Rolha?

Local: São Thomé das Letras, Minas Gerais, Brasil
Data: 7 de agosto de 2005

Jeferson nos enviou esta imagem e eventualmente nos colocou em contato com o autor, Denis, que nos contou:
Moro em Campinas, e neste fim de semana meu filho convidou um amigo dele (o da foto) para ir junto e fomos até São Tomé, tenho um amigo que mora lá. Como ele ainda não conhecia, fomos até a tal da pirâmide. Não tinha quase ninguém na cidade, era domingo à tarde. Tirei várias fotos.
Chegando em casa, descarreguei as fotos e notei aquilo, não havia percebido nada quando tirei as fotos e como foi recente me lembrava muito bem. Perguntei aos meus filhos (estava com meus dois filhos) e também não se lembravam de ter visto nada.
A primeira coisa que pensamos foi que o menino tivesse chutado uma rolha, mas me lembrava de que ele estava parado quando bati a foto. Mesmo assim ligamos para o amigo dele. Ele também não havia visto nem percebido nada e confirmou que não chutou nada.
Também tinha fotos de 8 segundos antes e doze segundos depois. Nesta com a vista para cima da pirâmide, onde descartamos que outra pessoa tivesse jogado uma rolha. E a de 8s antes foi uma igual, com uma perspectiva um pouco diferente mas que notava o céu sem o tal objeto.
Disse tinha porque perdi todas as minhas fotos de 2005, meu computador deu problema e não tinha passado para um CD ainda
“.

Comentário: Temos aí um objeto voador não identificado. A incidência de luz no objeto é coerente com a cena. Um filtro de equalização local não revela nenhum fio. Combinado com o testemunho, é pouco provável que seja uma montagem ou dupla exposição, ou que esteja suspenso por fios.

Mas a semelhança do objeto com uma rolha é impressionante. Além da cor, notam-se mesmo dois sulcos paralelos ao longo do cilindro.

Make – CASIO COMPUTER CO.,LTD.
Model – EX-S2
Orientation – Top left
XResolution – 72
YResolution – 72
ResolutionUnit – Inch
Software – 1.00
DateTime – 2005:08:07 13:00:45
YCbCrPositioning – Centered
ExifOffset – 276
ExposureTime – 1/1000 seconds
FNumber – 3.20
ExposureProgram – Normal program
ExifVersion – 0220
DateTimeOriginal – 2005:08:07 13:00:45
DateTimeDigitized – 2005:08:07 13:00:45
ComponentsConfiguration – YCbCr
CompressedBitsPerPixel – 0.57 (bits/pixel)
ExposureBiasValue – 0.00
MaxApertureValue – F 3.03
MeteringMode – Multi-segment
LightSource – Auto
Flash – Not fired, auto mode
FocalLength – 7.50 mm
FlashPixVersion – 0100
ColorSpace – sRGB
ExifImageWidth – 1280
ExifImageHeight – 960
InteroperabilityOffset – 28562
FileSource – Other
CustomRendered – Normal process
ExposureMode – Auto
WhiteBalance – Auto
DigitalZoomRatio – 0.00 x
FocalLengthIn35mmFilm – 36 mm
SceneCaptureType – Standard
GainControl – None
Contrast – Normal
Saturation – Normal
Sharpness – Normal

Maker Note (Vendor): –

A imagem original continha as informações EXIF na tabela ao lado.


(clique para baixar o arquivo original)

Dela, podemos saber que o tempo de exposição foi muito curto, congelando praticamente qualquer movimento. O objeto poderia estar tanto em grande velocidade, como uma rolha lançada por uma garrafa no ar, ou realmente pairando estático.

(Na imagem ao lado, note a rolha no canto superior direito Fonte)

Podemos estimar o tamanho angular do objeto. O sensor CCD deste modelo tem 1,8 polegadas, ou aproximadamente 4,6 centímetros. A distância focal é de 7,5 milímetros. Pela fórmula:

Campo_de_visão = 2 x tan^-1 ( CCD / 2 x distância_focal )

Temos que o campo de visão é de aproximadamente 34 graus.

Como a imagem tem 1280 pixels de largura, e assumindo que os 1280 pixels sejam equivalentes aos 34 graus do campo de visão, temos que cada pixel equivale a 0,03 graus.

Como o objeto tem em torno de 15 pixels, seu tamanho angular seria de 0,45 graus.

Supondo agora que fosse uma rolha de 5 centímetros no ar, podemos estimar sua distância, em torno de seis metros. Mas seria mesmo uma rolha?

Não sabemos. Poderia ser.

4 comentários sobre “Rolha?

  1. ta bom ta bom vou dizer o que era aquilo , simplesmente um balão caixote se é que vcs conheça um balão caixote, sabe destes que se solta em festas juninas, repare que na parte de baixo é aberta , onde ficaria a vareta para prender a bucha.
    rsrsrsrsrsrsrsrrrrrrrrrsrsrsrsrsrsrs.

    1. vou dizer o que e o cara tava tomando um litrao de vinho sao joao da barra quando derrepente o amigo chamou ele fez pose chutou a rolha do litrao que foi captada no momento de seu voo em pleno ar e isso ai eu sei eun estava la eu vi tudo

  2. Tudo bem esse é uma rolha, então por favor tirem de minha cabeçauma dúvida de anos. Uma noite eu estava na varanda de minha casa e vi uma luz branca, tamanho da estrela dalva mais ou menos, quando a vi, ela estava em movimento lento e de repente parou no ar e eu fiz um comentário na hora, então a luz subiu em grande velocidade sem deixar vestígios, o que seria? Obrigado aguardo respostas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *