Ser luminoso (?) capturado em imagem

Ser luminoso (?) capturado em imagem

serluzs geral

O leitor Paulo Sérgio gentilmente nos enviou a imagem acima, com a mensagem:

“Essas fotos foram tiradas (15/11/04) no quintal de minha casa (Laguna/SC). Usei uma máquina digital Olympus d400 zoom – estava testando a qualidade quando me surpreendi com o resultado.

Um companheiro fotógrafo acredita possa ser um inseto que passou próximo a lente e que o flash estourou (ficou branco).”

O arquivo que ele nos enviou é original, acima reduzido para o blog — aqueles interessados no arquivo original podem pedir por e-mail.

O arquivo original tem informações em seu cabeçalho que corroboram tanto o relato, como a sugestão de que seria algo próximo à lente que está refletindo a luz do flash, que a câmera registrou que foi disparado.

“Segue junto uma foto do mesmo local tirada com a mesma máquina minutos após o ocorrido”, também nos contou

serluzs2 geral

Poderia ser, como sugerido, um inseto, ou talvez, como é mais comum, o cordão da câmera:

camstrap geral

Seja o que for, a imagem capturada é curiosa, por sua própria forma — podemos interpretar como duas pernas abaixo, os braços, e apenas a cabeça faltando. Boa corda. Ou inseto.

Obrigado Paulo!

Atualização: Paulo Sérgio nos enviou uma fotografia da câmera, com o comentário: “Questão cordão descarto, ele é muito longo e fica à direita da lente. Obrigado pela atenção do companheiro e espero que esse mistério seja elucidado”.

serluzs3 geral

Penso que ele tem razão. Ainda poderia ser o cordão, mas provavelmente não é. Poderia ser um dedo? Ou…

Quem tiver mais idéias, envie nos comentários. Seja o que tenha sido, deve ter sido um objeto próximo da lente que refletiu a luz do Flash, que foi disparado. Ou um ser de luz sem cabeça… Ou…

Atualização: Pedro Oliveira escreveu nos comentários que devem ser fios de cabelo. Pode estar certo, é uma sugestão que deveria ter mencionado.

3 Comentários

  1. Joshua disse:

    é um velho truque de recorte de papel e desfoque…

    recorte um boneco de papel quase do tamanho da objetiva ou um pouco maior, depende do efeito que você quer fazer;
    matenha ele próximo da obetiva de maneira que quando o flash bater o boneco de papel irá refletir a luz, quando a imagem aparecer, será evidente algo humanóide desfocado e luminoso no cenário.

    Responder
  2. cara (o “postator”) qual é o seu email?

    ps1: me responda por email!
    ps2: mais me responda com a “foto original” eim!?
    ps3: ps3? aonde? eu queroooooo!!!!!!!!

    Responder
  3. Paulo Sérgio disse:

    William mané me dê um link ou seu e-mail e lhe remeterei o original.

    Responder

Deixe seu comentário

Todos os direitos reservados