Fabulosa formação de “OVNIs” sobre o Chile

O vídeo é muito interessante, e fiquei honestamente surpreso ao assisti-lo. Pensei de início que fosse uma estrutura elaborada sustentada por um balão de ar quente, talvez lembrando do caso de São José dos Campos em abril deste ano. Mas alguns minutos vídeo adentro, e as luzes se separam e fazem manobras fabulosas. E não há qualquer indicação de fraude.

Espere um pouco, o cinegrafista informa que as luzes vêm sendo vistas diariamente, há vários dias. Sobre Santiago, capital, região com mais de seis milhões de habitantes. Será possível?

Não apenas isto. Acabei me lembrando de que vídeos similares já haviam sido divulgados em anos anteriores. Como este, de dezembro de 2004:

Ou este, de dezembro de 2003:

Espere mais um pouco. Por que sempre dezembro? A solução a estes vídeos na continuação.

Bem, em dezembro de 2002, o fenômeno também iluminou os céus do Chile, e então, a Força Aérea do Chile (FACH) explicou que as luzes eram suas:

“Santiago, 13 de dezembro [2002] ““ Uma formação de seis Objetos Voadores Não-Identificados (OVNIs) foi gravada à noite por uma família da comunidade de San Joaquín. Várias testemunhas de diversas comunidades da capital confirmaram o avistamento, no entanto, a FACH informou que se tratou de uma formação de instrução da Escola de Aviação Capitão Manuel Avalos“.
[fonte: Terra.cl Avistamiento de OVNIS sobre Santiago“]

Sabendo disso, foi fácil descobrir a explicação para o vídeo recente que inicia esta nota.

“Santiago, 10 de dezembro [2008] ““ A estranha “formação de luzes” que pôde ser observada há um par de dias nos céus de Santigado se tratava de 14 aviões Pillán da Escola de Aviação da FACH que praticavam a cerimônia de graduação de oficiais, a qual foi assistida à noite pela presidente Michelle Bachelet“.
[fonte: Terra.cl Fach aclara origen de extraña formación de luces“]

Marcos González, da Agrupación Canopus, Chile, também nos confirmou gentilmente que, “claro, o sobrevôo noturno dos aviões da Força Aérea trata-se de um fenômeno que se repete todos os anos por esta época e que em várias ocasiões foi registrado pelos sempre desprevenidos espectadores”.

A estas alturas eu já havia substituído minha surpresa inicial com o vídeo pelo entendimento de que eram aviões em formação. Mas, além da explicação oficial, da confirmação do pesquisador local e de toda a aparência, você pode simplesmente assistir a isto:

São exatamente os mesmos aviões de treinamento T-35 Pillán, com a exata formação sobre a mesma área de demonstração.

Apenas um pouco mais de perto, e sem a trilha sonora de Arquivo-X.

[Com agradecimentos ao Grupo de Estudos dos OVNIs no Orkut e Marcos González]

25 comentários sobre “Fabulosa formação de “OVNIs” sobre o Chile

  1. Perfeito. :)

    Mas prepare-se: garanto que lá vem pedra…

    Infelizmente tem muitos que preferem acreditar em qualquer coisa a procurar a verdade… :/

  2. Muito bom Mori, já fiquei com a pulga atrás da orelha quando vc disse que havia ficado surpreso.
    Mas gostaria de saber sua opinião sobre aquele caso de objetos voadores que a alguns anos forma visto no méxico, pareciam esferas e eram centenas delas, tem alguma explicação plausível para isso? Por que me parece que aqueles objetos foram até mesmo perseguidos pelo exercito, eu acho.

  3. Excelente.

    Na verdade são OVNI’s, para as pessoas que não sabem que são aviões.
    Agora devemos considerar o seguinte: Será que estas pessoas que filmaram, sabiam ou souberam depois que se tratava de aviões em formação?
    A trilha sonora do Arquivo X, o título UFO/OVNI do vídeo e sua descrição. Se sabiam estão agindo de má fé.
    Mentindo e iludindo pessoas de outros países que não tem acesso à notícia do aniversário da esquadrilha de aviação da cidade.

    Muita gente vai acreditar que este padrão/formação triangular demanda inteligência (não é um fenomeno natural), e vão achar que UFO = Disco Voador Alien.
    Vão associar e acreditar.

    Lamentável.

    Obrigado Mori, pelo imenso favor de desmascarar essas “confusões”! :)

  4. Não acho q sejam aviões, porque se vc repara no video eles ficam parados no ar durante um bom tempo e em formações diferentes das q os aviões normalmente fazem.

  5. Isso pode ser explicado pela possibilidade das aeronaves[aviões e não OVNIs] estarem voando justamente na direção do cinegrafista: voando a uma boa distância e durante um bom tempo, em linha reta, na direção deste cinegrafista. Isso dá a impressão de que o(s) objeto(s)está(ão) parado(s) no ar… É só ir num aeroporto e fica vendo a aproximação dos aviões no final da pista…, você terá a mesma impressão de que o avião está parado no ar( sobretudo à noite…).

    Mas acho estranho e perigoso o fato das manobras serem realizadas tão perto dos morros daquela região. Mas eu acho que sejam mesmo aviões principalmente pelo fato disso se repetir todo ano no mês de Dezembro e coincidindo com a cerimônia de conclusão de formação dos pilotos…

    Valeu pessoal!!!

    anjoveloz8

  6. Mori,

    Como sempre, você é preciso e contundente em suas pesquisas. Mais do que esclarecido. No entanto, concordo com o Mário Cezar, sempre vem pedrada partindo daqueles que vêem, mas não enxergam. Mas você já está acostumado. Outras coisa, será que você estragou o próximo número da revista UFO? rsrsrsrs

    Parabéns!

    Rafael

  7. Pra mim é muito estranho, mesmo sabendo da possibilidade de serem aviões, como disse o André e mesmo com a explicação do Wanderley Francisco fica uma duvida. No segundo video, mesmo a pessoa que filma estando longe do que esta filmando, os aviões ficam muito tempo parados num mesmo lugar. Já vi a esquadrilha da fumaça fazendo um showzinho aki no minha cidade e mesmo sendo aviões de pouca velocidade eles percorriam distancias maiores em poucos segundos. A formação dos aviões no primeiro video bate com a do ultimo, pelo menos no inicio do primeiro. Não sou cetico ao extremo e tmb não sou um aficcionado por avnis, mas é muito facil afirmar ou negar uma coisa, e é isso o que temos feito nesse momento de incertezas em que somos abrigados a crescer. Não seria o ultimo filme uma cortina para tampar uma realidade? Não que seria intencional da parte do Mori, mas pq é muito mais facil se apegar a uma verdade em que acreditamos do que numa que não acreditamos.
    Desculpa se fui de encontro às conviccões de alguem que acompanha o site.
    Abraço a todos.

  8. .4gô, realmente é muito fácil afirmar ou negar. Por isso que a Força Aérea do Chile (FACH) foi consultada e se pronunciou confirmando que as luzes eram seus próprios aviões voando em formação comemorando a cerimônia de graduação de oficiais da Escola de Aviação Capitão Manuel Avalos.
    É fácil também não ler e fechar os olhos quando a verdade não nos agrada.

  9. Realmente é muito facil se apegar a uma verdade dita por uma pessoa de um alto posto, elas tem credibilidade para tal ato, mas o que não me sai da mente é a intenção para com o fato. Eles querem esconder ou esclarecer?

  10. intao prova que isso sao avioes!
    ATE PARECE QUE ALGUM GOVERNO IRA DIZER QUE ERAM OVNIS, LOGICO QUE ELES VAO INVENTAR MIL DESCULPAS DIZENDO QUE SAO AVIOES E BLAH BLAH BLAH

  11. Pera aí:

    Avião não tem motor? O motor do avião não é ouvido à grandes distâncias, principalmente durante as noites quando ar é mais fino?

    Será que o povo chileno não descobriu que se tratavam de aviões e foi preciso o governo contar pra eles?

    Eu hein? Vá entender!

  12. Ahahahaha, céticos, acreditam em tudo o que o governo fala. Vocês são manipulados isso sim, ah passou no jornal, o governo confirmou, blah blah blah…

    “Pensei de início que fosse uma estrutura elaborada sustentada por um balão de ar quente”

    A princípio vc pensou que eram balões, mas depois de uma análise científica (a informação do governo) você convenceu-se de que eram aviões, ficou tudo claro, ah que grande cientista e cético! Você tinha uma idéia pré-concebida, já partiu da tese de que eram balões, na verdade vocês são uns mentes fechadas, ovelhas de rebanho que usam a ciência como escudo para sua ignorância.

    Vá procurar coisas realmente difíceis de explicar e não suas análises escolhidas a dedo seu fanático religioso porque a religião de pessoas ignorantes pode sim ser a pseudo-ciência, o auto-engano, a explanação falaciosa e induzida como tenho visto aos montes nesse site que cada vez está se revelando um insulto à inteligência de pessoas que tem critérios para as coisas. E claro, vários seguidores cegos que formam um clubinho mequetrefe de sujeitos de mente fechada e ásperos a críticas.

  13. Mori,gostaria da sua opniao referente a um caso antigo,com a participaçao do governo,chamado “operaçao prato” onde uma cidadezinha avistou,durante varios meses,o aparecimento de varias luzes estranhas e objetos de grande dimençao,tanto no ceu quanto nos rios durante o dia e a noite.Os hospitais dessa regiao estavam lotados de pessoas que tinham sido atacadas por feixes de luz que sugava o sangue e deixava uma discreta marca de queimadura no local,
    de antemao ja agradeço.

  14. A primeira coisa é que no primeiro video o que aparece jamais poderia ser aviões, dizer isto é ridículo. Segundo, comparar o primeiro video com o ultimo é confundir Jesus com Genésio, pois são completamente diferentes. Terceiro, o primeiro video se trata realmente de sondas alienígenas que estão sobrevoando a capital do Chile, aliás isto já vem acontecendo em várias partes do mundo, só cego que não vê. Quarto, as luzes que aparecem são identicas às filmadas em Riolandia – SP, lá as sondas estavam analizando a cana-de-açúcar, pois com o lance do bio-combustível, o interior de SP forrou de cana e isto chamou muito a atenção dos alienigenas, eles querem saber pra que é toda esta cana plantada. Quinto, não é difícil saber porque os ETs nos descobriram primeiro, porque simplesmente 90% da raça humana é atrasada e acredita que a Terra é plana e que em baixo é a terra e em cima é o céu.

  15. Douglas

    Realmente os vídeos são impressionantes!!! Mas pensa só… se fossem naves alienígenas(ou sondas…) seriam muitas ao mesmo tempo no céu…, logo todo mundo ia ter certeza disso(teriam certeza que eram naves extraterrestres). E certamente, com tantos OVNIs sobre a cidade teria pelo menos uma esquadrilha de caças tentando abatê-los… Ninguém fala sobre perseguições de caças e naves alienígenas nos vídeos…

    Eu acredito na possibilidade de existir vida extraterrestre(mesmo em seres humanóides…), mas acho que estas imagens são de aviões mesmo.É o mais provável neste caso.

    Valeu!!!

    anjoveloz8

  16. Wanderley Francisco

    Vamos lembrar do ocorrido sobre a cidade do Mexico “http://br.youtube.com/watch?v=t2bkeq8Le54” onde dezenas de sondas alienigenas sobrevoaram a cidade com milhares de testemunhas. Outro exemplo foi uma revoada de sondas sobre a capital do Peru, Lima, até hoje não souberam explicar o que foi aquilo (digite no youtube: “Frota de OVNIS sobre Lima – Peru”) e veja vc mesmo. A respeito de Riolandia vá no youtube e digite: “Desenho em canavial atrai curiosos e ufólogos ao interior” e tire suas próprias conclusões. Com relação a força aérea de um país não verificar o que são estes objetos, vá no youtube e digite: “A noite oficial dos OVNIS no Brasil” e veja com seus próprios olhos. Voltando a Riolandia, algumas semanas apos o primeiro avistamento o propritario do local adquiriu uma filmadora e filmou de sua janela, vá no youtube e digite: “Riolandia – OVNI filmado sobre o canavial” e veja vc mesmo. O grande erro do ser humano é acreditar que a NASA vigia 24hs por dia nosso planeta e que ela sabe tudo que tá acontecendo em todos os lugares ao mesmo tempo. Vc se lembra do World Trade Center, cadê a tal segurança e o controle do espaço aéreo na maior potencia mundial???????????

  17. Outra coisa, Wanderley, assista todos os videos com calma várias vezes, não precisa ter pressa em me responder, pois sei que vc é uma pessoa inteligente que sabe discernir as coisas.

  18. Douglas, tudo bom!?

    Eu já tinha visto alguns desses vídeos que você me indicou. São impressionantes, principalmente os do caso de Riolandia. Realmente aquela cana amassada daquele jeito impressiona, e os relatos dos moradores então… é assustador. Sobre o caso Riolandia eu realmente não sei no que acreditar ainda…, é muito estranho.

    Mas no caso dos ÓVNIs sobrevoando o Chile, como eu disse acima…, eu acho que sejam mesmo aviões, principalmente pelo fato disso se repetir todo ano no mês de Dezembro e coincidindo com a cerimônia de conclusão de formação dos pilotos”¦ Nesse caso há uma explicação plausível e mais provável. Mas isso é só meu posicionamento sobre o caso.

    Mas outras pessoas, assim como você, podem ter conclusões diferentes da minha, talvez vocês tenham motivos pra isso(provas,relatos de pessoas confiaveis, experiências anteriores com ovnis… etc).

    Valeu pessoal!!!

    anjoveloz8

  19. Gente, só para esclarecer: nós (eu, Mori, Marcelo Ayatola, Milton Aloísio, etc) discutimos esse caso exaustivamente na comunidade “Ufologia :: GEOcomunidade” no Orkut e chegamos todos à mesma conclusão: são realmente aviões.

    Quem quiser ler toda a discussão que ocorreu por lá, o link do tópico é este:
    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=8252172&tid=5278233881782205641

    Portanto TUDO foi levado em consideração, tendo-se o maior cuidado com o caso. E o resultado é esse: infelizmente (ou felizmente – depende de quem lê) são apenas aviões.

  20. É muitíssimo esclarecedor o exemplo divulgado aqui quando aviões são confundidos com UFOs. Quantas e quantas vezes ainda serão divulgados filmes e fotos diversas em revistas e na internet como sendo UFOs e depois de algum tempo a decepção de que na realidade nada de estranho existia nos mesmos. A falta de uma investigação meticulosa ou mesmo a falta de investigação responde por vexames como esse indignos de uma disciplina que sempre busca criteriosidade e cuidado através de investigadores sérios. Mas nem sempre a revelação da verdadeira origem dessas imagens gera decepção no sentido mais extremo da palavra, afinal de contas, o que desejamos no fundo é que essa realidade seja de uma vez por todas desvelada seja para nos mostrar aviões, satélites ou quem sabe um verdadeiro UFO.

  21. Esse pessoal não pensa!!!
    Então vc vê uma frota de OVNIS e nenhum avião é avisado pra desviar a rota pra evitar colisões. Pior, não existe nenhum relato de passageiros ou pilotos sobre esse episódio! Vc tb não vê nenhum caça da força aérea seguindo eles.

    E ainda tem gente que acredita nisso :O(

  22. GOSTARIA DE CHAMAR ATENÇÃO A DOIS DETALHES:1- NO SEGUNDO VIDEO AINDA ERA CLARO E SERIA POSSIVEL VER ALGUMA SILHUETA DE AVIÃO (NA MINHA CIDADE CONSIGO VER Á NOITE AVIÕES EM ALTURA EQUIVALENTE AO OBJETO DO VIDEO E VER MESMO QUE COM CERTA DIFICULDADE OS CONTORNOS DELES, ALEM É CLARO QUE O BARULHO DOS SEUS MOTORES ATÉ ESTÁTUA ESCUTA!),2- O BARULHO DOS MOTORES SERIA PERCEPTIVEL CLARAMENTE E OS AUTORES DAS FILMAGENS TAMBÉM O TERIAM OUVIDO, LOGO TERIAM CERTEZA DE SER AVIÃO OU NÃO,3- A COR DAS LUZES NÃO PARECEM NADA COM AVIÕES POIS MUDAM DE TONALIDADE, E PODE-SE NOTAR QUE O CORPO DO AVIÃO É MUITO MAIOR QUE A LUZ DAS SUAS PROPULSÕES! MORI, AINDA ACHO QUE VOCE ESTÁ DO LADO DOS MIB!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *