MENU
xfiles_alien

O ET na UTI

eben2

O ET esganado

7 de novembro de 2009 Comments (4) Views: 4358 Fotos de Alienígenas

Chile: O Extraterrestre no Parque

Um Extraterrestre no Forestal?” perguntaram ufólogo chilenos em 2004. A imagem causou comoção na época, do Chile ao Japão, onde teria sido comparado mesmo a um Kappa, uma criatura do folclore nipônico associada aos rios.

Mas o que uma criatura japonesa do rio estaria fazendo andando no meio de um movimentado parque público chileno?

Vamos à história. A fotografia foi capturada por Germán Pereira, engenheiro civil, enquanto visitava Concepción. Em 10 de maio de 2004, aproximadamente 17:40h, ele fotografou os policiais montados. No dia seguinte notou o que parecia um pequeno ser na imagem. Daí para os grupos ufológicos locais, e então para a imprensa internacional, foi uma questão de dias.

Infelizmente, a foto é muito borrada. A câmera esteve ajustada para um tempo de exposição relativamente longo (0,1s), o que só foi piorado pelo fato de que Pereira utilizou o zoom ótico (10x). Qualquer tremor de suas mãos resultaria em uma imagem borrada, e é exatamente o que vemos aqui.

Aparentemente a imagem chegou primeiro ao “IIEE” (Instituto de Investigación y Estudios Exobiológicos), mas foi a “CIFAE” (Corporación de Investigación de Fenómenos Aéreos) quem alcançou a imprensa antes.

As “análises” subseqüentes foram do hilariante absurdo ao bem razoável. De particular interesse foi um sumário de “9 teorias” para a criatura compilado por Camilo Valdivieso e publicada pelo sítio Terra Chile. A criatura seria:

  1. Extraterrestre (“sua característica de macrocéfalo”)
  2. Duende ou gnomo (“sem dúvida uma das teorias mais aceitas pelo público”)
  3. Fantasma
  4. Galho de árvore
  5. Criança
  6. Macaco
  7. Jogo de luzes e sombras
  8. Fraude
  9. Trote

Já havia por então alegações sobre outra foto com a espaçonave em que a criatura teria chegado, e mesmo análises “céticas” de grupos ufológicos rivais alegando que a foto havia sido manipulada (em verdade não há evidência de fraude) e/ou que a criatura era apenas pareidolia (possível, mas não provável).

Uma sugestão razoável finalmente veio a público quando o IIEE, que como você se lembra, é o outro grupo OVNI local de acrônimo curioso, sugeriu não apenas que era um cachorro, como mostrou imagens do mesmo:

obj349geo306pg9p3

Logo o CIFAE veio defender seu caso. Em “Restoration of the Parque Forestal Image“, argumentaram de fato com boa razão que o processamento da imagem pelo IIEE foi um tanto arbitrário, e que uma tentativa mais apropriada de restaurar a fotografia dos vários artefatos, principalmente o borrão por movimento, não resultaria na imagem clara de um cachorro. Pelo contrário.

A imagem processada pela CIFAE por ser vista à direita:

image2

Então a criatura era ou não era um cachorro?

Bem, provavelmente sim era um cachorro. Ao final, ou realmente desde o início, não apenas o IIEE como o cético chileno Diego Zúñiga já sugeria a idéia.

A restauração pela CIFAE sim restaurou claridade à imagem, borrada pelo movimento da câmera. E a criatura não se pareceu muito com um cão. Mas o que a restauração não corrigiu foi qualquer borrão por movimento adicional causado pela própria criatura se movendo.

Isto é, além do tremor da câmera, se a criatura estivesse se movendo em uma orientação e velocidade diferentes e significativas, seu borrão por movimento combinado com o da câmera seria muito mais complexo e o processamento CIFAE não restauraria muita claridade. O fato assim de que não se parece muito com um cachorro não é uma refutação séria da tese.

Fato é que a altura da criatura é a de um cão. Parece ter patas. Não assustou cavalos, policiais, transeuntes ou o próprio fotógrafo. Ainda que a análise da imagem não nos permita extrair o contorno definido de um cão, não há realmente um grande mistério aqui.

E o mais engraçado é que, de todas as teorias selvagens listadas, um simples cachorro não estava entre elas.

– – –

Referências

El Desmadre de los ufólogos por perro del Parque Forestal
Chile: An Alleged Non-Human Caught on Film

Tags: ,

4 Responses to Chile: O Extraterrestre no Parque

  1. Fernando Ramos disse:

    Deixo aqui uma questão sobre este caso e relativamente à possibilidade de ser um cão:
    Agora os cães passeiam e correm na vertical?
    Seria um cão de circo?

    O evidenciar os contornos de figura limita a percepção da realidade da silhueta para os que olham para a imagem pois esses limites têm essa tendência de condicionar outras possibilidades. Digamos que de algum modo ao se delinear uma área (figura) está-se a manipular a percepção do observador, levando-o ao encontro da nossa opinião.

  2. lucas dos santos disse:

    … fui enganado pela pareidolia.
    Isso é cachorro mesmo, mistério resolvido.

  3. wallas disse:

    essa foto toda borrada não copera mesmo
    até quando vamos ter que usar maquinas desse tipo que criar duvidas em nós isso é um absurdo para quem as usa que saco

  4. Victor disse:

    Teoria para agradar gregos e troianos . É um cachorro alienígena . É o Kripto , só que ele não estava com a capa vermelha .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *