MENU

Jets

31 de janeiro de 2002 Comments (9) Views: 2054 Fortianismo

A "Nova" Face em Marte

Observe atentamente as imagens de Marte abaixo, tomadas em 1999. Tente identificar qualquer aspecto incomum nelas.

imagem 1

imagem 2 imagem 3

imagem 4

Agora confira esta imagem mais ampla:

Viu algo de curioso neste última? Há um rosto logo acima deste texto, na parte inferior da imagem. Ele deve saltar aos olhos, mas para não restar dúvida, confira o enquadramento ao lado.

Na primeira vez em que vi essa imagem, minha primeira impressão foi a de que fosse uma imagem adulterada. Parecia boa demais, ela é muito mais bem formada que a mais antiga e famosa face em Cydonia. Pensando que era uma simples fraude, acabei ignorando a face.

Grande erro: a imagem não foi adulterada, o que você vê é apenas um aumento de contraste e colorização artificial. A imagem pode ser baixada diretamente de um website oficial da NASA, sendo identificada pelo número M02-03051. Você pode baixar a imagem oficial: vire-a de ponta cabeça, e mais ou menos no meio da imagem, de cima para baixo, lá estará a face lhe encarando, devidamente batizada de ‘King Face’, já que parece ostentar uma coroa.

Passado o susto, cabe verificar se isso é realmente prova de alguma artificialidade. Seriam marcianos? Deus? As primeiras quatro imagens que você viu no começo desta página são na verdade enquadramentos da imagem maior. Na imagem 1 estão a coroa e os olhos. Na imagem 2, o queixo e a boca. Na imagem 4, outra vez vemos a boca. Mas você provavelmente não identificou bem esses aspectos quando vistos isoladamente: eles estão bem introduzidos em seu contexto geológico.

Em outras palavras, dê uma olhada melhor para a ‘coroa’. Ela é parte de uma cadeia de montanhas mais longa. E os olhos? Curiosamente, ambos estão no sopé desta cadeia. Já a boca, quando vista isoladamente, se confunde com outros aspectos que existem ao lado. De fato, algumas pessoas chegaram a dizer que há mais uma boca ao lado, e que são na verdade duas faces fundidas! Alfred Reaud aponta em sua análise ainda que os olhos poderiam ser na verdade crateras, e que o nariz seria na verdade fruto do deslizamento de massa do topo da cadeia de montanhas.

Você pode experimentar olhar a imagem ampla com uma rotação de 90 graus. Embora ainda possa apreciar o rosto, talvez seja mais fácil notar como todo ele é parte de diversos outros aspectos geológicos maiores. O que apóia e muito a explicação de que seja apenas um efeito de luz e sombra combinado com uma ilusão chamada pareidolia, que consiste em reconhecer rostos e objetos definidos a partir de formas caóticas. Essa habilidade garante que possamos diferenciar nossa mãe de uma árvore desde que somos bebês, mas também dá margem a essas peças que nosso cérebro nos prega.

Mas se você ainda não se convenceu, talvez possa dar uma olhada no que há por trás da terceira imagem que introduz essa página. Nela está um surfista narigudo de topete ao lado do Godzilla. A ‘perfeição’ não chega a ser fotográfica, mas como uma caricatura é notável: a posição do surfista, sua prancha, a crista da onda, até o cabelo moicano. E isto logo acima de nossa ‘misteriosa’ King Face.

A mais famosa Face em Marte foi fotografada pela primeira vez em 1976. Passariam-se anos até que a região fosse fotografada de novo, só para milhões de pessoas constatarem que realmente não se parecia com um rosto.

Certamente apenas outras fotografias da King Facepermitirão que saibamos se é realmente algo mais interessante ou simplesmente outro jogo de luz e sombras estimulando pareidolia. Mas, a estas alturas, nós já devemos ter aprendido nossa lição para deixarmos de apostar nossas fichas em extraterrestres construindo faces em Marte.

– – –

Para saber mais:
MOC narrow-angle image M02-03051– O release oficinal da NASA com a King Face (invertida, no meio da imagem).
Análise crítica de Alfred Reaud sobre a face.

Tags: , , , , , ,

9 Responses to A "Nova" Face em Marte

  1. alessandro disse:

    é impessão minha ou aparece o número 2 logo abaixo da figura do godzilla

  2. vinicinho disse:

    ei gente ha esculturas na face di marte!o desennho de tres pessoas

  3. vinicinho disse:

    alessandro não é imprssão sua não tem o número 2 debaixo do godzila

  4. ariadny pereira disse:

    parece ter um bebe do lado esquerdo do numero 2.

  5. Herisson disse:

    parece sim.. uma mulher com um bebê no colo

  6. leonardo silveira disse:

    kkkk,oque aconntece é o seguinte, esses caras ja estiveram em mart, e todos sabemos que o mundo esta sendo dominado pelos iluminatis, e esses caras agora fazem até esculturas lá em mart para acabar com nossas vida e jogar a a culpa em alguem….kkkkkkkkkkkk

  7. MarcelloMZ disse:

    dentro do dois tem outro rosto! kkk

  8. Jorge disse:

    O que tira a credibilidade de vocês é o fato de não colocar as coordenadas para que nós também possamos pesquisar. Aí é mole ser tachado de sensacionalismo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *