MENU
monstruos01

Vídeo de fantasma na Colômbia?

Hiperatividade esotérica na blogosfera

26 de setembro de 2007 Comments (7) Views: 883 Ceticismo, Ufologia

Erramos: Ventilador Transformista e cores “web-safe”

Pouco depois das primeiras imagens do Ventilador Transformista, mais conhecido como “drone” de Chad ou CARET, serem divulgadas no sítio do programa Coast-to-Coast, notamos como “um detalhe da nave tem exatamente a mesma cor que o céu à sua volta (a cor, em valores hexadecimais, é ccffff)“. Isso, argumentamos, seria uma evidência de fraude: “Qual foi a última vez em que você viu algum avião branco ficar azul apenas porque era um dia claro e ensolarado? Este não parece um efeito da câmera Photoshop. Seria Photoshop mesmo“.
Bem, ao comentarmos o detalhe em um fórum de discussão sobre ufologia americano, o OpenMindsForum, um usuário (“onthefence”) gentilmente notou que durante todo este tempo estivemos simplesmente errados. Um erro primário foi cometido: a ferramenta usada para informar a cor dos pixels estava configurada para exibir apenas cores padrão na internet. Limitadas a 216 cores, a ferramenta estava efetivamente “arredondando” a cor dos pixels para o valor padrão mais próximo, e é por isso que a cor indicada era exatamente igual para a área do objeto e o céu circundante. Na realidade as cores não são exatamente iguais. São apenas muito próximas — daí porque foram “arredondadas” para o mesmo valor — mas não são exatamente iguais.
Continua sendo suspeito que aquela área do objeto tenha cores muito próximas do céu, mas ao contrário do que publicamos erroneamente, as cores não são exatamente iguais. Quando divulgamos o tema, uma pessoa teria comentado que as cores não seriam iguais, mas ao verificarmos novamente — com a mesma ferramenta, configurada novamente da forma incorreta — acabamos ignorando seu alerta. Meses depois, ao sermos informados outra vez do erro, desta vez com uma indicação de sua origem, finalmente o notamos e fazemos aqui esta correção. Já atualizamos as notas em que divulgamos os erros, indicando este erratum.
Não confie em ninguém. Nem em mim.

Tags: , , ,

7 Responses to Erramos: Ventilador Transformista e cores “web-safe”

  1. […] O detalhe sobre a mesma cor de parte do objeto e o céu estava incorreto. As cores são muito similares, mas não são exatamente iguais. Veja também Nave-mãe Não sei mais detalhes sobre a imagem, que poderia ser forjada,… Shazam! […]

  2. MoonChild disse:

    Kentaro,

    Muito bem, admitir quando errado é muito digno e importante. Sei que o texto original não é seu, mas é bem legal que os autores tiveram seriedade para fazer a retratação.

    Porém, tal situação nos leva novamente a questionar um grande defeito dos céticos: a precipitação no julgamento, que ocorre devido a arrogância e certeza dogmática.

    “Não pode ser possível” dizem os céticos, e se precipitam em comentários e conclusões que só servem para diminuir o valor do ceticismo.

    O ceticismo deveria ser o contra-peso sincero e não sarcástico e arrogante a todos os assuntos ditos “questionávies” de nossos tempos.

    Em tempo: também não acredito na foto por todos os outros argumentos apresentados, porém com mais cuidado se poderia ter evitado a precipitação nesse aspecto, por isso sempre falo dafalta humildade aos cientistas, que mal analizam um assunto e já o condenam.

    Abraços,

  3. Mori disse:

    MoonChild, o autor do texto (e do erro) sou eu mesmo.

    A precipitação, a arrogância e o dogmatismo são realmente falhas, que podem até serem cultivadas de certa forma por “céticos”.

    Mas enquanto houver abertura e flexibilidade para manter discussões, avaliar evidências, reconhecer erros e revisar posições, esses não devem ser grandes problemas.

    Sempre cometeremos erros. Céticos simplesmente preferem um falso negativo a um falso positivo.

    Cordial abraço.

  4. Dav7 disse:

    Então ainda não se sabe mais nada em relação a este caso??

  5. MoonChild disse:

    Kentaro,

    Concordo plenamente, com uma pequena observação: seria melhor nem falso negativo, nem positivo e sim – pelo menos em minha opinião – prudência.

    Vale lembrar que um falso negativo leva as pessoas para o lado do misticismo e descrência (na ciência).

    Abraços,

    Obs. Também faço a mesma questão do “Dav7” acima, agora parece que o autor é mesmo muito bom em edição gráfica, e qual seria a intenção ? Trote talvez seja o mais provável, mas ao mesmo tempo, muito intrigante.

  6. MoonChild disse:

    Kentaro,

    Você viu no openminds a explicação do amigo “roh” ele diz que pode ser que o “drone” (sonda) seja aberta (como “vazada”) naquela parte, como ele mesmo mostra em outros exemplos. Pareceu bastante coerente a explicação dele.

    Quanto mais se vê e se estuda esse caso, mais estranho ele fica. Realmente o possível autor do “trote” é mesmo muito bom. Mas a mim ainda não convence… imagine um objeto desse tamanho no céu e ninguém nota, só o suposto “chad”,

    De qualquer forma, muito bem elaborada, usasse o autor de sua perícia em criar imagens 3D para desmascarar fraudes seria ele um grande aliado da verdade… é lamentável.

    Abraços,

  7. Paulo José disse:

    Pessoal, a argumentação de vocês continua válida mesmo as cores não sendo exatamente iguais. O que cabe ressaltar nessa situação é a igualdade de cores entre o céu e a parte da “nave”. E isso é inegável.

    É impossível manter as cores “exatamente” iguais numa imagem .jpg, então mesmo que as cores fossem iguais na edição do photoshop, ao salvar em .jpg elas variariam e deixariam de ser exatamente iguais. Essa é uma das características do jpg: deturpar cores pela perda de informação. (leiam: http://en.wikipedia.org/wiki/JPEG ).

    Relaxem, esse detalhe que vocês perceberam continua sendo evidência de fraude.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *