MENU

Erramos: Ventilador Transformista e cores “web-safe”

Um disco voador na Romênia – via Google Earth

27 de setembro de 2007 Comments (23) Views: 1822 Ceticismo, Fortianismo, Ufologia

Hiperatividade esotérica na blogosfera


Um dos blogs mais visitados na internet brasileira, o Sedentário e Hiperativo, conta já há algumas semanas com uma nova coluna escrita por Marcelo Del Debbio: “Teoria da Conspiração“. É, com todo o respeito, um festival de baboseiras esotéricas.
Ele começa comentando a Santa Ceia de Da Vinci. Como notamos anteriormente, embora curiosa, a idéia de sobrepor um reflexo da obra sobre si mesma em busca de mensagens ocultas esbarra no problema de que a obra que conhecemos hoje é significativamente diferente de seu aspecto quando completada. Basta olhar para ela! As cores desbotadas e a deterioração geral são evidentes. Ainda que Da Vinci se valesse de tal estratagema desnecessariamente complicado, não teria como prever como sua obra envelheceria. Nem precisamos questionar a validade das interpretações e mencionar a pareidolia.
Debbio segue para especular sobre astrologia. Sugere o conceito curioso de que

“os seres responsáveis por organizar estas encarnações (os chamados “Engenheiros de Karma”) precisariam de um sistema que fosse ao mesmo tempo preciso e confiável o suficiente para posicionar o nascimento de cada espírito em determinado lugar em determinado dia/mês/ano. Por que não utilizar um ‘computador celeste’ que já funciona com precisão absoluta?”

Novamente aqui, ao invés de questionar toda a série de suposições selvagens, basta notar que Debbio inclui Plutão em sua astrologia, mas não Eris. Ainda outra objeção fundamental a ser feita é que a força gravitacional que um médico exerce sobre um bebê é maior do que a exercida nele por um planeta gigantesco como Saturno. Mais outra objeção é o fato de que o sistema solar não funciona com “precisão absoluta”. Em períodos de tempo muito longos, ou mesmo mais curtos mas dependentes de vários fatores (proximidade do Sol, inúmeros corpos, etc), os movimentos celestes podem acabar respondendo de forma imprevisível.

Debbio foi além, e passou a abordar monumentos antigos. Não ajuda o fato de que repita mitos falsos como o suposto alinhamento das pirâmides com Orion — elas não se alinham com a constelação, a imagem muito circulada do alinhamento é deliberadamente borrada.
Também é interessante que Debbio escreva como “não existe NENHUM hieróglifo ou símbolo dentro de NENHUMA das principais pirâmides. Os únicos símbolos encontrados dentro das pirâmides foram colocados lá milhares de anos após sua construção“.
Ocorre que há alguns hieróglifos dentro da Grande Pirâmide, que dizem justamente… Queóps:

Traficantes de mistérios dizem que tais inscrições são rabiscos feitos no século XIX, mas é porque não viram (ou omitem deliberadamente) como as inscrições estão dispostas. Há sim muitos rabiscos feitos no século XIX, mas as inscrições em hieroglifos que sim importam estão cobertas parcialmente por outros blocos dentro da pirâmide. É impossível que tenham sido rabiscadas depois que a pirâmide foi completada. São sim rabiscos rápidos, mas feitos pelos construtores das pirâmides em uma área onde não esperavam que fossem visíveis.
Enfim. O mundo das teorias de conspiração é muito interessante, e del Debbio parece ter alguma originalidade e um fio muito fino e tortuoso de coerência, ao ligar idéias indo da reencarnação à astrologia, passando pelas pirâmides. Mas as teorias de conspiração estão comumente ligadas demais com as fantasias de seu tempo. Conheça-se, por exemplo, a loucura de James Tilly Matthews e seu “Tear Aéreo”. Hoje soa peculiar e adorável, embora em seu tempo fosse mais palatável — embora nem tanto, Matthews foi internado afinal. Del Debbio não é diferente, ecoando traficantes de mistério famosos de Dan Brown a Däniken e Hancock. Ele também menciona muito os Rosacruzes, e a ironia é que esta é também uma teoria de conspiração fantasiosa.
As melhores teorias de conspiração são aquelas que não podem ser refutadas. As de Marcelo Del Debbio podem.
PS.: Sugeri ao pessoal do S&H que publicassem uma coluna do CeticismoAberto para contrabalançar. Mas em todo caso, vai aqui a réplica às teorias de Del Debbio. Este é, afinal, um blog cético.

Tags: , , , , , , , , ,

23 Responses to Hiperatividade esotérica na blogosfera

  1. Marcus VBP disse:

    Fala Mori. Marcelo Del Debbio é um conhecido escritor de livros de RPG e também de ficção. Resta saber se o que ele escreveu lá no S&H é uma brincadeira ou exercício de imaginação deliberado ou ele realmente acredita nas besteiras que escreveu.

  2. Fabricio Leonardo disse:

    Mori, fiz uma pesquisa e descobri o seguinte: um dos trabalhos acadêmicos do Del Debbio foi a edição de uma Enciclopédia de Mitologia com 7.000 verbetes (sozinho!), e os professores orientadores dele foram o Luiz Américo Munari (uma das maiores autoridades da USP em história da arte), Giorgi Giorgio (que é um dos professores mais conceituados de Semiótica no Brasil).
    Dentro da maçonaria, eu sei que ele é muito respeitado, conversei com dois Mestres Maçons grau 33 e, pelo que descobri, o Del Debbio está envolvido como consultor dentro do Grande Secretariado de ritualística e de assuntos culturais dentro do GOB (Grande Oriente do Brasil), inclusive ele dá várias palestras e cursos dentro da instituição sobre Astrologia Hermética, Ritualística comparada, Mitologia Comparada e Religiões comparadas.
    Então base acadêmica sobre arquitetura/história/mitologia ele tem. Todos os caras que eu conversei (inclusive um grande amigo meu que é fã do cara) que já foram em palestras e conheceram o ser pessoalmente garantiram que ele conhece MUITO sobre esses assuntos, mas que os estuda de maneira comparativa. De repente, é só mandar um email pra ele que vai que ele responde…

  3. Mori disse:

    Interessante, Fabricio, obrigado! Estamos coinversando sobre o tema tambpém na lista de discussão do CA:
    http://br.groups.yahoo.com/group/ceticismoaberto/
    Abraço!

  4. Fabricio Leonardo disse:

    Eu estou com dificuldades para me cadastrar na lista, mas andei lendo os tópicos. O DD tem profile de orkut e é bem acessível, é só falar com ele que é muito provável que ele vá conversar com a galera do grupo.
    Além de membro da OTO, ele é maçom tb. A loja maçônica que ele faz parte chama-se MADRAS, é ligada à editora de mesmo nome e me parece que é voltada para este tipo de estudos. Andei “googlando” uns nomes dos membros desta loja e achei delegados de polícia, um médico neurocirurgião, escritores (que vão de assuntos desde maçonaria até umbanda), professores, advogados, etc.

    http://www.madras.com.br/mac_madras.asp

    Espero ter ajudado.

  5. sartori disse:

    hoje em dia qualquer um é maçon..ate eu!

  6. sartori disse:

    ah esqueci de dizer uma coisa..se ele é uma pessoa informada sobre arte devia saber que o processo usado por da vinci na santa ceia era totalmente reprovado por todos os outros pintores de afrescos na época,era uma inovação que NÃO funcionou! o que vemos hoje é apenas a tinta que foi aplicada sobre a pintura do afresco com o intuito de restaurar o mesmo, sendo que varios artistas e entendidos de arte julgam ser impossivel saber o que é davinci e o que é restauração..portanto…

  7. Otto disse:

    Puxa vida, andei olhando os textos do DD.
    Ele é escritor de vários livros de RPG também então me bateu uma coisa: Vai que o DD está escrevendo esses livros de RPG e em uma dessas viagens loucas dele ele decida dizer que os livros dele estão tentando abrir a mente das pessoas para a verdadeira realidade que existe?

    Sabe como é, Teoria da Conspiração puxa Teoria da Conspiração…

    Mas no demais é impressionante como ele usa de fatos duvidosos ou distorcidos para embasar as teorias dele. Acho muito triste existir tanta gente que acredita mesmo sem fazer pesquisa.
    Eu, por exemplo, quando o assunto me interessa vou tirar prova até do que vocês colocam aqui no site.

  8. Carlos Magno disse:

    Texto grande demasiado, buscando retratar fontes da história, mas é profunda e completamente duvidoso. Nada prova, exceto que deseja provar.

    Qualquer um pode escrever o que quiser usando teorias da história oficial que desejar, inclusive pode concluir à vontade como esse Roger Sandell, principalmente se estiver envolvido ou subvencionado pelos interessados em distorcer os fatos que sobem dos submundos da história ocultada.

    Quem quiser pode baixar e ler “As Sociedades Secretas”,no blog do David Icke, documentando fartamente a existência dos Illuminati, e das outras organizações secretas. Saberão quem são os magnatas do terror mundial.

  9. cAYO disse:

    Tem gente que cria post spnre o post dos outros, parece até programa de TV que fala de programa de TV

  10. […] ou mesmo pretendida, para a pintura tenha morrido junto com Da Vinci não impede que especulações sem fim sejam feitas a seu respeito, principalmente depois de um certo Código. Veja também Santo Sudário crédito: ARGENPRESS […]

  11. Subgenio disse:

    puxa, o cara ta se auto promovendo para ganhar um dinheiro vendendo livros e fazendo palestras…escreve as maiores bobagens sobre filosofia e ridiculariza não apenas as criticas, mas desqualifica toda humanidade que não acredita naquilo, chamando as pessoas de gado…e tem falado que o objetivo é destruir as “falsas religiões”…fundamentalismo mistico brabo….

  12. […] Mori se deu até ao trabalho de escrever um post no “ceticismo aberto” contestando as informações, mas infelizmente, usou como base para criticar o trabalho do Frank […]

  13. Rafael disse:

    sobre o sistema solar ser um computador, tem como colocar na materia porque essa abordagem não funciona? (pra entender melhor mesmo)

    inclusive surgiu uma duvida sobre isso:

    Os tempos de translação dos planetas não se modificam com o tempo? mesmo que muito devagar? afinal ja se sabe que a lua sairá da orbita terrestre um dia.

  14. Mori disse:

    Exatamente pelo que você descreveu, Rafael, o sistema solar não pode ser um “computador celeste” de precisão absoluta.

    Não só há pequenas variações em todos os movimentos celestes, como elas são imprevisíveis em períodos de tempo astronômicos — superiores a milhares de anos.

    E isso mesmo sem considerar eventos atípicos, como o impacto de um grande asteróide não catalogado contra um planeta, por exemplo.

    A precisão com que prevemos os movimentos celestes é muito grande, mas não é nada próxima de uma precisão “absoluta”, e os planetas e satélites que conhecemos não são a configuração final e definitiva do sistema solar nem mesmo em uma escala de milhões de anos.

  15. ramon dias disse:

    Quem sabe as pirâmides não são naves que deram origem aos humanos em nosso planeta?
    Talves eles se aproximaram de nosso planeta com suas “supostas” naves (piramides) e foram puxados pela nossa gravidade?

    Certamente seria dificil afirmar isso pois tambem temos a esfinge ou todas as piramides uma perto da outra.
    E tambem por que lá é um dos lugares mais quentes de dia e frios a noite,semelhantes aos planetas de nosso sistema.

    esses vao ser misterios que eu acho que nunca serao totalmente descobertos por nós,por que pela teoria maia o mundo acabara em 2012,que eles tambem tem piramides e eram povos misteriosos como os egipcios
    e desápareceram misteriosamente…

  16. "L" disse:

    Aih eu pergunto.
    E o Kiko?
    Vcs pseudo-céticos são só um bocado de “ateus fanáticos”.
    Visto que são mais radicais que evangélicos em sua busca pela desconstrução da história. O blog se chama Teoria da Conspiração. Mas não trata apenas de conspirações.
    Bom, eu axo essa discussão inútil. Só pra constar, acho legal vcs discordarem das coisas. Acho legal eu discordar de outras. Mas baixar o pau em nestas coisas é errado. Afinal, “gosto é que nem cu, cada um tem o seu e ninguém mexe( pelo menos no meu não…).
    Kentaro Mori… Pf!

  17. Mr. M disse:

    Kentaro,

    “…a força gravitacional que um médico exerce sobre um bebê é maior do que a exercida nele por um planeta gigantesco como Saturno. …”

    Você não sabe NADA de astrologia.

    Fora que é totalmente tendencioso e distorce as palavras dos outros

    “…precisariam de um sistema que fosse ao mesmo tempo preciso e confiável O SUFICIENTE para posicionar o nascimento de cada espírito…” (Del Debbio)

    “Mais outra objeção é o fato de que o sistema solar não funciona com “precisão absoluta”.” (Kentaro)

    Vai achar algo legal pra fazer rapaz ao invés de vir com essa churumela de wannabe de cientista frustrado. Se você é tão mais coberto de razão e tudo mais pq que o Del Debbio produziu trocentas mais coisas (uma delas uma obra 100% nos moldes acadêmicos) e ajudou muitas pessoas na busca de informações acertadas acerca dos mas variados temas esotéricos? Sinceramente parece dor de cutuvelo sua pelo cara ser uma figura proeminente no meio esotérico e você ser um nada no campo cientifiquinho que vc tanto curte e bota fé. Não meta seu bedelho onde não se garante…

    Ps.: Vi sua entrevista no Jô, me deu vergonha alheia.

  18. Leonardo disse:

    Grande parte da população vive como gado sim; infelizmente perdendo tempo discutindo sobre bobagens ao invez de buscar a verdade por si, alias dentro de si…
    Esse site é um recanto de ignorântes ilustrados!!!
    Pois não sabem de nada, apenas duvidam!!!
    (não estou apoiando D.D., para mim ele tambem está errado, para não dizer alienado!!!).

  19. Alvaro Rexs disse:

    Mori e demais seguidores,

    Acho que o cerco está se fechando! E olhe que é notícia antiga:

    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG74141-6014,00-O+UNIVERSO+E+UM+COMPUTADOR.html

    Leiam… sem preconceitos por favor, ok?

  20. Peter Kohn disse:

    Muitos criticam a visão “crítca” deste site, mas é importante para refletir sobre tantas teorias da conspiração q lemos e ouvimos por aí. Eu mesmo tive muitas dúvidas quando estudei arqueologia, sempre me perguntava sobre como certas culturas puderam mudar tanto e não deixar vestígios da arquitetura de seu passado, como os Mais etc. Mas com calma agente encontra explicações sem recorrer a outros mundos/seres. De qq forma, qq teoria merece ser ouvida e criticar é sempre bom do mesmo modo!

  21. alexandre luis disse:

    Ordens místicas, religiosas e outras afiliações filosóficas: nestes ambientes é onde proliferam os mal-informados e picaretas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *