MENU

Dispositivo para contato

Brasil entra na busca por seres vivos fora da...

26 de julho de 2006 Comments (8) Views: 1298 Ciência, Ufologia

Rumo ao espaço


Clique na imagem para ampliá-la. Ela retrata um experimento conduzido há quase cem anos por um dos mais famosos inventores, o senhor à direita. Sabe dizer quem é? Confira a resposta em três dias.
Resposta: O senhor à direita é Alexander Graham Bell, experimentando com uma pipa anelar em sua casa em Baddeck, Canadá, 1908. Mais conhecido como inventor do telefone, Bell passou o resto de sua vida pesquisando uma série diversa de temas científicos, e no começo do século XX, voar em uma “máquina mais pesada que o ar” era um ótimo tema. Havia aqueles que proclamavam que seria impossível, já que ao duplicar a força de ascensão de uma máquina seu peso acabaria quadruplicando, como mesmo uma pipa comum poderia demonstrar. Bell mostrou que era possível aumentar o empuxo de uma pipa indefinidamente sem alterar a proporção ao peso, bastava valer-se de forma geométricas diferentes para a tarefa. O inventor acabou optando pelo tetraedro como a forma mais resistente e estável, e combinando uma série de “células”, chegou mesmo a construir um avião valendo-se do princípio, o Cygnet (abaixo o Cygnet II, 1909)

Infelizmente, o Cygnet auto-propelido não voou, mas o problema estava na propulsão, não na pipa. Pouco antes, um certo brasileiro já havia voado com uma espécie de pipa gigante auto-propelida. Das pesquisas de Bell com pipas, a descoberta e preferência pelo tetraedro como forma estrutural prevaleceria como mais valioso achado. Décadas depois, a forma seria redescoberta pelo americano Buckminster Fuller com suas geodésicas. Fuller reconheceu que suas geodésicas eram “exatamente o mesmo” que os tetraedros usados por Bell em suas pipas, e chegou a ser presenteado com dois tetraedros feitos pelas mãos do próprio inventor parecido com Papai Noel. Ao conferir os blocos de anotações de Bell, que foi bem além do telefone e pipas, Fuller comentou que são “quase como os livros de Leonardo [Da Vinci]”.
Bem, este blog aborda o insólito, e a pipa anelar sem dúvida deve ter chamado mais atenção que os tetraedros — apesar de não ser tão eficiente, como vimos. Mas a realidade é assim mesmo: o balão que caiu em Roswell em 1947 levava alvos de radar com a forma de um… tetraedro. Bell estava certo ao optar por tetraedros ao invés de discos voadores.

Tags: , , , , , ,

8 Responses to Rumo ao espaço

  1. Mahatma (Philippe Piet van Putten) disse:

    Olá Mori!
    Essa é uma rara foto da belissima pipa anelar do inventor Alexander Graham Bell (1847-1922). Acredita-se que a foto foi feita em 1908.
    Um grande teteabraço.

  2. Rafael disse:

    o inventor parece o dom pedro I

  3. renato disse:

    não..nessa epoca ele tava construindo o raio da morte..rsrsrsrs

  4. Fred disse:

    Papai Noel! É o Papai Noel!

  5. Fusso Moro disse:

    Na verdade esse sou eu, daqui uns 50 anos… é que eu já sei, pois eu mesmo me contei. Em 2037 eu inventarei a máquina do tempo, e voltarei para vários períodos históricos para alterar a realidae da maneira que eu desejar. Inclusive, essa rosquinha gigante é o suporte do casulo de espaçotempoteletransporte. Só pra constar, nessa foto, todos as pessoas presentes, sou eu… já que eu mesmo vou me recrutar em vários períodos diferentes para me ajudar.

  6. Leandro Goulart Bernardo disse:

    É o Jô Soares?

  7. acho ótimo falar sobre invenção ,por exemplo posso iventar um aparelho e não dar certo mas pelo menos o que começei a fazer pode servi para iniciar outras ideias de outras pessoas sempre achei muito importante.

    meus parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *