"Flotilla" em janela

Local: Periférico-Defensa Nacional, Cidade do México, México
Data: 1 de dezembro de 2003

O vídeo foi promovido por um site, agora já fora do ar, chamado ufosshop.com, que divulgava “investigações” sobre OVNIs. Ele chegou a ser divulgado em listas internacionais de discussão sobre ufologia, com o texto:
O avistamento é de interesse porque a presença de duas frotas de OVNIs foi relatada (a primeira frota é a que mobilizou os outros grupos de pesquisa de OVNI na área a se mobilizar) e permitiu às testemunhas tempo suficiente para gravar a extraordinária sucessão de eventos. O vídeo mostra três fases: a segunda frota de esferas, uma esfora e um objeto alongado“.

Comentário: Analisamos o vídeo, mas não foram necessários grandes dons para perceber que o que se vê no quadro acima, supostamente uma “frota de OVNIs alongados”, são reflexos de luminárias de escritório em uma janela.

Não muito diferentes das que podem ser vistas ao lado, e que talvez estejam iluminando você mesmo, enquanto está lendo estas páginas sobre discos voadores. São lâmpadas fluorescentes com difusores de luz.

As pessoas não costumam confundir reflexos na janela com enormes naves extraterrestres sobrevoando a mais populosa cidade do mundo (em um cenário que lembra uma cena do filme “Sinais”). O que nos dá razoável base para dizer que ou os autores da filmagem maliciosamente promovem OVNIs que sabem que não existem, ou em algum momento alguém deixou de averiguar o básico.

O vídeo também mostrava uma segunda frota de esferas brilhantes no céu. Estas também poderiam ser reflexos em uma janela, contudo, posteriormente o mesmo site divulgou um vídeo onde as esferas podiam ser vistas ao ar livre.

Através dos prédios que podem ser vistos no vídeo, montamos um panorama que ajudou a identificar o local onde estava nosso cinegrafista dado a filmar luminárias. O pesquisador mexicano Luis Ruiz Noguez, acostumado a desvendar os muitos “mistérios” promovidos por crédulos em seu país, visitou o local:

Localizei o edifício. Está justo no cruzamento do Periférico com a avenida de Las Palmas. É uma zona de alto tráfego. A tomada foi feita a partir da zona de Polanco, em direção à zona de Las Lomas (muito próxima, mas não na Defensa Nacional). Um dos edifícios é, efetivamente, o Conservatorio Nacional de Música.
Como não há relatos desses objetos em outras áreas da Cidade do México, a única opção é que [os OVNIs] ascenderam e flutuaram ao sabor do vento: eram balões, e por isso mesmo ninguém lhes deu atenção (apenas os ufólogos). Caso tivessem sido naves de outros planetas, teriam paralisado a cidade e a notícia teria dado a volta ao mundo
“, nos contou.

Reflexos na janela e balões. Nada de OVNIs aqui.

Confira: Mexico City UFO (em inglês)

Um comentário em “"Flotilla" em janela

  1. eu vi um ponto muito bralhante e enorme subindo aos ceus de baixo para cima parescendo uma enorme estrela de fogo,qd chogou mais alto du que as nuvens ela comesçou a aondar bem devegar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *