MENU

Nuvens Pileus

Alienígena filmado no quarto?

21 de agosto de 2008 Comments (14) Views: 2287 Ceticismo, Ciência, Fortianismo, Ufologia

Vamos capturar OVNIs? E muito mais?

O vídeo acima foi capturado ao longo de uma tarde, da janela de minha casa. Não mostra exatamente OVNIs, uma simples olhada deve revelar o que são. Nada surpreendente. Contudo, mais importante que o vídeo em si é como ele foi capturado.

Eu não fiquei toda a tarde observando atentamente o que a câmera filmava. Não, simplesmente fixei minha webcam comum na janela e deixei o computador ligado com um programa dedicado especialmente à captura de OVNIs: o UFOCaptureV2. Ao final da noite conferi confortavelmente os inúmeros clipes que o programa havia gravado e selecionei estes, que sugerem que durante uma tarde nublada ao menos um ou mais pássaros voam a cada hora a alguns metros de distância de minha janela. Nada de discos voadores, mas então, foi apenas uma tarde de sábado e eu não toquei a música de Contatos Imediatos para chamá-los.

O “UFOCapture” analisa atento as mudanças na imagem de vídeo, e quando detecta alterações acima do normal, grava toda a cena, arquivando-a como um clipe devidamente registrado com todos os dados relevantes. E logo volta à prontidão para mais.

Ele cria mesmo uma máscara indicando as mudanças entre cada quadro, que pode resultar em uma imagem interessante como esta:

ufocapturebird13jk

Esse definitivamente não era um OVNI. A olho nu poderia não haver muita dúvida, mas é um recurso valioso. E não é o único. O programa é mais especificamente dedicado à captura de uma espécie de OVNI que a ciência já compreende melhor há alguns séculos. As pedras que caem vindas do espaço, também conhecidas como meteoros.

O vídeo acima é uma compilação dos inúmeros clipes de meteoros capturados por uma estação de observação na província de Kanagawa, Japão, através do uso do mesmo programa. Complementado pelos UFOAnalyzerV2 e UFOOrbitV2, é possível mesmo traçar a trajetória do meteoro e sua órbita antes que queimasse em nossa atmosfera, com uma computação de posição baseada em cartas celestes.

Você pode assim descobrir como aquela “estrela cadente” que viu estava há algum tempo além da órbita de Marte e enxergar como nós realmente não estamos tão isolados em nossa nave-mãe Terra.

 

REGISTRANDO O DESCONHECIDO

Mas não é apenas de pássaros ou meteoros que o UFOcapture vive. De forma impressionante, através do programa também já foram registrados fenômenos raros e até alguns anos atrás desconhecidos! São os fenômenos luminosos trasientes, como Sprites, Elves e Jets, que ocorrem acima de tempestades e só foram confirmados pela ciência em plena década de 1990, isso mesmo, em fins do século 20, através de tecnologias caríssimas como aviões de pesquisa da NASA ou câmeras do ônibus espacial!

sprite321hjk

E agora, com uma câmera sensível, um computador comum e alguma dose de paciência – os fenômenos são de fato raros – é possível confirmar a existência de tais fenômenos, talvez do conforto de sua casa, a partir de sua própria janela. Algo tão esplendidamente conveniente que pode despertar dúvidas, em tempos em que grandes descobertas parecem sempre envolver bilhões em investimento…

Mas um sistema semelhante capturou o primeiro Jet gigante sobre a américa continental. A descoberta foi gravada por um amador entusiasta que não chegou mesmo a perceber a importância do que havia capturado, até que um pesquisador viu a imagem e chamou sua atenção. Ela acabou publicada em conjunto no Journal of Geophysical Research no ano passado [PDF aqui]. Cientistas amadores ainda têm vez.

 

FINALMENTE: CAPTURANDO OVNIs

A relevância de um sistema simples e acessível como o propiciado pelo UFOCapture aos entusiastas de astronomia e, em particular, da ufologia, é imensa. Depois de comentar o tema em inglês, discuti-lo com colegas e receber atenção de veículos como o BoingBoing, tomei conhecimento de que tal tipo de sistema, de fato exatamente o mesmo programa, já é utilizado à caça de OVNIs.

Na Europa há pelo menos duas iniciativas relacionadas. A Operation SURICATE na França e o Projeto Hessdalen na Itália. Nenhuma nave-mãe foi flagrada, mas inúmeros fenômenos raros e belos foram bem registrados.

E então, se empolgou com a idéia de capturar OVNIs com seu computador? Pois manifeste-se nos comentários, se houver um bom número de pessoas interessadas em levar à frente uma ou mais estações de observação no Brasil, posso criar um website e um fórum de discussão dedicado a tal projeto. Que ainda não tem nome… você pode pensar em um?

Com uma webcam comum, e utilizando o software UFOCapture pelo período de avaliação gratuita – de um mês – já é possível brincar um tanto. Mas para algo mais sério, ainda que não sejam necessários bilhões, será necessário algum investimento.

O próprio programa UFOCapture custa 160 dólares, e uma câmera noturna com a sensibilidade necessária para detecar meteoros e outros objetos tênues a grande distância, por exemplo, custa ao redor de 1.000 dólares. O francês “Odin57” descreve a criação de sua própria estação de observação em ufofu, o que dá uma boa idéia do que a tarefa exige.

 

A UNIÃO FAZ A FORÇA

E tão ou mais importante que uma estação de observação devidamente equipada, é a existência de múltiplas estações independentes cobrindo a mesma área do céu. Com elas, um OVNI poderá ter sua posição triangulada e sua observação corroborada, levando a resultados muito mais concretos e confiáveis. Como, por exemplo, este:

O que a câmera capturou no vídeo acima? Um pequeno ponto brilhante cambaleante, que então se divide ao emitir um ratro mais intenso e retilíneo… seria um meteoro se despedançando? Mas a trajetória irregular não é compatível com tal. Seria um vaga-lume emitindo um raio laser? Ou um disco voador?

A explicação pode ser surpreendente. O vídeo não mostra um fenômeno. Mostra dois. O ponto cambaleante de início é um inseto que passeava próximo à câmera, e por uma incrível coincidência, exatamente no momento e posição exatos surgiu um meteoro no céu, que aparenta “sair” do inseto. A máscara de cintilação abaixo evidencia a extraordinária coincidência:

snap_161ufocapture23hjk

Uma coincidência tão extraordinária que pode parecer inacreditável… mas no Japão já há uma rede de estações de observação automática cobrindo a mesma área. E o meteoro em questão foi filmado ao mesmo tempo por três estações independentes a grande distância entre si. Nenhuma das outras mostrou nada cambaleante, o inseto foi exclusividade de apenas uma das câmeras.

Com os outros vídeos, foi ainda possível triangular a posição, trajetória e órbita exatas do meteoro.

meteorinsectcalculate231hgj

O caso é um exemplo fabuloso, e como comentou o pesquisador espanhol Manuel Borraz, prova que “quando algo é estranho, muito estranho, nós podemos recorrer sem muito medo às explicações improváveis”. A priori, a idéia de que um inseto e um meteoro teriam tal conjunção seria descartada por sua improbabilidade, mas então, é esperado que eventos improváveis ocorram, ainda que muito raramente.

Ele também demonstra como estações múltiplas de observação espalhadas por uma vasta área são inestimáveis no estudo de fenômenos no céu. Mais pode valer uma rede de observadores amadores do que uma única estação de observação extremamente sofisticada.

O avanço da tecnologia, barateando a capacidade de captura e processamento de imagens já está ultrapassando um limiar que torna acessível ao entusiasta ferramentas razoavelmente poderosas de observação.

Vamos torná-las realidade? Se não descobrirmos discos voadores, no mínimo descobriremos os fenômenos naturais raros que ocorrem bem acima de nossas cabeças. Manifeste seu interesse e disposição para participar e colaborar com tal projeto nos comentários.

Eu não irei passar o chapeuzinho solicitando doações em dinheiro, mas precisamos sim saber se haverá, por exemplo, múltiplas estações na Grande São Paulo ou se já não há astrônomos amadores ou profissionais com o equipamento necessário ou mesmo com sistemas semelhantes ou idênticos já em atividade por aqui. A beleza deste projeto é sua descentralização e sua relativa acessibilidade ao entusiasta sério.

[Agradecimentos ufofu e Note Zetetiche]

Tags: , , ,

14 Responses to Vamos capturar OVNIs? E muito mais?

  1. Marcelo disse:

    Hallo, Kentaro!

    O único problema seria adquirir a câmera de US$ 1000.00. :(

    Moro a menos de dois graus da linha do equador. Acho que seria um ponto de observação interessante.

    []’s

    Marcelo

  2. Philipe disse:

    Mori, tô nessa!
    Usei o Mundo GUmp para propagar a conclamação. Vamos juntar uns interessados e fazer esse treco ir pra frente.
    O chato é que eu tenho pouca área de céu aqui. A máquina tem que ficar ligada direto?
    Vou botar pilha em amigos meus que tem servidores, assim essa coisas ficam ligadas dia e noite.

  3. renato disse:

    fiz umas experiencias com a versão free do programa, minha webcam é um lixo (go tec) por isso qualquer coisa que apareçer teria que ter uma magnitude grande, tirei o filtro de infravermelho da lente da camera e ela ficou mais sensivel um pouco. mesmo assim só deu pra gravar jupiter.

  4. Zeca disse:

    Agora os maçons vão se esbaldar com ovnis e convencer até os “céticos” cabeça-de-vento de que essa fraude é real.

    Só queria saber porque meu comentário está sendo censurado ? Medo da verdade?

  5. Estamos com as mesmas intenção entre em contato comigo, para eu lhe passar certos documentos , obrigado
    Fico no aguardo

  6. Mário César disse:

    É uma idéia FANTÁSTICA! E eu conheço um lugar fantástico para isso: o sítio de meus pais (que fica em Munhoz/MG), onde já apareceram coisas “diferentes” em duas fotos que tirei lá.

    Tenho até um computador sobrando, um notebook, o qual preciso concertar.

    O problema é a grana mesmo (o valor de tal câmera é bem salgado)… Mas quem sabe, estou querendo procurar um estágio (afinal preciso das horas pra faculdade), porém ando tendo uns probleminhas de saúde… Mas quem sabe… Vamos ver. ;^)

  7. […] do Brasil, e note que ela foi registrada a partir do chão. Como notamos em uma nota anterior, onde propusemos capturar OVNIs, não só é possível registrar esses novos fenômenos em terra, como hoje pode-se fazê-lo […]

  8. Nosliniram disse:

    Sempre procurei por isso. agora só falta ter um preço a minha altura. Eu to nessa!!!!

  9. Hilton disse:

    :] Também to nessa

  10. Helio disse:

    Procurando informações sobre o programa UFOCapture, me deparei com o seu texto de Agosto/08 (quase 1 ano atrás). Tenho muito interesse no assunto e, caso tenha informações mais detalhadas sobre o programa e a câmera, estaria disposto a adquirí-los e ajudar a montar uma rede de informações, desde que seja de forma organizada e científica.

  11. Venâncio disse:

    O amigo zeca está delirando?? Nòs Maçons não queremos convencer ninguem desse assunto, prezamos a liberdade para quem quer ou não acreditar nas verdades existentes.
    Não é o fato de crer que tornará algo real ou não. As verdades existem por si só!

  12. rakel disse:

    to juntooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    eu tenho bastante céu moro de frente pra praia e ja filmei um objeto nao indentificado aqui super estranho moro perto do aeroporto e sei que nao era avião tenho uma area enormee de céu aqui dar pra imaginar neh na praia mesmo! queria esse programa aii

  13. leonardo disse:

    Olá amigos eu dei uma olhada e achei esse site para baixar o UFOcaptureV2 tb tem o UFOOrbitV2
    deem uma olhada

    http://sonotaco.com/soft/e_index.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *