MENU

In.só.li.to

31 de janeiro de 2002 Comments (3) Views: 962 Ceticismo, Fortianismo

Círculos no Trigo

– É humanamente impossível fazer círculos e desenhos no trigo?

Confira um grupo de seres humanos que faz círculos no trigo: Circlemakers


A foto acima não é uma montagem. É uma obra dos Circlemakers.

A complexidade recente dos desenhos no trigo é realmente algo notável. Alguns podem ser vistos como legítimas obras de arte. Mas daí a desconfiar que seria impossível que seres humanos os fizessem é subestimar a capacidade humana.

– Mas os círculos não seriam formados por trigo alterado geneticamente, biologicamente, enfim, trigo alterado?

Os mais famosos ‘cerealogistas’ já foram enganados ao declarar ‘genuínos’ círculos que foram comprovadamente feitos por humanos, ou seja, que eram ‘falsos’. Não há nenhuma pesquisa verdadeiramente científica a respeito do tema: o mais próximo disto são as pesquisas de Levengood. Mas sérias objeções devem ser feitas a esses trabalhos que supostamente comprovariam alterações físicas nos círculos.

Se os “pesquisadores” não souberem que o trigo é de um círculo, não conseguem dizer com segurança que ele é “alterado”. Ainda pior, como já dito os pesquisadores não conseguem sequer saber com consistência quais círculos são ‘genuínos’ e quais são ‘falsos’. O que é um sério indício de que todos círculos são ‘falsos’.

– Então todos círculos são fraudes?

Muito provavelmente sim, mas seria muito difícil provar isso de forma definitiva. É o típico caso de provar uma negativa: embora não seja impossível, é muito difícil. O melhor que se pode fazer é indicar como é de fato possível fazer círculos com equipamentos tão simples quanto cordas e tábuas e como tais círculos já enganaram grandes cerealogistas.

O que deveria ser fácil seria provar que pelo menos um círculo não seria uma fraude, sendo formado seja por ‘vórtices’, por forças psíquicas ou por extraterrestres. Entretanto, a despeito de anos de pesquisa e milhares de desenhos, ninguém conseguiu provar nenhuma dessas hipóteses de forma conclusiva.

Não há nada de errado em achar que alguns círculos podem não ser meras fraudes. Não há nada de errado em tentar provar isso. Mas há algo muito errado quando isto subitamente é elevado a um dos Grandes Mistérios da Humanidade por uma parcela significativa da população. Isso significa que a população pode estar tendo uma visão distorcida do quão misterioso os círculos no trigo realmente são.

***

Tags: , ,

3 Responses to Círculos no Trigo

  1. sttruth disse:

    Facilmente se distinguem os verdadeiros crop circles dos falsos, feitos por um grupo de “pessoas que nada tem pra fazer”. Melhor seria ficarem em casa a dormir.
    Nos verdadeiros crop circles os pés do trigo são dobrados e não partidos quando calcados por “gente sem nada pra fazer” com tábuas nos pés.

    Esse Levengood deve ser algum pseudo-pesquisador para dizer uma palhaçada desse tamanho.

    E que tal este crop circle que apareceu na Holanda na noite de 7 para 8 de Agosto de 2009?

    http://www.youtube.com/watch?v=_2Oyd9STbsw&feature=player_embedded#

    http://1.bp.blogspot.com/_dPTjNckKugk/SqaYw8cRdMI/AAAAAAAAAHo/YY9QtZsq2FM/s1600/CropCircleBest.JPG

    530m x 450m, o maior até ao momento registado. Difícil de acreditar que foi feito com cordas e tábuas numa noite por um grupo de pessoas.

  2. fernando turatti disse:

    olá, está certo que podem sim(e até acho que a maioria eh uma coisa muito idiota).
    mas alguns sao obras muito gigantescas pra um bando de desocupados com tabuas, cordas e seja lá mais oque fazerem em uma noite apenas…
    alias ano passado surgiu um gigantesco crop circle, de nada menos que 500×450 metros…
    isso eh meio quilometro de um desenho simétrico, e muito bem desenhado pra ser apenas pessoas que o tenham feito em uma noite(até pq eles aparecem de um dia para o outro), e se foram homens que o fizeram, imagina o aparato que nao teria que ser usado pra faze-lo ehm…
    parabens pelo site, muito bom…

  3. cuanhama disse:

    É bastante óbvio, que estes desenhos complexos e precisos, não foram feitos por mão humana! Hesiste algo aí, que desafia a nossa imaginação. Porque ninguem até hoje, foi apanhado fazendo tais obras de arte? E porque as autoridades parecem não dar muita importância a esses fatos? Será porque não conseguem explicar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *