Sobre Ceticismo Aberto

CeticismoAberto é um empreendimento educacional que tem entre seus objetivos:

  1. Educar o público sobre os princípios e a necessidade do ceticismo e do pensamento crítico em nossa sociedade.
  2. Investigar alegações pseudocientíficas e do paranormal em geral, com uma ênfase naquelas localizadas em território nacional.
  3. Promover a educação, especialmente nas áreas de ciência e habilidades de avaliação crítica.
  4. Reunir e disseminar informação de interesse a céticos.
  5. Fornecer um fórum para que céticos publiquem suas idéias e contribuam para o diálogo em tópicos relacionados ao pensamento crítico.

Enfatizamos que o ceticismo se traduz na dúvida inquiridora, motivando análises e investigações rigorosas em busca de um maior e melhor esclarecimento. A investigação cética, assim, não ameaça a verdade real. Se uma alegação é válida, mesmo o mais ardoroso dos questionamentos produzirá no máximo uma confirmação adicional de sua validade. Se ela está errada, ganhamos uma oportunidade de descobrir a resposta correta.

O nome “CeticismoAberto” pretende deixar claro que o ceticismo defende a dúvida inquiridora, não a certeza dogmática, estando aberto a novas idéias e possibilidades, mas exigindo sempre provas rigorosas para a aceitação de qualquer alegação.

Meios

Além deste sítio online principal, CeticismoAberto mantém sítios afiliados como o Álbum de Fotos analisadas e o Fórum de Discussão, espaço para livre debate entre céticos onde discutiremos e divulgaremos os passos tomados rumos à formalização bem como os projetos futuros da ONG CeticismoAberto.

Entre as iniciativas já em ação está o projeto HAAAN, efetivo desde junho de 2006, que hospeda gratuitamente na rede diversos sítios em várias línguas promovendo a ciência e o pensamento crítico. Os sítios abrigados incluem o arquivo do boletim britânico Magonia, uma das mais influentes publicações críticas na análise da chamada “ufologia”; MarcianitosVerdes, administrado pelo pesquisador mexicano Luis Ruiz Noguez, com mais de 4.300 páginas de referência sobre o insólito e ForgetoMori, que divulga em inglês pesquisas e comentários originais do sítio CeticismoAberto, com mais de dois milhões de acessos e 1.800 assinantes.

Em conjunto, o projeto HAAAN oferece mais de um milhão de páginas eletrônicas mensalmente a visitantes de todo o planeta, sem nenhum custo. Isoladamente, e ao longo de oito anos, o sítio principal CeticismoAberto já serviu mais de 48 milhões de páginas a quase 9 milhões de visitantes únicos, em números auferidos pelo serviço independente SiteMeter e verificados pelo Google.

Há muito mais que podemos e devemos fazer, e para tal, a formalização como associação educacional civil sem fins lucrativos é essencial. Registre-se e participe do fórum de discussão para colaborar com este trabalho.

Quem somos

CeticismoAberto foi criado e é mantido por Kentaro Mori. Colaboraram para manter este sítio online: Alexandre Taschetto de Castro, Fabricio Fleck, Fátima Regina Machado, Francisco Stefano Wechsler, Organização de Pesquisas Ufológicas (OPUs), Sergio Navega, Wellington Zangari e Widson Porto Reis, entre muitos outros, que auxiliaram seja financeiramente ou com o trabalho necessário em CeticismoAberto. A eles somam-se as dezenas de autores dos artigos publicados.

Como ONG, CeticismoAberto terá diretorias, conselho fiscal e consultores científicos, jurídicos e afins. Seus nomes serão devidamente anunciados no fórum e esta página, bem como todos os sítios da rede CeticismoAberto serão atualizados quando a formalização estiver completa. Só então CeticismoAberto deixará de lado o rótulo “Beta”, que indica a natureza de transição desta nova fase com novos objetivos, e a associação oficial de membros terá início.

Mais uma vez, neste processo de reformulação e criação de uma nova organização, convidamos os interessados em participar e colaborar a participar do fórum de discussão. Depois do registro uma seção reservada a membros registrados para discussão da ONG estará acessível.

Contato

Você pode entrar em contato direto utilizando o formulário abaixo ou através do endereço de email [email protected]


Script desenvolvido por Dagon Design


Back to Top ↑