MENU

Alien mal-feito à venda

UFO Garakuta

7 de dezembro de 2004 Comments (0) Views: 1171 Ceticismo, Geral

747 – 757 = 225m?!

747 – 757 = 225m?!



Fabiano Schuller avisa dessa foto circulando com o comentário:

“Trata-se de um 747-400 da Lufthansa e um 757-200 da United Airlines realizando aterrissagens simultâneas em pistas paralelas no aeroporto de São Francisco – pistas 28L e 28R.

A separação lateral entre os aviões é de 225 metros!

Parece que um acidente iminente irá acontecer, mas é pura ilusão de ótica! Ela deve-se ao fato de o 747 ser três vezes maior do que o 757 e, estando por trás, dá a sensação de que está perto demais do 757.

Veja que foto!”

O Fabiano mesmo, nosso assessor para assuntos aviacionais, também já comenta:

“A princípio, acho o argumento plausível. Pistas paralelas em grandes aeroportos às vezes comportam pousos simultâneos – e imagino que, se a foto for tirada de uma grande distâcia, com uma objetiva bastante potente, seja possível obter um efeito como esse, em que praticamente se anula a perspectiva e se tem uma noção equivocada da distância entre os dois aviões.

Os trens de pouso das duas aeronaves conferem. O 747-400 tem quatro conjuntos de quatro rodas no trem principal (são dois pares desencontrados) e uma bequilha com duas. O 757-200 tem dois conjuntos de quatro no principal e também uma bequilha com duas rodas.

A relação de tamanho das duas aeronaves não é tão exagerada. O 757-200 tem 47,3 metros de comprimento, enquanto o 747-400 tem 70,66 metros. É um bicho bem grande, mas não é “três vezes maior”, como diz a legenda original.

Mesmo assim, acredito que a ilusão de ótica seria posível – mais uma vez, se a foto fosse tirada de muito longe e fosse bem ampliada. Mas não manjo lhufas de fotografia, e isso é só uma especulação minha.

A diferença no ângulo de atitude dos dois aviões pode acontecer. São dois modelos diferentes, com pesos, cargas, velocidades, relações peso-potência e características aerodinâmicas diferentes. Além disso, não sei como funciona a aproximação no aeroporto em questão, mas as rampas das duas pistas podem não ser iguais. Não sei se isso acontece. Só mais uma teoria.

Apesar disso, a imagem parece ter, sim, algumas características curiosas. Também não sei bem o que é aquela forma que aparece logo à frente do nariz do 757, acima de uma estrutura que parece ser a raiz da asa do 747. Além disso, o 757 parece ter duas pontas de asa – uma delas, talvez, pertencendo na verdade ao estabilizador horizontal do aparelho. Isso é algo que eu precisaria pesquisar mais, fazer umas simulações, não sei.”

Busquei na rede, e só encontrei alguns outros sites reproduzindo a foto com o comentário padrão. Também acho que a foto poderia ser real. Ou não. Mais um enigma da humanidade. (Valeu, Fabiano!)

Atualização: O leitor Rafael indica a fonte da imagem. A foto foi tomada em 15 de agosto deste ano por Ben Wang, que descreve que a separação das duas pistas diferentes a que cada aeronave se dirige é realmente de 225 metros. O detalhe — errado — sobre o 747 ser “três vezes maior” que o 757surgiu em algum outro ponto.

Menos um enigma da humanidade (obrigado, Rafael!)

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *