MENU
homem_fundo

Homem na praia

aureola

O Santo

27 de agosto de 2009 Comments (18) Views: 3635 Fotos de Fantasmas

Longa exposição

Local da foto: ?             País: Espanha

“Eu sou muito cética em relação a estes temas, mas a verdade é que há umas três semanas quando estava de férias no sul de Espanha, ao fotografar o meu irmão com uma máquina digital, em modo noturno, fotografei esta senhora que aparece por trás dele. Não me lembro desta figura lá estar neste momento e a verdade é que a sua transparência me causa alguma confusão. Será possível uma análise e uma explicação sobre isto?”  — perguntou Estela Costa

Comentário: De todas as imagens de fantasmas que recebemos, pessoas semi-transparentes como a senhora acima são as mais comuns. Paula Vaz também nos enviou, por exemplo, esta imagem, tomada em um bar próxima à rua:

Diego Duarte também enviou a fotografia tomada com sua amiga, que parece ter uma terceira perna:

Todas estas imagens têm uma explicação simples: foram tomadas com um longo tempo de exposição. A câmera capturou movimentos da cena ao longo de um tempo maior, de alguns segundos. Qualquer movimento feito durante este período surgirá como um borrão semi-transparente.

Com câmeras digitais, é fácil verificar o tempo de exposição das imagens. Essas câmeras costumam registrar um cabeçalho “EXIF“, com informações diversas da fotografia, entre elas exatamente o tempo de exposição. Tais dados podem ser conferidos com vários programas de computador, incluindo o visualizador gratuito Irfanview.

Na imagem de Estela Costa, por exemplo, o tempo de exposição registrado pela câmera foi de exatamente dois segundos. A senhora passou ao fundo, e logo se foi, passando despercebida — mas não pela câmera, que registrou sua rápida passagem.

O efeito não ocorre apenas com pessoas despercebidas ao fundo. Na imagem de Diego, a terceira perna é da própria amiga, que deve ter se movido enquanto a fotografia era capturada. O mesmo ocorre com a imagem enviada pela Natty:

Ela explica que ajustou sua câmera no “timer”, e o resultado inadvertido foi esse. Uma olhada nas informações EXIF da imagem revelam que o tempo de exposição foi de… dois segundos outra vez! A câmera capturou a imagem de fundo, e as duas amigas que logo depois correram para a fotografia. Tudo ao longo de dois segundos, registrados em uma única imagem.

A longa exposição também cria efeitos mais curiosos dependendo da interação da iluminação ambiente e o flash. Em uma imagem anterior, uma vela de aniversário apareceu como um rastro, e o resto da cena surgiu como um instantâneo, iluminado pelo flash.

Foi exatamente o que ocorreu nesta fotografia enviada por Sanessa:

Fontes de luz surgiram como rastros, capturados durante a longa exposição. O resto da imagem foi “congelado” pelo flash, instantâneo.

Câmeras digitais acabam regulando seu tempo de exposição automaticamente, dependendo de sua configuração, o que torna todos estes efeitos nada sobrenaturais.

(Muitos agradecimentos a todos que enviaram imagens!)

Tags: , ,

18 Responses to Longa exposição

  1. maycon disse:

    é muito estranho.

  2. Simone Ramirez disse:

    Jente isto e um reflexo notem que ha um vidro na frente da lente

  3. Andréa disse:

    Ahhh sim!!! Um fantasma de bolsa!!! hahahahahah

  4. Val disse:

    Esta eu posso explicar, deve ser uma foto de máquinas antigas q utilizavam filmes; deixando o filme envelhecer um tempo ele acaba ficando meio colado; qdo se revela o filme aparece estes tipos de sombra misturados na imagem. Tenho fotos exatamente como estas;ou qm sabe a foto foi tirada em frente a uma vidraça. Vlw

  5. GATA COMPORTADA disse:

    É pública e notória que esta foto usou-se transparência e diversas camadas.

  6. Aline disse:

    A primeira foto é da mulher com bolsa… é o reflexo de um vidro que tinha ali provavelmente…..pois aparece o reflexo da pessoa que tirou a foto…..

  7. Ricardo disse:

    nao nao!!!! é simmplesmete filme velho!!!
    dá pra ver a continuação do braço do cara levando o talher a boca… e a mulher de bolsa e chaveiro na mão realmente heheheheh dizer que é uma fantasma aí já é demais!!! hhehehehe

  8. Johtaa disse:

    Detalhe para o braço do homem na primeira foto, também foi afetado pela transparência.

  9. RENATINHO disse:

    ESSAS EXPLICAÇÕES NAO ME CONVENCERAM…. O RESPONSAVEL PELO SITE É JAPONÊS(EU ADORO O JAPÃO) MAS LAMENTO…

  10. Rivaldo Guedes Cavalcanti disse:

    Respondam, sem delongas:
    – Quem já viu Deus?
    – Quem O criou?
    – “Foi Deus quem o tirou do hospital!”
    – E quem o levou para lá?
    – Por que o pastor morre sofrendo?
    – Por que o ateu morre domindo?
    – Por que deixam ateus como piloto de avião?

    • Spawanjo disse:

      tenhos duas reposas caroa amigo Rivaldo Deus deixou a livre escola para o home então respeito sua falta de fé, não não sou evengeloco, nem Rato de sacritia.
      1º reposta; vejo Deus todos os dia no sorriso do meu filho de 2 Aninho, vejo Deu quado chego em casa  após o trabalho, é vejo que esta tudo bem… VER DEUS É UMA QUESTÃO DE FÉ,
      Ps.: É como você não o conheço mas sei que esta na terra, pois deixo este monte de merda escrito, isso e um fro seu.
      2º resposta: você é sua familia esta viva é bem de graças seu burro.
      ” todo é apenas uma questão de fé”

  11. Q gay disse:

     Isso é muito gay! como voces publicam isso! serio, que gay!

  12. Pitbull2001 disse:

    q bosta!!!         
    eu também faço isso  otário!!!! 

  13. Laura disse:

     gente  algumas fotos da pra ver que é montagem mas algumas eu achei estranha demais

  14. Laura disse:

     gente o que vcs acharam da quarta foto  será que é um espelho que  da reflexo da outra menina?

  15. Rivado Guedes Cavalcanti disse:

    No avião da TAM que se queimou com todos os 320 passageiros a bordo, lembram-se, haviam 160 católicos, 100 evangélicos e 60 ateus que também morreram. Por que os ateus também morreram? RC

  16. Diego Alex disse:

    Aff… cada comentário besta. As explicações foram sim satisfatórias. Eu consigo fazer esses efeitos com a minha câmera. Não se trata de montagem, espelhos e nem de nenhuma bobagem de fantasmas (rsrsrsrs). Se vc tiver como regular o tempo de exposição da sua câmera, com um pouco de prática, vai conseguir efeitos muito interessantes.

  17. Sandro disse:

    Explicação excelente e embasada de quem entende do assunto,explicar como esses ‘fantasmas’ que aparecem em fotos surgem usando somente o conhecimento técnico de operação de uma câmera fotográfica destrói todo o mito criado por pessoas supersticiosas que interpretam essas sombras e imagens com um olhar sobrenatural,como se os mortos,os espíritos resolvessem voltar para o mundo dos vivos,o que não existe.A longa exposição explica isso da mesma maneira que a dupla exposição explicava as fotos antigas do espiritualismo.Obrigado por esclarecer esse mito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *