudos atuais de autoridades imparciais, se há décadas quem não tinha um pingo de sabedoria sobre o assunto aceitou ele como válido? Você realmente acha que um médico teria algo a ganhar sendo parcial e tentando desmerecer acupuntura se ela realmente funcionasse? Um médico não, vários. Pra quê? Porque… Executivos capitalistas ganhariam com a “queda da acupuntura”? Porque “médicos ganhariam mais porque pessoas não teriam pra onde ir”? Hahaha, o pior cego é aquele que não quer ver, mesmo.

    • Victor says:

      De onde vcs tiram expressões como estas!!! “Autoridades Imparciais”!! Putz!! Tem dó!! Onde você encontrou uma das duas coisas? Mesmo separadas?? Vocês criticam uma coisa sem utilizar o método recomendado pela ciência?? O método empírico!! Faça uma coisa simples que é uma das coisas mais conhecidas da acupuntura, experimente: se vc tiver uma dor de cabeça (temporal) aperte o ponto “Hegu” ou “IG4″ por alguns instantes e vai ver esta dor sumir!! Simples assim!! E aí se não der certo vc pode falar da sua experiência pessoal!! O negócio é que às vezes nos prendemos a coisas que acreditamos por muito tempo e quando uma outra coisa quebra este equilíbrio nos vemos com esta natural dificuldade em aceitar as mudanças!! Menos conservadorismo na próxima vida!!
      Um abraço

  24. Carlos Magno says:

    Você está muito doente. Acho que as sessões com seu analista não estão resolvendo.

    É mais do que certo que você esteja sendo vítima de obsessão espiritual, e a medicina oficial não vai poder fazer outra coisa senão lhe dar calmantes fortes, ou internação. Ah, isso é morte em vida! Tenha dó de você, prezado!

    Outro bom conselho: Porto Alegre tem também umas macumbas boas que podem resolver o seu problema. Eles arrancam obsessores na marra. Vai por mim, pra que deixar o cara lhe dominar?

    Olhe, eu não odeio nenhum cético, não vale a pena eu roer em mim esse sentimento inferior.

    Um grande abraço!

  25. L says:

    Macumba gaúcha já é reconhecida pelo OMS? Porque se não é, não acredito. Um grande abraço!

  26. Claudinei says:

    Caso classico de obsessao espiritual,tadinho do l,ops,quis dizer L

  27. Claudinei says:

    Carlos Magno,gostaria de saber qual sua opiniao sobre a cegueira espiritual desses ateus,seriam os ateus a fase embrionaria da vida espiritual(interrogacao)Saudacoes

  28. Carlos Magno says:

    Claudinei:

    Na verdade você bateu em cima. O ateísmo é uma armadilha da natureza para forçar uma posição de equilíbrio negativo-positivo. Não há positivo sem negativo, e da junção de ambos nasce a luz.

    Abs.

  29. Claudinei says:

    Acabei de ler suas declaracoes sobre os “sabios” que sao arrastados por uma corrente e vao mendigar oracoes de crentes pra fugir de seu “inferno espiritual”.Que delicia,que bom que Deus permitiu que soubessemos dessas verdades ainda na terra.Em vista de tudo isso encaro todo e qualquer debate com ateus apenas como um mero exercicio de raciocinio,nao levo eles realmente a serio e fico penalizado com tudo que algumas dessas bocalidades escrevem.E pensar que alguns deles acreditam realmente que sao inteligentes e superiores e nao acreditam em Deus,haja corrente!vai mal…

  30. L says:

    Caso clássico de burrice doutrinada. Tadinho do Claudineiton Silva, vítima da inclusão digital e malnutrição.

  31. Anon says:

    “Em vista de tudo isso encaro todo e qualquer debate com crentes apenas como um mero exercicio de raciocinio,nao levo eles realmente a serio e fico penalizado com tudo que algumas dessas bocalidades escrevem.E pensar que alguns deles acreditam realmente que sao inteligentes e superiores”

    Claudinei, jogue seu computador fora. Ele foi criado por um ateu. =(

  32. Claudinei says:

    ANON,que prazer em rele lo,por favor nao confunda minhas opinioes sobre as crencas ateistas com a capacidade que os ateus(alguns)tem para as coisas materiais,alias,sendo a unica coisa em que acreditam,tem mais eh que fazer bem feito mesmo.QUERIA SABER SE VC LEU O LIVRO DOS ESPIRITOS E O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO,conforme eu lhe aconselhei.Eu nao sou la muito conhecedor da ciencia mas ja li que o computador so existe entre outras coisas devido a um tal”efeito foto eletrico”.LEI DA NATUREZA,descoberto por EINSTEIN(pode ser que tenha morrido ateu,mas foi deista todo o restante do tempo)Quem inventou o efeito foto eletrico,foi algum ateu(interrogacao)Saudacoes,apesar das nossas divergencias,continuo admirando sua escrita.

  33. Carlos Magno says:

    Vejam como são as coisas nesse mundo virtual da internet.

    Vou citar somente algumas sentenças ingênuas anotadas no artigo:

    “O que significa realmente que a acupuntura não funciona”.

    “A acupuntura só funciona como atenção adicional dedicada ao paciente, e isso não se chama acupuntura”.

    “Se a acupuntura por si só não é melhor que a medicina comum, sendo apenas um tratamento “alternativo”, “complementar”, ao menos o estudo recente demonstrou que, como tal, ela funciona, certo?

    Errado”.

    “De fato os palitos nem são necessários, porque a acupuntura realmente não funciona”.

    Mediante o convincente artigo cético, vêm aqui uns para defender a acupuntura e outros para arrasar e corroborar com doses altíssimas de ódio e asco ao que foi torpedeado.

    De repente que leio estarrecido? Um banner logo abaixo do artigo fazendo propagando da Acupuntura.

    Fantástico, fantástico! Quando se trata de mundo ocidental capitalista, vale tudo. Grande Jogada!

    Jogada de Mestre! Parabéns quem a idealizou, afinal a internet é um campo excelente para o mundo empresarial!

    Adorei!

    • Mori says:

      Carlos, os anúncios são escolhidos automaticamente pelo Google Adsense. Eu posso bloquear anúncios determinados a posteriori, e para isso, gostaria de solicitar que indiquem o endereço na web do sítio que julguem inapropriado. Não é preciso clicar no anúncio (nem devem, se não estão interessados no mesmo), basta anotar o endereço do domínio (ex: acupuntura.org), que deve aparecer junto com a propaganda.

      Leitores casuais não sabem que os anúncios Adsense são determinados automaticamente pelo Google com base no conteúdo, de forma que é relativamente comum que um artigo que critique a acupuntura exiba anúncios de acupunturistas. Mas agora você, Carlos, pelo menos, deve saber. Pensei que talvez já soubesse dado que é um leitor assíduo do blog e já forneci este esclarecimento na nota criticando o alarde sobre Nibiru, onde um anúncio sobre o “final dos tempos” foi exibido. Pelo visto não sabia. Mas agora sabe.

      Não estamos sempre certos, mas planos mirabolantes e pífios como criticar a acupuntura para ganhar alguns centavos de propagandas de acupunturistas seguramente não são dos erros que já cometemos. Simplesmente, o Google Adsense não é um sistema perfeito — está longe o dia em que computadores saberão dizer se um texto sobre acupuntura é uma crítica ou apoio — mas é um ótimo sistema que pelo momento fornece a renda necessária para manter o CeticismoAberto completamente gratuito e ainda permite financiar outros projetos como o HAAAN. Manter estes sítios online, incluindo seus comentários, tem custos. Nada disso sai do meu bolso, nem do seu. É pago pelos anunciantes. Acredito que é um bom sistema.

      Não é perfeito, e por isso, repetindo, agradeceria se ao identificar propagandas inapropriadas, indiquem os domínios dos anúncios. Agradeço, sinceramente, desde já. Só peço maior consideração antes de imaginar que este sítio aja de má fé.

    • Alvaro Rexs says:

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Mori se deu mal!!!

  34. Mori says:

    Ah, se o anúncio era para Acupuntura no domínio “artechinesa.com”, eu vi e acabei de bloquear. Pode demorar um tempo para o bloqueio entrar em efeito — novamente, o Adsense não é perfeito.

  35. Anon says:

    Claudinei, não quero entrar em outro debate. Só queria apontar que é uma besteira tremenda dizer que ateus se acham isso ou aquilo quando você mesmo cai nesse quesito. Existem ateus inteligentíssimos que trouxeram grandes avanços para o mundo, assim como existem crentes que fizeram o mesmo. Mas nada disso tem a ver com a crença, e se eles tivessem ficado presos a isso é possível que não teríamos muitas das coisas que temos hoje. Da mesma forma, existem ateus não tão brilhantes, e crentes não tão brilhantes. E que eu saiba, são os crentes que se acham tão donos da verdade que pensam ter o direito de condenar os outros por qualquer coisa, quando isso não é trabalho deles. Só para esclarecer: ateus não se acham (ou não deveriam se achar) donos da verdade, uma vez que ateus NÃO SABEM qual é a verdade! E essa não é uma posição vergonhosa, é apenas sensata, porém difícil de compreender por aqueles que estão tão certos de si que menosprezam uma visão neutra e natural do universo.

    Vejo um caso de falta de bom senso bem aqui: o tal “L” comenta argumentando e o que vocês fazem? Debocham dizendo que ele está com encosto de espírito ou o que for. Que tipo de resposta é essa? E é triste ver que duas pessoas concordam com isso. Como vê acima, Carlos Magno não é exatamente um exemplo a se seguir. Ele acha que AdSense é hipocrisia do site. Só tente imaginar se o mundo se tornasse assim, com pessoas se recusando a responder porque pensa que o outro está sofrendo de algum mal espiritual.

    Por essas e outras que eu repeti seu próprio comentário trocando “ateus” por “crentes”. Pra mim, discutir com crentes não passa de um exercício de raciocínio, não os levo a sério e costumam falar muita merda. E aí? Quem de nós está certo? Você? Só por que você quer e assim disse? Não é você que está se achando superior agora?

  36. Claudinei says:

    Por essas e outras eu te admiro muito,Anon,voce eh muito elegante em seus comentarios e tambem nao quero entrar em debate com ninguem.Nao conheci o espiritismo atraves do Carlos Magno,acho que a uniao faz a força,ateus e crentes sao todos filhos do mesmo criador e todos concorrem para o progresso.Mas nem todos sao iguais a voce,alguns ateus realmente tem o “rei na barriga”,assim como alguns crentes.A esses temos realmente de usar de certa ironia,visto que eh dificil simplesmente ignora los,muita merda na cabecinha miuda deles.A esses eu procuro tratar de acordo com o merecimento,sou cristao mas to longe de ser santo.Crentes existem que nao ficam atras,afinal somos seres humanos,passiveis de erros humanos,gostaria muito que voce acreditasse em Deus,a partir de agora entao ignore um ou outro comentario mais mordaz de minha parte.Nao eh pra voce,estamos conversados,felicidades

  37. Carlos Magno says:

    Anon, você é um “homo-rista” nato.

    Sequer leu que fui agredido gratuitamente pelo colega ateu e escreve asneiras pelo prazer de escrever.

    E se você pensa que eu me irrito, ah, outro engano!

    E quanto ao banner da acupuntura ainda está lá, acabei de ver, hilário não?

    Abraços e obrigado por se lembrar sempre de mim!

    • Mori says:

      Carlos, você leu o que escrevi? Se o banner ainda aparecer, anote o domínio do anúncio. Se for “artechinesa.com”, eu já bloqueei. Caso não seja, por favor, avise. Se ainda surge o “artechinesa”, é uma limitação técnica do Google. Deve ser bloqueado, cedo ou tarde, porque repetindo, eu já bloqueei (é preciso bloquear tais domínios manualmente, um a um, e a posteriori).

  38. Carlos Magno says:

    Mori, entendi!

    Não me leve a mal, somente brinquei em cima de uma situação humorística para mim. Sei que isso acontece, já aconteceu outras vezes, o que acho engraçado.

    Mas está lá ainda; é provavel que daqui a pouco desapareça.

    Abraços.

  39. Sylvior says:

    Minha esposa tentou vários tratamentos para dores de cabeça. Ninguém da “convencional” achou nada errado. Colocou aparelho nos dentes para um suposto “bruxismo” e também não adiantou. Chorava de dor e de impotência. certa vez depois de “3″ dias com dor de cabeça, ela foi sedada no hospital da unimed.
    Ela era a “senhora tylenol”. Após fazer algumas sessões de acumputura, as dores sumiram.
    Pode ser psicológico, placebo, o que for…funcionou para ela.
    Nos mudamos para um lugar sem acumputurista, e as dores voltaram.
    Vou comprar algumas ações das empresas que vendem o tylenol já que novamente estou dando lucros para ela…

    http://www.jornalvejaagora.com.br/2005/12/11/Pagina5827.htm

    Estamos a procurar respostas na medicina convencional novamente. desejem-nos sorte…

  40. Alessandro says:

    Sou uma “vítima” da acupuntura. As dores na coluna lombar que sentia antes das “sessões” até aumentaram com as malditas agulhadas. Há um terrível engano aqui por parte de alguns pseudo-intelectuais. Não penso que exista a obrigação de se provar que a acupuntura é ineficaz. É justamente o contrário. Considerando o método científico, são os defensores desta decrépita técnica de tortura chinesa que têm o dever de provar que ela tem algo de positivo além do simples efeito placebo.

  41. F says:

    Quanta perda de tempo…
    Deixemos quem acredita se beneficiar dos tratamentos e aqueles que nao no acreditam tomando os remdios convencionais….

    No vale a pena uma discusso sem sentido como essa… Cada um com o seu livre arbitrio sabe bem o que deve fazer com sua propria saude…

  42. G.L.Taliesin says:

    Acupuntura Chinesa x Acupuntura Médica

    Sugerir que o único resultado da acupuntura se dá em função do efeito placebo é ridículo, a menos que se considere que cães, gatos, cavalos, aves, elefantes sejam tão sugestionáveis quanto o ser humano. Ou será que ninguém aqui ouviu falar em acupuntura veterinária?

    Mas o que realmente falta comentar é que uma coisa é a acupuntura chinesa, baseada na Medicina Tradicional Chinesa, que visa reparar os desequilíbrios energéticos, e outra, muito diferente, é a acupuntura mutilada, desprovida de sua essência, realizada por diversos médicos não como forma de tratamento, mas como mero complemento. O que informo é que tais médicos fazem um curso de especialização em acupuntura e passam a usá-la conforme a lógica da medicina ocidental. Na maioria dos casos se limitam à analgesia, não combatendo as causas da doença.

    Já quanto aos erros em acupuntura, desde as clássicas perfurações de pulmão, bexiga e lesões em nervos até as trágicas hemorragias por perfuração de artéria, que podem sim levar à morte, dizem respeito à qualidade do acupunturista, não à natureza da acupuntura. Ainda assim, as intercorrências com acupuntura ocorrem, sem dúvida alguma, com frequencia infinitamente menor as malditas falhas médicas. Cerca de 1 a cada 5000 atendimentos(Clínica de Acupuntura sem riscos e bem sucedida). O número de óbitos causados por erros grosseiros em acupuntura, então, o maior que já ouvi foi de 20 desde sempre…

    Por outro lado, ao longo de meus 42 anos de idade, já passei 15 dias com um fêmur fraturado porque um Médico, um senhor com décadas de prática na medicina e regularmente credenciado e especializado em ortopedia, não foi capaz de identificar a fratura numa radiografia, o que me levou ao risco de perder a cabeça do fêmur. Palavra de outro médico, que me operou e salvou minha perna. 70 dias de cama, três parafusos e mais uns 60 dias até conseguir voltar a andar…

    Também vi, na adolescência, a mãe de um amigo/vizinho ser operada na garganta e ter um nervo pinçado, o que a deixou com problemas respiratórios e na fala pelo resto da vida.

    Soube também de um parente de minha mulher que se submeteu a uma cirurgia para curar o bócio e teve sua carótida cortada, morrendo em segundos.

    É, se for assim, na minha estatística pessoal as crendices da acupuntura estão ganhando em segurança em disparada da cientificíssima medicina ocidental…

    Seria interessante que cada um que foi vítima de erros em acupuntura identificasse aqui para nós se seu “acupunturista” era médico ocidental, técnico em acupuntura treinado em instituição reconhecida pela Secretaria de seu Estado, médico tradicional chinês (com formação no exterior) ou um mero bicão que leu uns livros ou “aprendeu” observando um tio velho na colônia e saiu por aí espetando uns ingênuos.

    Cabe lembrar que os cursos de acupuntura reconhecidos pelas Secretarias de Estado (a competência é delegada pelo MEC às Secretarias de Educação dos Estados) não só ensinam anatomia mais do que o suficiente para não cometer falhas tão grosseiras como também alertam para as falhas corriqueiras ponto a ponto de acupuntura. Dois anos e meio de curso e 200 horas de estágio. Para quem acha que acupuntura é só espetar agulhas deve até achar tempo demais de treinamento…

    E para quem prefere os médicos ocidentais especializados em acupuntura, melhor esquecer a acupuntura ou então se assegurar, entre outras coisas, que a boca esteja bem fechada quando ele for punturar à frente do ouvido, senão terá que conviver com uma agulha quebrada beeeem na articulação do maxilar.

  43. cris says:

    fala sério cara,isso é piada não é?é pegadinha? ou vc é tão mal informado assim?

  44. G.L.Taliesin says:

    Cris, se acha que sou mal informado sobre acupuntura, adoraria que você ao menos tentasse nos informar sobre o tema e se possível citasse suas fontes (eu ao menos citei o livro “Clínica de Acupuntura sem Riscos e Bem Sucedida”). Afinal, não consegui encontrar nenhuma contribuição sua sobre o assunto. Não posso contar um “fala sério” como argumento, não acha???

    Se for difícil para você acreditar que acupuntura funciona, mas acredita em médicos, diga então por que, na sua opinião, os próprios médicos que você respeita a transformaram em curso de especialização.

    Se discorda da qualidade dos cursos de acupuntura aprovados pelas respectivas Secretarias de Educação, peço que cite qual curso de acupuntura aprovado não tem em seu programa a disciplina de anatomia humana;

    Se duvida das estatísticas de acidentes fatais com acupuntura, adoraria conhecer novas estatísticas, acompanhadas das fontes.

    Poderia nos informar a respeito, Cris?

  45. Chicão - um ser superior. says:

    Já que a Acupuntura não funciona, então, por favor, convençam o Conselho Federal de Medicina(CFM)a retirar a declaração de que a Acupuntura é considerada “especialidade médica”. Se não conseguirem convencer o CFM, então,estará provado que o interesse é apenas pelo dinheiro e o poder econômico de minorias que comandam o mundo.

  46. leandromet says:

    Rapaz, cuidado pra não colocar medicina alternativa e terapias científicas no mesmo saco, no fim do texto quando comenta que poderiam ser usados , cita:

    “apenas palitos de dente, ou melhor, como alguns de fato fazem, se valerem do simples toque, lasers ou outros métodos completamente inofensivos? ”

    como altqrnativas “placebo”, sendo que entre elas inclui o toque e o laser, ambos sendo práticas efetivas e cientificamente comprovadas como auxiliares do tratamento.

    O toque poderia ser enquadrado em cinesioterapia (ou massagem) que realmente estimula o corpo (circulação, eliminação de toxinas, etc) e facilita a recuperação do paciente (ver fisioterapia esportiva e etc).

    Quanto ao laser, você afirma 2 coisas erradas, primeiro ele é sim funcional e comprovadamente acelerador de cicatrização e redutor de infecções e etc (ver também fisioterapia, odontologia, experimentos com laser de baixa intensidade em ratos e humanos)… segundo, afirma que ele é inofensivo, o que não é… mesmo o de baixa intensidade pode provocar queimaduras se mal aplicado (sem considerar o óbvio risco de dano aos olhos em caso de exposição), além de outros riscos envolvidos em utilizar uma fonte de luz deste tipo (bem organizada, em fase, concentrada e etc…).

    fora isso, gostei do texto, junta informações muito interessantes sobre a acupuntura que eu não conhecia.

    abraço

    leandro

  47. Pingback: As mágicas « Ricardo Wesley – Personal Trainer

  48. dsa says:

    Só uma pergunta. O que essa “ciência” e “medicina oficial” que vocês tanto vangloriam diziam sobre o vírus da AIDS em 1980? E sobre lavar as mãos antes de comer em 1800? E sobre o consumo de ovo a 5 anos atrás? E sobre o consumo de ovo hoje? Vocês tem que aprender que não existe “medicina de verdade”, apenas teorias tão fracas quanto quaisquer outras. Só para constar, a acumpultura é reconhecida como prática médica desde 1995. Mas com certeza quem escreveu esse artigo está acima de qualquer conselho de Medicina, afinal, deve ser um gênio absoluto.

  49. Alvaro Arenhart says:

    Caro Amigo.
    Primeiro nao devemos conversar ou criticar sobre o que nao conhecemos. Se vc nunca estudou ou leu ou foi tratado por acupuntura, nao adianta queimar seus neuronios. Eh como dizer que tal bebida eh ruim so pq possue um ingrediente que vc nao gosta. Os pontos aleatorios que foram pontuados com um palito de dentes podem tbm ser pontos ativos de acupuntura e com isso tbm fazer algum estimulo. Em 2006 ou 07 a BBC de Londres (em igles tbm vale) fez um documentario sobre Acupuntura. Uma professora da Uni de Exteer decidiu visitar Acupunturistas em Londres para colher relatos. Depois de varios encontros os Acupunturistas a convidaram a ir China para ver in loco como a Acupuntura eh usada. Em um dos encontros ela participou e documentou a open hart surgery ou operaco aberta do coracao com a paciente anestesiada somente com agulhas em pontos de acupuntura e alguns dias depois ela estava em pe indo para casa. Apos isso a Cientista resolveu usar o MRI-SCAN para verificar o que acontecia durante a aplicacao da agulha. Foram convidados ceticos e Acupunturistas. Na Acupuntura tradicional existem dois estagio para a aplicacao da agulha. O primeiro eh a introducao da agulha e o segundo eh a busca do dequi. Pois bem, foi cientificamente constatado nesta experiencia com MRI-SCAN que somente apos a agulha ou o acupunturista alcancar o chaamado dequi que houve uma alteracao na quimica cerebral, mais precisamente no Sistema Limbico, aquele que regula nossas emocoes. Talvez teus ceticismo pela Acupuntura e por outras praticas de terapias alternativas seriam mais brandas e mais convincentes se voce tomasse caminhos diferentes. Por exemplo, saber que hj em dia existe a Fisica Quantica que explica muitos processos que a ciencia normal nao explica, ou ler artigos cientificos que admitem que a Acupuntura funciona realmente. E tbm te sugiro fazer algum tratamento com acupuntura, onde vc pode ser anestesiado, caso o Acupunturista decida lhe aplicar uma agulha no ponto shemen da orelha, atravessa-la e inseri-la no seu cranio. Ou vcoe pode participar de algum encontro de acupunturistas na China e verificar de perto o que acontece. Grato

  50. Julienne santim says:

    Eu conhece um Marmoteiro que usa palitos de dentes para retirar a dor e curar as pessoas atraves de pontos energeticos. Acontece que alem dessa farsa ele tambem usa da religiao catolica, misturada com uma parte do candomble para iludir pessoas simples que chegam a pagar ate R$ 50,00 por consulta. O interessante e que o lugar sempre esta lotado de pessoas ingenuas enriquecendo este homem que diz ate ver Nossa Senhora Aparecida as 15:00 da tarde. Um absurdo! Se diz vidente, critica os espiritualistas mas diz que ve mortos e que tem mais gente morta andando pela terra do que pessoas vivas. Nao deixa ministrar qualquer tipo de remedio, dizendo que os pontos energeticos tambem sao utilizados para curar infeccoes e fecham o canal que alimenta o cancer. Quando o questionei sobre o porque os seus netos sao medicados ja que ele tem o poder da cura, o mesmo disse que “Eu na tenho o poder para resolver problemas da minha familia, pois o ministerio superior (do ceu), me proibe tal procedimento.” Cuidado! ele tambem diz saber tudo o que passa na sua cabeca pois tem o poder de visuaizar o seu interior atraves do contato energetico dos palitos de dentes. O estabelecimento dele fica em Sao Mateus e e conhecido como Sr. Antonio dos Palitos ou Negao. Um alerta.. Se quiser ver pra crer..

    • sillsilva says:

      Oi notei q esse é um assunto antigo, mas o tal “marmoterio”, vc ja questionou que não pode te ajudar, mas como vc mesma diz Julienne santim, que o lugar sempre esta lotado de pessoas, procurou ao menos ter a HUMILDADE de saber se ele ajudou algumas daquelas pessoas?
      Defendo ele pois ja ouvi varias pessoas, que foram buscar ajuda e conseguiram eu indico o lugar, vale a pela.

  51. G.L.Taliesin says:

    Parcial de sua origem ao fim, o artigo está cheio de contradições, erros de conceito e desinformação. Em um momento defende a ideia de que a acupuntura não funciona, em outro diz que a “acupuntura falsa” FUNCIONA tanto quanto a verdadeira. Desqualifica estudos que teriam corroborado a utilidade da acupuntura alegando que ao mesmo tempo os casos estudados teriam sido tratados com a medicina ocidental e não esclarece se o mesmo não ocorreu nos estudos que pretensamente teriam “comprovado” a ineficácia da acupuntura. Há muito mais, o artigo pinça frases telegráficas e tira conclusões absurdas, como se os acupunturistas e seus clientes realmente considerassem a acupuntura uma técnica complementar. Isso os acupunturistas dizem porque é o entendimento da OMS – Organização Mundial de Saúde, não porque a prática clínica demonstre. Muito pelo contrário…

    Caros leitores, a eficácia da acupuntura, bem como o tratamento acupunterápico, não precisam de comprovação ou explicação científica, trata-se de uma das técnicas mais importantes da medicina tradicional chinesa, com milhares de anos na bagagem. Milhares de anos de aprendizagem e de resultados positivos. Mas o que interessa aqui é o resultado para o cliente. E basta ele experimentar ou perguntar a alguém que já se tratou com acupuntura e saberá se a acupuntura funciona ou não, se é um complemento ou não…
    Alguém torce o tornozelo e vai a um ortopedista. O ortopedista imediatamente manda imobilizar, espera uma semana para ver se vai ficar roxo, se não tiver ficado roxo deixa mais uma semana imobilizado e manda o infeliz de volta ao trabalho. Dali a um mês ele torce o tornozelo direito e volta ao médico. O médico xinga o paciente dizendo que não curou direito da primeira vez porque ele não ficou quieto, e por isso o músculo perdeu a capacidade de se contrair como antes e que não tem mais jeito.
    Manda imobilizar novamente e manda o acidentado para casa.
    Mas desta vez o acidentado não satisfeito com a sapiência do médico tira aquela porcaria de gaze e vai a um acupunturista.
    Na primeira sessão de acupuntura o cliente já sai caminhando. Quando aparece para a segunda, uma semana depois, não há mais dor nem inchaço, mas repete-se o tratamento. E no que o autor do artigo chamaria e “um toque de mágica”, pois não se explica cientificamente, o cliente NUNCA MAIS TORCE O TORNOZELO.
    Isso é o dia-a-dia da acupuntura…
    Não se trata só de dor, se trata de resolver mais rápido e mais definitivamente e com menos prejuízos (efeitos colaterais) muita coisa que os médicos resolvem e muitas que eles não resolvem.
    Há médicos dizendo que epicondilite não tem jeito!!!
    Isso é ridículo para um acupunturista.
    Caroços que desaparecem (aaaaaaaaaaaaah, mas pode ser câncer, tem que mandar para um médico!) Pois é, o acupunturista trata da mesma forma como estagnação, mas sugere ao cliente que vá se consultar com um médico para verificar se não é algo mais grave. Aliás, antes que se diga “viu como é complementar”, sugiro que se pesquise os casos dados como terminais pela ciência médica que tiveram sucesso com tratamento com acupuntura.
    Tentem…
    Mas não para por aí, o potencial é muito maior.
    Anos de tratamento psicoterápico, consumo de drogas que causam dependência e terríveis efeitos colaterais receitadas por psiquiatras e, com tratamento acupunterápico, o cliente volta a dormir sem precisar de remédios, deixa de ser uma pessoa irritada ou triste, ou excessivamente preocupada…
    O que dirá dos problemas ordinários do sistema digestório… Quantas endoscopias não seriam evitadas, para não falar de exames ainda mais desconfortáveis, quantos problemas não seriam resolvidos com sessões de acupuntura, a maioria deles resolvidos na hora, com uma só sessão!!!
    E as aplicações estéticas então, que piada. Os cirurgiões plásticos mostram todos orgulhosos o antes e o depois, só escondem o durante. Um durante de muita dor, edema, hematoma, verdadeiras desfigurações mais o consumo de drogas que fazem uma festa no sistema digestório do paciente. E o resultado final, depois de muito tempo cheio de limitações, é uma transformação nas feições, não um rejuvenecimento.
    Com a acupuntura estética, além de não ter nenhum dos problemas da recuperação após o trauma de uma cirurgia plástica, é garantido que as feições serão absolutamente naturais, as rugas mais leves desaparecem em apenas uma sessão e as mais persistentes dificilmente resistirão a dez sessões. Flacidez no rosto, acnes, manchas, cicatrizes, tudo resolvido sem drogas, sem trauma e sem espera para “ver como ficou”.
    Funciona?
    Vá ver! Presencie, pergunte a quem fez.
    Isso para não falar do poder da eletroacupuntura, tanto paratratamentos de síndromes (que os médicos ocidentais entenderiam como dores, paralisias e muitas outras coisas) quanto para fins estéticos.
    Está na dúvida?
    Pegue você mesmo a fita métrica e tire as medidas antes e depois de uma sessão de acupuntura para combater gordura localizada. Talvez consiga um caso em vinte que não funcione na primeira sessão. Se achar que isso é não funcionar…
    Agora, mal acupunturista vai ter, do mesmo jeito que tem mau médico. A técnica não é culpada dos casos de mau uso. Por isso seria muito importante que se regulamentasse logo a profissão de acupunturista no Brasil.

  52. Victor says:

    Queria dizer que este site é legal! nele eu entro em contato com coisas que eu nem sabia que existiam!! hahahahah!! engraçado, pq eu não sou um cético, e os céticos parecem que se esforçam para não acreditar nas coisas, mas acho que escrevem estas coisas aqui para fazer um exercício, pq no fundo acreditam e temem as coisas que desconhecem!!! porque os assuntos que são “combatidos” aqui são muito interessantes como literatura, e a mídia explora muito isso! E um site que combate isto é muito legal, pq mantém o diálogo!! Mas convenhamos, as fontes têm que ser mais confiáveis!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑