MENU
feliznatal2008.jpg

Feliz Natal!

bulevoador342hjk.jpg

Bule Voador: novo blog do projeto HAAAN

31 de dezembro de 2008 Comments (19) Views: 4015 Geral

Retrospectiva Insólita 2008… Feliz 2009!

OBAMAalien

Que tal aproveitar o segundo a mais na virada para se informar sobre as principais notícias insólitas de 2008? Acompanhe a retrospectiva insólita de CeticismoAberto para o ano que termina.


Janeiro

O ano começou com uma reprise do filme Sinais, que pode ter sido o maior evento ufológico do ano. Fato é que a reprise logo levantou rumores de que uma cena do alienígena em um aniversário em Passo Fundo seria real. Dias depois, ecoando cenas do filme, o dono de uma pousada em Riolândia descobriria seus Sinais.

piaparasigns21hjk

O mês também viu a fabulosa “manga com cara de gente”, o anúncio do fim do Desafio Paranormal de Randi (em 2010), um novo moto perpétuo… que como todos os outros falhou na parte “perpétua”, o Pé-Grande em Marte, a solução ao curioso vídeo de um “OVNI-aranha” e a publicação inédita, desde 1954, das fotos forjadas por Almiro Baraúna, fotógrafo famoso pelo caso da Ilha de Trindade.

Fevereiro

Os casos de canaviais e vegetais afins amassados continuaram a se alastrar pelo país, o que nos levou a publicar os Riolândia Facts, seguido por Pirassununga and Araraquara Facts. O mês também assistiu à disseminação do OVNI de Araraquara, em um mistério nada profundo solucionado por este blog com um simples email, o que lembrou os trabalhos anteriores do mesmo criador dos infames OVNIs do Haiti (continuamos recebendo mensagens perguntando a respeito).

Em casos mais banais, vimos tampas (ou discos voadores) transportados em uma rodovia, exploramos o Mundo de Walson e perguntamos quem construiu as pirâmides.

Março

Comentamos o “Mistério na Passagem Dyatlov”, um disco voador sobre o Tâmisa, o inglês de Chico Xavier e o vídeo do “ET capturado em Uberlândia”.

Abril

No final de março uma esfera caiu do espaço em Goiás, e logo no começo de abril confirmamos como era a esfera pressurizada de um foguete lançador.

goiasreentry321hgkj

Noticiamos a suposta “desclassificação” de arquivos OVNI no Chile, as contradições de Whitley Strieber, um fantasma nada apavorante no Vaticano, os círculos de ovelhas, os seres de luz, e o alarme dos médiuns ingleses devido a nova legislação que os obriga a provar que não enganam seus clientes (!).

Falando em fraudes, abordamos uma nova autópsia alien e o irresistível poder de mente.

Maio

Uma invasão! De Balovnis, ou balões de festa que vêm sendo promovidos por alguns como “sondas”. Uma jibóia gigante! De verdade, embora dificilmente com 45 metros. Poder de mente! Nível 2. Entrevista com os ETs! A gravação exclusiva com os aliens do planeta Protus. O Vaticano reconhece os OVNIs! Ou não.

O lançamento da última aventura tresloucada de Indiana Jones com extraterrestres foi motivo para abordar as Crônicas de Akakor e os Crânios de Cristal.

Um ufólogo brasileiro promove um CD em Marte, motivo para abordarmos seu “CD” e outras quinquilharias marcianas.

mossbauercdmarte2hjk

Maio também assistiu à identificação de um OVNI visto em duas cidades, certa animação com o que seria o vídeo de um alienígena filmado através de uma janela (vídeo que ainda hoje não foi divulgado abertamente).

Junho

Com o verão na Inglaterra chega a temporada de círculos ingleses de 2008, iniciada com um bem bolado desenho representando a constante matemática pi. Mas seria algo alienígena? Exploramos como nossos sinais de rádio podem ter um alcance muito menor do que imaginamos, e as muitas notícias sobre OVNIs pulando pelo noticiário. Também assistimos ao bom curta de ficção sobre a Conspiração Orion. Ou não seria mera ficção?

barburycastle22a2008dsa1

Julho

O mês foi marcado pelo que pode ter sido a melhor história insólita do ano. A casa que jorrava sangue, e sua inusitada explicação prosaica. Também assistiu a mais casos inexplicados (até hoje) de colisões de aeronaves com OVNIs.

20mhgspsangue2

De explicados, tivemos agriglifos publicitários, um disco voador artístico na Polônia, a fascinante arte de animais imaginários de Alexandre Jorge ou o OVNi de Vórtice de Caratinga. E, claro, os quadros das Crianças que Choram.

Como se o mês já não tivesse sido agitado, declarações do astronauta Edgar Mitchell provocaram frenesi e o Monstro de Montauk mistificou milhões.

Agosto

O Monstro de Montauk é identificado como um guaxinim, e pesquisadores europeus publicam um extenso e exemplar relatório com mais de 200 páginas sobre os OVNIs de Guernsey, ensinando como se faz – ou deveria fazer – ufologia. Em outra história insólita a ser divulgada intensamente na mídia, o cadáver de um Pé-Grande foi anunciado, mas revelou ser apenas uma fantasia de Halloween.

monstromontauk321hjk

A safra de círculos ingleses de 2008 continuou, com alguns belos exemplos. E falando em Inglaterra, explicamos a fada de Derbyshire.

Também nos aprofundamos nas intrigantes nuvens Pileus, na pareidolia fantasmagórica e propusemos capturar OVNIs – e muito mais.

Setembro

Vitória: ufólogos brasileiros desistem de ultrajar o nome de Carl Sagan. Também denunciamos como um reflexo na lente de um celular foi vendido como um OVNI, e outro reflexo foi saudado por crédulos como um anjo de fogo.

carlsagansmile31hj

Procuramos acalmar temores sobre o Grande Colisor de Hádrons e sugerimos um aplicativo fantástico para rastrear satélites em tempo real.

Outubro

Explicamos (ou tentamos explicar) cinco mistérios inexplicados, tentamos explicar um vídeo turco, e vídeos do fatídico dia 14 de outubro, o dia em que não fizemos contato.

diffraction

Outubro também foi o mês em que o segundo lote de arquivos OVNI foi liberado pelo governo britânico, e quando continuamos incentivando formas efetivas de aplicar ciência aos OVNIs.

Novembro

Um OVNI dispara raios na Inglaterra? O melhor piloto de avião do mundo? O retorno do terrível Chupa-Chupa? Não, não e não.

Mas o mês teve o anúncio histórico das primeiras imagens diretas de planetas extra-solares, imagens de uma estranha lula gigante, o intrigante caso do homem que acordou no alto de uma pedra e a chegada dos círculos ingleses ao Brasil.

unexpdlainedface

Não podemos nos esquecer também da melhor pareidolia de todos os tempos.

Dezembro

Um alienígena ataca um garoto no Ceará… com um canivete? Uma fabulosa formação de “OVNIs” sobre o Chile é identificada. Pareidolias diagnósticas pululam pela rede. Uma revista sobre ufologia promove alegações absurdas, de um homem de passado mais do que questionável. É o fim do mundo, outra vez.

planetaxfalso011

Já no fim do ano, os Ventiladores Transformistas, uma das maiores histórias de 2007, invadem Hollywood, como os “Drones da Califórnia”.

E, encerrando o ano comentando os filmes exibidos pela Globo, como o ano começou, publicamos uma análise crítica de O Código Da Vinci.

– – –

wp_fireworks_dual3sa

Foi um ano repleto de realizações. CeticismoAberto continua consolidado como o maior site sobre ufologia e paranormal em português de toda a internet, com ao redor de um milhão de páginas servidas todo o mês. A renda publicitária gerada não só continua a pagar todos os custos de manutenção desta iniciativa, como financia com sobra o projeto HAAAN, promovendo a ciência e o pensamento crítico por toda a rede, abrigando outros sítios de referência gratuitamente e concedendo prêmios a figuras que “ajudam a iluminar o mundo”. Tudo isto sem jamais cobrar nenhum centavo, e sempre oferecendo toda a informação que podemos de forma completamente aberta ao maior número de pessoas possível.

Mencionamos muito discretamente aqui, porque ainda anunciaremos em 2009 com toda a circunstância merecida, mas o projeto HAAAN também já lançou em caráter experimental a iniciativa Lúmen, que deve remunerar em dinheiro trabalhos que promovam o pensamento crítico e a ciência. Isso sem contar novos sítios fabulosos hospedados e novas iniciativas. Tudo em 2009!

No ano de 2008, também se consolidou o sítio Forgetomori, versão em língua inglesa divulgando diversos trabalhos e casos brasileiros por todo o mundo. Forgetomori já ultrapassou um milhão de páginas servidas ao redor do planeta, e foi reconhecido e indicado pelos principais veículos internacionais da área, indo desde a respeitada revista britânica Fortean Times, passando pelo agregador de notícias insólitas Anomalist, o portal Daily Grail, Ufomystic, e mesmo o show insólito de rádio americano CoasttoCoast. Isso, além das referências céticas como Bad Astronomy e Pharyngula, ou o escritor de ciência Clifford Pickover. Tudo isso, e várias indicações em BoingBoing, o mais conhecido blog de toda a rede.

Agradecemos todas estas realizações aos milhões de leitores, a todos que manifestaram sua opinião nos comentários – já são 4.639 comentários por aqui –, aos que nos enviaram fotografias para análise – ficamos devendo muito nesta área, mas em 2009… –, aos amigos e colegas que participaram desta exploração aberta das muitas histórias e das infinitas possibilidades com que nos deparamos. O intercâmbio com ufólogos e céticos é o que garante todo o material que publicamos, boa parte do qual é apenas a divulgação do excelente trabalho realizado no esclarecimento do tema por compadres brasileiros.

Ufologia e paranormal sem ofender sua inteligência: esperamos ter cumprido com este mote por mais um ano, e acima de tudo, agradecemos sua participação para que encerremos outra órbita com mais conhecimento do que começamos.

E que venha 2009! Um ano de paz e prosperidade a todos, com muitas descobertas e boas surpresas!

 aia2009d

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

19 Responses to Retrospectiva Insólita 2008… Feliz 2009!

  1. newton silva disse:

    Em suma, nada aconteceu.

  2. sartori disse:

    parabens mori, teu site é uma maravilha!

  3. Gilmar disse:

    Boa, Kentaro!

    Só ficou faltando você colocar que em dezembro você foi entrevistado em um dos melhores programas da web! hehehehe!

    Abraço e tudo de bom em 2009!

  4. Anon disse:

    Mori, gostaria muito que você falasse, mesmo que fosse só o que sabe, sem pesquisa, sobre esse assunto:

    http://br.geocities.com/zostratus15/mondex.htm
    http://fcabral.blogspot.com/2008/10/momento-de-delrio-no-filme-zeitgeist.html

    O primeiro é um texto evangélico sobre um tal micro-chip que estaria sendo criado para facilitar a identificação das pessoas e a transação monetária, além de servir como localizador mundial. Os evangélicos não perderam tempo e logo citaram uma passagem do Apocalipse, relacionando o chip à “marca da Besta na mão direita”. No orkut já existem comunidades sobre isso, algumas conectando com Google e chamando de Anti-Cristo.

    O segundo site é um trecho do filme Zeitgeist que fala sobre um chip que faria a mesma coisa, porém com um nome diferente.

    O site “oficial” do Mondex, que é da Visa, fala apenas sobre uma espécie de cartão de crédito que substituiria o dinheiro, nada de chip.
    Por sua vez, o Zeitgeist diz que nos EUA já é usado um chip nos passaportes, para controlar a imigração e etc.

    Eu não sei como verificar nada disso, mas li seu comentário do S&H falando que Zeitgeist seria 99% besteira, então imaginei que você poderia ter algo a dizer sobre.

    Eu tenho uma visão de que tal chip não seria de tão mal. Até eu já o concebi antes mesmo de ver tudo isso, mas nunca como uma forma de CONTROLE MUNDIAL e essas coisas, apenas praticidade. O que me faz pensar que não é uma realidade tão fantasiosa e difícil de prever.

    Gostaria muito de um parecer seu sobre o assunto, qualquer coisa mesmo. Achei intrigante, embora pareça mesmo besteira.

  5. Maximus disse:

    Parabéns! Grande trabalho!

  6. Mori disse:

    Anon, ainda escreverei uma coluna no Dúvida Razoável sobre os 99% de besteira do Zeitgeist.

    Mas sobre os chips, Mondex e tudo mais, é apenas paranóia. Chips RFID (que funcionam com rádiofreq&uência) sim estão se disseminando cada vez mais, estão em passaportes, pacotes, produtos.

    Mas enquanto ficam alarmados com essa tecnologia, e o prospecto pouco plausível de que um número significativo de pessoas receba um implante eletrônico, uma tecnologia paralela que permite uma invasão muito maior de nossa privacidade se disseminou por todo o planeta.

    É o telefone celular. E com sua sofisticação, ele deve continuar a representar um potencial para abusos muito maior do que esses implantes jamais poderiam sonhar em ser. No Japão, por exemplo, celulares já funcionam como dinheiro eletrônico.

    Mas como todos que têm um celular sabem, eles são muito, muito úteis, do contrário ninguém os usaria. Ninguém é obrigado a usá-los. COmo ninguém é obrigado a ter implantes eletrônicos, e de fato, apenas alguns entusiastas já o fizeram até hoje.

    Devido à inconveniência do processo de implante, e à própria idéia de ser marcado e rastreado como gado, acho pouco provável que implantes Mondex e tudo mais se disseminem. Agora, portar um celular no bolso, com todos os últimos recursos, virou símbolo de status. E todos o fazem alegremente.

    E como criminosos aqui no Brasil bem deonstram, celulares podem causar grandes problemas. No final, porém, ao invés de se alarmar com essas tecnologias e teorias de conspiração, é preciso fortalecer e vigiar a democracia e os mecanismos para impedir abusos. A tecnologia para a opressão sem dúvida sempre continuará evoluindo, tentar suprimi-la é ignorar que a opressão à liberdade já ocorria de forma muito mais esmagadora em tempos primitivos.

  7. Philipe disse:

    Feliz ano novo, Mori. Obrigado por me ajudar a dizer que o video do alien de Uberlândia é 3d.
    Desejo grandes frutos ao CA em 2009!

  8. Mário César M. de Araújo disse:

    Interessante essa história do chip. Um benefício GIGANTESCO no qual eu pensei agora é na solução de todo tipo de crime.

    Porque, se todas a humanidade tivesse um desses (implantado logo após o nascimento), esses chips fossem rastreados 24hs por dia e essas informações (quanto à localização) fossem devidamente registradas num grande banco de dados, seria fácil saber quem estava na cena do crime no momento em que ele ocorreu. Assim ficaria muito mais fácil de se fazer justiça (digo através de condenações judiciais mesmo).

    E no meu caso, por exemplo, como não tenho nada a esconder, não teria nenhum problema em carregar um implante desses.

    P.S.: Essa história me faz lembrar dos implantes alienígenas da série Taken… HEHEHE

  9. Anderson Fernandes disse:

    Kentaro!
    Sou um grande fã do seu trabalho, muito bom!
    como dica entre no site do Pravda, e lei sobre Boriska o garoto que veio de marte, é muito interessante, o pessoal do leste tem a mesma ingenuidade, new wave.

  10. Carlos Magno disse:

    É sim, Mori, ninguém sabe nada são todos alienados.

    Os bio-chips não foram divulgados pela primeira fez pelos evangélicos, ou por outra qualquer religião. Os religiosos agora é que estão percebendo que é verdade, pois há jovens nos USA e noutros países se submetendo alegremente aos implantes. Há anos investigadores independentes de religiões vêm denunciando essa intenção, agora com manipulação.

    Ao proposital argumento de que os bio-chips irão ajudar em muitos casos, contrapõem-se e se discute que todos os seres humanos estarão monitorados e perderão suas individualidades, passando a ser controlados como gados.

    A próxima etapa desse planejamento, segundo os denunciantes, será obrigar a todas as empresas submeter seus funcionários ao implante com base em várias alegações, incluindo a maior segurança nas transações bancárias e a eliminar a circulação do dinheiro. E quantos dirão não aos patrões e se marginalizarão ao sistema mundial?

    É algo a se pensar e não a se derrogar incontinenti e ex-abrupto, como faz o Mori. Se não acontecer tudo bem, podem dizer o que for: debochar, ironizar, qualquer coisa, mas acho que é uma possibilidade que não se deve descartar por nenhum argumento comprometido.

  11. Mori disse:

    Carlos, você é Carlos Magno Estevanovic? Tentei enviar uma mensagem para vc pelo email listado antes de publicar o esclarecimento sobre a ossada exibida por eles, mas o endereço retornou.

  12. Elton disse:

    Parabéns, continue com esse trabalho cara!!!
    Sou um grande atento ao seu site, continue cada dia melhorando e colocando informações que façam com que a realidade enfim seja mostrada e essa hipocrisia caia por terra!

  13. […] bem porque os listamos todos acompanhados do que aconteceu de mais curioso durante 2008 em nossa Retrospectiva Insólita em CeticismoAberto. Clique no Obama para […]

  14. romildaxavier pereira disse:

    este ano foi o tal que o mundo ia acabar, em outubro, ufa… mas ainda teremos o o que nos promete 2012, muita maluquice, e muito preparo tem neguinho fazendo até kit de sobrevivência, e passando e-mail, a torto e a direita, imaginem a esquerda, isso sem contar no convite do presidente Lula ao presidente da venezuela, prá o carnaval, mas o que valeu mesmo, foram os vídeos acima citados de Caarl sagan e os outros, preparen-se o fim do mundo vem aí, 2012 é o fim das predições maias, e o começo do nosso tormento kkkkkkkkk

  15. estrelinhacadente disse:

    Bem pessoal já ia me esquecendo de desejar um 2009 cheio de alegrias, se pudermos é claro.
    E, novamente aos discos voadores e outras assombrações que alegram nossa vida.

  16. elcidcampeador disse:

    Esse site é meu passatempo favorito.

  17. elcidcampeador disse:

    que 2009 seja um ano de muitos discos voadores, assombrações, médiuns para o ceticismoaberto desmascará-los!
    rsrsrsrsr..

  18. Rudolf A. Hondiare disse:

    Que uns 99% do que se afirma como ‘verdades incontestáveis’, não passam de 1% do que realmente se sabe (rsss.), não é de se admirar. Certos pilantras histriôes também afirmam peremptoriamente, que já estão em vias de costruírem “máquinas conscientes”…! Só que ninguém na face do planetinha Terra tem qualquer base sólida sobre o que seja enfim a Consciência. Mas os cretinos da mídia divulgam como se fosse algo sério, e uma imensa multidão de cretinos letrados acreditam no embuste…! E assim cominha a humanidade…!! Heheheheheh…

  19. kbssa disse:

    UFO em Moldova surpreende jornalista.

    QUERIA QUE VOÇES FALASSEM SOBRE ESSE CASO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *