Um Novo CeticismoAberto

novo_CA

Depois de quase dois anos, o sítio online CeticismoAberto é relançado em uma plataforma completamente nova, apresentado as quase 2.000 páginas de conteúdo original em língua portuguesa de forma mais limpa e organizada. Mais do que isso, o novo sistema é dinâmico, permitindo agora a atualização e a adição de novas informações de forma simples e constante. Aos visitantes fiéis, o novo CeticismoAberto pode ser resumido como a agilidade da antiga seção de notícias aplicada a todo o sítio, com um visual e organização por tags, ou marcadores, e muitos outros recursos.

E não é só. CeticismoAberto agora tem novos sítios especiais, como a Galeria de Fotos Analisadas, incluindo supostos fantasmas e discos voadores; bem como um Fórum de Discussão dedicado, área para a troca de idéias e informações e também palco para que possamos dar o próximo passo: a ONG CeticismoAberto. Podemos e devemos ir além do mundo virtual.

Continue lendo para um tour das novas funcionalidades e sítios especiais, bem como mais detalhes sobre o futuro de CeticismoAberto. Ah, e saiba como concorrer a dois exemplares de livros de Carl Sagan!

Um novo sítio principal

O novo website CeticismoAberto foi focado nas páginas de conteúdo, referência e notícias, integradas e classificadas nas categorias principais tradicionais, como paranormal e ufologia, e agora também através de tags, que permitem navegar e encontrar a informação desejada de forma muito mais simples.

Os artigos mais longos de conteúdo estático da versão antiga foram reunidos aos textos mais curtos do que era a seção de notícias, e agora podem ser conferidos na listagem da categoria de “˜Destaques”™.

Atente para as categorias em laranja na barra superior quando estiver lendo um artigo, são aquelas nas quais o texto foi classificado. Note também as tags abaixo do título, através delas pode-se encontrar outras páginas lidando com o mesmo assunto específico. Finalmente, pode-se navegar pelas principais tags através da nuvem de tags animadas na barra lateral.

canovo01

Ao final de cada artigo, são oferecidas ainda sugestões de leitura de textos relacionados, e na barra lateral até cinco artigos escolhidos aleatoriamente do arquivo são exibidos em um menu animado. Cinco imagens da galeria de fotografias analisadas também são sugeridas, basta clicar na miniatura para ir diretamente ao sítio especial de análise de imagens.

Por último, e não menos importante, agora todas as páginas de conteúdo em CeticismoAberto têm a seção de comentários aberta, pronta para receber sua manifestação.

Assine o feed RSS do site principal para receber todas as atualizações em seu leitor.

Álbum de Fotos

As antigas seções de fotos de fantasmas e de OVNIs são agora um sítio especial, com navegação própria e que também pode agora atualizado com facilidade. Além do antigo endereço de email, que continua disponível para receber seus registros do insólito, o sítio especial possui um formulário online que permite ao visitante anexar e enviar diretamente arquivos de imagem, com até 1Mb de tamanho para análise.

canovo02

Com uma ênfase na apresentação e navegação pelas imagens, nossos comentários e análises só surgem quando você desejar: basta clicar no link de “˜Análise”™ para conferir mais detalhes. Todas as fotografias também têm a seção de comentários aberta, que também só é exibida com o clique no link apropriado.

Não deixe de navegar através das Tags também no álbum de fotos, que exibem de forma reunida imagens com explicações similares. E aguarde: além de atualizações periódicas com novas fotos de supostos fantasmas e discos voadores, novas categorias com imagens criptozoológicas e de extraterrestres serão adicionadas.

Assine também o feed RSS do Álbum de Fotos.

Fórum de Discussão

Mais do que uma rede de sítios online, CeticismoAberto pretende ser uma comunidade. Registre-se e participe do fórum de discussão e concorra a um de dois exemplares a serem sorteados entre os membros do fórum.

canovo03

E mais do que uma comunidade, o novo CeticismoAberto é o primeiro passo para o estabelecimento de um grupo cético formal no país.

ONG CeticismoAberto

CeticismoAberto é uma organização educacional sem fins lucrativos em processo de formação. Criado em maio de 2001 como um sítio online promovendo o uso do ceticismo na análise dos fenômenos ditos paranormais e ufológicos, como organização formal CeticismoAberto terá objetivos mais amplos:

  1. Educar o público sobre os princípios e a necessidade do ceticismo e do pensamento crítico em nossa sociedade.
  2. Investigar alegações pseudocientíficas e do paranormal em geral, com uma ênfase naquelas localizadas em território nacional.
  3. Promover a educação, especialmente nas áreas de ciência e habilidades de avaliação crítica.
  4. Reunir e disseminar informação de interesse a céticos.
  5. Fornecer um fórum para que céticos publiquem suas idéias e contribuam para o diálogo em tópicos relacionados ao pensamento crítico.
  6. Promover e defender legislações racionais e democráticas.

Como faremos isso? A formalização, incluindo o envolvimento e integração de diversos ativistas e colaboradores céticos, facilitará a concretização de uma série de projetos. Mas exatamente como, e quais projetos? Convidamos mais uma vez os interessados em participar e colaborar a participar do fórum de discussão. Depois do registro, uma seção para discussão da ONG reservada a membros estará acessível.

Sejam assim bem-vindos ao novo CeticismoAberto, ainda em fase “beta”. Há uma série de novos canais para você manifestar sua opinião, sugestões e reclamações. Contamos com sua participação para que este seja o início de muitas novidades!

19 comentários sobre “Um Novo CeticismoAberto

  1. Uaaaaaaaaaaau!

    Show de bola, parabéns pelo visual!

    Ainda não comecei a navegar pelo site, mas já vou fazer isso agora!

    Ah, se pintar uma zica eu conto pra quem e aonde?

    Abraços!

  2. Ae Kentaro… o visual do site ficou muito bom… sou frequentador assíduo do ceticismo aberto… parabéns pelo trabalho… e obrigado por nos proporcionar matérias interessantes e essenciais para o nosso conhecimento…

  3. Frequento este site há uns dois anos e assinava o feed da antiga área de noticias, já gostava muito do site mas realmente a mudança foi para melhor, tanto no visual como na maior dinâmica que o site ganhou.

  4. ATÉ AGORA NÃO VI CETICISMO ABERTO NOTICIAR E COMENTAR SOBRE O VIDEO DE MARTYM STUBBS “TRASMISSOES SECRETAS DA NASA” ONDE O DIRETOR DO SETI GUIDO NIGRO FICOU BOQUIABERTO COM AS IMAGEMS, GOSTARIA QUE OCETICISMO ENTRASSE EM CONTACTO COM ELE E FIZESSE UMA ENTREVISTA O QUE VÃO FAZER AGORA E A VERGONHA DE UM SIMPLES DIRETOR DE TV TER DESCOBERTO TUDO ISSO QUANDO ESSA MISSÃO DEVERIA SER DELES (CIENTISTAS) MAS NAO SEMPRE DUVIDANDO DE TUDO EM NOME DA IMPOSSIBILIDADE DAS VIAGEMS INTERPLANETÁRIAS, VIRUS TERRESTRES QUE MATARIAM OS ETS ETC,ETC,ETC,ETC.

  5. Isso sintam-se livres para dar a sua opinião desde que ela siga a linha de pensamento do administrador do site senão ela será sumariamente deletada.

  6. grane honra
    que bom que voltamos
    vcs sao foda e esse e o melhor site do genero…
    parabens, o layout ta muito bom
    e vamos se atualizar q o mundo ta bem bizarro nesses ultimos meses
    rsrss

  7. Saudações!
    Parabens aos desenvolvedores pelo trabalho realizado no site. – E, aos colaboradores, editores, pesquisadores, etc…, pelo conteudo amplo e interessante.
    Para os céticos de plantão, (rsrsr! que ironia!), que acreditam que na WEB não existe nada de interessante, este é um site que contradiz tudo!
    Sem querer puxar sardinha, sou frequentador do espaço a anos, mesmo quando as atualizações pararam de chegar, continuei acessando todos os dias, é uma leitura incrível.

  8. Nossa…
    Muito legal a nova cara do Site!

    Fiquei algum tempo sem acessar o site, até achei que estava no endereço errado…. rsssssss

    Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *