MENU
vallee32.jpg

Vallee sobre os Mensageiros da Enganação

ed-mitchell-autopen-wss-lithodsa.jpg

Bomba: Astronauta Apollo revela a Verdade

19 de julho de 2008 Comments (14) Views: 2248 Ufologia

OVNI de Vórtice em Caratinga

caratingaufo2 

Caratinga, Minas Gerais, já foi cenário para o pouso de um disco voador através do telégrafo de seu Anor, como lembrou Ziraldo. Mas no fim do mês passado, um OVNI de Vórtice foi bem registrado nos céus da cidade.

Continue lendo para os relatos, imagens e a explicação. Ah sim, e um vídeo!

FM, testemunha do fenômeno, nos contou:

"Era uma segunda-feira, dia 23 de junho, nós … teríamos aula na unidade 1 de nossa faculdade (Unec I), às 17 horas, … alguém entrou falando "vem cá pra vocês verem um fenômeno", levantei meio sem entender nada, e quando vi aquela "rosca gigante de fumaça" entendi menos ainda…

Ela era bem grande mesmo, se movia na vertical somente (ia subindo), porém não se movia na horizontal, mas também não reparei se ventava no momento. O que mais me intrigou foi que a fumaça não se dissipava, mantinha-se densa, e ela girava sobre o próprio eixo!

Cerca de uns dez alunos da turma e o professor viram o acontecido, muitos de nós tentávamos fotografar e filmar com nossos celulares”.

E o anel gigante no ar foi fotografado várias vezes, Joanes Costa gentilmente partilhou os arquivos originais, dos quais você confere as duas melhores imagens aqui (clique para ampliá-las).

caratingaufo1

E, claro, o vídeo:

Seria “coisa do Chuck Norris”? Provavelmente não, o OVNI de Vórtice de Caratinga era um… OVNI de Vórtice, um toróide de fumaça similar a vários outros casos, geralmente, produzido por uma espécie de explosão.

Segundo FM:

Havia um salão de negócios na cidade, como de costume, pois no dia seguinte, dia 24 de junho, seria aniversario de Caratinga. Então haviam festividades  para a comemoração do mesmo, que se iniciaram sexta-feira, 20 de junho, e que se estenderiam até terça-feira, com shows e rodeios”.

Não se tem certeza, contudo, se o anel de fumaça foi produzido mesmo em uma dessas comemorações. Como completa:

"Até onde sei esses eventos ocorriam somente à noite. Não sei se teve algum evento à tarde na exposição no dia do ocorrido. Bom, o que sei é que, no momento, visualizamos o objeto de perto o bastante para perceber que não se tratava de um disco voador, mas é um fenomeno que nos intrigou e intriga. De onde surgiu esse objeto?".

Resta pouco para solucionar o mistério por completo. Com a palavra os leitores caratinguenses.

[Com agradecimentos a FM e Joanes Costa. O OVNI de Caratinga virou comunidade no Orkut!]

14 Responses to OVNI de Vórtice em Caratinga

  1. Carlos Alberto disse:

    Muito me assusta isso aparecer aqui
    pois eu e Milton dino do CUB solucionamos o caso qse 3 semanas atras
    nao era ovni e sim um smoke ring
    sim senhores
    o povo filmou um anel de fumaça decorrente de queima de polvora ou de gasolina
    note que quando uma pessoa cospe fogo sobe esse anel de fumaça
    caso solucionado
    anel de fumaça
    SMOKE RING

  2. Mori disse:

    Leia a nota, Carlos. A tradução de “smoke ring” é anel de fumaça, mencionada mais de uma vez no texto.

    Nos links ainda se indica a matéria sobre os “OVNIs de Vórtice”, com inúmeros outros casos e melhores explicações sobre o fenômeno.

    A rigor, é bem verdade que uma vez identificado, não é mais um OVNI. Mas pela freqüência relativamente grande e pela estupefação que causa em testemunhas que nunca os viram, promovemos o uso do termo “OVNI de Vórtice”, como uma forma de associar automaticamente o “OVNI” com sua explicação.

    Pelo visto funcionou, uma vez que as pessoas no Orkut usaram mesmo o termo.

  3. Joanes disse:

    Legal Mori!!!!!

    Ficou Otimo!!!!!

    Parabéns!!!!

  4. nasda disse:

    Um bom exemplo de um efeito parecido, video do yotube:

    http://www.youtube.com/watch?v=sC8eyZTgYUg&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=vtWDvbTmSSw&NR=1

    Airzooka com fumaça faz o mesmo efeito, a quem interessar possa envio video do yotube:

    http://www.youtube.com/watch?v=lMLop6MIwUU

  5. felipe disse:

    Fico otimo

  6. FM disse:

    Quero esclarecer que no meu depoimento em nenhum momento afirmei que se tratava de um ovni, uma vez que ,realmente, como o Sr. Carlos Alberto disse, descobrimos que se tratava de um smoke ring ou anel de vórtice, gostaria de frisar que em nenhum momento eu como testemunha ocular fiz qualquer tipo de sensacionalismo e nem faltei com a verdade no depoimento sobre o que vi, o fiz a pedido do moderador do site, para que este caso seja melhor difundido e estudado pelos que se interessarem, e no meu depoimento original , inclusive cito a expressao “smoke ring”, e no fim do depoimento fiz questao de deixar bem claro que nao acreditava realmente que seja um disco voador, inclusive na comunidade do orkut sobre o smoke ring, levanto que o “misterio” estava quase descoberto, so faltava saber a origem do smoke ring, que eh o que ainda me intriga, no mais, nada de extraordinario na aparicao do anel de vortice…E importante deixar tudo isso bem claro, para que os demais companheiros nao pensem que estamos tentando forjar um suposto disco voador.
    obrigado.

  7. romilda disse:

    Realmente minha cidade é um palco espetacular para os ovnnis, kkkkkkkkkkkkkkkk, mas brincadeiras a parte, bem que o prefeito poderia inventar um local de pouso, com uma estátua e fazer de Caratinga um centro para pouso de ovnnis, e os greys, tb os nibiruanos, tantos outros que visitam noso planeta, isso colocaria nossa cidade em evidencia mundial, tipo como fizeram coma varginha, mas viva Caratinga terra de extraterrenos, a todos caratinguenses o meu abraço, principalmente os da velha guarda tipo o geninha, um abraço geninho, Romilda

  8. Patrícia Sabino Vieira de Sá disse:

    Eu estava indo ao centro da cidade com minha mãe,quando vimos muitas pessoas olhando para cima,eu achei que fosse alguem tentando pular de um predio! E gente,é ÓBIVIO que era um disco voador de um planeta subdesenvolvido(por que estavam em racionamento de energia!)=D
    Também acho que o prefeito deveria “inventar um local de pouso”,como romilda disse…
    E viva Caratinga!A cidade dos discovoadores!
    Beijos!

  9. paulo sérgio silveira disse:

    não importa a veracidade, mas sim a divulgação de nossa cidade

  10. EF disse:

    romilda e patrícia. O que vcs acham que eh aquele coreto do Oscar Niemeyer? eh um discoporto, na verdade… Foi construído pra esperar que os ETs que etiveram em Caratinga, na década de 50, voltem… pena que nao foi desta vez… ;)

  11. BETINHO disse:

    Realmente, presenciei o fenomeno, mas descobri que o ovni causador de fenomeno é meu amigo…rsrsrsr realmente ele é um et… baixinho, parrudinho e feio que dói…É meu amigo coeboy maluco, testando suas bombas para o show com sua moto na cidade…KKKKK nao deixa de ser um ET….

  12. marcus vinicius disse:

    Isso foi uma bomba de polvora gasolina em um canudo de ferro, deu origen a esse anel, também existem fumantes q fazen essas argolas com a fumaça de seus cigarros, eu sei porque fui eu q estourei essa bomba, e causei esse anel, desculpem todo esse trantorno.

  13. […] fenômeno que apelidamos de “OVNIs de Vórtice”, que já fez sua aparição mesmo no Brasil, em Caratinga, Minas Gerais. A imagem abaixo vem diretamente do caso caratinguense: Confira o artigo sobre os […]

  14. nara disse:

    eu creio, e existe mesmo, sempre vejo luzes estranhas no ceu, aconteceu algo comigo, neste mes de setembro, numa madorna, tive uma visao de 2 discos voadores, vinha na minha direçao ai saiu da nave um enorme olho, quando veio sobre mim acordei apavorada, ma s quando deu 2 da manha, comecei a passarmal, tudo rodando, a impressao que alguma coisa me sugava, eu resisti, fiquei ruim fui parar np plantao, parecia que tinha visto um fantasma, tremia vomitava, ai depois de 2 dias, na noite, vi um ser, de 1 metro e meio que vinha numa furia na minha direçao so sei que acordei gritando, ai desapareceu,nao foi a primeir a vez, ja vi um deles falando pra mim estudar sobre eles,, se vaõ acreditar eu naõ sei, mas é veridico o que retrato aqui>

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *