Fogos (de artifício) no céu (espacial)


“Fogos de artifício espaciais” (Uchuu-hanabi) iluminaram os céus do Japão neste último domindo, brilhando por alguns momentos tanto quanto a Lua.
Parte de um experimento para estudar a atmosfera, conduzido pela Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa (JAXA), a Universidade de Hokkaido e a Universidade de Tecnologia de Kochi, as três bolas luminosas eram compostas de nuvens de vapor de lítio liberadas na ionosfera por um foguete. O brilho avermelhado era causado pela luz do Sol refletida nas nuvens de vapor de lítio enquanto se dispersavam na atmosfera.
Você pode conferir agumas das imagens na página oficial JAXA, ou em 2-channeru.
O experimento lembra diversos episódios na ufologia. Antes de mais nada, é muito comum que nuvens e esteiras de vapor a grandes altitudes iluminadas pelo Sol, vistas de pontos no solo onde a escuridão já caiu há algum tempo, sejam confundidas com OVNIs. Podemos mencionar o caso do lançamento foguete russo Soyuz em 2006, ou as incontáveis esteiras de condensação de aviões tomadas por OVNIs. Também lembra o caso especial da Nuvem de Deus.
Além do mundinho ufológico, o experimento também lembra as auroras artificiais criadas no projeto HAARP e as explosões nucleares no espaço. Isso mesmo.Você pode ver um dos testes, Starfish Prime, aqui.
[via Pink Tentacle]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *