Anomalia Pioneer explicada?

Slava Turyshev, JPL-NASA, parece ter explicado pelo menos 30% da anomalia Pioneer. E a explicação não envolve forças exóticas ou monstros espaciais. Turyshev simplesmente levou em conta o efeito da radiação do calor dos geradores por toda a espaçonave, algo geralmente tão ínfimo que é desprezível, mas em se tratando de uma anomalia da ordem de milionésimos da velocidade prevista, poderia ser muito significativa.

O pesquisador modelou a Pioneer 10 em apenas um ponto no tempo, precisamente julho de 1981. Pode parecer pouco, mas foi um trabalho hercúleo, desde a acumulação de dados antigos — as Pioneer são de uma época longínqua em que projetos eram feitos em papel — até o cálculo de como milhões de elementos modelados se comportariam.

Os resultados foram bem promissores: o efeito realmente age no sentido correto, afetando a velocidade em até 30% do que foi efetivamente medido na anomalia. Refinamentos talvez possam indicar que o efeito seja ainda maior — ou, quem sabe, menor. Confira mais, em inglês, na Planetary Society.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *