MENU
monstromontauk321hjk.jpg

O Monstro de Montauk

montauk-monster-is-raccoonsmall3.jpg

Monstro de Montauk: Guaxinim

2 de agosto de 2008 Comments (12) Views: 1658 Ciência, Fortianismo, Ufologia

Relatório sobre os OVNIs de Guernsey

guernseyufo321hjk

Há pouco mais de um ano, em 23 de abril de 2007, o avistamento de dois OVNIs sobre o Canal da Mancha, próximos de Guernsey no Reino Unido, chegou ás manchetes mundiais. Foi um evento testemunhado por múltiplos observadores, incluindo tripulação e passageiros, não apenas de uma mas de duas aeronaves civis. Some a isto as informações de que os OVNIs teriam “mais de um quilômetro de tamanho” e que teriam ainda sido confirmados por radar, mais ilustrações pitorescas como a acima, divulgada pelo tablóide The Sun, e havia motivo para excitação.

O caso tem sido investigado por sóbrios pesquisadores europeus, e agora, finalmente, um relatório detalhado sobre o evento foi publicado, em um excelente exemplo do que a ufologia é, ou deveria ser. De autoria de Jean-Francois Baure, David Clarke, Paul Fuller e Martin Shough, em inglês, pode ser baixado em UK-UFO.org, ou você pode conferi-lo aqui também, em uma reprodução graciosamente autorizada, acompanhado de uma tradução de suas conclusões.

Bem, diretamente ao final (ênfase adicionada):

Em resumo, procuramos ao máximo explicar as observações mas nenhuma das teorias que exploramos se ajusta confortavelmente a todas as características significativas relatadas.

Uma miragem incomum de reflexos intensos do sol no mar próximo da costa francesa foi considerada, e poderia levar a descartar o avistamento do capitão Patterson, não fosse a descrição explícita do capitão Bowyer de movimentos laterais da imagem. Esta característica é efetivamente impossível para uma miragem; ainda assim, nós colocamos esta teoria na categoria de “remotamente plausível” ao considerar seus outros atrativos.

Classificamos duas outras teorias como “de certa forma plausíveis” porque parece ter o potencial de explicar o movimento lateral aparente assim como algumas, talvez a maioria, das outras características relevantes. Estas são:

– Espalhamento secundário, por uma camada de névoa, de reflexos especulares da luz do sol no vidro de estufas em Guernsey;

Luzes de terremotos.

Mas o potencial de explicar não é uma explicação. Pode ser possível a outros investigadores adaptar estas teorias e assim aperfeiçoar a adequação à observação, ou trabalho adicional pode permitir descartar com segurança uma ou ambas as teorias. 

O relatório também pode ser lido e baixado aqui  (6.47Mb PDF).

Se você tiver tempo e se interessar por ufologia, invista na leitura de suas quase 200 páginas. É um trabalho exemplar, verdadeira aula sobre como o tema deve ser tratado. Da coleta de evidência à sua apresentação, passando pela análise de nada menos que 16 diferentes hipóteses, chegando finalmente às conclusões cuidadosas e ponderadas, a ufologia européia está vida e muito bem. Isto é, efetivamente, ciência, embora aplicada a um tema nada popular na academia.

Em resumo, enfim, ainda não se sabe o que diabos foi visto sobre o Canal da Mancha por todas aquelas respeitáveis testemunhas. Ao contrário dos relatos na mídia, sabemos que não era um objeto de “mais de um quilômetro de comprimento”, assim como não foi detectado pelo radar, até onde as análises puderam determinar.

O avistamento possui elementos que, segundo os autores, sugere fortemente uma “explicação de óptica atmosférica”, mas nenhuma teoria mesmo nesta classe de fenômenos explica perfeitamente todas as características relevantes relatadas. Estudo adicional, e talvez incidentes adicionais, podem ajudar a quem sabe um dia solucionar ao certo o que foi visto naquela segunda-feira nos céus há mais de um ano.

Tags: , ,

12 Responses to Relatório sobre os OVNIs de Guernsey

  1. nasda disse:

    Parece que tiveram que usar muitos “ses” (se isso, se aquilo ocorrer/ocorreu) para comprovar que não era um OV, se tivessem utilizados muitos “ses” para comprovar que era um OV com certeza já teriam decido o cacete nós pesquisadores.

    Com isso concluímos que a ufologia so é levada a sério quando tenta comprovar que o que foi visto NÃO é um objeto voador.

    Não podemos comprovar com certeza o que foi visto mas temos a mais plena certeza de que não foi um disco charuto ou sejaláoquefor voador!!

  2. RoboCop disse:

    Colega nasda, concordo contigo em gênero, número e grau. Realmente as “explicações” sobre o que PODERIA ser um objeto voador móvel de 1 quilômetro de comprimento foram mais ridículas do que se afirmassem que o dito objeto era de fato um OVNI.

    Realmente, isso foi um tiro no pé do ceticismo mundial. Depois falam que os ufologistas é que “viajam na maionese”. Sei…

    Depois dessa matéria mudei minha visão para com o Ceticismo. Para mim fugiu do seu foco, tipo, não está sendo algo para desmascarar charlatões, está mais para negar o inegável tal qual quando negaram que o Planeta Terra era redondo.

    Sou parcialmente cético (não acredito em tudo que leio) mas ao mesmo tempo acredito naquele velho provérbio que diz: “Há mais coisas entre o céu e a terra do que diz nossa vã filosofia”. Afinal, até certo tempo atrás dizia-se que o Celacanto estava extinto e que nunca existiu Lulas Gigantes. E hoje?

    Em tempo, quero dizer que o dito objeto até que se prove o contrário, é um OVNI. Como sei? Objeto Voador Não Identificado não quer dizer que o mesmo seja uma espaçonave. Pode ser muitas coisas como disse o texto… Se bem que dizer que o mesmo era uma miragem… essa doeu.

  3. Melquizedeque Chaves disse:

    E por que não poderia ser uma miragem RoboCop?

  4. lordtux disse:

    Eita maçonzada danada, tem gente que não usa a inteligência para nada. O objeto em si era um ovni, pois não conseguiram identificar, é como negar Jeová Deus, seu nome está mais de 7000 mil vezes na biblia, ele existe, mas não podemos provar sua existencia de modo absolutamente concreto.
    Enfim coisas que não conhecemos hoje serão plenamente descobertas com o tempo e entendidas.

  5. Anônimo disse:

    Eu me pergunto por que Deus é mais verossímil do que um OVNI visto por várias pessoas, porque o fato de não ser disco voador de fabricação alien não lhe tira o mérito de ser OVNI. É só porque Deus é citado sete mil vezes na Bíblia? Quer dizer que Hitler estava certo então, quando uma mentira é contada muitas vezes ela se torna verdade. Se o relatório tivesse mais uns cinco mil OVNIs escritos nem estaria sendo discutido.
    E o outro acha que o ceticismo só existe para desmascarar charlatães, ou então algum movimento político para promover a “revolução cética” no momento em que dominar os sindicatos.

    E depois que esquecerem o filme novo de Arquivo X, vamos ver quem dura…

  6. renato disse:

    cara sou maçom, ja fui veneravel de loja e posso dizer..com certeza a culpa é dos maçons..digo mais! a culpa é dos wiccanianos..e tambem dos rosa-cruzes..e tambem dos padeiros, dos atendentes de telemarketing,e de quem mais tu quizer que seja a culpa. quando a paranóia chega a um limite deixa de ser engraçada e se torna motivo de pena…

  7. LUIZ FERNANDO disse:

    É CLARO QUE ESSA EXPLICACAO DE FENOMENO ATMOSFERICO PODE SER REPRODUZIDA EM LABORATORIO EM ESCALA REDUZIDA !!!! É SEMPRE ESSA EXPLICACAO O DIFICIL É RECRIAR O “FENOMEMO RARO” DA MANEIRA QUE O OBSERVADOR VIU!! NAO SEI O QUE É PIOR EXPLICACOES SEM DEMONSTRACAO DE CETICOS OU RELATOS EXAGERADOS DO UFOLOGOS…

  8. Luiz Carlos de Almeida disse:

    Os fenomenos de OVNIS, muitos enigmas,religiões, nada tem a ver com Maçonaria e´ignorancia misturar os fatos. SE formos estudar a pré historia onde existem letreiros (principalmente Brasil), arte rupreste verificamos que existem muitos vetigios de possiveis astronautas, e ovnis. A famosa pedra da Gave onde existe um letreiro na sua parte voltada para o mar essas inscrições possivelmente FENICIAs da epoca de 330anos a.c. Quem as colocou e como fizeram? É dificil uma prova concreta de OVNIS ,no meu conceito eles existem. Nada tem a ver com Maçonaria.

  9. Relatório sobre os OVNIs de Guernsey

    OVNIs usado na guerra como UFO, na guerra da KÓREA os homensinhos cizento, na guerra do Vietinã “Terra Sião” usaram o nome de homensinhos verdes, antes na guerra fria homensinhos vermelhos, códigos de guerras dos U.S.A e Europa, no Brasil foi chamado de aliênigina, os exploradores capitalistas com suas multinacionais, o Brasil está sendo envadido, 1964 à 1989. Usado pelos ditadores. SE! vier, ELES APARECERAM PARA TODOS, tendo eles poder em ciência maior pode estudar nós na terra, sem vim na terra, em seu planeta. Pode destruir a terra com armas deles, sem vim para terra. Teria de existir um pensamento. Não existe o que você ver em filmes ou em livros. A realidade é dor. Poís uma simples gripa mata um homem forte e esportista sem tomar os seus devidos medicamentos. Virus ou maquinas voadoras, ou seres de outro sol e outra terra, vier. É o fim de tudo que você acredita, na religião, filosofia e na ciência para buscar explicação, poís ficará sem acesso a ela. Ex. Quando os Romanos envadiu um certo povo na europa, eles chegaram como soldados de deus “Cesar”, e aquele povo foi exterminado por não adorar Cesar como um deus, toda vila. Um povo não é Hebreu “Israel Arabe”; Um outro povo foi exterminado quase, foram os índios da américa Sul, Norte, Centro américa. Um povo vindo do espaço e outra terra e sol, ele nos dominará facil, e matará mais de 4 bilhões. Ex: Teoria de Luceffer, matar a metade e escravisa o restante. Não existirá rebeldes para nos enfrentar. Não se engane! Temos na Bíblia o dilúvio, quando os filhos dos homens guerrearam contra os filhos do Deus, Deus exterminou todos na terra, e só deixou um e sua família Noé. A explicação está melhor lendo a Bíblia, “corrupção do genero Humano”.
    Agora eu digo que poder tem um homem contra uma espécie que pode até trazer um dilúviu ou fogo. Exemplo. Deveria ver com os olhos e com três testemunha e 4 testemunha com camaras diferente, na presença da espécie com sua máquina voadora espacial. Eles sempre tem uma só camara de vídeo ou fotográfica. E eles nos ver com maquinas muito superiores donde pode até nos ouvir. É esses! Tipos de aliêns que eu penso. Não esses que apresenta com olhos grandes e bocas pequenas e menor do que um anão. Penso e digo que é muito mais do uma simples representação ilusória feita por um suposto abdusido nos Estados Unidos. Um outro exemplo: ¨6Blilões na terra, 3% porcento vive no mato e no deserto em todas as raças. Por que eles iriam em uma cidade ou vilarejo, para abuduzir um ser humano. Eles pegam em um lugar isolado no meu do mato e no deserto mutado no camêlo ou dromedálio. Num barco sozinho no oceâno. Exemplo possível estar acontecendo, de eles ser carnívaro e nos entender como espécie inferior e débio, e está aí, em lugares isolados pelo mundo, alimentando da carne humana, ou usando por experiência genetica para mutação.
    O que você entende por superioridade, vendo os nazis, veja melhor nos telescópios apontados em planetas com oxigênio, agua, floresta e desertos ou galáxias. E pensa! Tudo que é diferente do ser humano, JUSTIÇA,LEODADE E FRATERNIDADE. Ijustiça, desiguadade e padecidas, isso é ser humano.
    Tudo que é diferente na terra é para eles até o amor.
    Então pense o que é eles.
    fim!

  10. renato disse:

    será que tem algum pc perdido em um hospicio?

  11. Patola disse:

    Marcel, “A Caverna de Platão” é conhecida em geral pelos céticos, obrigado. Deixe-me adicionar um elemento: o místico/religioso é o sujeito que está na caverna e duvida das sombras, que diz que a realidade são na verdade as figuras coloridas que ele viu quando ingeriu seu LSD de todo dia.

  12. marcel disse:

    Patola ,eu afirmei que os idiotas que apenas ficam na cômoda posição de duvidar de tudo desconheciam alguma coisa ?

    Os céticos são aqueles tolos que vivem na caverna e dizem que a realidade são as sombras que podem ver.

    E reescreva seu post anterior pois está sem o menor sentido.

    ri ri ri

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *