MENU
tientsin_ufo

Disco de Tientsin

itabaianaUFO

Disco Voador em Itabaiana, Sergipe

4 de outubro de 2009 Comments (5) Views: 1871 Fotos de OVNIs

A mais antiga fotografia "OVNI"?

“Capturada em 1870 no monte Washington, New Hampshire, EUA, a imagem é tomada como ‘a fotografia OVNI mais antiga existente‘ e exibe uma formação de nuvens sobre o pico do monte. Pode-se ver um objeto em formato de charuto”.

A imagem circulou pela rede no ano de 2002, quando a fotografia — em verdade um par estereoscópico — foi leiloada no popular sítio ebay. O vencedor do leilão foi o presidente da companhia Independent-International Pictures, Samuel Sherman, que pagou U$385 pelo que julgou ser o registro de um “OVNI sólido”. Sherman prometeu disponibilizar a fotografia para análise de cientistas e do público.

Até onde se sabe, nenhuma análise parece ter sido divulgada. Especulações giraram em torno de falhas no filme ou mesmo um vagão de trem perdido próximo do topo do monte. Não foi até o dia 26 de dezembro de 2008 que um participante de um popular fórum na rede publicou a explicação à imagem.

“Deparei-me com esta imagem e não poderia deixar passar em branco a alegação de que este era um OVNI. Sou talvez unicamente qualificado para explicar a fotografia como um perito tanto no monte Washington quanto em fotos estereoscópicas da região de White Mountain em New Hampshire. Também sou um alpinista que escalou o monte Washington várias vezes em todas as estações do ano, incluindo no inverno”, escreveu “atc_eh”.

Explicando o contexto e identificando a imagem como original dos fotógrafos A.F. Clough e H.A. Kimball durante o inverno de 1870-71, o recorte das bordas da imagem, centrando atenção no objeto escuro contra a neve removeu todo o contexto que permitiria entender o que de fato estamos vendo.

“Eu possuo uma destas imagens [tomadas por Clough e Kimball] e vi várias outras. O objeto ‘misterioso’ está presente na fotografia original e não foi causado por retoques, truques de câmera ou danos [ao filme]”. E sem mais delongas, partilhou finalmente a imagem original:

cloughkimball_sv_frostwork_1871c

E aqui está a solução à fotografia e a identificação do objeto: não estamos vendo o pico do monte Washington coberto de nuvens, e sim um pequeno monte de neve e gelo esculpido pelo vento, próximo do fotógrafo, com uma régua de medida dobrável.

Sim, o “OVNI” é apenas uma régua dobrável colocada sobre um pequeno monte de neve, com não mais que um par de metros de altura, para fornecer uma escala.

regua_dobravel

Um mês antes de “atc_eh”, o administrador de outro fórum de discussão, “Skeptical”, também já havia localizado o par estereoscópico original e percebido que o objeto era apenas algo pequeno sobre um amontoado de neve, mas não chegou a identificar o objeto como uma régua dobrável.

close_washington

Quase um ano depois de abertamente esclarecida, seis anos depois de leiloada por algumas centenas de dólares, a imagem continua sendo divulgada pela rede como “a mais antiga fotografia OVNI”. Não era um OVNI, não era voador, e já foi identificado. Ufólogos e entusiastas foram enganados por uma régua. [dica de Vicente-Juan Ballester Olmos]

Tags: , ,

5 Responses to A mais antiga fotografia "OVNI"?

  1. itan disse:

    se isso é um ovini o fotografo não foi tão criativo eu faço melhor

  2. carlosmartiniano disse:

    olha a foto em si naõ esta muito clara
    pra mim naõ diz nada.

  3. FRANCISCO DOS REIS L . FILHO disse:

    QUE BOBAGEM!É A ‘ PROVA ” MAIS RIDÍCULA QUE JA VI!

  4. […] óvni foi capturada em 1870 no monte Washington, New Hampshire, EUA, a imagem é tomada como “a fotografia OVNI mais antiga existente” e exibe uma formação de nuvens sobre o pico do monte na foto pode se ver um objeto em […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *