MENU

29 de junho de 2008 Comments (16) Views: 1832 Sem categoria

CeticismoAberto: o maior site sobre ufologia

novologoca

…e paranormal da internet em língua portuguesa! O Google confirma: de forma surpreendente, com em torno de um milhão de páginas servidas ao mês, CeticismoAberto – e todo seu ceticismo (aberto) – é já há alguns meses mais visitado que as maiores contrapartes brasileiras dedicadas a temas como discos voadores, projeções astrais, parapsicologia e afins.

A diferença é por vezes ainda mais incrível, com o dobro ou mesmo o triplo de visitas que o segundo maior site dedicado à ufologia, de uma revista de circulação nacional. Ainda estamos atrás de alguns endereços mais populares voltados ao esoterismo e variedades em geral, mas um dia chegamos lá!

Criado em maio de 2001, e contando com mais de 1.500 páginas de conteúdo abertamente acessível na íntegra, indo desde dossiês detalhados a notícias atualizadas quase diariamente, CeticismoAberto já se aproxima – em mais alguns dias – da marca de 38 milhões de acessos. Tudo isso verificado de forma independente, também pelo serviço Alexa.

É parte da missão de “promover o uso do ceticismo na análise dos fenômenos ditos paranormais e ufológicos, lembrando sempre que o ceticismo defende a dúvida inquiridora, não a certeza dogmática, estando aberto a novas idéias e possibilidades, mas exigindo sempre provas rigorosas para a aceitação de qualquer alegação”.

Toda a renda publicitária arrecadada é direcionada ao projeto HAAAN, que apóia outras iniciativas, e o conteúdo original de CeticismoAberto passou a ser divulgado também em inglês no sítio pessoal Forgetomori, reconhecido e indicado não só pelos principais agregadores insólitos internacionais, como Anomalist e Daily Grail, como também pelo mais conhecido blog do planeta, o BoingBoing.

Nossos milhões de leitores provam que uma abordagem sóbria não só é possível, como pode atrair um interesse maior e mais fiel que a exploração apelativa de tais temas. Há muitos mistérios verdadeiros pelo mundo, não é necessário inventar nenhum.

Para comemorar este marco, e concretizando uma idéia alimentada já há alguns anos, prometemos uma grande novidade para este mês de julho, que deve retribuir algo a todos leitores e colaboradores que ajudaram a construir este sucesso.

Tags: , ,

16 Responses to CeticismoAberto: o maior site sobre ufologia

  1. Luis Brudna disse:

    Qual é a grande novidade!? :-)
    Estou curioso.
    Parabéns pelo sucesso.

  2. Rafael disse:

    Parabéns, Mori, por alcançar esta marca – mais do que merecida. Tenho uma sugestão para o HAAN: algum tipo de apoio ao Projeto Ockham (http://www.projetoockham.org), outro sítio de conteúdo muito bom, mas que está “parado” há algum tempo, talvez por dificuldades financeiras.
    Abraços,
    Rafael.

  3. Carlos Magno disse:

    Mori:

    “É parte da missão de “promover o uso do ceticismo na análise dos fenômenos ditos paranormais e ufológicos, lembrando sempre que o ceticismo defende a dúvida inquiridora, não a certeza dogmática, estando aberto a novas idéias e possibilidades, mas exigindo sempre provas rigorosas para a aceitação de qualquer alegação”.

    Você deve estar brincando com essa auto-promoção e carinhoso narcisismo, não Mori?

    Sugestão: “Ceticismo aberto disponibiliza aos leitores 99% de postagens de textos, vídeos e fotos, comprovados por professores reconhecidamente céticos que demonstram democraticamente que ufologia, religião, esoterismo espiritismo, etc são, na sua grande e imensa totalidade, grosseiras fraudes, crendices tolas e bobagens de quem acredita em papai-noel. 1% de nossos textos são também democraticamente postados para casos dúbios, de cujas rigorosas análises, segundo nossos infalíveis professores céticos, comprovam-se metodológica e cienticamente 0.000001% de probabilidades de serem legítimos. Assim, estamos ao inteiro dispor de todos os nossos leitores céticos, preferencialmente membros de nossa associação!”

    Melhor assim. Desculpe qualquer coisa.

    Abs.

  4. Carlos Magno disse:

    correção: cientificamente

  5. Mori disse:

    Obrigado mesmo, Luis, Fabricio, Rafael.

    Carlos, nossa missão é promover o ceticismo necessário. Daí porque há uma ênfase em expor fraudes e enganos. Estamos _abertos_ a novas possibilidades, mas de fato não nos propomos a provar a ufologia ou parapsicologia.

    Se nos tornamos o maior site em tais áreas, isso deveria acender alertas e críticas sobre os sites e grupos que se propõem a tal. Não ao nosso trabalho.

    Porque, como já argumentei diversas vezes com você, não vejo como expor fraudes e enganos seja negativo. E pesquisadores OVNI e psi sérios reconhecem o valor de nosso trabalho.

  6. Carlos Magno disse:

    Mori:

    Já entendi o que você expôs algumas vezes, somente ainda não compreendi.

    Explique-me, por favor, você acredita ou não em ovnis, esoterismo e espiritismo? Seja claro e sincero, não me venha somente com histórias de fraudes, provas e comprovações, porque essas coisas são milenares e fazem parte da história de muitos povos.

  7. Mori disse:

    Acredito que existam OVNIs reais — isto é, fenômenos aéreos que envolvam algo ainda desconhecido. Infelizmente só teremos certeza disso depois que conhecermos o desconhecido.

    Acredito que a hipótese extraterrestre aos OVNIs é algo plausível e que merece consideração séria. Mas sei que não foi provada para nenhum (nem um único) caso até o momento, apesar de muitos esforços (e do desejo de muitos).

    Não acredito no “esoterismo” nem no espiritismo ou espiritualismo. Não acredito na dualidade literal entre matéria e espírito, mente e corpo, etc. São apenas metáforas.

    Já a parapsicologia, ou pesquisa psi, é uma área que vejo com algum interesse. Talvez existam fenômenos chamados “paranormais”, que uma vez comprovados e explicados seriam “normais”. Mas assim como a hipótese extraterrestre, é algo que não foi provado a contento até o momento.

    Nisso tudo, dedico-me a (ou pretendo) ajudar a separar o ruído do sinal.

  8. Rodolpho disse:

    Parabéns Kentaro!!!

    Que outros recordes sejam quebrados no futuro!!

    Abração

  9. Carlos Magno disse:

    Mori:

    Respeito suas convicções, agora bem mais claras para mim.

    Responda-me, entretanto. Se não há a dualidade espírito-matéria, que não há mesmo, pois são duais unicamente aos enganos dos cinco sentidos ou à Maia dos orientais, como também explicar que a matéria formule pensamentos dela mesma e venha encontrar dúvidas sobre sua possível origem e existência espiritual e subjetiva? Aliás, subjetiva por explicação intelectual de nossa pobre semântica. Os esotéricos explicam, por metáforas, – como você mesmo afirmou, – ao pobre homem, que espírito é a origem e causa de todas as coisas.

    E como o homem comum entenderia o espírito senão por metáforas, se a própria ciência lança mão desse artifício, através de fórmulas, simbologias, cálculos, projeções, hipóteses, teses etc., tudo provisório e muitíssimas vezes falsas e nunca chegam a uma definitiva conclusão?

    Assim, supondo que haja a universalidade única da matéria, por que ela teria inventado a existência do espírito, do esoterismo, do espiritismo e das religiões, através do homem, que é para ela, em última instância, unicamente uma forma inteligente e material condicionada por trilhões e trilhões de átomos físicos, para vir duvidar dela mesma e lançar dúvidas a si própria?

    Não seria um contra-senso a própria inteligência da matéria ao formular os seus princípios universais, desmenti-los peremptoriamente e imaginar, veja bem a matéria imaginar sobre ela mesma e criar para sua própria e deleitosa discussão, — a dualidade espírito x matéria? Se céticos acreditam em paranormalidade, então acreditam no desdobramento da matéria, e na imaginação.

    Ou esses homens céticos e laboratoriais acreditam que a matéria provocando fenômenos sobre ela própria, cria conjeturas e formula lógicas sensíveis da física e da metafísica, através tão somente de seus cérebros tri-dimensionais? E pode a tridimensionalidade da matéria-homem, através de seus métodos científicos, entender, perceber e explicar verdadeiramente, sem metáforas e subterfúgios, sem desonestidade intelectual, os fenômenos de ordens ou status poli-dimensionais, portanto superiores, sem possuir o verdadeiro subjetivismo? E pode algo verdadeiramente subjetivo na ciência ser unicamente matéria?

    A matéria pensa? O intelecto humano é matéria? A emoção é matéria? A pré-cognição é matéria? A intuição é matéria? A imaginação é matéria? etc.etc.

    Há algo, ou tudo, de paradoxal no pensamento materialista que precisaria ser bem mais explicado, não acha? Procuro alguém que me explique convincentemente esses paradoxos da escolástica científica. Se me explicarem, me tornarei também cético-materialista.

    Desculpe, Mori, eu somente queria entender.

    abs.

  10. Mori disse:

    Carlos, acredito que a consciência e o livre-arbítrio sejam “ilusões”. Ou melhor, assim como deus, são “eufemismos”.

    A matéria, ou melhor, o mundo físico é capaz de complexidades que “espiritualistas” ignoram.

    Já cheguei a pensar que no dia em que tivermos Inteligência Artificial os espiritualistas questionariam seriamente suas crenças, mas hoje já imagino que quando esse dia chegar, irão simplesmente inventar alguma desculpa, como a de que inteligência artificial não é real (ainda que seja eventualmente indistingùível da humana), ou mesmo que computadores suficientemente sofisticados possam ser corpos físicos para espíritos “verdadeiros”.

    Enfim, vc pode acreditar no que quiser, mas só podemos provar e testar de forma objetiva o mundo físico.

  11. sartori disse:

    parabens amiguinho,desde que conheci a um bom tempo atraz o blog é uma das minhas paginas favoritas.

  12. Carlos Magno disse:

    Mori,

    O dia em que as ciências responderem mínima, objetiva e laboratorialmente essas poucas questões por mim elencadas, mudarei meus parâmetros conceituais sobre matéria e espírito.

    Até lá, os céticos dirão que os esotéricos mudam os discursos e os esotéricos, com toda a razão, dirão que quem muda os discursos são os céticos como estamos cansados de ver pelas novas nomenclaturas e teorias que sempre inventam.

    Já os esotéricos continuam milenares e tradicionais nas suas imutáveis bases, mudando tão somente o visual para acompanhar o modismo dos inventores céticos. Aliás, as nomenclaturas dos inventores céticos primam pela falta de criatividade, visto usarem à vontade a etimologia mística e mitológica dos antigos, bem como fazerem analogias com suas histórias antes debochadas.

    Logo, temos muita estrada pela frente, e creio que a afirmação dos céticos quanto à matéria ser o deus do universo deveria ser mais cabal e menos sofismadora. Os grandes dogmas das ciências estão muito distantes ainda das respostas laboratoriais e pragmáticas.

    Abraços.

  13. celiavaz disse:

    espero queu dia todos acrediten que não estamos sós nesse universo cheio de misterios pois terei uma surpresa super agradavel um dia nesa vida que existe vidas estraterrestres e não um so deus mas varios o universo cheio de mistérios poden ter certeza acreditem

  14. celiavaz disse:

    acreditar sempre este é meu orgulho ufos sempre existiu as ocultarão e averdade vira

  15. marcello r barroco disse:

    Olá pessoal! falar de ufologia é chover no molhado para quem estuda e gosta do assunto, a muito deixou de ser coisa pra louco, e sim ser visto com olhos ciêntificos, desde os tempos mais remotos a humanidade tem sido contactada por naves tripuladas pos seres (ANOS LUZ) mais evoluidos, praticamente todos os governos não só sabem da existência como também tem provas cabais (fisicas) do constante movimento desse fenômeno ovni, uma vez eu perguntei para um oficial da torre de controle da BASE AÉREA DA AÉRONAUTICA DE SANTANA na cidade de SÃO PAULO capital, sobre esses fenômenos no primeiro instante ele relutou em falar no assunto, mais insisti e ele me disse sem medo de estar falando a verdade, o fenômeno ufo é real e muito mais incrivel que todos nós possamos imaginar algo que para a humanidade é inimaginavel de compriender e que mecheria com toda a estrutura da terra, pois a tecnologia e a inteligência é (SOBRE NATURAL), algo que nós não estamos preparados e iria trazer inumeros problemas nas relações terrrestre, tudo que aprendemos até hoje estaria totalmente obsoleto desde o mais simples quanto o mais complexo e fundamentalmente a parte religiosa , imagine só se nós descobrirmos com provas cientificas que em tudo que nós acreditamos digo a parte religiosa nos quatro cantos do mundo cair ao chão,o que poderá acontecer? Além é claro do interesse das nações mais poderosas em obter informações privigiliadas usando tais informações para aumento bélico fato esse que já acontece a pelo menos 4 décadas, mais também vamos pensar no lado bom quem sabe nos ajudar com a cura de muitas doenças com a concientização de como é importante a preservação da terra, himaginem quado este dia chegar! Bom caros amigos espero que nesse curto texto posso ter aumentado a corrente de pessoas sérias que desejam um futuro melhor para a humanidade mesmo ñao estando mais aqui fisicamente; ABRAÇOS A TODOS IRMÃOS QUE A PAZ DO SENHOR ESTEJAM COM TODOS!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *