Santa Ceia, Batman! Afresco em 16 Gigapixels


Mea culpa pelo trocadilho infame, mas clicando na imagem acima você pode conferir A Última Ceia de Leonardo da Vinci em toda sua glórica de 16 gigapixels, em um navegador com zoom similar ao Google Earth.

Espere um pouco, eu escrevi “glória”? Em verdade, como se vê na imagem acima, que seria o olho direito de Jesus, o afresco infelizmente não resistiu bem ao tempo. A técnica utilizada pelo gênio italiano, experimentando novas tintas, foi tão infeliz que mesmo antes de completado o afresco já estava significativamente deteriorado, provando que gênios também erram. A obra que conhecemos hoje ainda foi restaurada, e no processo provavelmente modificada, inúmeras vezes.

Mas estes são apenas detalhes. Que a aparência original, ou mesmo pretendida, para a pintura tenha morrido junto com Da Vinci não impede que especulações sem fim sejam feitas a seu respeito, principalmente depois de um certo Código.

Um comentário em “Santa Ceia, Batman! Afresco em 16 Gigapixels

  1. se houve um código, este se perdeu em mais de 5 séculos em que foi escrito por da vinte.
    mas devemos dizer que só um grande artista poderia fazer uma obra que permitiria que outros mexesem sem que a obra tivesse que ser destruída

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *