MENU
ovnisideropolis003

Siderópolis, Santa Catarina

tomsk_ovni

OVNI em Portal Interdimensional

22 de agosto de 2009 Comments (1) Views: 1219 Fotos de OVNIs

Arruela Voadora

Local: Mauá, São Paulo, Brasil
Data: 4 de outubro de 2004

Agnaldo Martins da Silva esclarece a imagem que nos enviou:
“Esta foto foi tirada em Mauá SP por mim mesmo da varanda da minha casa no dia 4 de outubro de 2004, e trata-se de uma ‘Fraude’ feita por mim, apenas se trata de uma arruela de prender telhas de amianto pendurada por uma linha de pesca numa corda de varal que omiti na foto
(se vê até o bambu no lado esquerdo [na imagem original]).
Não mandei a foto para enganar ninguém, apenas para mostrar que criar fraudes não é difícil e não devemos acreditar em qualquer coisa que nos mostram, e para poder ajudar no futuro a separar o ‘joio do trigo’.
O mistério deste OVNI está 100% resolvido,
espero ajudar a revelar outras fraudes do mesmo tipo”.

Agnaldo enviou ainda duas outras imagens forjadas por ele
ainda mais curiosas:


Clique para baixar o arquivo original recebido

Comentário: Similar às imagens de Belo Horizonte, este belo exercício em fraudes com a melhor das intenções — a forma como as imagens foram criadas é declarado desde o início — fornece uma oportunidade de testar as ferramentas de que dispomos para analisar as imagens típicas que recebemos. Infelizmente os resultados não são muito bons.

A aplicação de um filtro de equalização local ao detalhe da primeira imagem, que deveria revelar o fio de sustentação, não exibe nenhum aspecto relevante. Há uma série muito tênue de linhas que talvez sejam vestígios do fio, contudo, é mais provável que seja apenas ruído acompanhando os blocos da compressão JPEG — ver o artigo a câmera Photoshop para mais detalhes sobre os efeitos desta compressão a que praticamente todas imagens digitais passam.

O mesmo vale para a segunda imagem, onde os tons chapados e a compressão JPEG mutilaram ainda mais a imagem, tornando impossível verificar a presença do fio de sustentação:

Apenas a última imagem, combinando a resolução total com a proximidade do objeto, permite distinguir os sinais do fio, que curiosamente não está estendido em linha reta logo acima do objeto, mas de forma inclinada e mesmo irregular:

Na última imagem, também está mais evidente a diferença de foco entre o objeto, próximo, e o plano de fundo, distante, mais indicadores da fraude.

Isto apenas reforça que a resolução das imagens digitais de OVNIs é o elemento isolado mais importante para permitir identificar corretamente os elementos em questão. Colaborações como a de Agnaldo da Silva são muito bem-vindas, e expressamos nossos agradecimentos.

Tags: ,

One Response to Arruela Voadora

  1. Luiz disse:

    Muito bom! Parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *