Fotos de OVNIs peru1952large

Published on agosto 22nd, 2009 | by Kentaro Mori

0

Puerto Maldonado

peru1952large imagens de ovnis

Local: Puerto Maldonado, Peru
Data: 19 de julho de 1952 (?)

Domingo Troncoso, inspetor da alfândega em Puerto Maldonado, fronteira do Peru com a Bolívia, notou à tarde um grande objeto em forma de dirigível voando baixo e horizontalmente, passando da direita à esquerda. O objeto deixava uma trilha densa de fumaça, vapor ou alguma substância similar, grossa e branca. Ela era emitida pela parte posterior do objeto enquanto ele voava. Que o objeto era uma máquina real e estruturada pode ser visto em seu reflexo nas águas do rio Madre de Dios abaixo. O senhor Troncoso obteve uma câmera e pôde tomar uma boa fotografia do objeto em forma de charuto.

Comentário: A imagem é muito curiosa, mas infelizmente há pouca informação segura a seu respeito. Principalmente, a fotografia foi tomada em 19 de julho de 1951 — e não 1952 –, tendo sido abordada em um jornal já em 6 de julho de 1952.

O suposto reflexo do objeto e seu rastro no rio abaixo não é muito claro. Talvez seja mesmo um reflexo, ou talvez não. A imagem que exibimos aqui já está recortada da imagem original, maior, mas mesmo a imagem maior parece muito bem enquadrada. Talvez até demais.

A história sobre o objeto faz referência a um tema muito corrente nas primeiras décadas da ufologia: o “cabelo de anjo”. A substância densa, branca e fibrosa que seria supostamente a trilha deixada pelo objeto é claramente uma referência ao “cabelo de anjo”. Atualmente o “cabelo de anjo” parece ter saído de moda na ufologia, provavelmente porque os casos em que se puderam analisar o material indicaram que seriam teias de aranha. Mas esse é tema para um outro artigo.

Supondo que o objeto seja real, poderia ser a entrada de algum objeto na atmosfera. Considerando a data, 1951 (ou 1952…), não poderia ser um artefato nosso. Mas ainda poderia ser um bólido no céu, um meteoro. Sua trajetória, contudo, parece quase perfeitamente paralela ao solo. Bólidos podem descrever tal trajetória — eles podem adentrar a atmosfera e depois, dependendo de diversos fatores, rumar de volta ao espaço — mas seria algo raro, principalmente dada a distância aparente ao solo. Aliás, considerando a distância aparente ao solo, talvez seja de fato impossível que fosse um meteoro.

Supondo que seja uma fraude, na opinião deste que escreve, forjar a trilha de fumaça como a que se vê não parece fácil. Talvez estender alguns chumaços de algodão possa resultar em uma imagem equivalente — a qualidade da fotografia, ou ao menos das versões disponíveis — não é muito boa. Talvez criar a trilha jogando alguns produtos químicos em um negativo não seja muito difícil. Mas talvez, talvez a trilha seja real.

rollcloud imagens de ovnis

A imagem acima é uma “roll cloud”, uma espécie particular de nuvem que se forma por processos meteorológicos, relacionados a camadas de ar de tempestades. Note-se como o que aparenta ser uma trilha é paralelo ao chão.

Uma sugestão é que talvez se tenha fotografado uma roll cloud e que a imagem tenha sido adulterada, apagando parte da nuvem e inserindo um objeto em forma de charuto.

Permanece, contudo, apenas uma sugestão.

Confira:
- 1952, Peru: Customs Inspector films large UFO
- Roll Clouds
- Roll Clouds

Tags: ,


About the Author

+



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑