MENU

Concreto? Pirâmides do Egito não são de pedra?

Uma década sem Sagan

18 de dezembro de 2006 Comments (32) Views: 2676 Ceticismo, Ufologia

Jayme Roitman sobre Ellam: Igual a emenda que o soneto

Na revista Ufo 126 ( tenho em mãos a mais recente , que é de número 129) foi publicada uma enorme entrevista com o suposto médium Rogério de Almeida Freitas . Previsões ambíguas/imprecisas dessa entrevista foram consideradas bombásticas e nas edições seguintes da revista grande espaço continuou a ser destinado à Rogério . Ao mesmo tempo , o presente texto não foi publicado por ¨falta de espaço¨(sic) em edições posteriores da revista .

Inicialmente não tive muita motivação para tratar do assunto . Rogério de Almeida Freitas afirma ser médium e manter contato com Ets . Não apresenta evidências e o tratamento que Rogério dá ao assunto, na entrevista para a revista é superficial e pueril . Por solicitação escrevi esse texto . Sinto-me, então , na obrigação de divulgar as informações coletadas , a seguir, que considero importantes e algumas inéditas no contexto . É um direito de quem acompanha o assunto ter o maior número de informações disponível sobre ele . Resolvi divulgar o presente texto pela internet e solicito ao leitor que colabore ; divulgando-o .


Em um antigo programa de TV chamado SBT Repórter , certa vez o tema foi 3 doutores Fritz , a apresentação é de Marília Gabriela . Foram exibidos 3 supostos médiuns , todos afirmavam incorporar Dr. Fritz . Francisco Monteiro de Minas Gerais , Murilo Magalhães de Santa Catarina e o carioca Rubens de Faria Jr – o mais famoso deles – que também atendia em São Paulo . Trocaram acusações entre eles e ao final de cada bloco , era anunciado : ¨ainda hoje , uma resposta do mundo espiritual revela quem é o Dr. Fritz verdadeiro¨ .

No último bloco do programa o senhor Rogério de Almeida Freitas é apresentado como reencarnação de Allan Kardec ( Até aonde pude apurar , Rogério não negou isso junto a produção do programa ou ao SBT ) . Surge-me nesse momento um trecho de canção: É gente humilde que vontade de chorar…

Pois bem , ao final do programa Rogério disse : ¨ De fato , o Dr. Fritz que trabalhou com Edson ( Queiróz) estaria também trabalhando com Rubens ( Faria) ¨ . Sim leitor , não há engano , a suposta encarnação de Allan Kardec deu respaldo através da ¨espiritualidade¨ para Rubens de Faria Jr . O mesmo que teve que interromper suas atividades ¨mediúnicas cirúrgicas ¨ após o inicio de sua ruidosa separação conjugal de Rita Costa e inúmeros inquéritos policiais .

Na primeira entrevista publicada na revista Ufo (126) Rogério cita pelo menos por três vezes Sai Baba , em uma delas sugere ser este reencarnação de Krishna . Especialistas indianos em pesquisa de alegações paranormais e prestidigitação afirmam que Sai Baba produz seus efeitos através do uso de fraudes . Recentemente em um documentário da BBC ele é denunciado como pedófilo . Se existissem evidências que confirmassem a afirmação do ¨médium/canalizador¨ , poderíamos perguntar : Como Krishna mudou , não ?

O discurso relativamente messiânico de Rogério, estou o tempo todo chamando-o pelo nome devido ao fato de que na entrevista ele diz que usar o pseudônimo foi ato de covardia , pode ser dividido em duas categorias . Afirma de maneira mais completa aquilo que é inverificável : ¨sou uma espécie de co-autor no que se refere ao processo de aproximação desses seres ¨(surge-me novamente a estrofe : É gente humilde …) , ¨eles me pediram¨ , ¨sob a perspectiva cósmica não existem bonzinhos na terra , etc . A coisa muda de figura com relação a fatos que poderiam ser verificáveis , aí a imprecisão ganha terreno . Como veremos a seguir .

Na Operação Bola de Cristal do programa Fantástico , no dia da gravação no Projac com platéia, o falso vidente/médium Ângelo interpretado pelo ator Osvaldo Mil inicia sua apresentação dizendo : ¨Essas mensagens estão sempre corretas , mas às vezes me é difícil interpretá-las ¨. O falso vidente faz essa afirmação , pois assim pode errar a vontade e sempre terá justificativa para os erros que cometer . É uma desculpa que sempre funciona para os mais crédulos nos poderes do suposto médium/vidente . Posso garantir por mim e pelo mágico Khronnus (Thiago Neves ) – representante da Fundação Educacional James Randi no Brasil – que nada do treinamento de Ângelo/Osvaldo inspirou-se no modus operandi de Rogério – supostamente Kardec . No entanto, vejamos o que diz Rogério na entrevista , estrategicamente (preventivamente?) diz : ¨Admito que possa estar enganado quanto ao entendimento dos detalhes de toda essa história¨ . Interessante , não ?

Aparentemente faz duas previsões na entrevista . Aparentemente…

A primeira referente ao 4 de outubro não serve para nada (não serve para nada na perspectiva do pesquisador , é claro) . Basicamente afirmou que algo poderia acontecer … ou não . Que beleza , não ? Não tem como errar a previsão ! Sabemos que não aconteceu explosão na data . O que Rogério diz sobre isso ? “olha, a explosão não vai ocorrer hoje, apenas não ocorrerá nesses dias, mas INEVITAVELMENTE ocorrerá depois” . Isso significa que se a explosão ocorrer em 2070 , 3090 ou no século XXXX esta incluída nessa nova previsão . Conclusão : pior a emenda que o soneto , ou melhor , IGUAL A EMENDA QUE O SONETO .

Quanto a segunda previsão da chegada de naves acompanhadas de Jesus , outros textos de colegas descrevem sua imprecisão . Talvez pressionado por isso , ele fez previsão de que a ¨nuvem¨de discos voadores aconteceria em novembro , marcou dia e hora . Nada aconteceu ! Então na sua explicação disse que estava dentro do prazo que é abril . Vou prolongá-lo para maio , desde que possa ser falseável .

Proponho ao Rogério um modo simples de tornar falseável sua previsão . O teste é simples e espero que a aceitação seja imediata . Até maio de 2007 se veículos de mídia nacionais como o Fantástico , Folha de SP , revista Veja e Época . Estrangeiros como The New York Times , Pravda e Gramna . exibirem os avistamentos inequívocamente extraterrestres( conforme afirmado na entrevista) como manchete no mesmo dia , ou melhor para te dar mais chance , na mesma semana , sua previsão foi acertada . Caso contrário você errou . Ok ? Havia pensado em colocar como exigência, também, artigos nas revistas científicas Nature e Science, mas é desnecessário .

Rogério de Almeida Freitas , se por algum motivo você não se manifestar sobre essa proposta de teste ou não aceitar teste de falseabilidade , não terei nenhum respeito por você e só o chamarei de Jan Van Ellan e estimularei as pessoas a só o chamarem assim . Lembrando que você disse na entrevista que o seu uso de pseudônimo é covardia .
Vou te dar um prazo para aguardar seu posicionamento sobre a proposta de teste acima . Vou estender o prazo além de 2006 , aguardo sua manifestação até 5 de Janeiro de 2007 . Depois disso , se não houver resposta , sua omissão será considerada inequívocamente como ¨ato Jan Van Ellan ¨ .

Esse texto foi essencialmente escrito em outubro de 2006 (após a publicação da primeira entrevista de Rogério) , pequenas modificações/atualizações foram feitas para sua exibição na internet , em dezembro .

— Jayme Roitman
Psicólogo e Parapsicólogo . Consultor das séries Desafio Paranormal e Operação Bola de Cristal do Programa Fantástico da Rede Globo de Televisão .

Tags: , , , , , , , ,

32 Responses to Jayme Roitman sobre Ellam: Igual a emenda que o soneto

  1. José disse:

    Que texto mais podre esse….

  2. eduardo cesar nogueira disse:

    O que me deixa triste é que as pessoas querem tanto que sejam verdade que mesmo após a confirmação de que houve “erros” alguns ainda o defendem como se fosse um injustiçado, que tudo não passa de calúnia.
    Que pena!

  3. Evandro disse:

    Uma pena a sua manisfestação. Leia a obra de Ellam. Estude-a. Ela dá uma passo adiante na codificação de Kardec. Apenas reflita. Ele nunca se disse dono da verdade. Abra a sua cabeça companheiro.

  4. Jeane Miranda disse:

    Postura conveniente a sua! críticar com ironia e atacar o homem Rogério, para mim se enquadra dentro do que você classificou como “corvadia”. “TESTAR” algúem que não se pronuncia é para você uma resposta as suas pretenças conclusões de que está certo???? Conviniente para você não??? qual autoridade você tem para determinar o que é fraude ou não? Quem te deu autoridade de testar alguem???? quem é você para se dar o direito de sair criticando de forma baixa a postura de algúem? talvez, por ser psicólogo ou talvez consultou da REDE GLOBO DE TEVELISÃO…. ISTO TE DAR O DIREITO DE CRITICAR SEM AO MENOS SER ELEGANTE NAS CRÍTICAS QUE ESTÁ FAZENDO. É certo de que devemos sempre refletir a respeito de tudo que está acontecendo, isto é um fato! agora, fazer do jeito que você tá fazendo, isso não! nem você e nem ningúem tem o direito de usar desta linguagem baixa para classificar a quem quer que seja!!! Faltou respeito com o ser humano – independente de ele está certo ou errado. Faltou elegancia na sua crítica. Talvez, teus títulos de dão o direito de se comportar assim… abraços fraternos para este grande psicológoco, parapsicólogo e consultor da Rede globo de televisão!!!!

  5. Prezado Jayme Roitman,

    Sou uma pessoa simples, de pouco conhecimento e consequentemente de poucas palavras. Considerando a sua manifestação descrita neste fórum. Faço-lhe o seguinte convite:
    Vá a uma palestra do ROGÉRIO, conheça ele pessoalmente, aproxime-se e olhe dentro dos olhos dele. Se você tiver oportunidade, faça o mesmo com o Professor Hermógenes. Pegue uma foto de Sai Baba (tem diversas na internet) e faça o mesmo. Depois nos conte em sua experiência, porque você acha que esses dois primeiros divulgam a vida e a obra de Sai Baba no Brasil.
    Venha falar o idioma do coração, jogue fora seu diploma seus conceitos, seus pré-conceitos, sua mente, mergulhe no abismo do desconhecido ! Liberte-se da “normose” e seja o impossível, um doido varrido saudável !

    Que a Paz do Mestre Jesus permaneça com todos no eterno aqui e agora !

    Marcelo Guido Benatti
    http://www.merkabah.com.br
    [email protected]

  6. Carta de Alamar sobre o programa Fantastico Quadro dos Falsos Videntes

    Referência: Quadro dos Falsos Videntes

    Prezados amigos do Fantástico:

    Antes que o “parapsicólogo” que está assessorando essa produção, no quadro em questão, Jayme Roitman, membro conhecido da Quevedologia, se aproveite da oportunidade que está tendo e tente envolver o Espiritismo no universo desses falsos videntes que vocês, de forma muito oportuna, estão abordando, permitam-me aqui passar-lhes algumas informações com a devida antecedência, para que a produção do maior programa da televisão brasileira não cometa o equívoco, em próximas edições, de fazer o que na linguagem popular poderia ser chamado “misturar alhos com bugalhos”.

    Como informação preliminar, permitam-me informar-lhes que Quevedologia é uma opção de estudos inventados pelo Padre Oscar Quevedo, mas que, por conveniência, apresenta-se no Brasil como sendo a Parapsicologia. Vale lembrar algo que pode ser facilmente verificado por essa produção: A Quevedologia indica como base de estudos para os seus simpatizantes os livros do padre Quevedo, seguindo como orientação a sua obra, ou seja, a sua “cabeça”; já a Parapsicologia autêntica, que não tem envolvimento com religião nenhuma, é estudada com base nos livros do seu verdadeiro criador que é o norte americano Joseph Banks Rhine.

    Mas vamos ao que interessa aqui:

    Como espírita quero parabenizar vocês pela iniciativa de tal quadro, adiantando que o Espiritismo não sentir-se-á incomodado em hipótese alguma com o que vocês mostraram e certamente continuarão a mostrar no programa.

    O quadro é muito bom porque vem, de fato, denunciar a existência de muitos enganadores, espalhados por este mundo, que utilizam-se de truques e técnicas muito bem aplicadas para enganarem desavisados e incautos, exercendo um fascínio tão grande nas pessoas, conforme foi verificado no programa do último domingo quando, mesmo tendo vocês apresentado o tal “vidente” como um ator representando, como uma farsa produzida, algumas pessoas continuaram a vê-lo como “ser especial”, o que acontece de fato no dia-a-dia. Ainda há muita gente boba.

    Apenas com objetivo de informar, uma vez que existe sim a possibilidade de pessoas que vocês estão confiando para lhes auxiliarem nesta produção, quererem misturar as coisas, quero passar a vocês o seguinte:

    O Espiritismo contém, em sua obra básica, um dos livros com capítulos inteiros dedicados a orientar acerca das possibilidades de fraudes e farsas de todos os tipos. Estudamos, debatemos e discutimos em Congressos, Seminários e Fóruns estes assuntos, com muita profundidade e responsabilidade, eventos esses conduzidos e orientados por estudiosos, pesquisadores, cientistas, PHDs, mestres com mestrados e doutores com doutorados da mais alta seriedade.

    Os espíritas são, em princípio, exageradamente céticos com respeito a toda e qualquer comunicação mediúnica, seja ela de que natureza for, venha de quem quer que seja o médium; não admitem qualquer “vidência” assim, de forma tão ingênua, como admitiram as pessoas convidadas pelo Fantástico para aquele bonito palco que foi montado e utilizam-se de critérios altamente sensatos, éticos e racionais antes de aceitarem qualquer comunicação que lhes sejam dirigidas. É bom salientar que manifestações mediúnicas e vidências, ao contrário do que algumas pessoas desinformadas imaginam, não representam os fatores mais relevantes nas práticas espíritas.

    No Brasil existe a UNIBEM, Faculdades Integradas Espírita Bezerra de Menezes, (www.unibem.br) em Curitiba no Paraná, instituição de ensino altamente respeitada e conceituada que, só para vocês terem uma idéia, no ano passado ela recebeu as visitas dos Prêmios Nobel de Física e de Química, além de ter recebido, também, a visita por um período de quase um mês do Canal Discovery, produzindo matérias de televisão para ser veiculada em nível mundial.

    A UNIBEM, entre vários cursos de graduação e pós-graduação, também possui cursos de Parapsicologia. Só que, pelo fato de ser uma Faculdade de orientação espírita, não adultera a Parapsicologia misturando os seus conceitos com os de uma “religião” espírita, preferindo promover a formação dos seus alunos coerentemente com as obras do J. B. Rhine. Questão de honestidade e respeito aos seus alunos.

    Sugiro que essa respeitável produção procure conhecer a UNIBEM.

    Para concluir, relembro aos amigos que de fato existem tênis falsificados, aparelhos eletrônicos falsificados, Parapsicologia falsificada, CDs, DVDs e vários outros produtos falsos, todavia, existem também tênis, aparelhos eletrônicos, Parapsicologia, CDs, DVDs e vários outros produtos autênticos.

    Abraços e votos de muito sucesso.

    Alamar Régis Carvalho

    Analista de Sistemas

    [email protected]

  7. Douglas Lopes Duarte disse:

    Caro Jayme Roitman,

    Tenho dó de você. Você se porta como um bobão, ou melhor, você é um bobão. Quem fala mal das pessoas sem acompanhar com profundidade o trabalho das mesmas, não passa de um bobão.
    Eu conheço o Ellam, e essa pessoa é totalmente isenta de qualquer orgulho pessoal, e além do mais, só quer ajudar as pessoas, inclusive, bobões como você. Eu gostaria de ver o seu rosto quando Jesus e seus assistentes vierem agora em 2007. Não te chamo de bobão ( o que você realmente é ) por raiva ou qualquer sentimento que involva agressividade, é por dó mesmo. Deus o abençoe, BOBÃO.

  8. josé mauro disse:

    Meu caro bobão presunçoso
    Faço votos que você continue a se aprofundar bastante nas suas pesquisas, pois, mais dia menos dia, vai chegar uma hora que você vai se surpreender com o que vai descobrir.
    Aí, você sabe o que pode acontecer?
    Não ouso julgar uma coisa tão profunda e séria como considero que seja caráter do ser humano, mas presumindo que você seja uma pessoa íntegra (não seja leviano), pode levar um choque tão grande que pode ficar até paralítico.
    Deus lhe proteja.
    Amor, José Mauro.

  9. David Fernandes disse:

    Não fale do que vc não conhece meu irmão, para que quando a verdade chegar vc não se sinta mal com ela.
    Abraços, David Fernandes.

  10. Heitor Mendes de Moraes disse:

    O irmão Rogério de Almeida Freitas é a reencarnação de Kardec . Nunca negou isso . E daí ? Isso lhe dá o direito de critica-lo ? Deveria glorifica-lo . Veio ao mundo para fazer o bem e salvar a humanidade . Jesus vai voltar liderando as naves como Ellan previu . Tenho certeza . Abaixo os céticos . Viva Ellan !
    Com Deus no coração , Heitor

  11. Antonio disse:

    É o melhor é esperar, afial o tempo vai dizer quem esta com a razão !

  12. Suely disse:

    O atual Papa fez todo um trabalho de acobertar o problema da pedofilia entre os bispos e padres da Igreja Católica e, nos dias atuais, corre processo contra os bispos da Igreja Renascer e não vou me dar ao trabalho de continuar citando os vários problemas promovidos pelos seres humanos nas mais diversas religiões que se dizem cristãs. Nem por isso, Jesus Cristo pode ser responsabilizado. Não pode e não deve, ou alguem se atreveria? Com tudo isso, Ele diz: “Não julgueis,para não serdes julgados. Com a mesma vara que medires, vós sereis medidos.”…

  13. ernane disse:

    meu caro Jayme Roitman , jesus fazia questão de dizer uma frase quando revelava algo aos seus segudores.”é preciso que se tenha olhos de se ver, e ouvidos de escutar” no seu caso , voçe ainda não possui tal olhos ou ouvidos.é só uma questão de tempo. quando tiver preparado para absorver tais revelaçoes, pode apostar que a espiritualidade ira mostrar a voçe aquilo que precisa para sua evolução espiritual.
    para encerrar, se queres ser reconhecido como uma pessoa de credibilidade, vá assessorar outro programa de televisão mais serio,haja visto que:o programa fantastico é recomhecido no meio intelectual como não um programa serio, e sim somente mais um programa de variedades que tem como finalidade apenas o entreterimento e não informação seria a sociedade.

  14. Edson disse:

    Em se tratando de profecia com data é melhor não acreditar ou desacreditar, as datas em qualquer profecia dependem de séries de fatores. E o que chamamos de realidade depende do que realmente acreditamos.
    No entanto, lendo os textos de Rogério e este Roitman, tenho certeza que o primeiro apresenta muito maior credibilidade.
    Muitas pessoas incapazes de criarem algo próprio tendem a crescer apenas às custas de críticas aos outros, mecanismo de defesa de sua própria incompetência e frustação pessoal.
    Não é mesmo, Saulo?

  15. mineiro disse:

    meu deus……é por causa de pessoas como ellan que os estudiosos serios no assunto ufologia são tratados com desrespeito, a linha da certeza é uma linha facilmente quebrada por palavras, palavras estas que induzem ao erro, e ao fanatismo desvairado.
    os relatos de contatos deste senhor, não passam de invencionices, para iludir pessoas de boa fé que acreditam em algo maior, (pode até ser que ele tenha sido plantado, dentro deste meio para poder desacreditar outros de indole menos benéfica), com o perdão da palavra acreditar neste senhor é o mesmo que acreditar em coelhinho da pascoa(desculpe-me, coitado do coelhinho), primeiramente nada do que ele disse é novidade, preste atenção NADA, tudo já foi dito por outros “profetas da nova era”, e portanto o credito de alguma previsão (duvido) acontecer não será dele, pois plageia outros mudando sutilmente previsões feitas.
    o que me espanta foi que à 10 anos atras esse mesmo sujeito disse quase as mesmas asneiras que ele disse agora (e o pior na mesma revista) e é tratado como “novidade”, façam-me o favor.
    respeitem ufologos, não maculem ciencia com religião, se acreditam em ashtar sheram, fraternidade branca, sete raios, heavem gate,e etc…, continuem acreditando, mas não me digam que eles vem para nos ajudar não. porque depois da merda feita não vamos prescisar de publico para nos dizer “eu avisei”, se não podem vir interferir diretamente nas catastrofes, que fiquem onde estão. telespectadores do nosso declinio já basta nós mesmos, e se vierem para nos resgatar, porque não vem para interferir diretamente na ameaça????, (eles não podem interferir) seriam o que vcs diriam mais se não podem interferir o que seria isso que supostamente estão fazendo nos avisando atraves deste senhor?????????
    entenderam??????
    Jan val ellan é um destruidor de ideais, e com ele se vai boa parte de pessoas quwe poderiam ajudar a responder certos enigmas da humanidade, se desvenciliam do certo para seguirem o indubitavelmente duvidoso “senhor do destino humano”com suas falsidades poeticas e preceitos duvidoso.
    e por essas e outras que os céticos chamam-nos de lunáticos(com razão diga-se de passagem).
    abram o olho,nada há de novo neste mundo. tudo já teve seu proposito, e o de ellan e enganar vcs.

  16. ADILSON SANTOS disse:

    É RIDICULO COMO O OBSCURANTISMO TOMOU CONTA DA MAIORIA DOS SERES DESTE PLANETA , EM PARTICULAR NOS ULTIMOS 100 ANOS.

    GURUS FRUSTRADOS, PSICOPATAS DE TODA ORDEM E DEMAIS ESQUIZOFRENICOS , SEMPRE ACOMPANHADOS DE UMA IMENSA TURBA DE SEGUIDORES FIEIS , ARROTAM ” VERDADES DIVINAS ” QUE VISAM ” TRAZER A PALAVRA DE UM DEUS ” PARA OS IGNORANTES .

    NUNCA, EU DISSE N U N C A , PROVAM NADA , SOBRE AQUILO QUE ZURRARAM . N A D A !!!

    E ATACAM CANINAMENTE QUALQUER PESSOA QUE PERGUNTE SOBRE AQUILO QUE ELES MAIS DETESTAM : PROVAS .

    INTERESSANTE NOTAR QUE ESTA SUCIA DE IMBECIS CRITICAM FEROZMENTE A CIENCIA E OS CIENTISTAS , ENTRETANTO USUFRUEM DOCEMENTE DAS CONQUISTAS OBTIDAS POR ESTES .

    USAM TELEFONE CELULAR, ASSISTEM TV , POSSUEM COMPUTADOR E QUANDO ESTÃO DOENTES , NÃO PROCURAM A CURA JUNTO AOS SEUS MESTRINHOS CALHORDAS ,MAS SIM , VÃO DESESPERADOS AOS MÉDICOS E AOS HOSPITAIS ( QUE SÃO PRODUTOS DE CONQUISTAS CIENTIFICAS SÉRIAS E TRABALHOSAS ) , E IMPLORAM SUA CURA.

    COSPEM NO PRATO QUE COMEM !

    O DEUS REAL , NÃO ESCOLHE NINGUEM , POIS TODOS , EU DISSE
    T O D O S , SÃO IGUALMENTE IMPORTANTES PARA ELE.

    PORISSO NUNCA EXISTIU , NÃO EXISTE E NUNCA EXISTIRÁ INTERMEDIARIOS ENTRE DEUS ( O REAL ) E OS SERES DOS UNIVERSOS.

    QUALQUER UM QUE SE COLOQUE COMO TAL É LOUCO OU FARSANTE !!!

    ULTIMO DETALHE :

    A CIENCIA VERDADEIRA É O PROPRIO CONHECIMENTO DE DEUS , É DEUS EM SUA TOTALIDADE .

    ELA TRADUZ A DEUS E NO FINAL O UNIRÁ Á ELE !!

  17. ernane disse:

    ola ADILSON SANTOS . como nunca existiu intermediarios entre deus e nos?? voçe nunca ouviu falar de um certo jesus cristo? ( ninguem vai ao pai antes de passar por min )ou voçe acha que ele era humano com todos aqueles milagres que realisava? Meu caro jesus só praticava aqueles milagres por que era de outros mundos mais avançados que o nosso, ele tinha o conheçimento cientifico pleno para realizar tudo aquilo.alias muitos de seus conhecimentos foram descorbertos seculos mais tarde pelos cientistas que voçe tanto venera . “meu reino não é deste mundo, na casa de meu pai existe muitas moradas”. finalizando: estude um pouco mais sobre a historia deste homen( jesus ) que mudou todos os conceitos da nossa historia. é preciso que se tenha olhos de se ver, e ouvidos de ouvir.

  18. Cesar disse:

    Prezados amigos,lendo seus comentários, percebe-se três linhas de pensamentos;duas opostas, extremamente agressivas;outra mais moderada mas tentando convencer com certo tom de agressividade.Meus caros,não vi um equilíbrio de idéias,tolerância,de passar o recado com plena consciência do que se diz. Isso independe do grau de conhecimento que o indivíduo tenha.Não estou ofendendo,por favor, não me compreendam mal! Uns querem sugerir que somente a ciência pode dar a resposta de todos os fenômenos da natureza ,incondicionalmente, com alto grau de ceticismo; outros,o que me deixou estarrecido,as ofensas contra nosso colega Jaymes Roitman. Se algum momento ele foi deselegante em suas críticas isso nâo justifica ele ser alvejado com xingamentos de BOBÃO!!!Querem saber o meu ponto de vista? “NÃO CONCORDO COM O NOSSO CARO AMIGO JAYMES ROYTMAN” mas acho que ele tem o pleno direito de seu pensamento.”NÃO DÚVIDO DE JAN VAL ELLAN, ELE TRANSPARECE SINCERIDADE”.Tenho o seguinte pensamento:TUDO É POSSÍVEL MAS DEVEMOS USAR O PESO DA RAZÃO EM TUDO QUE ANALIZARMOS. O que não se deve fazer é incluir numa poça de esgoto é pessoas que vivênciaram experiências fora do comum só por que elas nâo provam o que dizem! Vocês,caros leitores,conseguem provar algum fato ,detalhes,quando comentam para algum amigo, de suas infâncias por mais banais que sejam? Até quando a humanidade vai ficar com aquele “objeto” que todos os jegues usam para enchergar somente aquilo que se ver a frente. Será que não há outras perspectivas na vida? Em pleno século XXI eis amesma problemática semelhante aquela que marcou o ano de 1492. .E o que é que tem a ver a GRANDE FRATERNIDADE BRANCA com a heaven gate??? Primeiro deve-se conhecer algo para ver se há possibilidade de julgamentos ou COMPARAÇÕES. Para CONHECER deve-se PESQUISAR;para PESQUISAR deve-se haver INTERESSE SEM PRECONCEITOS;para chegar ao resultado deve-se ter a mente ABERTA( isso significa estar certo de que tudo é possível, que muito ainda há de ser descoberto mas usando sempre o bom senso , a razão , o discernimento.

  19. Carlos Gomes disse:

    Amigos e irmãos planetários, bom dia!

    Estou ligado à doutrina espírita antes mesmo desta existência, mas na atual desde os 11 anos de idade, em Natal e depois em Olinda, Recife, Salvador, São Paulo, vindo depois a Natal.
    Participando da Federação Espírita Olindense, Casa dos Espíritas de Pernambuco, Federação Espírita Pernambucana, Mansão do Caminho, Federação Espírita do RN, Casa do Caminho e outroas casa espíritas, li muitos livros e todo o pentauteco Kardecista, fiz campanhas do quilo, e fui ao Concafras e conheci em 1995 o Grupo Atlan, onde participa o Rogério.
    Em princípio, fui lendo os livros e fui percebendo que o que ele escreve, em conjuntos com irmãos mais avançados tem tiudo a ver com o que escreveu Kardec e a linguagem é bem parecida, de forma que, na minha pobre ótica, este trabalho de Rogério é sim uma continuação do trabalho de Kardec, dando mais sustentação aos seres celestes, ou seja, aos extraterrestres e mostrando, com muita clareza, o sentido gradualístico da lei do carma.
    Depois passei a ver o homem Rogério, encontrei, através do destino, pessoas que haviam convivido com a família de Rogério, pessoas simples, que me relataram a grandeza desta família, sua simplicidade e seu estilo farterno, caridoso, etc., etc., etc.
    Fui convivendo, com munhas injunções cármicas, com meus problemas, mas observando o trabalho sério do gigante Rogério Freitas, que não deseja aparecer, que se comporta de maneira muitíssimo elegante, que recebe críticas, como tantas recebeu Kardec, mas que segue em frente, à moda de Jan Huss, sem desistir de suas obrigações.
    Há pessoas que o cercam, do mais alto conhecimento científico e o respeitam muito, pois sabem com quem estão lidando e eu, na minha pequenez, digo a vocês que criticam, que não se utilizam do bom senso, que não enxergam outros horizontes, além do nosso limitado horizonte terrestre, que vocês têm também a liberdade de expressão, de comunicarem livremente, de dizerem o que quiserem, mas façam isto de forma mais madura, pois nada impedirá a instalação de uma nova era neste mundo, onde a lei de fraternidade, de igualdade e liberdade, estarão cada vez mais próximas…e tudo isto sob os auspícios do nosso suserano celeste.
    Tenho certeza da ligação entre Rogério e Kardec, mas isto pouco importa, o que efetivamente importa é Rogério continuar com o seu trabalho, com a orientação superior e tudo , no tempo devido, será esclarecido, o que cada um de nós precisa fazer é perdoar, é amar, é acennder a luz de sua alma e caminhar, caminhar, caminhar, com os ensinamentos do nosso pastor cósmico, pois se já temos a capacidade de amar, sermos indulgentes, de perdoar, … já estamos no caminho de um mundo regenerado.
    Paz, harmonia, amor e muita luz para todos os irmãos desta borda da galáxia.
    Carlos Gomes de Moura
    Natal/Atlan – Brasil/Terra/Via Láctea

  20. Rogerio Natan disse:

    Deus ajude essa gente! Como tem louco nesse mundo! Vamos ajudar o próximo que está aqui, agora. Coitado de Jesus. Se ele soubesse que teria de voltar`a Terra em um disco voador. Quanta insanidade…

  21. raimundo lisboa disse:

    O Sr. Rogerio de Almeida Freitas tem vocação para
    escritor. A essa altura dos acontecimentos e
    diante de tanta enganação, ele deve passar a
    escrever livros, contos,etc. de ficção. Será
    muito melhor do que querer abordar assuntos
    já tão desacreditados, por culpa de aprovei-
    tadores inescrupulosos, que exploram a falta
    de conhecimento do povo, em busca de fama,
    de dinheiro e outras vantagens excusas.

  22. Considero que o ÚNIDO dono da verdade é a própria VERDADE.

    Portanto, tudo o que li aqui eu dei importância devida, sejam favoráveis ou desfavoráveis a qualquer um dos que emitem opinião.
    Eu poderia emitir a minha e não teria mais valor do que quaisquer das opiniões acima emitidas.

    Assim, fico contente com todos os que pesquisam, os que emitem opinião com base ou sem base, assim como os que criticam, pois TODOS são importantes para a relatividade das importâncias em nossos próprios julgamentos.

    Que bom termos estas liberdades em discutir, apresentar idéias, contrapor e assim, todos nós podermos partilhar e também aprender sempre algo mais.

    “Não existe sábio que não tenha o que aprender ou qualquer ser humano que nada possa ensinar” (Celito Medeiros)

    Alegro-me com todas as opiniões, e não preciso desmerecer pessoas, gosto mais das críticas ou afirmações de IDÉIAS.

  23. MAGDA disse:

    todos querem tanto acreditar, como vc, que quando algo da errado, se sente frustrado, e expõe sua magoa desta forma, isto é muito humano, mais sempre julgamos as coisas do ponto de vista ou do conhecimento que temos. O caminho mais correto é procurar, exercitar o cerebro, quem nao tem acesso a livros, hoje temos a internet, pesquisar nao custa nada, a nao ser um pequeno esforço mental. FELIZ 2009 A TODOS

  24. Letne disse:

    Parabéns ao Site por deixar ativa esta página desde 18 de Dezembro de 2006. Está sendo de muita utilidade. A falsidade está se proliferando cada vez mais e a presença deste texto pode ajudar a muitos.
    Alô FANÁTICOS ! , leiam com atenção tudo que o ELLAN disse em 2006 e vejam o que ocorreu (ou melhor, o que não ocorreu).
    Abram seus olhos ! Os falsos profetas estão todos vestidos de branco, bem alinhados na roupa e no discurso.
    Ps.: Leiam, mais acima, o comentário do MINEIRO (Muito Bom!)

  25. Jairo disse:

    ESPIRITUALIDADE.

    SIGNIFICADO:
    FRAUDE, MENTIRA, FÁBULA, INVENÇÃO, ETC.

    A TOLERÂNCIA COM AS FRAUDES ESPIRITUAIS É QUE NOS LEVOU A ESTE ESTADO DE COISAS.

    INFELIZMENTE A SOCIEDADE HUMANA COMO UM TODO, FOI CONSTRUÍDA EM GRANDE PARTE, SENÃO NA SUA TOTALIDADE, SOBRE A MENTIRA.

  26. Jairo disse:

    PORQUE AS PESSOAS NÃO PROCESSAM AS RELIGIÕES POR DANOS MORAIS?
    COMO ELAS PROVARIAM SEUS DOGMAS FAJUTOS NOS TRIBUNAIS?

    HÁ VÍTIMA
    HÁ CRIMINOSO E
    HÁ PROVAS.

    É PROCESSO GANHO.

  27. André Cavalcanti disse:

    Vejam só a humildade dos seguidores de Ellan que fizeram comentàrios desabonadores , não retrataram-se . Nada aconteceu , Ellan mentiu !!! Arrogantes !

  28. NELSON disse:

    Tenho escutado Rogerio a anos pela Boa Nova, é uma pessoa culta,´porem sobre a vinda de Jesus duvidei, pois até hoje nenhum profeta acertou data nenhuma. Dai surgirem as seitas adventistas e TJ. com suas desculpas. Por que ninguem quer ser humilde e alegar o erro. Continuo escutando JAN de Atlan- Natal ao contrario cidade onde ele reside. Ja em seu seite Projeto Orbum e pela radio tenho-lhe lhe mandado correspondencia de que não creio no deus judaico violento Jeová, cujo manda matar crianças, velhos e da virgens aos soldados se divertirem, e ajuda o genocida Davi a massacrar povos menores. Ele fala muito em Jeová….Não seria o caso em submeter Ellan ao poligrafo, assim como os supostos abduzidos pelos ET, para vermos a verdade e tambem os que imcorporam o DR. Fritz…Ja assisti supostas cirurgias de Fritz, mas indagado por mim em alemão, não me respondeu. Assim como dizem ter um alemão na TCI. não quiseram fazer o teste comigo. Se faço desafios a mediuns, sou apedrejado por gregos e troianos. Existe muito medium fajuto por ai, assim como ufologos etc. Mas conheci Artur Berlet abduzido, que em seu leito de morte, me disse que sua historia era real. Mas lendo o livro não tem logica. Como muita coisa na Biblia e em outros livros sagrados não tem uma logica.

  29. luis a.s.l. disse:

    Não quero ser chato, mas é bíblico.

    Coincidencia ou não:

    E surgirão muitos falsos profetas,

    Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. 16 Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? 17 Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. 18 Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. 19 Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. 20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. 21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? 23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

    Mateus 7. 15- 23

  30. Antonio Villela disse:

    Boa Noite Sr. Jayme Roitman,

    Hoje à noite, assisti pela Globo.com, o programa da Xuxa, onde foi exibida matéria feita com o “médium” Lívio Barbosa. Para sua ciência, esse “médium”,nos idos de 1989 com então 18/19 anos era membro de um Centro espírita chamado “Posto de Assistência Espiritual Bezerra de Menezes”, até hoje em funcionamento na Rua Acácio Santos, no bairro de Oswaldo Cruz, zona norte do RJ, cujo presidente é, desde a sua fundação, o Sr. Luiz Esteves de Moraes.Pois bem, naquela época Lívio surgiu com a notícia que sua mediunidade estava sendo “utilizada” por mais 2.300 (dois mil e trezentos) espíritos, seriam grandes nomes da história da humanidade que estavam do outro lado da vida. Por quase um ano ele enganou aos médiuns com exibições de pinturas mediúnicas, nos mesmos moldes dos que foram exibidos no programa de hoje, assim como “cirurgias mediúnicas” e outras exibições de fenômenos espirituais, como por exemplo, materializações de flores em parafina, que eram produzidas em sessões espíritas realizadas no interior do apartamento da família dele, no condomínio do “MERCK” numa referência a proximidade com o famoso Laboratório situado na Estrada dos Bandeirantes. O Sr. Luiz em dado momento, por razões que não foram reveladas ao Corpo de Médiuns que seguiam Lívio, eu mesmo entre eles, proibiu a realização das “CIRURGIAS” no Posto de Assistência Espiritual Bezerra de Menezes. O Sr. Luiz não revelou o motivo, talvez não querendo interferir mais do que devesse, deixando assim que cada um dos membros enxergasse a farsa de Lívio,em seu próprio momento. Que foi o meu caso. Da mesma forma, eu não revelei o meu motivo aos outros, apesar de todos quererem na época sabê-lo. Não quis revelar o motivo, para não dar chance de Lívio pensar em algum tipo de defesa e continuar ludibriando as pessoas. Depois de meu afastamento, foi fundado um Centro, onde Lívio era o médio principal, mas, com o passar do tempo, ele foi expulso de lá. Ao que tenho conhecimento, este Centro continua em funcionamento até os dias de hoje. Uma obra iniciada numa mentira, mas que passou a ser usada por espíritos abnegados do alto. Bem, depois de muitos anos, volto a assistir esse homem novamente usando os mesmos artifícios daquela época. Ele, na verdade, ensaia, treina as técnicas utilizadas pelos grandes gênios da pintura. Naqueles idos de 1989, ele fazia telas com os lençóis da mãe dele a Sra. Lélia, onde uma pintura, após ser terminada, era descartada para que se aproveitasse a tela novamente, usando tinta sobre tinta. Isso foi descoberto por minha irmã que, fascinada com o fenômeno, foi até à casa dele e presenciou como ele produzia as telas. Espero ter contribuído para que o Sr. faça um juízo mais exato desta pessoa.
    Saudações.

    Antonio Villela.

  31. Luiz Gustavo disse:

    E o pessoal dos comentários que disseram que Jesus ia chegar em 2007….cade eles?

  32. João José Santana Mora disse:

    Olá,
    O que descreverei a seguir refere-se somente a aquilo que eu vi e analisei sobre a atuação da sra Edelarzil Munhoz Cardoso, de uma cidade do interior de São Paulo.
    Minha irmã convidou esta senhora para uma reunião em uma das casas da nossa família. Como sou engenheiro e na época eu era ateu, decidi solucionar como ela realizava suas demonstrações. Pensei: vou saber o que realmente acontece aqui. Em resumo, ela solicitou que no centro de uma sala fosse colocada uma tina grande vazia e sobre esta tina uma peneira. Sobre a peneira foi colocada uma pirâmide de algodão desfiado de cerca de 70 cm de altura. Também solicitou uma mangueira conectada a uma torneira, que jogasse água no algodão e que ao lado houvesse uma mesa com jornais velhos e alguns litros de álcool.
    Dna Edelarzil nunca havia estado naquele lugar. O algodão foi comprado pelos meus familiares e desfiados na minha frente. Não havia truque. Nada escondido ou que propiciasse qualquer fraude. Todo o tempo eu olhei tudo com o maior rigor e nunca desviei o olhar ou saí daquela sala.
    Chegaram cerca de trinta familiares e convidados nossos e sentaram-se em cadeiras em círculo, distantes da tina e da mesa. Todo o tempo eu e um convidado amigo, que é médico, ficamos olhando tudo e ansiosos por descobrir fraude.
    Depois de tudo arrumado, dna Edelarzil chegou sozinha e adentrou à sala. Vestia um vestido simples, abaixo do joelho, de mangas curtas e braços à mostra.
    Após aproximar-se da tina e da mesa, solicitou que todos ficassem em pé e orassem. Foi feita a oração do Pai Nosso, ela solicitou que todos sentassem e explicou que passaria a materializar tudo que houvesse de mal a acontecer com as pessoas. Com a materialização dos objetos, o mal estaria eliminado e a pessoa estaria limpa. Abriu a mangueira de água sobre a pilha de algodão, jogou um litro inteiro de álcool na pilha e chamou a pessoa sentada mais perto dela. Dna Edelarzil enfiou as duas mãos nuas, limpas e vazias na pilha de algodão regada pela água corrente mais álcool e começou a extrair coisas. À medida em que ela retirava coisas, a pilha de algodão diminuía e ela também mantinha o algodão embebido continuamente em álcool e água corrente.
    Dna Edelarzil extraiu, tirou, daquela pilha de algodão muitas coisas diferentes para cada pessoa. Ela enfiava as mãos nuas e vazias na pilha de algodão tirava objetos, entregava para a pessoa da vez, mandava embrulhar tudo em jornal e descartar tudo em água corrente.
    Ela retirou da pilha placas de ferro de identificação de ruas de cemitério, sangue, ossos queimados, roupas rasgadas, patuás, botões de roupa. Para cada uma das cerca de trinta pessoas ela retirou pelo menos três a quatro objetos. Nunca ela abaixou os braços ou escondeu-os. Nunca se afastou da mesa e da tina colocadas e previamente auditadas por mim e pelo médico.
    Em um certo momento daquela pilha de algodão ela retirou três aranhas vivas. Aproximei-me muito das aranhas e as observei plenamente íntegras e andando, cada uma para um lado, vivas e saudáveis. Existe um tipo de aranha com corpo pequeno e patas muito longas e frágeis (Pholcus phalangioides). Uma das três aranhas era dessas. Analisei pata por pata desta aranha e verifiquei que todas estavam perfeitas, sem nenhum dano ou machucado. Em resumo, daquela pilha de algodão ela conseguiu tirar criaturas vivas!
    Sobre a placa de cemitério, sabemos que são feitas de ferro. Ensina-nos a Física e a Química que os elementos iniciais de formação do Universo são (ou foram) o Hidrogênio, o Hélio e o Lítio. O ferro foi criado muito depois, por gerações de explosões de estrelas, as supernovas, que conseguiram compactar outros elementos através de temperatura e pressão imensas, resultando na criação do ferro. Em outras palavras o elemento ferro é uma imensa concentração de energia. Materializar o ferro ou transportá-lo, materializar a vida (aranhas vivas) ou transportá-las excede qualquer explicação ou conhecimento atual. Não aceito explicações cegas, religiosas ou não comprováveis. Simplesmente temos em dna Edelarzil um ação absolutamente desconhecida e que mereceria um avançado estudo científico.
    Graças a esta ocorrência em minha vida, deixei de ser ateu e tornei-me agnóstico. Hoje acredito que há muito, mas muito mais coisas desconhecidas e maravilhosas a serem descobertas e vividas pelas muitas gerações vindouras. Repudio aquelas explicações baseadas em crenças antigas e aprisionantes de religiões de dominação, ódio e poder. Creio que se nem o caso do algodão se consegue explicar, o quanto mais há neste Universo que desconhecemos! Acredito que a melhor direção é admirarmos o Universo, aceitá-lo sem restrições e, claro, procurar fazer o melhor de si a cada momento em que temos o privilégio mágico de estarmos vivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *