Nasobema das ilhas Hi-yi-yi

Nasobema das ilhas Hi-yi-yi



O grande naturalista alemão Harald Stümpke documentou nos anos 40 uma notável variedade de espécies únicas das ilhas Hi-yi-yi (lês Hai-ai-ai), no oceano Pacífico, de uma ordem própria, que chamou de Rinogrados. Essas espécies se destacam pelo seu Nasorium, órgão que se desenvolveu de um nariz, mas acabou alcançando altos graus de especialização. Na ilustração acima, vemos uma espécie que usa o Nasorium para se locomover. Isto é, grosso modo anda com o nariz.

A monografia de Stümpke, Bau und Leben der Rhinogradentia, foi publicada em 1957, mas pouco depois este tesouro natural das ilhas Hi-yi-yi foi perdido quando toda a ilha afundou em um terremoto, especula-se que devido a testes nucleares realizado não muito longe. Felizmente a manografia já documentava 189 espécies em 14 famílias, de forma ricamente ilustrada.

Você pode conferir esta galeria de reconstruções de algumas dessas fantásticas espécies. Os Rinogrados traçaram o mesmo caminho que o Dodo? São um caso notável de outra espécie que foi muito além da tromba do elefante? Alguns deles teriam conseguido escapar?

Muitas perguntas, uma resposta. Os Rinogrados são uma maravilhosa criação fictícia do professor de zoologia Gerolf Steiner. Mas a monografia assinada com o pseudônimo de Stümpke existe, e o exercício de imaginação é ótimo.

3 comentários sobre “Nasobema das ilhas Hi-yi-yi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *