MENU

Nasobema das ilhas Hi-yi-yi

Replay: Anéis de Fadas

11 de fevereiro de 2005 Comments (173) Views: 23413 Ceticismo, Fortianismo

Ectoplasma: evidência fotográfica (em cores!)


Veja mais casos incríveis e verídicos de ectoplasma, como este. Ou esta notável materialização ectoplásmica ao lado de Chico Xavier (não se engane: o que parece uma pessoa vestida de branco, incluindo uma viseira nos olhos estilo burca, é na verdade puro ectoplasma nas materializações da irmã Josefa, outra prova incontestável da realidade mediúnica).

Tags: , , , , , , ,

173 Responses to Ectoplasma: evidência fotográfica (em cores!)

  1. andre l. martins disse:

    Gostaria de estudar mais sobre materializações, (como se processa no cérebro o intercâmbio mediúnico, etc…
    Tenho 38 anos, trabalho e estudo a mediunidade.
    Por favor me informe sites ou livros sobre pesquisas nessa área.
    Obrigado.

    • Gustavo disse:

      O livro ” ectoplasma: descobertas de um médico psiquiatra” tem abordagem original, porém incompleta, pois o médico é espirita e atribui o uso do ectoplasma a espíritos e não ao médium como fazem alguns parapsicólogos. Literatura em espanhol e livros do padre Quevedo também tem informações, mas ligadas ao catolicismo ou incompletas.

  2. […] Chico Xavier ainda estaria às voltas com a irmã Josefa. Nada muito diferente desta fotografia colorida de uma médium exalando ectoplasma. Veja tambémChico Xavier, plagiador? O novo sítio “Obras Psicografadas”, conduzido pelo […]

  3. MoonChild disse:

    Amigos,

    Vivemos em um mundo de evidências, existe evidências para tudo – algumas vezes científicas – uns tem evidências da existência de espíritos, outros evidências de que são totalmente fraudes. Existem evidências oculares e militares de que discos voadores existem (ver o dumentário “O Roswell da Inglaterra, grátis aqui http://www.painelovni.com.br/videos_ufologicos11.html), por outro lado existem evidências de que tudo não passa de um fenomeno social, fraude, etc.

    Portanto, num mundo aonde tudo que pode ser real também pode ser fraudado, acabamos mais distantes da verdade do que talvez em tempos remotos. É a apatia da ciência moderna, afogada num mundo de muitas evidências e poucas provas.

    Me lembro um “cientista” brasileiro dizendo no fantástico “não há prova pelo método científico que exista vida inteligente fora da Terra”, oras, como culpar o método científico se somos incompetentes em aplicá-lo, para isso teríamos que ir em outros mundos e aplicá-lo, mas nem a Marte chegamos, e pelo jeito vai demorar – a missão que deveria sair em 2018 foi adiada, nessa data voltaremos a Lua antes de ir a marte :-(

    Por outro lado, vi um cientista cético em um documentário dizer o contrário – que me pareceu mais racional – “Não há motivo científico para pensar que NÃO haja vida em outros mundos, inclusive inteligente, que isso é exclusividade da Terra”

    Portanto, vivemos em um mundo aonde a ciência não alcança a possibilidade de prova nesses assuntos (usei a ufologia só como exemplo, para evitar tendência, já que sou espírita, e nem de longe ufólogo ou entusiasta), vivemos de especulação e as evidências dos crentes em diversos assuntos em nada ajudam, sem as provas, ou seja, é tudo uma grande confusão.

    Outro dia vi também no fantástico outro “cientista” brasileiro, um físico, dizer: se existem alienígenas, por que eles não pousam no maracanã para todos verem ? Oras, depois falam de evidência anedota por parte dos ufólogos.

    Analizemos: as poucas tribos de índios nunca tocados do mundo, localizados na amazônia tem o acesso “vetado” a nós “civilizados”, pela Funai para “respeitar o modo de vida deles”… se nós temos o cuidado de não fazer incursões em povos “primitivos” respeitando sua privacidade, por que seres alienígenas – muito mais avançados – pousariam no maracanã, causando caos em nosso mundo, caos religioso, economico, científico, etc.

    Talvez um dias os índios da amazônia nos encontrem, quando estiverem prontos, da mesma forma talvez um dia encontremos os alienígenas, quando estivermos prontos, ele eles estiverem mesmo “lá fora”.

    Chico Xavier disse uma vez, no programa Pinga Fogo da TV tupi, respondendo um repórter da Globo – “Se não entrarmos numa guerra de aniquilação nos próximos 50 anos, poderemos então entrar em contato com os irmãos do espaço, se fizermos por merecer, o que encerrará o período bélico na terra, pois perceberemos que fazemos parte de uma grande família universal”

    Incrível como as vezes um religioso soa mais razoável que um cientista.

    Matérias como esta, cheias de cinismo (não pretendo ser agressivo com essa colocação, mas o autor deve ter tido a intenção de fazer cinismo com a foto e o texto acima, naturalmente), servem apenas para causar ainda mais confusão, pois não provam nada, e quem pensa o contrário, mesmo que errôneamente se for o caso, só acaba adquirindo pouca confiança pelo ceticismo, que deveria ser o contra-peso sincero e não sarcástico a todos os assuntos ditos “questionávies” de nossos tempos.

    Abraços a todos,

  4. Nelson Moreira Pinto disse:

    Se o ceticismo for a favor de uma dúvida científica para ser usado em algum tipo de experimento em busca de um resultado que beneficie a verdade, aí sim ele é totalmente aceitável. Porém, se for usado como um expediente de mera confrontação, sem propor uma nova experiência para contrapor aquilo que está sendo debatido, então para mim além de inválido, ele prestará um grande serviço a desinformação e ao caos nos referênciais científicos. Pergunta-se: a quem ou a que grupo interessa esses tipos de formadores de opinião? São eles manipulados ou manipuladores? Agentes de uma estratégia pré-estabelecida por um staff governamental ou meros inocentes úteis que acabarão servindo aos propósitos desses mesmos staffs?

    • Gustavo disse:

      Os que se opõe à divulgação dos fenômenos ectoplasmáticos são, quase sempre, usuários do mesmos. Os livros do Padre Quevedo tem algumas informações, mas omitem os truques que são feitos com ectoplasmia tipo santos chorando, fantasmas, “telecinésia” e o pior deles: contato empático/telepático onde o “médium” obtém informações tocando a têmpora esquerda da vítima com o ectoplasma para falsificar mensagens do “além”.

  5. andre cordeiro disse:

    Essa mulher ta comendo algodão doce, olhs o palitinho, aliás ambas estão…..
    Que povo loco…..

    • Maurício Franco disse:

      ALÔOOO ! Isso foi uma brincadeira do site !!! É claro que é algodão doce e ninguém duvida disso. O autor do site quis mostrar que as imagens de supostos ectoplasmas são embustes, como poderia ser a foto mostrada se fossem escondidos os palitinhos…

  6. Rogério disse:

    médium exalando ectoplasma? eu vejo duas garotas comendo algodão doce na cor branca -.-

  7. MoonChild disse:

    Excelente a sua colocação Nelson Moreira,

    Abraços

  8. ronne disse:

    esta foto acima não mostra nada a não ser uma pessoa comendo algodão doce pelo amor de deus não me diga que isto é um equitoplasma.

  9. bebeto_maya disse:

    Ela está comendo algodão doce…Sou cético, porém crente…O que não significa ser estúpido…

  10. thales disse:

    não acredito que a pessoa acima levou a serio!

  11. Fran disse:

    Caros leitores, não se deixem enganar pelas astucias do diabo, esse tipo de imagem é algo totalmente inútil para aqueles que creêm na volta do Senhor Jesus e também dos que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer esse Deus maravilhoso que enviou seu filho único pra morrer na cruz por nós. Em várias passagens Bíblicas, Deus se mostra averso a esse tipo de prática e mesmo se você não crê nas SAGRADAS ESCRITURAS E NEM NO DEUS TODO PODEROSO, lembrem-se apenas que um dia Ele te deu a oportunidade de buscá-lo e deixar essa prática maligna de procurar o contato com o mundo dos mortos. que Deus abençoe a sua vida e que você seja liberta de toda armadilha do diabo.

    • Ygor Dias disse:

      A foto sem dúvida é de uma pessoa comendo algodão doce. Quanto a “prática maligna” posso dizer que você fala muito do que não conhece. Se algum dia chegou a passar por um centro espírita, não quis entender a prática da CARIDADE, pautada nos ensinamentos do CRISTO. Quanto a falar com mortos, da mesma forma que a Bíblia faz afirmações negativas, temos outras tantas passagens em que o próprio filho de Deus fala com espíritos. Espero que você tenha lido a Bíblia realmente ao invés de ouvir da boca do pastor da sua igreja. O problema é que os protestantes pensam que, somente vocês, estão corretos na opção religiosa. Fazem o que Cristo ensinou a não fazer: julgar e condenar sumariamente o próximo. Além disso, interpretam a Bíblia sem levar em conta preceitos relevantes, como a época em que foi escrita, a adaptação da ciência aos textos, ignorando a evolução do homem, e levando ao pé da letra a história de Adão e Eva, ignorando fatos concretos se amparando em algo que chamo de falsa Fé. Como não interpretam bem a Bíblia, seguem tão cegos quanto um seguidor fervoroso do Corão ou do Torá. Tenta explicar para um muçulmano que morrer em nome de Alá não é certo… NÃO TERÁ RESULTADO… assim como eu não espero que dará resultado a explicação do que é ser espírita para você.
      Por fim, em 3 anos de Umbanda, nunca ouvi ser dito a palavra “Satanás” dentro de uma casa espírita… já nas outras 4 ou 5 igrejas que frequentei antes de seguir a Bíblia conjuntamente com a Doutrina de Cardec, tive a curiosidade de contar quantas vezes esse nome é pronunciado junto com a palavra dinheiro…. FOI UM ESPANTO!!! Finalmente vos digo: que OLORUM abençoe a sua vida, e que OXALÁ possa abrir seus olhos, te libertando e iluminando a sua mente. Que você possa ser realmente Cristão, respeitando a crença dos outros.

      • FRANCISCO disse:

        CARO AMIGO. ACREDITAR NUM LIVRO QUE SE JULGA SAGRADO, E ENFIA MENTIRAS GUELA ABAIXO, É ESTUPIDEZ. PRIMEIRO TENTA FAZER CRER NO MILAGRE DE JESUS ANDANDO SOBRE O MAR MAR MORTO. SABEMOS HOJE QUE NIGUÉM AFUNDA LÁ POR CUSA DA ALTA SALINIDADE. ATRÁZ DE UMA MENTIRA VEM OUTRA. É NOTÓRIO QUE O SANTO SEPULCRO, FOI FEITO NA IDADE MÉDIA. PORQUE ENTÃO OS RELIGIOSO TEIMAM EM PREGAR COISAS DE UM LIVRO QUE PARA MIM NÃO MERECE CRÉDITO. REPITO: ATRÁS DE UMA MENTIRA TEM OUTRA, ASSIM SUCESSIVAMENTE.

  12. Alberto disse:

    Faço das palavras de MoonChild as minhas. E é bom lembrar que provar que algo possa ser feito obtido de uma outra maneira, não prova que outros sistemas sejam falsos.

    Seria interessante que pessoas intencionadas em desmascarar ilusionistas pelo menos estudassem LÓGICA, para produzirem afirmativas mais sustanciosas.

  13. Daniel disse:

    A garota está comendo algodão doce!!

  14. vinicius disse:

    que algodao doce grandinho……

  15. Luisa disse:

    Eu pensei que tratava-se de um assunto serio, naum essa bobeira de algodao doce…

  16. Timoteo Scherer disse:

    Impressionante como existe algumas pessoas fanáticas e preconceituosas a ponto de não entender a pegadinha da foto: è evidente que a foto foi uma demonstração satírica para os curiosos e assustados com as novidades e descobertas da ciência, afinal o ectoplasma é um fluido muito leve e não necessitaria de palitos para permanecer suspenso, e tão pouco seria absorvido e ainda de forma prazerosa.

  17. Karlos disse:

    Cara! Todo mundo está vendo que aquilo é algodão doce!!

  18. maria disse:

    A pegadinha da foto ajuda os cépticos a pensarem que têm razão em continuarem a não acreditar em nada. Ainda gozam quem realmente se encontra ligado ao mundo étereo. Claramente que brincar ou melhor, gozar, com um assunto sério começa a ser mato na internet, obviamente que quem colocou esta foto aqui na web dizendo que o efeito é de ectoplasma devia estar sob o efeito de substancias psicotrópicas ou até com um grau de alucinações graves, e nao estou a falar de médiuns verdadeiros, mas sim daqueles que julgam que o são e são aldrabões e descredibilizam o plano da espiritualidade com estas asneiras. Se é uma pegadinha, lhe digo que não foi inteligente, foi até uma burrice, se for uma pessoa que está ligada ao mundo espiritual. Sou médium, e estudo mediunidade e fenomenos paranormais, ja assisti a efeitos de ectoplasma várias vezes e não é nada disto. E mais, não é assim com tanta facilidade que se viria numa foto, mas sim se ouviria, se sentiria, se cheiraria e tambem se viria com os nossos verdadeiros olhos, a névoa esbranquiçada que se forma quando essas energias estão interferindo no nosso plano. Todas as sensações geradas por este efeito para quem está presente são rudimentares e nos tiram qualquer dúvida de que a energia está lá! A sensaão é única e naturalmente temos a certeza de que não estamos sós e de que existe um outro plano, uma outra dimensão que pode interferir com a nossa.

  19. meneame.net disse:

    Ectoplasma saliendo de una mujer (PT)…

    Impresionante fotografía en la que podemos ver un Ectoplasma, Segun la pagina de donde fue extraido,"No nos equivoquemos: lo que parece una persona vestida de blanco, entre ellos, es en realidad un autentico ectoplasma materializandose otra evide…

  20. Coper disse:

    Yo lo llamaría algodón de azúcar

  21. ghostbusta disse:

    ja jas juas juas, moita risa, …..a quen ides chamar, os cazafantasmas (cantadeo coa musica de ghostbusters) ja ja aj ajaj aja aj a

  22. Ahuehuete disse:

    Wow, De seguro es Houdini! Escapando de las entrañas como lo prometio!

  23. yomero disse:

    ooh Dios! esa chica se esta comiendo un ectoplasma…. de azucar!!!

  24. MDCE disse:

    vendo ectoplasma, 50 euros la bolsa, con un leve sabor a azúcar, pero eso es por que el fantasma del que lo obtuve es muy dulce, interesandos no duden en comunicarse conmigo…. y con un psicologo…

  25. clovis disse:

    Pobre dos vendedores de algodao doce!

  26. Wanderson disse:

    Putz…O sarcasmo as vezes queima o filme do ceticismo,linha de pensamento essa que deveria ser mais pragmática do que galhofeira.

    Embora sabemos que há céticos sérios,cinismos como esses só atrapalham a credibilidade do site que deveria mostrar uma crítica mais construtiva,infelizmente.

  27. Hank disse:

    http://www.acid.blogger.com.br/materializacao.htm
    lá explica como foi o dia das fotos da materialização da Freira.

  28. gu disse:

    hummm… ectoplasma doce.. e no palitinhu!!!

  29. José Luís Santana disse:

    Essa matéria foi ótima!
    Creio na época em que tiraram as tais fotos da irmã da burca branca, ninguém pensou em usar algodão doce…hahaha

    É patica a crença das pessoas em tais fatos.
    Mesmo com provas incontestáveis de fraude.

  30. José Luís Santana disse:

    Em tempo: em “patica” leia-se “patética”

  31. Caveira Melancólica disse:

    Assim como a fraude dos orbs, que eu só via em fotos.
    Esse ectoplasma eu só vi em fotos.
    Assim como há motivos para crer que as mãos de cera espíritas são fraude, como foi bem considerado neste site, há motivos para crer que ectoplasma seja fraude.

    Parece muito suspeito que haja tantas e tantas fotos de ectoplasma saindo pela boca, pelo nariz, etc, e não haja evidência mais plausível.

    Afinal, o que tem à ver o tão visível, massivo e … material ectoplasma com o invísível, metafísico e imaterial mundo dos espíritos ? Se é um poder de materialização de um espírito, porque tal espírito é tão dependente do “poder” de uma pessoa material para se materializar ? Um mediúnico é mais poderoso que um espírito ? Ou será que um espírito não poderia se materializar sem tanta cerimônia ?

    Se for real, poderia. Mas dessa forma não haveria crédito nenhum para o mediúnico. Mas porque um espírito iria querer parecer tão dependente de um mediúnico ?

    Quando alguém diz que é “incrível e verídico”, já é motivo para suspeitarmos de tanto entusiasmo.

    Não me admiraria se fosse mesmo um algodão doce. Poderia ser se a moça o estivesse puxando com a boca, dando a impressão de que está saindo.

  32. gustavo disse:

    O ectoplasma em si não é uma fraude, mas um fenômeno fisiológico registrado por parapsicólogos. Só que ele provêm de uma pessoa viva localizada a no máximo 50 metros da manifestação. Gente treinada em “mediunidade” consegue projetar imagens para ludibriar os mais crédulos .

  33. Leon disse:

    Mas tem muita gente tola mesmo nesse mundo, ein! Além do algodão doce virar ectoplasma, ainda tem os “especialistas” que assistiram a alguma palestra do Pe Quevedo e saem repetindo as baboseiras que nem papagaio. Vão aprender a pensar criticamente, antes de abrir a boca para falar asneiras!Ah velha maldição da opinião da autoridade!

  34. André Marcos disse:

    QUE TREMENDO MAU GOSTO, ALGUÉM JÁ VIU AQUELE VIDEO DO FANTASMA DE SINTRA – PORTUGAL ?
    COMO BOM CONSERVADOR DA MINHA PRÓPRIA VISTA DEVO DIZER QUE MESMO COM PROVAS FOTOGRÁFICAS AS PESSOAS MUITAS VEZES INOCENTEMENTE DEFINE COISAS COMO SENDO AQUILO EM QUE ACREDITAM, IMAGINEM UMA FOTO REAL E SEM EXPLICAÇÕES CIENTÍFICAS PARA TAL FATO OU ESTÓRIA

  35. José Luís Santana disse:

    Leon

    Verdade cara, nem me lembrava mais que todas as “explicações” do Pe.Quevedo envolvem um “campo de ação” de 50 metros.

    Ou seja, se for dentro de 50 metros é ectoplasma, senão for é algodão-doce crianças!!!

    hahaha

  36. José Luís Santana disse:

    BlockquoteTimoteo Scherer Diz:

    julho 6th, 2008 at 10:50 pm

    Impressionante como existe algumas pessoas fanáticas e preconceituosas a ponto de não entender a pegadinha da foto: è evidente que a foto foi uma demonstração satírica para os curiosos e assustados com as novidades e descobertas da ciência, afinal o ectoplasma é um fluido muito leve e não necessitaria de palitos para permanecer suspenso, e tão pouco seria absorvido e ainda de forma prazerosa.

    Pô Timóteo!! porque vc foi quebrar o barato cara!!

    Pra ver que as pessoas nem sequer se dão o trabalho de ler a matéria.

  37. Patrick Danbert disse:

    Amigos,
    não sei o que se torna mais triste, se são as mascarações humanas , ou se irrefutáveis verdades onde se quebra um conjunto de paradigmas , o medo de perder vidinhas seguras é tão grande que homens de bem se tornão joquetes de desmistificações, seus olhos se escurecem perante verdades, e preferem conduzir-nos a realidade de vidro, vidro quebrado…
    Se é algodão doce??? pode ser que sim, mas a verdade não depende de nenhuma foto a cores, assim como o ar que respiramos não depende de o vermos para crer, mas ele existe, não ??

  38. Suzy Lee disse:

    Cara… eu nunca vi algodão doce gerar tanto assunto. Cadê o senso de humor de vcs?!

  39. JRP disse:

    Pense bem: se Chico Xavier propocionou um embuste desses, imagine o que ele seria capaz.
    No entanto, ele é idolatrado até hoje como “médium”.
    Terceiro Mundo é isso.

  40. Patrick Danbert disse:

    ok Susy Lee…
    vamos rir então de nós mesmos, ou tapar o sol com a peneira…
    logico que o algodão doce trata de uma epopéia suburbana, onde imagens se confundem com o real, ou ao contrario, é apenas visão do espectador, influenciado ou não …..
    tambem podemos ter humor de um aleijado caindo de sua cadeira, depende como se mostra.
    Concordo que as vezes nos falta o riso puro e simplesmente…

  41. Patrick Danbert disse:

    Este papo de terceiro mundo é pura nomeclatura,o que existe é pré-conceito, independe de mundo….

  42. Suzy Lee disse:

    nao tem nada de tragico na foto do algodao doce Patrick. muito menos de uma “artê” epopeia suburbana. soh comedia mesmo: nao eh a primeira pagina desse site que faz uma parodia com um fenomeno estranho.
    PS.: eu nao riria de um aleijado caindo de uma cadeira de rodas, ate pq sou paraplégica, o que me enquadraria nesse grupo, nao?

  43. Patrick Danbert disse:

    Susy Lee,
    quis dizer que tudo depende de como se mostrta…até o inconsebivel, não para mim; eu tambem não riria, digo para algumas pessoas contagiaveis, entendeu!!!
    O barco segue.
    Abraços!!

  44. cherry nena disse:

    É FÁCIL DIZER QUE NÃO SE ACREDITA NUMA COISA QUANDO NÃO SE TEM CONHECIMENTO A RESPEITO. QUEM SABE ESSAS PESSOAS, ANTES DE DAR OPINIÕES SEM FUNDAMENTO, SE INFORMASSE UM POUQUINHO MAIS. AÍ SIM TERIAM ARGUMENTOS VERDADEIROS PARA UMA CONVERSAÇÃO. UMA SUGESTÃO: O ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA KARDEQUIANA… BOA SORTE!
    e.t. ACHEI A BRINCADEIRA DE MAU GOSTO. MAS É COMPREENSÍVEL SE ANALIZARMOS O QUE FOI DITO (POR MIM) ACIMA.

  45. sidmey ros disse:

    isto que eu estou vendo,não é nada de sobrenatural.É simplesmente duas meninas comendo algodão doce.Observe os palitos que ambas tem em suas mãos.Eu comia isto quando era crianca.Hoje em dia há muitas fraudes do sobre natural.a tecnologia ajuda muitos neste tipo de fraudes.Minha opinião é que nós seres humanos,estamos sempre querendo saber algo do mundo oculto

  46. Wagner Luiz disse:

    Então era sobre o algodão-doce que os espíritas se referiam quando falavam da “matéria sutil”? Bem… pouca coisa há realmente de tão sutil e delicada, e que ainda assim possamos sentir e pegar, como algodão-doce…

  47. fsm1982 disse:

    Pow pessoal, precisa dizer que é algodão doce??

    Feito de açucar, aquecido e transformado em fios.

    Puxa!! Mas vou acreditar que é deboche aqueles negóciso que disseram acima. Porque sinceramente ninguém é incapaz de notar que é um algodão doce num parque, ali atrás um brinquedo.

    Aliás, sabiam que as fotos que vocês vêem as vezes na Internet são feitas para testar determinadas pessoas?
    Você acha que é uma coisa inocente, mas é uma montagem ou algo que sugestiona você!

    Cuidado com o que andam olhando por aí, é praticamente um virús da mente (materia que dá para ler aqui no site até).

    Sem contar que fotos podem carregar mais informação que o que vocês imaginam.

    Existem codificações de bits mais fortes e mais fracos que formam mensagens e palavras, como um enigma.

    Pelo que andei estudando, existe com a criatividade humana centanas de mecanismos que ocultam dados e informações em qualquer meio, tipo?

    Pegue um guia telefonico, corte em algumas partes.
    Deixe possível ler as palavras que você quer que leiam.
    Agora peça para alguém folhar.
    Pronto você montou uma frase secreta na ordem de leitura certa e um simples guia de telefones. ;)

  48. dsie disse:

    ô, gente
    clica no link embaixo das moças comendo algodão, onde esta escrito Chico Xavier, dã…

  49. MARIO disse:

    Esse ectoplasma tá mais com cara de algodão doçe…
    Olhem os palitos nas maos das moças!!!

  50. Patrick Danbert disse:

    gente!!!!
    será que não tem nenhuma outra foto para nos imopressionar, esta já deu o que comentar.
    Esta foto é pior do que cão lambendo Algodão doce, como diriam lá nos interior!!!!

    • fabiana disse:

      não duvido de fenômenos paranormais, mas esta foto acima é CLARAMENTE algodão doce, atentem para os palitos que sustentam o algodão doce.

  51. Hannah disse:

    Ectoplasma ou não, algodão doce ou não, o que consigo perceber é que todos estão atrás de certezas, por isso entrarão aqui.

  52. Emilia disse:

    Poderia pelo menos respeitar as coisas das quais não se tem um conhecimento antes de fazer chacota. Isso pode trazer consequências muito ruins na sua vida, meu amigo!

  53. não sou espirita praticante, porem me indendifico com muitas coias que acontesse no meio espiritual, a minha opinião até que s prove ao contrario é que a foto acima são de duasmoças comendo lgodão doce, porem afoto do equitoplasma do chico xavier com aquela moça ao lado e a entidade no meio dos dois abraçando eu acredito piamente que seja verdade….OBS: ACEITO CRITICAS DE OUTROS LEITORES AFIM DE AVER UM BOM SENSO COMUM ENTRE UM DEBATE CONSTRUTIVO E ELUCIDADOR PARA OS FATOS PARANORMAIS…MUITO OBRIGADO

  54. DESCULPE OS ERROS DE PORTUQUES, É QUE NÃO SOU DIGITADOR

  55. José disse:

    Gente, pelo amor de Deus, vão estudar! Por isso “eztepaís” é tão atrasado! O povo brasileiro já foi mais inteligente! Será que não conseguem entender uma piada? Além disso, percebo que o Português do brasileiro está cada vez mais sofrível! Leiam mais, por favor!

    Por outro lado, é claro que existe um mundo espiritual, mas se vocês não querem cair em armadilhas ou fanatismo, leiam a Bíblia! Não quero ofender os espíritas, até porque também já fui atraído por suas doutrinas, mas as Escrituras que têm 4000 anos de história (e cuja “re-leitura” muita gente tentou fazer – escrevendo a seu modo, inclusive o próprio Leon Denis), nos revelam todo o processo de criação-queda-redenção. É tão simples que incomoda. Por isso as pessoas tentam rejeitá-la todo o tempo (eu também já fiz isso!!!) ou mudá-la. O problema está nas escolhas e na responsabilidade de levar a vida a sério e entender que só tem esta vida para resolver a parada, não haverá outra chance! É mais fácil crer em novas chances e escapatórias do que encarar a vida de frente. Eu não falo isso para criticá-los, eu tenho amigos espíritas e oro por eles. Apenas para alertá-los a ver a vida pela ótica das Escrituras. Pelo menos tentem. Se vocês tentarem uma vida entregue a Jesus, entendendo o processo de redenção e que não precisam lançar mão de mais nenhum artifício, OK. Se não, voltem à doutrina anterior. Mas de qualquer forma, quem poderá convencê-los não sou eu, é o Espírito Santo. Abram-se ao Espírito que vale a pena! O Espírito Santo, e peça que Ele os guie! Aceite a Jesus como seu Senhor e suficiente Salvador e você será verdadeiramente livre! Jesus diz, em Mateus 11,28: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” Deus abençoe a todos!

  56. aldrin disse:

    lamento informar,eu na qualidade de espirita tambem ri muito desta foto,meus senhores so se esta foto mostra um algodao doce do alem,fora isto este povo ta muito louco,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,vamos levar o espiritismo a serio e nao confundir o mesmo com ocultismo e charlatanismo,kardecismo e coisa seria e real, real igual ao algodao doce

  57. Elias disse:

    Tenta-se associar um fato não entendido através de um fato aparentemente “similar” e de fácil entendimento.

    Ironicamente este é um erro cientfífico clássico: muitos cientistas comentem a mesma falha…

    Usemos melhor a ciência e o método científico!

  58. bia disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    gente, esse povo fala que é algodão doce como se tivesse descoberto a cura da aids… é óbvio que é algodão doce. o pessoal é lerdo mesmo ou estão todos de brincadeira quando falam isso?

  59. baby disse:

    Cara isso não e nada e papo pra boi dormir
    hehehehe………. xD

  60. luis amarilio alvira disse:

    temos que nos habituar a não sensurar o que não podemos compreender, parabéns a equipe de estudos, quando todos nós formos espiritualizamos a humanidade vai ser mais feliz. que a paz do senhor estaja convosco.

  61. Guilherme disse:

    Sempre me espanto com o potencial que o ser humano tem de ser burro. Quando penso que já encontrei o limite da falta de inteligencia, há sempre alguem para me surpreender. Agora mesmo eu me surpreendi com os que não perceberam a gritante ironia deste artigo, e ainda comentam para constatar o obvio, considerando-se muito perspicazes.

  62. Patricia disse:

    Esta pode não ser a foto verdadeira gente!!!!dicernimento é bommmm né.
    Procurem estudar mais sobre o assunto antes de fazer comentários!!
    Não tem nada haver com crença, é conhecimento mesmo, e não ocupa espaço, faz parte da nossa evolução estar sempre aprendendo mais.

    O ectoplasma foi analisado por vários pesquisadores dos quais destacamos as seguintes conclusões:

    Dr.V. Dombrowsky (Varsóvia) – “O ectoplasma está constituído de matéria albuminóide, acompanhado de gordura e de células tipicamente orgânicas. Não foram encontrados amiláceos e açúcares”.

    Dr. Francês ( Munich) – “Substância constituída de inúmeras células epiteliais, leucócitos e glóbulos de gordura”.

    Dr. Albert Scherenk-Notzing citado por Charles Richet – “O ectoplasma está constituído por restos de tecido epitelial e gorduras”.

    Dr. Hernani G. Andrade – “O ectoplasma é Substância formada com recursos da natureza originando-se dos tecidos vegetais (ectofiloplasma) e de origem animal (ectozooplasma) e de origem mineral (ectomineroplasma)”.

  63. Timoteo Scherer disse:

    É entristecedor que algumas pessoas usam este espaço de opiniões para falar tanta abobrinha, nem se pode considerar um “cético”, mas sim uma pessoa com um certo retardo mental, desta forma se houvesse essa anomalia a que me referi, seria perdoável, pois não somos perfeitos. Agora, os céticos que me desculpem, apresentem alguma obra por vocês realizadas que engrandeceram a humanidade. Alguns de voces podem ter em outra época levantado as tochas contra cientistas como Galileu Galilei entre tantos outros que morreram sem poderam apresentar as suas descobertas ao mundo, pois elas eram perigosas para os privilégios dos dominantes, afinal o conhecimento assusta um ignorante assim como o fogo a um animal selvagem. Temos muitos pilantras e cafajestes dentre os políticos, entre as igrejas, entre o círculo docente(maus ensinadores), na ciência algumas pessoas sem ética que visam somente o benefício próprio,(inclusive médicos e psicólogos que usam do seu conhecimento para manipular as pessoas enfraquecidas)e finalmente o nível espiritual que é a fronteira final do conhecimento humano deveria ser tratado com mais respeito, e não se fazer comparações esdrúxulas de figuras montadas, aliás isso de montagem é coisa de uma determinada igreja poderosa e milenar que moldou a cabeça de pessoas incautas e carentes de conhecimento, assim como a que mais matou pessoas com nivel intelectual elevado(o que eu escrevi não é preconceito, basta ler os livros de histórias, principalmente aqueles que os soberanos e a Igreja madre não conseguiram queimar ou passou desapercebido). Enfraquecer ou ridicularizar uma revelação espiritual faz parte do lema “Dividir para conquistar” , afinal nosso Mestre dos mestres já dizia há dois mil anos atrás(Se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode subsistir), livros de Marcos, Matheus e Lucas;. A quem interessa o atraso do conhecimento espiritual que é intrínseco no ser humano? Basta olhar pra si próprio para o seu interior, amadurecer espiritualmente e deixar de lado os histriões do poder que usam ou são usados para desviar a atenção dos iniciantes da Doutrina Espírita a qual busca a Razão, adicionada ao conhecimento científico e a sutileza espiritual. Não se pode confundir Doutrina Espírita a criada cientificamente por longos anos de pesquisa por Kardec, com as de grupos ou correntes espirituais que invocam ou evocam sabe-se lá o quê, como aquele intrépido que abre o cadeado da jaula e depois foge pra não ser devorado pela fera. Não se deixe levar pela vaidade, egoísmo o orgulho e outros males que não pertencem nem aos animais e solte os grilhões que lhe prendem os pés a matéria o tempo está passando a humanidade chegou ao desafio final. Deixar o ser físico, brutal para o espiritual e sutil, sem guerras, preconceito e dor; mas, sim Paz, compreensão, caridade o “AMOR”.

  64. Alberto disse:

    Prezado Fran,

    Deus é resposta para muitas coisas, sem dúvidas. Existe até uma ciência, a Teologia, que trata de construir castelos nas nuvens… Mas Deus não chega a ser nem uma boa teoria. É uma construção de nossas mentes, apenas. Tememos a morte, ele que nos socorra. O medo da escuridão, da fome, o medo, este eterno inimigo da raça humana, culpe-o pela criação de Deus. Mas engendrando-me na sua exposição (embora não tenha o menor prazer em fazê-lo), gostaria de colocar-lhe algumas perguntas:

  65. Alberto disse:

    Prezado Fran,

    Deus é resposta para muitas coisas, sem dúvidas. Existe até uma ciência, a Teologia, que trata de construir castelos nas nuvens… Mas Deus não chega a ser nem uma boa teoria. É uma construção de nossas mentes, apenas. Tememos a morte, ele que nos socorra. O medo da escuridão, da fome, o medo, este eterno inimigo da raça humana, culpe-o pela criação de Deus. Mas engendrando-me na sua exposição (embora não tenha o menor prazer em fazê-lo), gostaria de colocar-lhe algumas perguntas: o que é sagrado para você? Por que que Deus tem a ver com Jesus Cristo? Quem foi Jesus Cristo? Por que que Cristo é filho de Deus? Por que Deus, onipotente, onisciente, por vezes assassino, prepotente, requisitou a uma pobre mulher que emprestasse seu ventre a uma saga de “salvação da humanidade” e que redundou, na prática, na criação de uma organização política, econômica (por certo!) e social chamada Igreja, que também não tem nada a ver com Deus e que nem de longe pode representar qualquer divindade? Por certo irá responder-me enlouquecidamente. Mas deixe-me adiantá-lo. Em algum momento não existiu a raça humana. Mas a partir dela, chegou-se à concepção de divindades. Não existe nada de sagrado, nem tampouco escrituras sagradas, mas textos e palavras saturadas de suor sujo, cópias, recortes, censuras e mentiras criadas por mãos eminentemente humanas, preocupadas em opor-se ao fraco, subjulgar o oprimido, viver do ócio e atemorizar, por conta de sua suposta posição de “ponte” entre o terreno e o concebidamente infactual, o homem crédulo, aterrorizado e mais temente ao Diabo do que a Deus. Para mim está claro que a subserviência humana teve, num dos pólos da questão, a ignorância e, no outro, sábios (ou sabidos) que bem souberam explorar a questão antinômica Deus x Diabo (muito embora se confundam em suas ações diante das tais escrituras, Deus possui uma áurea de onisciência e ubiqüidade metafísicas enquanto que o pobre Diabo, dimensões que circunvizinham a natureza pecadora do ser humano). Deixo-lhe à vontade para responder. Diante de sua resposta, tratarei, mais tarde, de enfatizar-lhe a necessidade de sermos seres menos ignóbeis, ridículos e tementes ao intangível concebido.

  66. William disse:

    tem um cara que vende ectoplasma aqui na cidade.
    Tem do vermelho, amarelo, verde e azul.
    Adoro ectoplasma, é bem docinho
    (pessoal.. isso é um algodão doce enrolado num palito)

  67. Alc Melo disse:

    Céticos de todo o mundo,
    Não vos deixais fazer de tontos por essa brincadeira exdrúxula. Não noteis, por acaso, que isso não passa de um desrespeito à crença espírita? É uma sátira infundada que nem merece objeção das hostes espíritas e ou de quaiquer outra ordem que crê na existências de fenomenos espirituais.A falta de conhecimento nos leva à ignorância, portanto, antes de afirmar deveras se despir de todo o preconceito e revestir-se de olhar crítico e condizente com a realidade.

  68. ICU disse:

    Isso não é ectoplasma. è só uma menina comenda algodão doce.

  69. Álvaro Galvão disse:

    Faço minhas as palavras de Alc Melo e acrescento que na sagrada BÍBLIA asta escrito “CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ” já que um dia todos nos iremos DESENCARNAR,então suponho que a verdade chegará pra todos céticos ou não, a diferença é,com que naturalidade iremos encarar o novo mundo que se desdobrará praqueles em que a hora chegar….eu estou me preparando….e vocês????

  70. Dri disse:

    NÃO CAÍAMOS NESSA ARMADILHA DE PESSOAS FRACAS E DOMINADORAS QUE VISAM BANALIZAR E DESACREDITAR O ESPIRITISMO!
    SOU ESPÍRITA KARDEQUIANA, CONHECEDORA DA MEDIUNIDADE AINDA COMO APRENDIZ, E AGORA EU PERDI A PACIÊNCIA COM TANTA MÁ INTENSÃO DE CONFUNDIR A CABEÇA DOS IGNORANTES.
    SE TEM UMA COISA QUE AQUI ESTÁ COMPROVADA, “TÁ NA CARA” DO HUMANO, ASSIM COMO NA “FUSSA” DO ANIMAL QUE CAIR NESSA ARMADILHA, QUE ISSO SE TRATA DE UMA TENTATIVA DE RIDICULARIZAR O ESPIRITISMO.
    POR FAVOR, É LÓGICO QUE TODOS ESTÃO VENDO QUE AQUILO É UM ALGODÃO DOCE QUE OBVIAMENTE TAMBÉM FOI USADO PARA BRINCAR COM A REALIDADE MEDIÚNICA, E AO MESMO PREVALECER O CAPITALISMO – É SÓ ASSISTIR AO FILME MATRIX PARA ENTENDER A INTENÇÃO MANIPULADORA DAS MENTES CARENTES DE CONHECIMENTO.
    SEM MAIS.

  71. Remy Anderson disse:

    Bah! meo essa imagem mais me parece 2 mulheres comendo algodão doce, nada mais

  72. alvacir disse:

    Ceticos!é ectoplasma sim senhores,disfarçado de algodao doce é claro.

  73. Lisa disse:

    que doce de fantasma! :)

  74. Rachel disse:

    Esses comentarios maldosos a respeito da religiosidade alheia mostra que o seu blog não é sério e não merece credibilidade.

  75. Daniel R. disse:

    Pelo amor de deus ! será que ninguem aqui conseguiu perceber que são 2 garotas comendo algodão doce !
    Santa ignorância !

  76. PEDRO disse:

    sim,evidência de caso de ectoplasma existem.
    mas porém esta aqui é brincadeira de adolêcentes.

  77. Murilo Vieira Lino disse:

    Meus amigos que realmente usam o cérebro e são seres pensantes como alguns cidadãos que pude ler os comentários dos quais defendem de forma contumaz e edificante a abordagem recorrente sobre ectoplasma, não entrem em conflito com meros desinformados, com a mediocridade burguesa que infelizmente tem acesso liberado a informática, são metidos a intelectuais mais na realidade não sabem nada, sendo que nunca pesquisaram algo sobre o assunto pautado, deixo aqui meu desabafo frente ao mau uso desse espaço, e fiquem todos na paz e sossegado! Eu aprendi a duvidar da própria dúvida e na luta em busca das perguntas sem repostas eu pude ficar parcialmente instruído e mesmo assim ainda sigo o caminho do desconhecido…
    Obs.: Entre o céu e a terra existem mistérios que a vã filosofia e a ciência jamais conseguirão explicar abertamente como esses dementes tentam e não conseguem, http://www.abobrinhacomrepolho.com , esse site é escroto e os autênticos céticos não perdem tempo escrevendo aqui , eles estão persuadindo outros por aí, isso aqui é só uma brincadeirinha de mau gosto feita por sujeitos com espírito de porco que são toscos e não exercitam seus neurônicos já pega o que está mastigado e nunca questionam sobre o campo inúmeras possibilidades que regem o universo e nos proporcionam novas descobertas, expliquem o imponderável cambada de acéfalos!!!

  78. Rodrigo disse:

    Não posso deixar que seja feto, o que de resto, já se tornou manifesto, não posso deixar de pregar susto, o que de urro, já se tornou berro! Não há de se tornar somente escuso, o que nesse mundo ” nunca fostes belo” , e não sei neste mundo o que neste escuro seria bater o martelo, o fazes todo dia e arrevelia nos dizem vai bater um prego, não nos dizem contudo se há vagabundo disposto a ver o martelo, se e tão profundo matemáticos no mundo nos dizem: Qual é seu chinelo? E se isso é profundo, não terá vagabundo porque dizem ”vai curar um prego”? E assim nesse mundo, se acham contudo o direito ” vá se tornar servo”, eu po
    rém vos digo cuidado comigo porque não sois sincero, e o pó do mundo provo vagabundo até hoje não leves a sério!!!

  79. M16 disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    os comentários chegam a ser mais engraçados q o post…

  80. Alexandre disse:

    errr… algodao doce ectoplasmatico… sem mais comentarios

  81. Muito bom ser cético, mas não incrédulo, pois são coisas diferentes. Na parte de ceticismo aberto, o que mais me chamou a atenção, foi que num espaço para céticos, havia um anúncio de emagrecimento: perca 16 Kg em quatro semanas. Puxa, sobre isso sou muito cético.

  82. Shana disse:

    ALGODÃO DOCE, mas boa tentativa, no começo até parecia se não fosse o palito…

  83. Haddammann disse:

    Uma vez crente nada mais se pode fazer, a pessoa tá pêga pela mais poderosa capacidade humana: a da imaginação. A imaginação faz o gênio, e molda o simplório, e arquiteta os “espertos”. Ativada pra dar sustento a qualquer interesse, ela “trabalha” por si só.
    Depois que conseguiram transformar ironicamente o símbolo do Terror Romano em símbolo para escravidão religiosa; depois que conseguiram transformar “múmias” em objetos de adoração, e fazer as mesmas “tomarem conta” do povo; depois de vender a palhaçada que chamam de “água diamante” (nome realmente sugestivo de tamanha estupidez); nada mesmo é impossível ao boçal que crê. Por isso, como tudo que já vimos ainda é pouco, agora estão criando o Nazi-Socialismo-Divino-Pulhítico, voltado pro vermelho e pro preto, adulador da miséria, voraz de comer as riquezas das pessoas e da Terra.
    Uma vez zumbirizado por crenças, um povo boçal chega sempre ao mesmo ponto: ao invés de prosperar, corre pra Guerra; pois intrinsecamente sabe (seu subconsciente avisa) que é um fraco, moldado por covardia; e os covardes só podem mesmo viver sob terrores. O “bom” é que os “espertos” morrem junto, num só caldo podre, que se dissolve.
    BRASIL, tive vergonha da sua cara.
    Tive tristeza da minha terra.

  84. Carlos Eduardo disse:

    É incrível a capacidade que o ser humano tem de ser trouxa!!! São duas garotas comendo algodão doce. Até meu cachorro tá vendo isso e lambendo os beiços!!! Meu filho de 8 anos tá me pertubando pra comprar um e minha avó ta rindo pra KCT desses otários que estão vendo Ectoplasma no lugar de algodão doce!!! Abraço a todos!!

  85. milton disse:

    Não ví absolutamente nada,em em caso é algodão doce,no da sombra é dificilter noção de profundidade do objeto cuja sombra representan não não ví nadaaaa?

  86. Tatiane disse:

    Hi! algodão doce agora é ectoplasma? na minha epóca era algodão doce mesmo..rsrsrs que palhaçada hem!!!

  87. clayton disse:

    sempre tive medo de algodão doce!mas depois dessas imagens estou apavorado

  88. LEx disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    TEM GENTE QUE REALMENTE ACREDITOU NA FOTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    É po isso que esse mundo está como está… O ser humano tem que
    parar com esse estigma de ficar procurando respostas mágicas para
    problemas misticos…

    Confundir um algodão doce com ectoplasma é ridiculo… Mais ridiculo
    ainda é acreditar no Ectoplasma….

    Muito bom o post….

  89. will disse:

    isso é algodão doce kkkkkkkk

  90. Brutus disse:

    Eu vejo….

    Estou vendo…

    Duas moas…

    Uma esta com uma substancia, designada Ectoplasma…

    Agora eu vejo….

    Eh o fantasma do ALGODAO DOCE!

  91. Coleman disse:

    Isto aí são duas mulheres comendo algodão doce , estão inclusive com os espetinhos que vêm junto com o algodão , nas mãos. Este site aqui é sobre guloseimas?

  92. Alberto - Araras disse:

    Acho que a foto que estão comentando foi trocada.. não tem nada á ver com chico chavier duas meninas comendo algodão doce.. brincadeira de mau gosto

  93. Fabiano disse:

    Chico Chavier era outro engana otário como você Alberto.

  94. Timóteo disse:

    O responsável pela produção desta matéria foi infeliz em fazer esta comparação com fenômenos ectoplásmicos, mediunidade, espiritismos e outras. É uma comparação irônica, sem dúvidas, e tendenciosa no sentido de achincalhar a Doutrina Espírita nesta “mistureba barata e sem graça”, afinal eu não vejo este cidadão redator destas matéria de ceticismo, polemizar sobre água que escorrem de imagens(esculturas) de pedras ou louça em certas igrejas, assim como certos líderes de igrejas evangélicas que fazem invocações espirituais grosseiras em seus fiéis ou crentes a fim de persuadir aqueles que estão em dúvida na existência do diabo, no entanto, passa-se a sacolinha para recolhimento de valores as igrejas. Mas de qualquer forma com um pouco de esforço, prezado editor, poderás trabalhar na produção do programa humorístico “Casseta e planeta urgente”. Aos colegas que opinaram sobre esta comparação infeliz ao fenômeno ectoplasmático, e que inocentemente entraram no joguete do autor, só posso lhes dizer que ectoplasmia é matéria/energia assim como a luz é matéria/energia, o teor de luz em teu espírito é proporcional as tuas obras e o respeito ao seu semelhante e a todas as obras de Deus que criou tudo, e, por falar em luz, para algumas pessoas ela está vindo com muita intensidade e estão ficando deslumbradas com isto, mas, com o tempo se acostuma. Afinal o iluminismo que a menos de 200 anos ajudou o mundo a avançar no conhecimento em todos os níveis, foi formado por pessoas que buscaram conhecimento sem fanatismo religioso e vários deles foram executados pela Inquisição católica e outros fanáticos religiosos com o aval de politicos interesseiros. De qualquer forma hoje ainda temos “Inquisidores de pensadores” camuflados de Céticos.

  95. Ana Carolina disse:

    Ta td mundo loco com essa historia de Chico Xavier, ectolplasma e mais um montante de “fenomenos paranormais”.
    Gente porque lidar com mortos e não com vivos?????É nogento “ectolplasma” saindo pelos orificios das pessoas,,,,uma perda de tempo fora do comum. Vamos compartilhar amor entre os viventes, deixe que quem ja foi : JA ERA,,,,se não fizeram nada em vida e estão por aí vagando, não vão fazer nada na morte também, a não ser enganar um monte de esquisios numa sala escura procurando o que fazer!!!!!!Façam um favor leiam a BÍBLIA segundo JESUS CRISTO e não segundo um outro louco chamado ALAN KARDEK. A vida é uma só , não volta mais,,,amem, odeiem, riam, apaixonem-se mas somente pelos vivos a morte é triste de mais pra ficar sendo movida de um lado a outro.
    Comentários para :
    [email protected]

  96. Capin disse:

    BOM… a maioria ta achando esse post uma palhaçada, mas nem leram ele por completo, e nem abriram as fotos que realmente são uma palhaçada…

    Mas ectoplasma existe sim… olhem a prova concreta de que existem espiritos:

    http://www.universoespirita.org.br/materializacoes/foto002.htm

    acho que até a do algodão doce é menos ridicula

  97. ♥♥♥felipy♥♥♥ disse:

    eu não duvído de fenômenos sobrenaturais por que já aconteceu muitas coisas comigo,mais esta foto é muito clara,a menina está com um algodão doce na boca. se querem debocha tudo bem mas não faz isso com as pessoas que acreditam nisso tá !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  98. Circe Ferraz disse:

    É uma pena ler depoimentos de pessoas tão ignorantes e que nem sequer conhecem e nem nunca estudaram quimica .
    Pois fiquem sabendo se voces não tivessem ectoplasma estariam mortos.
    ectoplasma é uma energia fundamental e quem não tem,terás que emprestar do seu próximo.
    Com certeza o dia que precisar vai descobrir como é não ter.

  99. Leandro Chambarelli disse:

    Fiquei muito triste ao ver essa foto e em seguida os comentários feitos.
    Vi nesse blog a possbilidade de debate em torno de determinandos fenomenos e acho que poder constesta-los para a verificação de sua veracidade só tem a contribuir.
    Entretanto, após debochado e desresteitoso tópico aqui apresentado, vejo a parcialidade apresentada pelos autores o que demostra descredibilidade dos estudos por eles apresentados

  100. Sophia disse:

    Pensei que este blog fosse para tratar o assunto seriamente, mas vejo que infelizmnete a maioria leva na brincadeira, ou melhor, a maioria desconhece o assunto e leva para o lado da brincadeira…. pena! Perde-se aí uma boa oportunidade de conhecer mais sobre este assunto.

    • Leandro disse:

      O que podemos fazer vendo essas imagens..? Só nos resta rir!

      • Samuel disse:

        E rir muito, porque, cá entre nós, no caso das “materializações” envolvendo Chico Xavier mesmo, pra não enxergar que aquilo é algum lorpa fantasiado a pessoa tem que ter sofrido uma “bela” lavagem cerebral, hehehe. Eis o “santo” brasileiro.

    • juninho disse:

      cincordo plenamente;perdemos tempo com tolices,e na verdade somente perdemos tempo com nada;destaque para o fato de questionarem tanto as teses evangélicas e crerem em materialização,o que na verdade,se estudado a fundo,também teria um fundo bíblico,mas a maioria não quer nem saber;os jovens são só uma banda,vazios como uma propaganda de refrigerantes!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Marcelo disse:

      seriedade é tratada no ambiente científico , esta foto lembra mais duas pessoas comendo algodão doce

    • Rodrigo Diniz disse:

      desconhece não, só acha ridiculo demais para levar a sério

    • Ralfflip2 disse:

      Meu Ovo, Na moral Vai toma no cu sérião papo sério. Vcs q estão comentando nessa merda de foto, nao parecem ser tão ignorantes assim, mas estão cego com sua maldita fé. Ectoplasma é o meu pau.

  101. fobia disse:

    poxa cara, toda vez q vejo essa foto da vontade de rir!!!

    ALGOODÃO DOCEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!!!

  102. Kéz Fernandes disse:

    YEEEEAAAAH ALGODÃO DOCE \O/

  103. roberio disse:

    Todas as fotos que ja vir até hoje que mostra “materialização de ectoplasma” são falsas. concluindo, gente que não tem o que fazer, criar bobagem para passar o tem. E pior que isto, outros bobos que acreditam em tudo o que ver, dão veracidades a tudo o que não sabem explicar, incluindo ectoplasma (fumaça de cigarro, gaze, algodão doce, etc etc etc.).

  104. Patty disse:

    Todo mundo tá vendo nitidamente que isso é um algodão doce, fala sério!!!

  105. Alex disse:

    Obrigado por ajudar, Patty.

  106. Rômulo Ramos disse:

    Acho que é preciso criar um selo “Sarcasmo” para certos leitores…

    Para mim algodão doce é coisa de outro mundo mesmo.

    • Ígor disse:

      Não venho a este site atrás de sarcasmo. Venho atrás do que ele propõe desde o início: analisar criticamente o sobrenatural e o incomum. Usar de critérios para debater o fantástico e quase sempre acabar com os mitos.
      Uma postagem como esta é uma mancha preta nesse site, sinceramente. É voltar atrás no que ele conquistou. Isso me pegou incauto e espero que não aconteça de novo. Não considero interessante que os leitores venham aqui esperando um sorteio: “esse será sério ou será piada?”. Isso é perda de foco, isso e perda de público e é perda de credibilidade.
      Se for pra mudar o formato do site pra algo mais descontraído, que não seja de forma brusca e por meio de “pegadinhas” e ironias. Tem muita gente com alguma crença aqui, seria de muito bom tom respeitá-los para manter o debate saudável.

    • Ígor disse:

      Perdão, Rômulo, embora tenha colocado para responder a você, na verdade quis me dirigir ao editor aqui mencionando o “sarcasmo” que você disse. Desconsidere, por favor.

  107. Tati disse:

    Nossa gente,materialização e coisa seira,como tudo que si refere a espiritismo, e por essas e outras que as pessoas confundem o espiritismo, ”ridiculo” me perdoem a sinceridade! Paz e Luz!

  108. Claudio Cunha disse:

    A questão que fica é, porque as pessoas (muitas) preferem acreditar em falsários, larápios etc. (o golpe do bilhete premiado ainda faz vítimas), ao invés de enxergar que é um algodão doce ou uma pessoa vestida com um lençol? Será nosso sistema límbico em ação? No fim é até engraçado, desde que a gente não caia…

  109. Ryann Drëak disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkk.

    Tenho um Lado Espiritualista, Mas Essa Foto ficou Muito Comica. kkkkkkk

  110. Rodrigo disse:

    Realmente, esta foto é uma piada, muito bom o site mostrar que isto não é ectoplasma e sim uma brincadeira. Ectoplasma é outra coisa.

  111. Teresinha Cordeiro disse:

    Para quem já leu e acompanhou todas as pesquisas feitas pela ciência. Esta foto é muito interessante. Quem ainda não pesquisou nada sobre ECTOPLASMA, está na hora de começar. Porque o trem não fica parado na estação esperando os retardatários. E a fila anda. Então quem quiser ficar parado, apenas criticando o quê não conhece, não estudou, não pesquisou. quando acordar, terá que correr muito para alcançar os que já estarão lá na frente. Abraços a todos, os que já conhecem o assunto e os que ignoram.

  112. César disse:

    Nada tem a ver esta foto com a tirada com a presença de Chico Xavier…pode a substancia ectoplásmica ser parecida com algodão doce,mas o site mistifica,deturpa,confunde e perverte outras coisas,através de uma foto banal,transferem para outras coisas….

  113. Sidney disse:

    Eu estou, realmente, ficando muito enjoado com toda essa cultura inútil.

  114. Johnnie Walker disse:

    Não sou espírita nem de qualquer outra religião. Embora as fotos sejam mais um deboche do que uma postura ceticista de fato, não tenho a pretensão da verdade. Portanto não duvido que existam evidências verídicas de manifestações de outro mundo, contudo, acabam desprestigiadas dentro desta sacanagem generalizada!! Fui!!

  115. dr. gore disse:

    pra quem não for retardado:
    por que os fantasmas são branquinhos no nosso imaginário?
    por que não havia foto em cores no tempo que os espíritas aplicavam o golpe.
    a maioria das pessoas nem sonhava em que pudesse existir algo como a “lanterna mágica” ( precursor do projetor de slides)
    as descrições em livros espíritas de muitas materializações são exatamente o que se veria no golpe: a projeção estava indo prum fundo preto. não dava pra ver.
    aí se ergue uma convenientemente preparada “coluna de fumaça” branca na frente deste fundo. o resultado: você vê a vovozinha do badanha surgindo ( projetada na névoa) hoje em dia seria um FIASCO. ninguém mais é tão burro.
    interessante que NUNCA mais falaram nestas “materializações”. e muito menos aparecem filmadas. oos ectoplasmas são muito discretos….
    Ps: o nome do truque “espírita” é ” fantasmagoria”. numerosos artistas já usaram em obras de arte.
    há um que projetou “os espíritos” de mineiros nas gotas de chuveiros de uma mina abandonada. mas como ARTE.
    se o cara fosse pilantra, dizia que era médium.

  116. Celino Menezes disse:

    é por causa do ceticismo ignorante que a verdade sempre fica encoberta. Antes de brincar com algo devemos conhecê-lo com profundidade!

  117. Everaldo disse:

    Já comi muito disso quando criança.

  118. Alexandre disse:

    Que ridículo, isso é Algodão-doce.

  119. Douglas disse:

    Meu deus que dificuldade as pessoas têm pra reconhecer uma piada!

    Aliás, muito boa!
    Cá entre nós, essa história de ectoplasmas é uma das maiores bobagens que existem, e tem gente que acredita! hahaha

  120. Ariane disse:

    Kkkkkkk! Que ridículo! Até um cego vê que isso daí é algodão doce! Já vi outras fotos na internet mas já perdi as esperanças. Dava pra ver que era puro pano branco e sobre a suposta “materialização” é um cara vestido pra enganar os trouxas. Eu já vi o verdadeiro ectoplasma e não é assim. Obs: pratico telecinesia.

  121. delcio disse:

    Putz Marcelo, é isto mesmo que eu vejo até agora, ALGODÃO DOCE. Mas só que não tem mistério nenhum aí pô, pois elas estão segurando explicitamente o palito do algodão doce, e a mulher de lá está puxando uma fatia com a boca, foto normal até agora, foto de uma pessoa comendo algodão doce, só isso.

  122. Mariane disse:

    Também adoro algodão doce, meninas.

  123. Daniel Neves em 5 de Janeiro de 2011 ás 16h15 disse:

    A Doutrina Espirita não tem tempo para brincadeiras,é uma ciência em que pessoas
    que se interessam por ela tem por finali
    dade o estudo do espirito humano, a cada
    dia conseguindo conhecimentos sobre tal
    assunto, percebe-se que se trata de uma
    ciência extremamente séria e que pode nos
    levar para regiões inferiores de dor e sofrimento se for levada a “pouco caso”e
    por outro lado nos encaminhar para
    regiões de paz, harmonia e felicidade co
    nosco e tambem com as pessoas ao nosso redor, se for levada a sério.Brincar de
    vez em quando é bom, faz até bem para o espírito,mas que façamos isso de uma ma
    neira em que não nos prejudique e tambem
    que não afete o sentimentos de outras pessoas, caso contrário pagaremos centavo por centavo do que fizermos de
    errado para nos mesmos e para os outros.

  124. Lara disse:

    A menina comendo algodão doce! legals

  125. A.C.Caran disse:

    É importante esclarecer aos “incrédulos” que o Espiritismo é uma filosofia de vida; é uma ciência (pois está fundamentada em dados científicos; e é religião. O verdadeiro espírita estuda o espiritismo desde o be-a-bá. Portanto, antes de tecer qualquer opinião a favor ou contra, vamos nos esclarexcer.

  126. andrezao canapim disse:

    e trite ver coisas desse tipo que pena que as pessoas ainda penssem assim e acham que esse corpo e eterno e sem saberem um dia ainda vao chorar com suas piadas sem graça e sem nemhum conteudo eu so lamento caros irmaos que buscam por coisas serias e realmente uma pena

  127. Antinomy disse:

    Eu acho que nada existe até Deus é falso a humanidade evoluiu sozinha, nunca teve messias nem nada disso.
    Pensemos juntos se Deus que é tão poderoso assim fez todos por igual pq o mundo está se acabando ???
    Somos vitimas da nossa própria ganancia e sempre o mais forte vai sobreviver.
    Não um bando de pessoas que seguem uma suposta religião e caminhão como zombies por ela sem saber aonde vai parar, que espirtual que nada o mundo é material acredito no que posso ver, pegar sentir o resto é resto.
    Não existe milagre nesse mundo enquanto ninguém entender isso vamos viver cegos por fatos pouco relevantes em nossas vidas.

  128. Rosa Maria disse:

    Pois bem…só sei dizer que todos os que ouvi dizer que não acreditam em espíritos e dizem:só vendo! acabam mesmo por os ver mesmo.
    Ás vezes digo que todos os que não acreditam necessitavam de ser médiuns ostensivos, ou seja, sairem á rua e mesmo em suas casas, sentirem, ou verem os espíritos ao seu lado, em todo o lugar.
    Nunca brinque ou duvide daquilo que não sabe.
    Comece pela ciência, que já descobriu que o invisivel, não é tanto invisivel assim.
    Se Deus não existe, quem criou o mundo, todos os seres? Foste tu? EU? Não, foi algo muito superior que nós, A INTELIGÊNCIA SUPREMA; DEUS!
    Nós achamos que sabemos muito; somos os detentores da verdade e afinal não sabemos nada! Somos ainda muito ignorantes, todos, inclusive até o sábio! Nós somos um pontinho em todo o universo…quantas galáxias há, quantos planetas? Cada dia que passa mais se descobre e menos sabemos.
    Ninguém deveria de afirmar nada, sem obter dados ciêntificos…e o Espiritismo é isso mesmo, Ciência, Filosofia, doutrina…fé raciocinada, baseada em factos e não em teorias infundadas ou tradições ou…
    Estudem todas as religiões, procurem e encontrarão a verdade…a verdade tem luz, a escuridão não a esconde!
    No Espiritismo não pagas para nada…ninguém se preocupa em conquistar ninguém, em fazer publicidade para aderires, simplesmente, porque não há dinheiro envolvido; o livre arbítrio é reppeitado e tudo é dado de graça,c conforme Deus o concede…
    Queres saber mais estuda! Queres perceber os fenómenos, o hectoplasma? Estuda! Não queiras ser ignorante toda a vida…não queiras falar daquilo que não sabes! Tens provas ciêntificas que testam ou não a obra de Deus em toda a criação? Esse é o desafio!!! ESTUDA, não queiras ser mais um ignorante! Qualquer que seja a doutrina que aceites, mesmo que agnóstico, ESTUDA!!!!Começa por estudar de onde vem a energia, a luz, estuda funcionamento dos atomos…tudo tem uma explicação… as leis naturais que regem todo o universo…as reacções das substâncias, em contacto umas com as outras…e concluirás que nada vem do nada e que nada se cria ou criou sózinho; alguém sempre comandou toda a obra…o homem sempre soube que tinha que haver um Deus, no entanto, ainda sem conhecimentos, atribuia um Deus á chuva, um Deus ao sol, um Deus ao Trovão, um Deus ao relampago…o Deus da vinha, o Deus da caça…mas só tem que haver um Deus, de contrário não seria Deus, que seria de nós se houvessem vários Deuses, com ideias diferentes, como os humanos? Seria pior que ser governado pelos políticos de hoje!
    Estudem!

  129. Marcos Fernando disse:

    Senhores, se todos nós fossemos uma pequena parte do que foi chico xavier, certamente o mundo seria bem melhor, todos temos o livre arbitrio, podemos pensar livremente, mas xhico sem duvida foi um ser grandemente iluminado, tendo o privilégio de poucos, ao poder se comunicar com nossos irmãos desencarnador, e poder assim falar a todos que a vida continua em plenitude depois da morte. grande foi chico xavier, queira Deus que ainda existam outros pessoas como ele, pronto a ajudar o próximo, seja com coisas materiais e muito mais com coisas espirituais. todos nós depois da nossa desencarnação iremos ter a confirmação de tudo o que ele nos ensinou, Jesus Cristo vive entre nós, Deus seja louvado.

  130. Sagredus Lucidus disse:

    Sempre pergunto aos amigos espíritas por que, em existindo tais fenômenos, não há uma ação decisiva de sua parte no sentido de procurar CÉTICOS famosos (como Joe Nickell ou James Randi) no sentido de mostrar-lhes, e ao mundo inteiro, a realidade de suas alegações…
    Afinal, já imaginaram a repercussão planetária que ocorreria se tais CÉTICOS, de fato, atestassem a veracidade de tais fenômenos??
    Mas isso NÃO ocorre!!!
    Estranho, não??
    A maioria das imagens e relatos de aparições ectoplasmáticas é do século retrasado; ainda que tenham sido abordadas por cientistas daquele período, sempre paira dúvidas sobre sua competência para aferir tais fenômenos…
    Precisamos de PROVAS ATUAIS, e dentro dos métodos ATUAIS de investigação e experimento…
    Enquanto isso não ocorrer, tudo não passa de hipóteses, e nada mais…
    Sagredus Lucidus.

  131. Verdicia disse:

    pensei que fosse algodão doce

  132. Anderson disse:

    Olá Pessoal.
    Sou espírita e médium. Antes de tudo… realmente a foto parece algodão doce…
    Mas falando sério muitos médiuns pelo mundo já provaram a materialização por meio da ectoplasmia.
    Porém a Doutrina Espírita não está no mundo para provar situações. 
    Ela explica para quem quer acreditar, para quem tem a mente aberta para a lógica e para a razão. Não precisamos tentar convencer quem não quer ser convencido. Para estes deixamos o tempo ser o seu professor.
    Os céticos não acreditam por não acreditar. Eles negam a divindade, negam a espiritualidade, e isso é muito fácil, porque o materialismo não precisa provar nada, pois é do nada que compõem a sua vida espiritual. VAZIO.
    Porém existem céticos bons pais de família, caridosos, justos e amáveis que “vão para o céu” mais rápido que qualquer religioso.
    Ahhh… As materializações?… são só um exercício para exercitar nossa mente a pensar além.
    Abraço e meu respeito a todos que acreditam e não acreditam.

    Anderson

    • Sagredus Lucidus disse:

      O amigo nos informou que o Espiritismo não está no mundo para provar situações (deveria, na minha opinião, já que estamos em 2011, e não em 1011); não ser trata de não querer ser proselitista mas de atuar conforme 2011…
      E, ao mesmo tempo, nos informou que ele é para quem quer acreditar (ACREDITAR é a postura mental mais fácil entre todas pois não demanda esforço; até CRIANÇAS de 2 anos já estão habilitadas para ACREDITAR!)…
      Além disso, nos informou que é preciso ter Mente aberta para a LÓGICA e para a RAZÃO…
      Ora, LÓGICA e RAZÃO são colhidas da REALIDADE OBJETIVA, e não daquilo que o Homem “pensa”!!
      O Homem “pensou”, durante MILÊNIOS, que dois corpos de pesos diferentes chegariam ao solo em tempos também diferentes; havia “lógica” e “razão” em suas convicções; entretanto, o UNIVERSO e suas Leis mostraram o erro!!!
      E há milhares de exemplos dessa estirpe, onde o Homem arvora-se em fonte de Verdade, sem consultar o Cosmo OBJETIVAMENTE!!
      Ou seja, sem a REALIDADE OBJETIVA, TUDO pode ser crido, TUDO pode ser imaginado como “real”!!!!!
      Posso ACREDITAR que o Sarney é bom sujeito; E DAÍ??
      Sem a REALIDADE OBJETIVA para confirmar, ou negar, algo, TUDO é possível pois depende apenas de IMAGINAÇÃO e AUTO-CONVENCIMENTO!!
      O Espiritismo tem algo que as religiões não têm: um objeto supostamente real que é a ectoplasmia; tem, portanto, algo REAL para mostrar ao mundo científico, mas não o faz por pruridos incompatíveis com esse Milênio de Luzes do CONHECIMENTO…
      Que alguém queira enveredar por esse senda de CRENÇA é de seu direito, mas querer que os demais também o façam mediante a pretensão de ser similar à Ciência em seus métodos não é aceitável…
      Fica, pois, a dever, e muito, o Espiritismo, principalmente quando se intitula a si mesmo como “fé raciocinada” aludindo que diverge das religiões comuns exatamente por usar RAZÃO…
      Bem, na minha opinião, IMAGINA que o faz mas não o faz, em realidade…
      Sem ofensas, é claro; apenas expondo meu ponto de vista; tenho amigos espíritas que atravessam a Vida nos moldes morais e éticos que eu mesmo impus para mim, e acho a doutrina muito boa, ainda que dela não necessite para ter CONSCIÊNCIA PESSOAL…
      Carpe diem!!

  133. HENRIQUE DINIZ disse:

    Eu não acreditava direito nisso! Mas uma colega minha de trabalho viu ectoplasma aqui na nossa sala de trabalho, e tirou fotos com a camera dela e temos várias fotos, achei incrível!! Eu mesmo tirei algumas fotos pra onde ela mostrava que estava vendo e saia tudo nas fotos!! Quem brinca com isso precisa passar por isso pra acreditar!!]

  134. sergio disse:

    Isto não é ectoplasma, é apenas uma mulher a comer algodão doce.

  135. sergio disse:

    Sagredus Lucidus, o sr apenas dá uma opinião com base na Ciência que você conhece neste mundo. Leia a pergunta 19 do livro dos espíritos, eu até lhe dizia para lê-lo todo mas não o quero “obrigar”.

  136. anonimo disse:

    O livro dos espíritos, não fala que um espírito toma forma de uma pessoa já falecida e nem se quer fala em ectoplasma(nome inventado pelos parapsicólogos). Apenas está escrito no livro dos espíritos, segundo o espírito autor da resposta, que o “…espírito precisa que se revista da nossa matéria..” (provavelmente, para apresentar-se como o corpo com que estava em vida). (LE 94 a)). Por favor, lêem o prólogo do livro dos espíritos, eu até lhe chamo o texto da Cepa, e provavelmente alguns perceberão porque existem este sites a tentarem buscar fraudes, e colocar o cepticismo em prática.

  137. MFM disse:

    Quem nega pede provas e só se dispõe a conceder seu consentimento depois de haver verificado esses fatos, necessários para sacudir esse seu tipo de mentalidade. Mas, jamais pensasteis na relatividade de vossa psicologia, devida aos diversos graus de evolução de cada um? Jamais pensasteis naquilo que impressiona a mente de um, deixa a de outro indiferente e como cada um exige a “sua” prova? Que número enorme de provas seria necessário para cada um sentir-se impressionado em sua própria sensibilidade particular! Para cada um, um fato pode inserir-se em sua vida, em sua concepção de vida, na orientação dada a todos os seus atos. O próprio raciocínio não serve para todos, porque a demonstração se torna, com frequência discussão que, em lugar de convencer, transforma-se em desabafo agressivo, exemplo de luta, que exarceba os ânimos.

  138. ricardo disse:

    o que falta nas pessoas que criaram este site, não é seriedade, mas sim, vergonha na cara.
    E com relação à alguns comentários, só podem se de imbecis.

  139. Kamen Rider Black disse:

    Eu concordo, no Espiritismo, as pessoas que ficam ali invocando Satanás, o demonio entra na pessoa e quando ele quer sair, ele sai em forma de ectoplasma.

  140. Marcos Gilson disse:

    Toda “prova” cientifica alentada por qualquer crente em sobrenatural, aí incluido a biblia, alcorão, veda, torá e todas as religiões e crendices ou quaisquer outro tipo de supertição,sempre vem dizendo que é atestado por medicos ou cientistas e até hoje ninguem viu os milagres e curas apregoadas, é sempre “alguem” que se conhece.
    Não digo que Chico Xavier ou qualquer outro mediun são charlatões, para não ofender aos incautos que creem. Se eles não são charlatões, devem ser uns loucos que acreditam na propria mentira.
    Se analisarmos os livros psicografado, são sempre as mesmas mensagens, muito parecido uma com a soutras e somente o que as pessoas querem ouvir ou ler.
    A grande diferença entre religião (fé)e a ciencia, é que os argumentos da religião não precisa ser provada, basta se acreditar num louco ou charlarão e para ser considerado na ciencia, o argumento tem que ser evidenciado, testado, varias vezes (vejam o caso dos neutrinos que o CEN disse que viaja acima da velocida da luz.
    Vamos deixar essas crendices e baboseiras como estorinhas e estudar mais ciencia, somente assim seremos mais felizes e encontraremos paz no mundo)

  141. adriano disse:

    Sou espirita faz mais de 20 anos e posso dizer com certeza que essas mulheres estão comendo algodao doce.

  142. adriano disse:

    Tudo isso por causa do ALGODAO DOCE.

  143. Murilo Vieira Lino disse:

    Olá a todos, para os interessados nos estudos de forma AMPLIADA DOS PARAFENÔMENOS eu indico a CONSCIENCIOLOGIA que é uma ciência que estuda com LÓGICA e RACIONALIDADE a ECTOPLASMIA, ECTOPLASTIA, esse dois termos tem relação com o ECTOPLASMA, só para deixar claro, hoje eu sei que sou uma pessoa ECTOPLASTA, abraço FRATERNAL para os internautas que visitaram essa página virtual, o AUTOCONHECIMETO é PRIMORDIAL na solução de conflitos íntimos no âmbito CONSCIENCIAL (espiritual) – http://www.tertuliaconscienciologia.org

    http://www.consciencialucida.com.br

    Meu canal no YOUTUBE: http://www.youtube.com/user/MVLINFO25?feature=mhee

  144. kkapputto disse:

    fala serio,conhecem a biblia?já leram a historia de saul?quando ele consultou uma mulher com espitito de adivinhação e a mesma fez ‘SUBIR O QUE SE PARECIA COM O ESPIRITO DE SAMUEL ,QUE NA VERDADE NÃO ERA’ e a mesma disse a saul ‘VI deuses QUE SOBE DA TERRA’ e saul entendeu que era samuel, 1samuel cap:28 ,vers:3.
    DEUS condena plenamente que o homem consulte os mortos,isso se chama espirito enganador que assume formas de pessoas ou animais para enganar o homem.creem em DEUS mais não creem nas suas profecias ou as não entendem.Espiritismo,camdomble,umbanda etc,essas doutrinas são o oposto da doutrina de JESUS CRISTO.QUE DEUS OS ABENCOE PLENAMENTE.AMÉM.

  145. Rui disse:

    A história humana revela que o desconhecimento de uma verdade sempre teve como primeiro evento e ação de enfrentamento ou o medo – dando-se crédito ao “mistério” ; ou a ridicularização – motivada pela descrença e o não entendimento, indicando, quase sempre o patamar mental em que a criatura se encontra; ou o abraço sério ao problema, à questão ou fenômeno apresentado, para, a partir daí, obterem-se conclusões. Estão no contexto das descobertas sérias as chacotas, as ridicularizações, os medos…; Galileu sabia da Verdade. A “Santa Igreja” obrigou-o a retratar-se. Mas a Verdade, era e é a Verdade, independentemente de Galileu ou da “Santa Igreja”. Não é a Verdade que depende de nós para afirmar-se. Todos sabemos, entretanto, que, o conhecimento da Verdade nos proporciona uma vida melhor, sem medos, sem ridicularizações ou galhofas, expondo-nos. O ECTOPLASMA é uma Verdade. Eu o vejo. O sinto. E já fui beneficiado e beneficiei pessoas e animais por suas vias. Preparando-se, mentalmente e fisicamente, de forma geral qualquer pessoa pode fazê-lo. Não há, por enquanto, entre os homens, aparelhagens suficientes e bastantes para captá-lo. Na Dimensão Energética do Espírito, o Ectoplasma é, no meu, parco alcance de entendimento, a via imediata de acesso do Mundo Espiritual (extrafísico) com o Mundo Material (físico), já que o corpo físico o produz e as pessoas que se encontram naquela Dimensão o manipulam. Não nos preocupemos. A VERDADE É E SE REVELA NO TEMPO CERTO.

  146. Hamilton disse:

    Pelo amor de Deus a mulher ta comendo algodão doce! Tem até o palitinho!

  147. Giândria disse:

    Pelo amor de Deus aquilo não é um ectoplasma nem aqui nem na china é um algodão doce ! concordo com o Hamilton ! isso virou brincadeira de uma coisa seria!

  148. Sydney Lopes Marques disse:

    Qem quer algodão doooooooooce?

  149. Olga disse:

    Ectoplasma no palito kkkkkkkkkkkkkkkk
    Bom, não sei se notaram, mas a menina está comendo um algodão doce ;)
    É difícil de acreditar em fotos de ectoplasmas de hoje em dia desde que inventaram o PhotoShop.

  150. larissa xavier de brito disse:

    eu acredito em ectoplasma,mais como se pega ou tem essa doença???

  151. Cris disse:

    por favor busquem estudo sério e acessem estas imagens
    que são verdadeiras, e foram base de estudos verdadeiros:

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ZmZAR4eUnX0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *