MENU

Ufologia presciente. Como contos de fadas

Todo Mundo em Pânico – Parte 3

14 de janeiro de 2008 Comments (33) Views: 5012 Ufologia

OVNIs-aranha e balões estrela

O vídeo acima, postado por Shirley de Queiroz no Youtube, vem causando certa comoção, inclusive no exterior, onde as muitas pontas do objeto rapidamente remeteram à saga do Ventilador Transformista. Um vídeo estabilizado com melhor qualidade deste “objeto não identificado em SP” pode ser visto aqui, de autoria de spf33 do OMF.

Mas se você for mesmo brasileiro, talvez não tenha se surpreendido tanto. Afinal:

A imagem acima é do sítio “Planeta Balão“, e foi indicada por Cezar Castejon na comunidade “OVNI UFO Vídeos” do Orkut. Tomei conhecimento dela através de Jonatan Francis.

Tudo isto é desnecessário, no entanto, porque na verdade, o caso já havia sido investigado, e chegaram-se às mesmas conclusões. Shirley mencionou nos comentários de seu vídeo que já havia contatado um ufólogo, mas acabou deixando o vídeo de lado. Resulta que o ufólogo era Claudeir Covo, que gentilmente nos comentou:

Mori, tomei conhecimento dessa filmagem através de uma pessoa chamada Sílvio. Estive na casa dele em 04.11.2000, juntamente com o dentista Marcelo, que conhecia a Shirley de Queirós. Nesse dia eu fiz uma cópia do vídeo. Segundo o Marcelo o vídeo tinha sido feito recentemente. Nesse mesmo dia concluí que era um balão.

Dois ou três anos depois, a Paola Lucherini Covo, o Reinaldo Stabolito e eu estivemos na casa da Shirley. Fizemos uma cópia do vídeo com um pouco mais de qualidade, apesar de estar ruim. Ela acabou ficando com uma cópia, pois o original foi vendido para a produção do Programa do Ratinho (SBT). Nunca tomei conhecimento se tais imagens foram para o ar.

A Shirlei é uma senhora alegre, bem falante e bem intencionada. Infelizmente, ela se enganou. Osmar de Freitas, do Grupo GEONI, que foi baloeiro, também viu o vídeo e concluiu ser um balão. DETALHE IMPORTANTE : O balão seguiu a trajetória do vento.

Quando nós avisamos a Shirlei que era um balão, ela não aceitou essa conclusão. Na época, na Internet, achamos um balão semelhante:

Dados mais precisos eu tenho no vídeo com o depoimento dela, no meio de umas 650 fitas VHS.

Como ufólogo, gostaria muito que esse vídeo fosse um UFO, mas não é“.

Que a filmagem teria envolvido um balão é a deixa para mencionar um outro “OVNI aranha”, repleto de “garras”, filmado no Morro Cháritas, em Niterói (RJ), no final de 1992:

Como a análise na revista eletrônica Vigília também sugere, seria ainda outro balão estrela.

É comum que entusiastas vejam com desdém a identificação de OVNIs como balões e outros objetos comuns, incluindo Vênus ou mesmo a Lua (!). Pessoas nunca se enganariam com relação a objetos dessa natureza, presumem. A investigação efetiva de casos OVNI, contudo, prova exatamente o contrário.

[Com agradecimentos a Jonatan Francis, Cezar Castejon e Claudeir Covo pelas informações]

Correção e esclarecimento: Shirley de Queirós entrou em contato conosco, e corrigiu informações incorretas mencionadas no comentário original. Um dos pontos incorretos era a data da filmagem, sugerida nesta nota como sendo do ano de 2000, mas que Shirley todo o tempo informou ser do ano de 1995. Como ela nos explicou, o garoto que aparece inicialmente no vídeo tinha já por volta de 16 anos em 2000, e não poderia ser o garoto de nove a dez anos que surge na filmagem, que corrigimos mais uma vez, é mesmo original do ano de 1995. Claudeir Covo também admitiu o lapso:

“Mori, quando passei o primeiro e-mail sobre a filmagem feita por Shirley de Queiróz, por uma anotação incompleta na minha ficha, eu mencionei que a data da filmagem era por volta de 2000. Depois, vendo a gravação que fizemos entrevistando a cinegrafista, ela disse que a filmagem foi em 1994 ou 1995. Agora a Shirley de Queiróz divulgou que a data correta foi em julho de 1995“.

Outro erro nas informações divulgadas inicialmente é o de que Shirley teria ficado com uma cópia, já que o original do vídeo teria sido vendido ao programa do Ratinho. Shirley nos conta que de fato vendeu o direito de exibição do vídeo ao programa de TV, mas jamais se desfez do original, e emprestou à emissora apenas uma cópia, que lhe foi ela mesma devolvida. As fotos da fita original e da cópia nos foram enviadas como evidência de tal.

Além dessas informações incorretas, pelas quais nos desculpamos, corrigimos e esclarecemos aqui, a autora da filmagem Shirley de Queirós também enfatiza que, de fato, não concorda com a conclusão de que teria sido um balão, e que o caso não foi solucionado nem encerrado.

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

33 Responses to OVNIs-aranha e balões estrela

  1. JA disse:

    Antes de considerar como concluído, deveria demonstrar o mecanismo de abertura das garras, inclusive em um teste real.

  2. marcelo disse:

    Hã ? Onde esse Ja viu algum “mecanismo” de abertura de garras ou alguma “garra” se movimentando ?

  3. Helena disse:

    Nossa cheguei a acreditar nesse vídeo, mas pesquisei na internet e achei o tal do balão estrela e este site tb q está de parabêns pela explicação!
    Apesar de não ser cética pois acredito sim em vida extra terrestre é bom q existam pessoas q investiguem p saber a veracidade dessas histórias, vídeos e fotos de ovnis!

  4. shirley de queiroz disse:

    sr. kentaro,eu estou esperando o meu direito de replica. E quanto a ser um balão,ele abre e fecha por tres vezes.Á sua volta há um halo…em que planeta ha um balão com este mecanismo? ele nao é estático, principalmente suas garras,que parecem esfumaçadas, os braços de um balão nao se movimentam, uma de suas garras chega a curvar para baixo . Um balão nao trafega em L . fosse um balão,tendo o tamanho que parece ter,teriamos visto a cangalha,ou sua luz.

    shirley de queiroz

  5. Biohazard disse:

    Tb axei mt estranho pq no começo ele parece um ovni normal, como milhares de filmagens por ai, fakes ou verdadeiras.

    mais no decorrer do video, as supostas garras se mostram e tem horas q se movimenta bastante, talvez nao apareceu a tocha do balao pq estava mt longe.. ou sei lah, ja se havia apagado a pouco tempo…

  6. marcelo disse:

    Senhorita shirley . Veja bem que o que você chama de “halo” é causado pelo zoom da camêra , ou seja, pela baixa qualidade da imagem . O mesmo pode ser dito do suposto movimento das “garras”.

  7. Carlos disse:

    Vimos,eu e minha esposa, um objeto voando em alta velocidade sob a praia do moçambique,rio vermelho,bairro de florianopolis domingo 20-01-2008 por volta das 16:50.Não tinha asas,parecia um missil prateado.Foi bem em frente a sacada de nosso quarto e visto de forma clara e sem interferência por 10 seg + -.Voava no sentido sul-norte,passando logo a cima do cosão do santinho desaparecendo entre as nuvens pouco depois.

  8. Douglas USM disse:

    Ola amigos sou baloeiro a longa data e gostaria de exclarecer que este modelo de balao que vcs veem cheio de “garras” chama-se sputnik ou pontudo,e o movimento das ditas garras nada mais é do que falta de pressão dentro do balao seja por estar com a bucha fraca ou com vazamento do ar quente por emendas mal feitas o que ocasionaria tambem o “esfumacado” ao redor de suas pontas e qualquer vento poderia empurrar uma determinada ponta para baixo, ou ainda na troca de ventos, pois quando o balao ganha altitude ele muda de vento,as correntes de ar seguem direções diferentes conforme a altura, conforme o balao vai subindo ou caindo ele vai mudando o seu rumo, dependendo do tamanho do balão ele chega a atingir até 4 ventos diferentes mudando a sua trajetoria o que explicaria sua trajetoria em L. um grande abraco a todos.

  9. ze disse:

    Se este video for verdadeiro,e aparentemente não deixa muitas dúvidas,realmente é melhor levarmos mais sério suas aparições,e começarmos a ficar com um pé a trás,pois estes ovnis estão aparecendo com muita frequência,sempre nos observando a distância e exibindo suas altas tecnologias.Até hoje ainda não sabemos se suas visitas são amigáveis,pois nossa civilização tem
    usado critérios muito diferente em contato.

  10. marcelo disse:

    “Se este video for verdadeiro,e aparentemente não deixa muitas dúvidas,realmente é melhor levarmos mais sério suas aparições,”

    A única coisa que tem aparecido muito são cámeras digitais e celulares com cámera na mão de pessoas que filmam coisas corriqueiras e saem dizendo que são ovnis apenas por estarem no ar.

    Já vi muitos objetos rodoviários não identificados . Os famosos ornis , mas estes não fazem muito sucesso.

  11. dAnilO disse:

    é um balão estrela…..

  12. Eric disse:

    Tudo que as pessoas vêem voando elas acham que são Naves estraterrestres. Até os pobres passarinhos são alvo das cameras.

    rs

    Abração !

  13. Flávio S. L. disse:

    Nada como a modernidade, aperece cada coisa como verdade, depois desaparece como erro, fraude ou brincadeira… Acho que os 1% de eventos ditos realmente inexplicáveis que os ufólogos dizem existir (na verdade mais para 0,1%) devem ser tecnologia aeroespacial e militar secreta que acaba bem protegida por historinhas de aliens.

  14. Alguem disse:

    Oi. Estou escrevendo meu comentário pessoal que apesar deste site ser realmente muito educativo e esclarecedor tenho uma critica possa ser encarado como construtiva. Apesar de Ufos, Aliens Greys e outras coisas do género ser uma invenção cultural do século XX a INDICIO de vida extraterrena.
    Um exemplo foi as recentes descobertas da NASA da superficie de Marte onde foi encontrado agua liquida, hidrocabornetos que indica um ambiente propícios para vida unicelular que pois metabolismo anaeróbio (fermentação) e ate metano que pode ter origem biológica.
    Assim por causa de alguns charlatães ramos sérios como Astrobiologia que tenta achar vida fora de nossa biosferas fica desacreditada perante a sociedade e atrasando nosso conhecimento sobre o universo. Sim existe vida alienigena mas ela é no máximo organismo tão primitivos como do paleozóico superior como tribolitas e não raças de seres ultra avançados que vem a terra para colher sangue e esperma de alguns pessoas iludidas.

  15. marcelo rocha disse:

    se é efeito de zoom,como toda a molecada a olho nu viam as garras sairem,pois é o q realmente parece devido a definiçao e tamanho q toman no filme,infelizmente tudo é manipulado e distorcido pelos governos

  16. Jonatan Francis disse:

    Não existe mecanismo pessoal!

    Imaginem um chápeu visto bem de longe e de uma inclinada nele, você vera apenas um risco, agora volte ele devagar, você vao começar a perceber o circulo da cabeça apareçendo até tomar a forma de chapéu..

  17. um escandalo cara isso ai por um (disco voador)_q na verdade é um balao qnem nas foto ai insima.Mas eu quiria q existisse alien e eles eram bem amigo e rico hushusahusahu””!

  18. vinicus disse:

    pessoal sou baloeiro e so quero espliacr uma coisa aki lo nao e um estraterrestre e um balao pontudo as “garras” sao suas pontas!!!

    BALAO ARTE NAO CRIME!!!!

  19. Fernando Paes disse:

    Tem coisa nessa história! Tiremos nossas próprias conclusões.

  20. Magrim disse:

    Acho que isso é mentira, balão que nada!!
    Nunca vi balão mudar de forma, no video o objeto muda de forma..

  21. Fabrizio disse:

    Eu acho que o homem tem que parar com a idéia de que só existe vida na terra, afinal de contas porque a pessoa q diz ser ufólogo não comentou o fato da lateral do objeto estar totalmente arredondada e que as pontas apareceram depois.Isso ficou bem nítido

  22. Estrela D'Alva disse:

    Eu quero dizer que além do “balão” existe vários Objetos Luminosos, circulando nesse video…..ou que seje 01, mas com mts movimentos….eu tirei fotos, pausando a imagem, veja em meu álbum. Está cheio de “coisas” esse video…Analizem, por favor…esqueça o foco, e observe o azul, onde supostamente não há nada……
    Obrigada, abraço!

  23. MLK disse:

    A unica coisa que muda nesse objecto é a perspectiva.. começa a ser filmado de frente e acaba por ser filmado de baixo, é aí que se veem as pontas.

    Por muito que gostasse que fosse um UFO é mais provavel que seja um balao.. A má qualidade ao fazer zoom é que dá ideia de que alguma coisa se mexe.
    Se eu visse isso na rua também oa achar que era um OVNI(objecto voador nao identificado) mas n acredito que fosse achar uma nave extraterreste.

    :)

  24. william disse:

    o povo sem cultura viO..
    nao tivestes infancia…

    jah jah vao ver uma simples bexiba i vao achar ke se trata de um OVINI

  25. kiko disse:

    Ai ,o de cima , deixa os caras viajarem meu… Derrepente outros planetas acham o mesmo de nós, vai saber se algum estraterrestre já não se confudiu com apolo, e está nos estudando também,,,rsrsrs já paro pra pensar………..

    • kako disse:

      Gostaria de que ficassem atentos a um detalhe: quem filmou não estava só e por certo se fosse mesmo só um balão as demais testemunhas(tenho certeza de que não foram só os garotos) teriam avisado. Mas como todos perceberam que não era um balão então acredito no vídeo e tem mais: não é um ovni e sim um e.t. voador que suga o ar pela parte superior e o lança pela abertura inferior para se manter no ar. Note-se que existe algo como meMbranas entre os “dedos” da coisa, que são para manter a planação. obs: já vo muitos ovnis desde criança e não sou louco!

  26. douglas disse:

    eu vi esse mesmo objeto em dezembro de 1995

  27. lucas disse:

    O momento em que ele se abre? Sera que ele se abrio ? bem não e ele se abrindo, e que a posição que ele tá que n deu pra ver as garras, mais quando ele fica em uma posição que deu pra ver as garras ai sim pareceu que tava se abrindo .

    Facil Facil ;)

  28. Pipa com led. disse:

    É um ovni com certeza, esses dias vi um aqui perto.

  29. Oberheim disse:

    Observando a situação vemos o seguinte: 1- não há como provar que o objeto na imagem seja mesmo um balão-estrela devido ao seu comportamento incomum, pois balões NÃO VOLTAM e este objeto fez que ia, mas voltou e se escondeu por entre as nuvens. 2- é bem provável que além da pessoa que filmava e as crianças que presenciaram o fato haviam muitas outras que também viram o objeto. 3- pela altura em qu ele se encontrava seria plenamente possivel identificá-lo como balão se assim o fosse, mas claramente se vê que não era um balão 3- muitos se fazem de céticos dizem ser balão-estrela por puro DEBOCHE, mas no íntimo sabem que não é. 4- não é a primeira vez que quando surge um fato realmente interessante de OVNI e E.T.s alguém mandado de governos ou entidades secretas intervem desacreditando os que registram os fatos 5- verdade que há muitas fraudes, mas com toda certeza NÃO É ESTE PRESENTE CASO!

  30. Oberheim disse:

    Ademais, gente que se diz entendida em balões só afirmam ser balões-estrela para causar descrédito quanto ao assunto: balão nenhum por mais sem pressão esteja se comporta como o deste vídeosem falar que pela distância em que se encontrava até mesmo um balaõ de são joão seria perfeitamente identificável, como não reconheceram este enorme objeto? E se quiserem comprovar que o objeto filmado era mesmo um balão-estrela que façam uma filmagem de um balão-estrela perdendo pressão na mesma altura, na mesma hora e no mesmo lugar para tirar a dúvida! Claro que não irão fazer isso porque sabem que de forma nehuma era um balão e que só estavam dizendo ser para causar deboche em quem acredita, mas no íntimo eles temem reconhecer a verdade: era algo de outro planeta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *