MENU

A febre da febre das tulipas holandesas

“Asteróide Pallas poderá se chocar com a Terra em...

11 de junho de 2007 Comments (0) Views: 756 Ceticismo, Ufologia

Brinquedo confunde ufólogos


No início do mês passado, maio de 2007, o argentino Gaston Damian Martinez vivia uma pacata tarde em Buenos Aires com sua namorada quando se viu diante das estripulias de um OVNI. Ele conseguiu tomar três fotografias claras, e as enviou devidamente a vários sites ufológicos. Alguns, mais sensatos, notaram que deveria ser apenas um aeromodelo. Há grupos de aeromodelismo próximos do local. Outros, mais práticos, como Rod Brock, filtraram a imagem e descobriram uma espécie de trilha de fumaça que parecia confirmar ser apenas um aeromodelo:

Já os ufólogos… houve aqueles que denunciaram as imagens imediatamente como fraudes digitais, devido ao halo que pode ser visto em torno do objeto. Em verdade, se você leu nosso artigo sobre a câmera Photoshop, já deve saber que este halo é produzido automaticamente pela câmera na tentativa de aumentar o contraste aparente das imagens, e surgirá em praticamente qualquer objeto em contraste com o céu azul. Se você não o leu, então espero que não tenha imaginado, como alguns defenderam, que o halo poderia ser resultado de “emissões de energia do objeto” ou que o “objeto poderia estar fra de fase com nossa espaço e tempo”.
Nem tudo está perdido, contudo, e a mesma internet que produziu pérolas como as acima encontrou a solução a este caso. Um dos participantes do fórum MUFON notou que o objeto fotografado por Gaston é original de um modelo da série Metal Gear, modelo “Ray”:

Ainda que tenham encontrado a origem do modelo, alguns ufólogos anda se perguntam como o objeto foi jogado ao ar. Como Brock indicou há tempos, e se imaginava desde o início, o objeto não foi simplesmente jogado: é um aeromodelo radiocontrolado. James Carrion, MUFON, comentou ter enviado uma mensagem a Gaston contando de suas descobertas. Não recebeu resposta.
[via Marcianitos, Area51]

Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *