Ufologia

Published on julho 20th, 2009 | by Kentaro Mori

13

Gravação de pilotos e torre revela OVNIs em Manaus?

“Nos dias 26 e 27 de junho deste ano, avistamentos de objetos luminosos voadores aconteceram em vários pontos de Manaus e em cidades próximas… Nesta noite, um radio amador afirmou ter captado uma conversa entre a torre e o piloto de um vôo da gol”.
CUB: Gravação mostra diálogo de suposto piloto com a torre de Manaus

A julgar pelas consultas que já recebemos a respeito da gravação, ela pode fazer sucesso, e é assim mais do que necessário esclarece-la ainda que não seja tão extraordinária…

Porque, como qualquer um pode presumir, o áudio poderia ser facilmente forjado. Como provavelmente foi. Já no relato citado pelo CUB encontramos a primeira inconsistência: é evidente que a gravação é uma colagem de áudios de fontes diferentes, com qualidade e artefatos diversos. Não pode ter sido captada por um único “radio amador”, sintomaticamente anônimo.

Um comandante de aviação nos envia mais comentários, confirmando a avaliação de que o áudio mescla trechos verdadeiros da comunicação entre piloto com excertos falsos, repletos de incoerências e erros evidenciando a fraude:

“Vejam o que está correto e o que está errado….
[A] gravação de um vôo Gol, [é] autêntica. Nota-se o ruído de fundo dos motores, e a distorção da voz típica em comunicações VHF;
01:02
Modifica-se a voz do suposto piloto;
Até a instrução para descida na proa 130° a fonia do controle é aceitável, porém a observação [citada no relato] não está em concordância com aproximação na pista 10, o ILS localiza-se nessa pista e é, portanto, a comumente usada
01:20
Completamente sem sentido a instrução de 470010;
02:06
Pilotos mencionam "tráfego a tantas horas", e não "avistamento a tantas horas";
02:30
Pilotos usam "Luzes de pouso", e não luzes de aterrisagem;
03:00
Utilizam "sem vigilância", quando o normal é "sem contato";
03:27
Utilizam "rastreamento", quando comum é "contato radar";
03:34
Os controles não se sobrepõem, como no caso do "Centro Amazônico".
Se houvesse a intervenção do Centro Amazônico seria diretamente com o controle de aproximação de Manaus em outro canal (frequência). O suposto GOL estaria em operação de aproximação para pouso, e uma interferência desse tipo poderia por em risco a segurança do vôo.
04:12
Curva agora para "2708"…Impossível. Os rumos são expressos de o a 360°.
04:47
3704…Impossível esse rumo.

[Além disso] nas novíssimas aeronaves Boeing, como as da GOL, o nível do ruído das turbinas é extremamente baixo, principalmente quando em descidas em motores em "Idle" (equivalente à marcha lenta). O que se escuta parece ser, e provavelmente é, o som de fundo do MS Flight Simulator, onde tais ruídos são aumentados para maior prazer dos usuários.

O suposto "Centro Amazônico" emite uma determinação para ser mantido 3000 pés, e nada além disso. Ora, a TA (transition altitude) em Manaus é de 2000 pés, e 3000 pés deveria ter sido tratado como FL (Nivel) 30, pois ainda não tinha sido inserido o ajuste barométrico nos altímetros de bordo. Nenhum controle emitiria uma determinação baseada apenas em altitude e proa, mas a complementaria com um limitador como "mantenha FL 30 na proa 270° até tantas milhas DME (equipamento eletrônico me mede distâncias em milhas), ou aguarde novas intruções, ou aproe o NDB / VOR e inicie órbita (um padrão circular em torno de um auxílio rádio NDB, ou VOR).

Apesar de não estar errado, o tráfego que passava no FL 110 foi reportado como a 11.000 pés (incomum), e não foi observado nenhuma mensagem do "Centro Amazônico" a ele. Se havia urgência e perigo, ou precauções, TODAS as aeronaves deveriam ter sido cientificadas / controladas para longe do suposto objeto.
O que não aconteceu.

Nada pode defender a autenticidade desse vídeo, a fraseologia não é padrão, as vozes são forçadas, os rumos denotam ignorância no assunto, a fonia a partir de um helicóptero não demonstra a vibração na voz típica devido a rotação das pás

Talvez a divulgação destas informações sirva para conter a popularização do vídeo, ao que tudo indica uma fraude grosseira.

Tags: , , ,


About the Author

+



13 Responses to Gravação de pilotos e torre revela OVNIs em Manaus?

  1. sartori says:

    no caso de um objeto pairando perto a ponto de iluminar a cabine não seria padrão uma manobra evasiva pra evitar uma colisão?
    é um gigantesco fake…

  2. UFalsário says:

    As críticas são ótimas para aprendermos como falsificar corretamente no futuro.
    Sempre lembrando: “objeto voador não identificado” = “disco voador extraterrestre”.

  3. Claudio says:

    É interessante observar que realmente ouve relatos de aparições em Manaus. A gravação em si merece ser estudada com mais profundidade até para se encontrar o suposto ” radioamador ” responsável por ela. No entanto, se for uma fraude, não pode ser veinculada aos avistamentos ocorridos naquela região. Pois muitas pessoas acabariam por unir as duas ocorrências acreditando que realmente tudo é invenção ou truque.

  4. Fabio says:

    É uma fraude grosseira, uma vez que a fraseologia padrão adotada nas comunicações aéreas não é empregada.

  5. Gostaria de saber qual o objetivo de se fazer um video desses, é não ter o que fazer porque isso não se faz com uma horinha de trabalho.

    Com essa quantidade de material falso divulgado é muito dificil dizer o que é real ou não

  6. greicy de figueiredo correa says:

    hoje,dia 06/08/2009 apareceu aqui em Manaus,no Conj.Nova Cidade em uma area descampada chamada de sitio arqueologico,que pertence a uniao,que fica localizado ao lado de varios moradores,hoje juntou-se varios moradores as 20hs para observar o ovni que ficou por cerca de meia hora brilhando no ceu com forma arredondada,com luzes vermelhas ao redor,e dois refletores laterais tao forte quanto a luz do luar,o objeto movia-se de forma impressionante,para frente e para tras,para o lado e para o outro sem parar,e de repente direcionou-se em direçao ao aeroporto eduardo gomes com uma velocidade enexplicavel,isso e real porque estava em uma altura muito baixa,que se fosse aviao teria caido,portanto afirmo com toda certeza de varias testemunhas,que o que aconteceu neste video e real.estamos assustadissimos.

  7. Eder says:

    No video fala sobre presença militar de uma aeronave Juliet Mike… bom, únicas referências que achei sobre uma aeronave com esse nome foi de um avião monomotor num site de jogos e uma foto de um avião pequeno, que certamente não é aronave militar. E menos ainda um helicóptero militar. Estudo sobre militaria a um bom tempo e nunca ouvi falar de um avião com esse nome ou codinome no Brasil.

  8. Carlos Eduardo says:

    Isso não passa de iluzionismo satanico ao invés de ovni ou “ets” Acorda pessoal, a biblia nos relata que estamos nos fins dos tempos. Para os que não entendem o Senhor jesus disse: Eis que venho sem demora, guarda o que tens para que ninguém tome a tua corôa. Através de meus profetas ao qual, muitos o chamarão de loucos eu o anunciarei a minha palavra, e não haverá um que não ouvirá a minha palavra nos quatro cantos dessa terra, então eu o virei buscar o meu povo, Não deixe se enganar, acredite naquele que deu sua vida na cruz por você. Amém!

  9. solano says:

    tambem ja vi um helicoptero dando voltas em torna de uma luz muito forte.
    quando aparecem halicopteros voando a naoite em qualquer rumo o q vcs acham q e?

  10. celia cruz says:

    Olá.
    Goataria de informar que eu acredito que neste universo nos não estamos sozinhos, é eu também ja vi um Ovine é ele veio para cima de nos foi um grande acontecimento que eu e minha familia presenciamos.

  11. Asd says:

    É montagem!

    No início do vídeo diz que foi captada de um rádio de escuta aérea. Porém a gravação está com uma qualidade muito boa e percebe-se claramente que não foi gravado de um rádio, no qual tem uma qualidade baixa.

    Já ouve sim relatos de OVNIS aqui em Manaus, inclusive EU MESMO cheguei a observar um em 2004 depois de uma tempestade, na qual centenas de pessoas também viram. 

    Mas quanto a esse vídeo, é falso! pois tenho alguns amigos controladores que me confirmaram que isso não aconteceu.

  12. Yago says:

    É claro que esses seres existem. Agora, se eles não estão fazendo mal a ninguém, pra que interceptar esses OVNI’s e tentar um abate?
    Só porque o ser humano tem medo do desconhecido?
    Ah vá …
    Coloquem-se no lugar deles.Se um avião militar derrubasse outra aeronave que seus amigos estavam… O que você faria, sendo que você tem mais tecnologia do que eles ( nós) ?

  13. roger da silva says:

    hoje na madrugada do dia 25 para 26 de dezembro de 2012, minha irmã afirma que viu um ser estranho no quintal de casa.ela diz que o ser era magro,com um pescoço grande,de cor meio cinza,e tinha mãos pequenas.e sem querer ela viu pela fenda da porta. ela fala que era umas 02:00 da manhã. um dos meus parentes também disse que viu um objeto redondo,com muitas luzes ao redor,e que tinha uma luz que era mais forte que as outras bem no centro do objeto. isso foi ano passado,atrás do quintal de casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑