MENU

Explosão de “OVNI”: identificado

OVNIs por controle remoto invadem os EUA!

5 de agosto de 2004 Comments (0) Views: 838 Geral, Ufologia

Suposto UFO fotografado com celular. Miragem? Não era uma miragem. Nem UFO.

Suposto UFO fotografado com celular. Miragem? Não era uma miragem. Nem UFO.



A revista UFO informa:

“O consultor da Revista Ufo Cláudio Brasil, de São Paulo, recebeu por e-mail o relato de avistamento de um UFO na Rodovia Anhanguera, naquele Estado, ocorrido em 03 de agosto, por volta de 15h00. Três testemunhas trafegavam pela estrada e pararam o carro para ver melhor. Duas delas pularam uma cerca para chegarem mais próximos, sendo que um deles fez uma foto do estranho objeto com seu celular. Esse é um caso raro ¿ talvez inédito ¿ de uma imagem de um suposto UFO ter sido obtida com o uso de um celular. O rapazes informaram que estavam perto de Santa Rita do Passa Quatro (SP) quando viram um objeto em forma de charuto sobre o mato. Estava bastante distante e parecia sair uma poeira do solo abaixo dele. O UFO ficou parado na maior parte do tempo, e ocasionalmente fazia pequenos movimentos para frente e para trás. Fazia barulho como se fossem de ¿várias máquinas funcionando juntas¿, segundo o depoimento. As mesmas testemunhas procuraram, em 04 de agosto, o Jornal da Band, da Rede Bandeirantes de Televisão, e deram o mesmo depoimento ao jornalista Roberto Cabrini. A produção do programa ligou e pediu então que o editor da Revista Ufo, A. J. Gevaerd, comentasse o caso na edição daquela noite do jornal. Durante o relato da testemunha, que não quer se identificar, ela estimou que o objeto estava à cerca de 10 km de distância ¿ fato que talvez seja equivocado, como mostra a imagem, aparentando o objeto estar bem mais próximo. Os rapazes observaram o suposto UFO por cerca de 30 minutos e depois foram embora. O caso está sob investigação e a imagem será analisada por experts do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV).”

Há em verdade inúmeros casos de “OVNIs” fotografados por celulares, como este caso recente. Mas isso é o menos relevante. O que é relevante é que o “OVNI” na rodovia Anhanguera é provavelmente uma miragem. Não, não é uma força de expressão, o OVNI pode ser de fato uma miragem superior, em que objetos no chão parecem flutuar no ar, acima. Compare a imagem disponível no site da revista UFO:



Com, por exemplo, esta miragem superior:



Ela é múltipla, e de montanhas. O caso aqui pode de fato ter envolvido algum objeto móvel à distância, mas no chão, que em uma miragem superior aparentaria estar voando. Veja, por exemplo, esta miragem superior de um barco.

Se o “OVNI” era de fato uma miragem superior, então o objeto real poderia estar mesmo além do horizonte, a grande distância. Leia mais sobre miragens superiores, em inglês, e recorde o caso do “OSNI” de Punta Arenas, uma (outra?) miragem confundida por algo extraordinário.

Atualização: A imagem é provavelmente uma miragem inferior, e não superior, como sugerimos. Seria um reflexo, em todo o horizonte, do céu acima. O “topo” do “OVNI” seria a imagem real de um morro.

Atualização: O “suposto UFO” não era uma miragem. E nem era um OVNI. O objeto foi identificado como algo prosaico. Não acho ser apropriado divulgar antes do descobridor original qual seria a solução a este caso, mas já aviso que o “OVNI” foi identificado e era algo muito comum.

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *