Trocando a lâmpada de um “OVNI”

OVNInaUFSC

“Dá uma olhada nessa foto que recebi de um Juarez lá da FESPORTE, na UFSC, eles falam se tratar de um OVNI“.

Foi a mensagem enviada a Eustáquio Patounas, que a repassou a sua lista de discussão sobre o tema, a Ufolista. A solução a mais este caso na continuação.

O próprio Patounas logo advertiu que a imagem devia ser de um poste de iluminação pública, e pouco depois o colega Paulo César Onofre, da SOCEX, visitou a Universidade Federal de Santa Catarina em busca do “OVNI”.

E o encontrou:

posteufsc

Mesmo antes da identificação por Onofre do exato poste exibido na imagem, várias pessoas já haviam notado mesmo que o “OVNI” exibia uma lâmpada queimada. Como Patounas ressaltou, “ufologia é isso: ir atrás, pesquisar e publicar com provas”.

Um caso trivial mas curioso, o OVNI com a lâmpada queimada da UFSC lembra um clássico da ufologia na Internet.

wtflampufo

Em 2007 uma participante do sítio “FARK” indicou a imagem acima perguntando “o que diabos é isso de que tirei uma foto? Pensei que fosse um planeta, mas parece muito esquisito”. A primeira resposta que ela recebeu foi”¦ “um poste de luz?”.

light2cq8 Seguiu-se então uma saga que chegou a mais de 1.400 comentários, com muitas montagens e brincadeiras enquanto a autora das imagens insistia sinceramente que o que havia fotografado não era uma lâmpada, alegando principalmente que a câmera apontava acima do horizonte, em pleno céu.

Dois dias depois, contudo, a autora capturou mais imagens, refletiu sobre a questão e os milhares de comentários insistindo que era um poste, e surpresa: “ERA mesmo um poste de luz. Incrível que NENHUM de vocês havia percebido. Eu sou uma idiota“.

A autora brincava e reconhecia seu engano, e com isso recebeu mais 400 comentários em uma “discussão épica”. Que ela tenha reconhecido seu engano mostra, como a Skepchick Rebecca Watson comentou, que “ainda há esperança no mundo“.

ufo2lamp

5 comentários sobre “Trocando a lâmpada de um “OVNI”

  1. É um F.P.N.I. Foto de Poste Não Identificado.

    Peritos estão se organizando por comunidades no Orkut e pretendem transformar as pesquisas nesta área em uma ciência humana exata.

    Em contrapartida, crentes continuam acreditando que seja um poste criado por extraterrestres.
    Uns acreditam que os ETs estão fazendo experiências com humanos através dos postes que abduzem.
    E outros acreditam que esses ETs estão aqui para nos ajudar a preservar o planeta e os postes são projeções astrais para nos guiar.

    Eu como sou cético, apenas nego que isto seja um poste. Pode ser qualquer outra coisa, um balão, uma nuvem, Venus. Tudo menos um poste.

  2. MARCOS CLARO …MUITO BOM SEU COMENTARIO….DEVO ACRESCENTAR OS ETS ESTÃO INFILTRADOS NAS COMPANHIAS DE LUZ E ENERGIA E USAM OS POSTES PARA ALGUEM TIRAR FOTO DOS MESMOS ACHANDO QUE SÃO OVNIS…AUEHAUEH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *